Venture Capital: o que é e como atrair investimento para o seu negócio?

Venture Capital

Hoje em dia existem diferentes formas de investimento, e o venture capital é uma das principais. Para você ter uma ideia, startups de sucesso como Apple, Google e LinkedIn levantaram fundos por meio dessa modalidade.

Por isso, neste artigo, vamos te mostrar o que é venture capital, quais são as vantagens dessa estratégia e como o seu negócio pode aplicá-la.


O que é Venture Capital?

O Venture Capital, ou simplesmente VC, é o capital de risco. Ou seja, é um investimento realizado em empresas de pequeno ou médio porte.

Além disso, as empresas que recebem o investimento devem ter um alto potencial de crescimento, mas ainda estão começando e, por isso, apresentam um alto risco. Geralmente, são startups que têm um modelo de negócios repetível e escalável.

Ainda, os investidores de VC não oferecem apenas o aporte financeiro. Afinal, é dado também um apoio na gestão e na estratégia do negócio. Isso porque, muitas vezes, quem investe recebe em troca uma porcentagem na sociedade da startup. Depois, o objetivo é vender as ações para recuperar o investimento.

Dica: descubra como conseguir investimento para a sua startup neste ebook gratuito!


Vantagens do Venture Capital

O VC gera diversas vantagens, tanto para quem investe, quanto para os negócios que recebem o investimento. Organizações exponenciais, que apresentam a inovação na essência do empreendimento, têm mais chances de receber apoio financeiro. Por exemplo, marketplaces e fintechs.

Um grande benefício é o auxílio recebido para gerenciar o negócio. Os fundos de investimento geralmente contam com equipes experientes, que podem trazer insights relevantes para o sucesso da startup.

Além disso, o VC é um investimento de longo prazo, que permite à empresa aprimorar os processos gradativamente. E, é claro, o aporte financeiro pode facilitar muito algumas etapas do empreendimento, aumentando as chances de sucesso.

Para quem investe, o maior benefício é o retorno financeiro no longo prazo, e a possibilidade de atuar com modelos de negócios disruptivos com grande potencial de faturamento.


Como conseguir Venture Capital

Se você tem ou pensa em criar uma startup ou negócio digital, conseguir venture capital pode ser uma ótima oportunidade. Para isso, existem algumas dicas que podem ajudar:


Lance um negócio inovador

O primeiro passo para captar investimento é lançar um negócio que realmente tenha potencial de rentabilidade. Modelos de negócios escaláveis, como marketplace e SaaS são boas opções.

Antes de criar o negócio, é importante fazer uma boa pesquisa de mercado e definir bem um nicho de mercado específico. Então, é preciso lançar um MVP, para validar se a sua solução tem chances reais de dar certo no mercado.

Dica: descubra tudo o que você precisa saber sobre marketplace neste guia completo e gratuito!


Divulgue seu negócio

Não adianta esperar que a proposta de investimento caia do céu. Você precisa prospectar ativamente investidores para o seu empreendimento. No mundo do venture capital, uma dica é criar relacionamentos com fundos de investimentos relevantes.

Ainda, prepare um bom pitch de vendas, a fim de explicar a sua empresa de forma atrativa e convincente para potenciais investidores. Também é importante pensar em perguntas que podem surgir, e se preparar com antecedência.


Organize o processo 

A prospecção de investimento não deve ser algo totalmente espontâneo. É claro que você pode trabalhar o seu networking, e ter conversas informais com profissionais estratégicos. Mas, é muito importante estabelecer metas claras sobre o processo.

Por exemplo, defina quantos fundos de investimento você irá abordar em um determinado período. Ou quantas reuniões serão feitas e de quantos eventos você irá participar, por exemplo.


Colete feedbacks e feche a parceria

Caso você não esteja conseguindo captar o investimento, é importante pedir feedback aos fundos para entender em quais aspectos o seu negócio precisa evoluir.

E, caso você consiga fechar algum investimento, é fundamental avaliar se ele faz sentido para a sua empresa. Ou seja, analise a equipe que irá te apoiar e se o perfil dela está alinhado ao sucesso do seu empreendimento.


Conclusão

Existem diferentes modalidades de investimento e o venture capital é uma das mais populares no Brasil. Esse modelo permite que a startup receba apoio tanto na parte financeira, quanto na própria gestão do negócio.

Para conquistar essa forma de investimento, o ideal é ter um modelo de negócio inovador, baseado na economia compartilhada. Por exemplo, lançar um marketplace.

Quer criar um marketplace? O Ideia no Ar é uma plataforma de marketplace pronta, que permite lançar o seu negócio de forma simples, rápida e sem depender de programadores. Agende já uma consultoria gratuita com a nossa equipe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *