Como Gerar Resultados Com Sua Própria Maratona De Hackathon

maratona de hackathon

Você já deve ter ouvido falar de uma maratona de hackathon, esses eventos podem ser formas de melhorar o desempenho da sua empresa e inovar.

Atualmente há diversos métodos, técnicas e ferramentas que promovem maiores resultados para uma corporação. Aqueles que não investem em inovação, acabam ficando para trás em relação aos concorrentes.


O que é uma maratona de hackathon?

A princípio, os hackathons eram competições entre programadores, desenvolvedores e profissionais da área de tecnologia, cujo objetivo é encontrar soluções para o problema determinado pelo organizador do evento.

A maratonas de hackathon normalmente têm duração de 24 até 48 horas e todos os participantes são divididos em times.

Os eventos começaram a apresentar resultados tão satisfatórios que as grandes empresas adotaram a ideia central do evento. No entanto, não necessariamente precisa envolver programação.

Para você entender melhor o que é um hackathon, seu conceito e como funciona, confira o artigo O que é Hackathon.


Benefícios de fazer um hackathon

Promover uma maratona de hackathon, além de solucionar grandes problemas, traz muitos benefícios para a empresa. Isso ocorre independendo se é um hackathon interno – realizado com os colaboradores – ou um hackathon aberto – com participantes externos à empresa, como startups e universitários.

Os benefícios dos desafios abertos são:

  • Fonte de aprendizado
  • Aceleração de ideias
  • Implementação de projetos
  • Reduz o investimento em Pesquisa e Desenvolvimento

Já nos desafios internos, vemos:

  • Melhora na relação da equipe
  • Estimula a cultura de melhoria contínua
  • Engaja os colaboradores

Impulsionando a inovação com uma maratona de hackathon

A Maratona de Hackathon tem como principal objetivo desenvolver ideias inovadoras que beneficiam não somente a empresa organizadora do evento, mas que podem transformar todo o mercado em que estão inseridas.

Tais eventos contribuem para moldar a cultura de inovação aberta da organização, mantendo-a em contato com startups e universidades que estão sempre desenvolvendo novidades.

Quanto mais as corporações investirem em tais métodos de inovação, mais à frente no mercado elas estarão.

Ferramentas são desenvolvidas a todo o momento para subsidiar essa transição, como o AEVO Innovate, um software de gestão da Inovação que direciona grandes empresas para essa cultura do século XXI.


Empresas que geraram resultados com hackathons

Mesmo que a Maratona de Hackathon pareça ser algo novo, grandes empresas – principalmente multinacionais – promovem esses eventos já há algum tempo.

Confira alguns exemplos:


Uber Hack

O Uber Hack é um evento realizado pela Uber, que busca inovações na área de tráfego e transporte. Em um dos desafios, uma das equipes levantou o dado que 34% do engarrafamento das grandes cidades se deve pela busca de vaga.

Os motoristas andam mais devagar buscando um lugar para estacionar e isso gera um efeito cascata. Os participantes acabaram desenvolvendo o aplicativo VAGOO, que cruza informações de vagas pela cidade e motoristas.


Decathlon

A Decathlon é uma grande loja de produtos esportivos e realizou uma Maratona de Hackathon para tentar diminuir a rotatividade de seus funcionários.

Depois do evento, os Recursos Humanos implementaram novas técnicas de processo seletivo que resultaram em 5% menos de demissões por funcionários que não se identificavam com a empresa.


Totvs

A Totvs é uma empresa de tecnologia e realizou-se um evento de Hackathon para tentar chamar mais a atenção dos jovens. Os casos são realizados em universidades com o objetivo de escutar o que os estudantes desejam.

Segundo o vice-presidente do setor de Recursos Humanos, a busca por vaga aumentou aproximadamente 130% de um ano para o outro.


Visa

Em uma das maratonas da Visa, os participantes deveriam desenvolver soluções digitais para os consumidores usando as APIs da empresa como base. Em 24h a maratona resultou em três soluções ganhadoras, OnPay, Pay365 e BotPay.


Confederação Nacional do Transporte

A Maratona de Hackathon da CNT buscava soluções para armazenagem, processamento, dados de coleta, nível de consumo e muitos outros detalhes do dia a dia operacional.

A empresa relatou resultados muito promissores através da melhoria contínua dos processos.


Nasa

A NASA criou o Nasa Space Apps Challenge em 2012 e este se tornou a maior Maratona de Hackathon do mundo. Envolve milhares de pessoas que buscam trazer maiores inovações e soluções para os desafios da companhia.


Facebook + Microsoft + Tik tok

As redes sociais, junto com a Microsoft, receberam o desafio de promover ferramentas que contribuíssem para o enfrentamento da pandemia do Covid-19.

Dessa maratona, foram selecionados 89 projetos relacionados saúde, populações vulneráveis, entretenimento, educação, entre outros.


Conclusão

Esses são apenas alguns exemplos de como uma maratona de hackathon pode trazer resultados inovadores para sua empresa.


Leia também: Hackathon online: 5 passos para organizar um evento inovador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *