Hackathon On-line: 5 Passos Para Organizar Um Evento Inovador

Entenda como funciona um Hackathon on-line e saiba como organizar um evento para gerar soluções inovadoras para a sua organização.

Os Hackathons são eventos destinado ao desenvolvimento de soluções para um desafio específico, proposto pelo organizador, e um hackathon on-line é realizado dentro de uma plataforma virtual.

A princípio, eles eram edições destinadas apenas para engenheiros, programadores, desenvolvedores e profissionais da área de tecnologia.

No entanto, hoje o conceito se popularizou e está presente em diversas organizações, com objetivos que vão além da inovação tecnológica. Além disso, atualmente existem também hackathons on-line , que reúnem participantes dos mais diferentes lugares do mundo.

Os resultados se mostram tão promissores nas startups, que empresas mais tradicionais têm recorrido aos hackathons para inovar e estarem conectadas com o ecossistema .

Se você está em busca de levar a inovação para a sua organização , conhecer um pouco mais sobre essa metodologia de troca de ideias com certeza trará resultados bem positivos.

O que é um Hackathon?

Esse tipo de evento surgiu no final da década de 1990 com alguns programadores de OpenBSD para desenvolverem uma nova criptografia. Depois disso, os hackathons se tornaram populares nos Estados Unidos.

As maratonas funcionam da seguinte forma: é dada uma determinada situação envolvendo um problema e os competidores devem esboçar soluções que resolvam a questão. Normalmente os eventos têm duração de 24 até 48 horas contínuas!

É como uma evolução do brainstorm , que une diversos profissionais de diferentes áreas para desenvolverem a melhor solução para o desafio proposto. O resultado disso são projetos inovadores com grande potencial de agregar valor às empresas.

Leia também: O que é Hackathon? Conheça o conceito e como funciona

E como funciona um Hackathon on-line?

O Hackathon on-line ocorre da mesma maneira, mas a interação é feita de forma remota. Os participantes são divididos em equipes e todos têm contato simultâneo através de chats e vídeo-chamadas.

Os resultados promissores acabaram chamando a atenção de outros nichos do mercado, que resolveram usar a ideia geral do Hackathon em suas próprias companhias.

Hoje, essa estratégia é usada por diversas empresas para se conectarem com o ecossistema de startups e universidades e inovarem.

Vantagens de fazer um hackathon on-line

Os hackathons podem durar até 48h e organizar e coordenar uma estrutura para centenas de pessoas por tanto tempo não é tão simples.

Organizar um evento de grande porte on-line tem muitas vantagens:

Mais participantes e mais diversidade

Sem a barreira geográfica, o seu desafio pode atrair pessoas de qualquer lugar do mundo. Além de ter mais possíveis soluções, terá mais diversidade de gênero, raça e idade.

Os times podem se concentrar nas suas ideias sem distrações

Virtualmente, as equipes podem discutir suas ideias sem todo o caos do evento presencial.

Ambiente de trabalho agradável

Os participantes têm todos os acessórios e dispositivos que precisam, além do conforto de estarem em casa.

5 passos para organizar um hackathon on-line

Vamos agora aos primeiros passos para você conseguir realizar um Hackathon on-line na sua empresa:

Determine o objetivo do hackathon

O primeiro passo a ser seguido é estabelecer qual será o objetivo da maratona. Cada segmento de mercado possui as suas particularidades, bem como cada empresa, leve isso em consideração.

Coloque em pauta os problemas que a sua organização está enfrentando, depois disso defina para qual desses desafios a inovação pode solucionar. Lembre-se também de que esse problema deve ser algo desafiador, que tem grande impacto para a empresa.

Defina a Plataforma

O Hackathon on-line é eficiente, mas é preciso que todos os participantes tenham acesso à plataforma e que ela seja eficaz. Para um bom andamento do evento, defina alguns requisitos básicos, como:

Para os participantes:

  • Inscrição dos on-line
  • Formação dos times de forma simples
  • Envio dos projetos
  • Interação via chat e/ou videoconferências entre os membros dos times

Para o organizador:

  • Acessar os perfis dos participantes e os seus projetos
  • Possibilitar votação on-line
  • Interagir com os times e participantes

Defina a Premiação

É sempre interessante dar um prêmio para a equipe vencedora. Prêmios em dinheiro e dispositivos eletrônicos são premiações comuns. Pense também em entregar certificados para os participantes. Tudo isso funciona como uma motivação a mais para participar.

Estabeleça um regulamento

Tanto o Hackathon on-line quanto o presencial precisam de um regulamento e é muito importante que todos os participantes tenham acesso a ele durante todo o evento.

As regras devem conter informações como pré-requisitos das soluções a serem desenvolvidas, fontes e dados que os participantes podem acessar.

Também é interessante documentar as respostas para as perguntas mais frequentes (FAQ), assim os participantes têm as informações que precisam.

Invista na divulgação do evento

Divulgar o seu hackathon on-line é fundamental para que o maior número de participantes se inscreva. Utilize as redes sociais, comunique-se com universidades e startups, atraia os melhores profissionais para o seu evento.

Conclusão

É impressionante como o Hackathon on-line pode desenvolver soluções com impactos tão positivos para as organizações. Com ações assim, você impulsiona a inovação na sua empresa e gera ótimos resultados.

Quer saber mais sobre inovação? Acompanhe os conteúdos exclusivos do blog da AEVO.

Deixar uma resposta

Assine nossa newsletter

Fique sempre atualizado com nossos conteúdos sobre o universo da Inovação.


    Eu li e concordo com a Política de Privacidade.