Inovação De Processo: o que é, quanto e quando investir

inovação-de-processos

A inovação de processos é algo necessário para as empresas que desejam se manter competitivas no mercado, pois tais estratégias visam obter maior produtividade, lucratividade e qualidade em seus produtos.

O mercado, independente do nicho em que você atue, está cada vez mais competitivo e as corporações que não apostarem em desenvolvimento de novas técnicas e métodos irão ficar para trás.

Todos os dias surgem novas tecnologias e inovações que buscam otimizar de alguma maneira os processos. É preciso saber usar esses recursos, além de investir em pesquisa e desenvolvimento para que a sua própria empresa desenvolva novos métodos.


O que é inovação de processos?

Inovação de processos como o próprio nome já diz, é uma mudança nas etapas que ocorrem dentro de uma empresa, buscando trazer benefícios a curto ou longo prazo.

Tais mudanças não necessariamente precisam alterar o produto final (mas, podem refletir na qualidade do objeto da empresa), podendo atuar em questões de estoque, matéria-prima, fornecedores e muito mais.

O aprimoramento do processo produtivo é necessário e ficou evidente logo na Revolução Industrial. As máquinas realizam o trabalho de forma muito mais rápida e eficiente, aumentando a produtividade e eficácia de uma companhia.

Até hoje esse momento é dito como uma das ocasiões históricas de maior inovação de processos, e desde então as linhas de produção vêm se reinventando a cada dia.

Para entender a importância da inovação de processos, imagine a fabricação de carros. Antes, os veículos eram produzidos de forma quase artesanal, e levavam anos para ficarem prontos. A partir do modelo Ford de produção, introduzido em 1913, a linha de montagem tornou a produção muito mais veloz.

A inovação de processos pode atuar de diferentes formas e cada empresa possui suas fontes de potencial. Um exemplo é o caso da AERIS, empresa de energia que apostou no software AEVO Innovate.

Após as mudanças na organização dos processos a companhia relatou uma série de benefícios que hoje, foram incrementados à cultura da empresa.

Confira o case de sucesso aqui:


A importância da inovação de processos

A importância da inovação de processos provém de diversos fatores, que tornam esse conceito algo inegavelmente necessário. Veja quais são os principais benefícios de boas estratégias de processos:


Economia de tempo

Um dos objetivos primordiais da inovação de processos é proporcionar a otimização da gestão do tempo. Todos sabem que tempo é dinheiro, afinal, quanto menos o tempo por ação, maior a produtividade.


Maior lucratividade

Um dos princípios da mudança nos processos é aumentar a produção, mas também, fazer isso de forma que os custos sejam minimizados, aumentando a margem de lucro.


Menor probabilidade de erro

Inovar processos também tem o intuito de diminuir os erros, e isso inclusive está muito relacionado com a automatização. O erro manual é muito grande, e isso já não ocorre com soluções digitais.


Exploração de novas formas de produzir

A inovação de processos busca novas formas de produzir, trazendo benefícios voltados para a própria empresa, seus funcionários, meio ambiente ou comunidade, incentivando a criatividade e muitas vezes, reduzindo impactos sociais e ambientais, como foi o caso da AMBEV, através do desafio Corona & Parley for the oceans.


Quanto investir na inovação de processo? 

Sabendo da importância e quais são as principais vantagens da inovação de processos, talvez você esteja se perguntando até quanto é interessante investir?

Isso depende muito de inúmeros parâmetros envolvendo o seu empreendimento e seu produto ou serviço.

Primeiramente, é preciso considerar qual é a posição da empresa do momento, ou seja, quais são as condições financeiras que ela se encontra.

As inovações trazem muitos benefícios, mas elas não deixam de ser apostas no mercado, então é preciso ter cautela quando o assunto é valor investido.

Mas, de modo geral, a quantidade investida varia com o atual status do produto ou serviço no mercado. Se ele já estiver consolidado e com alta demanda, as inovações de processo são muito bem-vindas.

Se ele não estiver bem posicionado e ainda restarem muitas dúvidas sobre como o público pretende reagir a ele, então talvez não seja uma boa ideia ainda, desprender grandes valores.


Como a Inovação de processos está ligada a Melhoria contínua e a Inovação incremental

A melhoria contínua busca a inovação de processos. São ações recorrentes, sempre buscando otimizar os processos com melhores ferramentas e ações de gerenciamento.

Diversas metodologias podem ser aplicadas para descobrir os pontos fracos do processo, como o brainstorming ou design thinking.

Já a Inovação Incremental é um conceito muito importante, onde mudanças são acrescidas no processo de forma gradual. Não é algo revolucionário, como a inovação disruptiva, mas traz bons retornos a longo prazo, além de terem menor risco e baixo investimento.

A inovação incremental e a melhoria contínua andam juntas, ambas com o mesmo objetivo: melhorar processos, produtos ou serviços, a fim de aprimorar atividades que geram valor.


Como inovar em processos com um programa de ideias?

Algo fundamental quando estamos falando de inovação de processo é o gerenciamento dessas etapas. Nem sempre são necessários grandes equipamentos tecnológicos para isso, as vezes, apenas soluções digitais bastam.

Sabemos que para inovar precisamos de ideias, e a melhor forma de consegui-las é compartilhando o desafio com seus colaboradores. Você pode ter uma equipe de alto escalão da empresa responsável por resolver os problemas, mas são seus colaboradores da linha de frente que entendem mais sobre o negócio, então por que não inclui-los nessa jornada?

Através do AEVO Innovate, você promove um programa de ideias para a sua empresa, além de fazer toda gestão em um único lugar.

Com a AEVO é possível apostar em inovação de processo sem desprender altos valores e, mesmo assim, ter um retorno incrível e maior competitividade no mercado! Fale com um especialista e saiba mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *