9 Livros sobre Business Intelligence

livros-sobre-business-intelligence

Por abordar um tema que envolve diversos conceitos e tecnologias pouco conhecidas, os livros sobre Business Intelligence são a melhor forma de compreender o assunto.

Nesse artigo você encontra 9 livros sobre Business Intelligence, de introduções básicas a manuais complexos detalhando a estrutura necessária para construir ou aprimorar a análise de dados na sua organização!


O que é Business Intelligence?

Business Intelligence é uma forma de avaliar tendências de mercado, comportamentos do consumidor, ações dos concorrentes e processos internos à organização, utilizando uma metodologia baseada em dados claros e objetivos.

Com os livros sobre Business Intelligence indicados a seguir, você irá dominar tanto as ferramentas tecnológicas quanto o modelo de pensamento utilizado nessa área, entendendo como criar uma estrutura para obter dados e como transformá-los em conhecimentos aplicáveis, capazes de alavancar os seus negócios.


9 Livros sobre business intelligence que você precisa ler

1.      Bi2 – Business Intelligence: Modelagem e Qualidade

Com um enfoque nas questões tecnológicas do Business Intelligence, essa é uma leitura essencial para quem estará em contato direto com a estrutura que vai transformar dados em informações.

Esse é um elemento crucial, onde muitas organizações fracassam – elas acumulam grandes quantias de dados mas não têm as ferramentas certas para que eles possam ser utilizados nas decisões.

Bi2 é como um guia para montar os sistemas que farão esse trabalho, e por isso abre a nossa lista de Livros sobre Business Intelligence. Também merece destaque por ser uma das poucas obras nacionais bem avaliadas no setor, oferecendo uma perspectiva mais ligada à realidade brasileira, sem perder de vista os avanços globais.


2.      Business Intelligence – Enfoque Gerencial para a Inteligência do Negócio

Combinando a análise entre as ferramentas e os conceitos de Business Intelligence, este livro discute todas as informações básicas para que você possa entender melhor os fundamentos dessa prática.

Por seu Enfoque Gerencial, a obra oferece uma visão mais detalhada acerca do que fazer depois que implementar as ferramentas, etapa fundamental que outros livros sobre Business Intelligence não costumam abordar.


3.      Afinal, o que é Business Intelligence?

Se você caiu de paraquedas em nossa lista de livros sobre Business Intelligence, mas ainda não sabe exatamente do que ele se trata, esta é a leitura ideal para aprender.

Afinal, o que é Business Intelligence? vai direto ao ponto, discutindo os elementos que permitiram a existência dessa prática e quais benefícios ela oferece para as organizações.

Você irá entender quais as necessidades enfrentadas por sua empresa nos cenários onde as concorrentes já estão usando o BI para ganhar vantagem, seja na gestão de um micro-empreendimento ou de uma grande companhia.


4.      Business Intelligence Guidebook: From Data Integration to Analytics

Dos conceitos à arquitetura para o gerenciamento de dados, Business Intelligence Guidebook cobre todos os aspectos para quem não sabe muito sobre BI, mas deseja se tornar um especialista na área.

O livro também dá muita atenção às ferramentas usadas nesse processo, e merece o título de guia, pois ensinará você a planejar, executar e aprimorar um processo de Business Intelligence adequado à sua organização.

Com mais de 500 páginas carregadas de informação, este é um livro sobre Business Intelligence para manter na sua mesa, e consultar sempre que surgir uma dúvida ou problema.


5.      Successful Business Intelligence, Second Edition: Unlock the Value of BI & Big Data

Mais voltado às estratégias de negócios utilizando BI do que aos elementos técnicos do setor, Successful Business Intelligence analisa as melhores práticas de organizações que obtiveram sucesso na área.

O livro demonstra que a implementação do BI não deve seguir uma receita pronta, e cada empresa deve ajustar os ensinamentos dos manuais à sua própria realidade e objetivos, oferecendo ainda diversos exemplos nos quais você pode se inspirar.


6.      Big Data in Practice: How 45 Successful Companies Used Big Data Analytics to Deliver Extraordinary Results

Seguindo na linha dos exemplos reais, o livro vai direto ao ponto, com 45 histórias que mostram como o BI pode ser implementado nas mais diversas indústrias. Ele descreve os problemas que cada organização precisava resolver, quais dados foram obtidos para isso e como as peças se encaixaram para formar uma solução.

Successful Business Intelligence e Big Data in Practice são dois livros sobre Business Intelligence fundamentais para quem já reconhece o poder da prática, mas gostaria de saber como suas aplicações podem ir além do marketing.


7.      Business Intelligence – Da Informação ao Conhecimento

Um dos poucos livros sobre Business Intelligence em português a aparecer nas listas internacionais discute a questão mais importante do BI, pondo onde muitas empresas falham e perdem seus investimentos: transformar quantidades massivas de números em conhecimento útil e aplicável.

O Business Intelligence não serve para ter planilhas carregadas de dados, mas para tomar decisões fundamentadas na realidade, minimizando os erros causados por achismos. Descubra como percorrer o caminho entre os dois cenários – da informação ao conhecimento.


8.      Hyper: Changing the way you think about, plan, and execute business intelligence for real results, real fast!

Acumulando três décadas de informação sobre Business Intelligence, Hyper é uma análise sobre o que dá resultados: como traçar um plano de BI capaz de fortalecer a sua empresa, e obter os dados necessários para isso.

O livro é focado em um dos maiores benefícios do BI, a velocidade, e mostra como agir rapidamente, percorrendo planejamento, ação, análise e melhorias para gerar resultado enquanto outras organizações ainda estão decidindo por onde começar.


9.      Business Intelligence in Plain Language: A practical guide to Data Mining and Business Analytics

Amarrando tudo que vimos até aqui, Business Intelligence in Plain Language apresenta um manual com os principais conceitos da área, e qual a importância de cada um para a estratégia geral de BI e os negócios que decidem implementá-la.

É um bom ponto de partida para quem já tentou ler outros livros sobre Business Intelligence, e acabou se perdendo em meio aos termos incomuns da área.


Conclusão

Como os próprios livros sobre Business Intelligence muitas vezes afirmam, não existe receita pronta, e você deve ajustar as teorias à realidade do seu negócio.

Isso pode ser feito com a ajuda de softwares para gestão de projetos, como o AEVO Innovate, que permite conduzir um time de BI alinhado às necessidades e objetivos da sua organização, garantindo que os dados coletados impulsionem o trabalho dos demais setores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *