Metodologia Kaizen: 5 cases de grandes empresas brasileiras

Apoiada na busca por evolução constante, a Metodologia Kaizen está ganhando cada vez mais espaço nas empresas brasileiras.

Apoiada na busca por evolução constante, a Metodologia Kaizen está ganhando cada vez mais espaço nas empresas brasileiras . Existem diversos players obtendo sucesso e crescimento com as técnicas, seja num comércio local ou em multinacionais consolidadas.

Nesse artigo, você irá conhecer cinco dessas histórias, com lições aprendidas na prática por quem está utilizando – e até mesmo aperfeiçoando – a Metodologia Kaizen.

O que é Metodologia Kaizen?

Kaizen pode ser definido como uma filosofia de aperfeiçoamento contínuo. A palavra tem origem no japonês e sua tradução mais conhecida é “mudança para melhor”.

A Metodologia Kaizen é baseada em cinco pilares: utilidade, ordem, limpeza, padronização e disciplina, que orientam as organizações na direção de processos, colaboradores e recursos cada vez mais eficientes, através de uma evolução diária.

Você pode conferir o artigo “ Método Kaizen: O que é, como aplicar e quando começar?” para saber mais detalhes, ou continuar a leitura para aprender como a Metodologia Kaizen foi adotada com sucesso por estas 5 empresas brasileiras.

1. Aeris – Ouvir, valorizar e implementar

O ramo da Energia Renovável já é inovador por natureza, e a Aeris é uma das fabricantes que utilizam a Metodologia Kaizen para se destacar no setor.

Criado em 2014, o programa Valorizando Ideias e Sugestões da Aeris (VISA) foi reforçado em 2018 pelo AEVO Innovate, software baseado na Metodologia Kaizen, e conseguiu superar os desafios encontrados por grande parte dos programas de inovação:

  • Estimular a participação do maior número de colaboradores;
  • Manter o Programa aquecido e os colaboradores engajados;
  • Reter, analisar e gerenciar grande quantidade de ideias;
  • Transformar ideias em resultados.

Até então, o programa recebia uma média de 340 sugestões por ano, chegando às 450 em apenas 15 dias com o AEVO Innovate, e alcançando um total de 1700 propostas enviadas pelos colaboradores da empresa.

Com impressionantes 20% de implementação , a Aeris mostra que ouvir é só o primeiro passo.

As sugestões permitiram reduzir a duração dos processos na fábrica, aumentando a produtividade e cortando custos desnecessários, promovendo um retorno de R$ 6, 80 para cada real investido.

2. WEG S.A. – Inovação e eficiência como valores

Multinacional brasileira com presença em outros 11 países, a WEG S.A. aponta seu sucesso diretamente ao uso de princípios ligados à Metodologia Kaizen, sobretudo a inovação permanente e a busca pela eficiência máxima .

Todo dia trabalhamos para tornar as coisas melhores. Todos os produtos, processos e desenvolvimentos são guiados pelo aumento na eficiência. – afirma o site da companhia.

Seus esforços a levaram ao posto de Melhor Fornecedor Global da Electrolux, gigante dos eletrodomésticos, e ao prêmio de Excelência na Produtividade concedido pelo Kaizen Institute Brasil, em 2016.

Entre os muitos aspectos da Metodologia Kaizen, a WEG se destaca por incentivar o desenvolvimento de seus colaboradores, com uma participação coletiva em cursos e treinamentos que ultrapassa os 2 milhões de horas por ano.

Leia também: Melhoria Contínua – tudo o que você precisa saber.

3. Desafio Livre de Plástico Corona – Soluções concretas e Divulgação gratuita

A Corona pertence ao Grupo Ambev, parceiro da AEVO e do nosso Programa de Ideias. Foi com o auxílio dele que a marca lançou o Desafio Livre de Plástico, com o objetivo de atrair e premiar ideias inovadoras para reduzir a poluição dos oceanos.

O projeto mostra como a Metodologia Kaizen pode ser utilizada para desenvolver soluções concretas , ajudando a resolver um dos maiores problemas modernos. A ideia premiada foi uma garrafa biodegradável, que não utiliza plástico e ainda entrega nutrientes ao solo após se degradar.

A amplitude na geração de ideias merece destaque – além do vencedor, foram desenvolvidos outros 5 projetos para a avaliação final, e mais de 450 ideias foram enviadas ao todo, em apenas duas semanas.

Num cenário empresarial, isso significa que você poderia implementar uma solução hoje, e ter outras já prontas para usar no futuro.

O Desafio também teve um grande retorno para as marcas envolvidas, através da divulgação gratuita, com matérias em sites como Folha de São Paulo, jornais locais, e veículos que cobrem os segmentos de empreendedorismo, sustentabilidade e cervejarias.

4. Zen S.A. – Kaizen brasileiro de referência global

Recebendo o segundo lugar no prêmio Global KAIZEN™ Award para o ano de 2018, a Zen S.A. é mais uma representante brasileira do sucesso trazido pela Metodologia Kaizen.

A companhia, fabricante do setor automotivo, está em atividade desde os anos 1960, e viu seus números se multiplicarem após implantar conceitos do Kaizen nos seus processos, há cerca de uma década.

A satisfação dos clientes cresceu 20% em 7 anos com a Metodologia Kaizen. No mesmo período, o tempo que uma peça leva para se fabricada caiu em 75%. Os processos rápidos e de qualidade sustentaram um crescimento real, que se converteu em exportações para mais de 60 países.

Além dos benefícios financeiros, a Metodologia Kaizen também favoreceu a segurança dos colaboradores, com uma redução de 95% no número de acidentes .

A Zen S.A. ainda se aprofundou no seiketsu , ou senso de padronização, um dos princípios na Metodologia Kaizen . O seiketsu defende que os bons resultados sejam reforçados e espalhados para outras áreas, e a organização conseguiu isso ao lançar seu próprio sistema de manufatura.

5. CCP: Ideias aplicadas e retorno tangível

Apenas nos últimos 8 meses de 2019, a Cyrela Commercial Properties S/A conseguiu levar 127 ideias da sugestão à implementação real , utilizando os fundamentos da Metodologia Kaizen e o software AEVO Innovate, que acompanha cada etapa do processo.

Este número já é grande, mas para completar, outras 54 propostas terminaram o ano em estágio avançado, para serem postas em prática no começo de 2020.

Baseado em 5 pilares para o direcionamento das ideias – melhoria contínua, impacto financeiro, desejado pelo cliente, impacto positivo no entorno e novidade no mercado – o InovaCCP reorientou os esforços da companhia, priorizando essas áreas.

O sucesso nas implementações também se refletiu nos resultados: o programa InovaCCP obteve um ROI extraordinário , de R$ 8, 62 para cada real investido.

O crescimento gerado incentivou ainda o estabelecimento de bônus, programas de treinamentos e eventos sobre inovação para os colaboradores da CCP, transformando a Metodologia Kaizen numa realidade cotidiana e permanente.

Por que utilizar a Metodologia Kaizen na sua empresa

Através dos cases que acabamos de avaliar, podemos notar alguns benefícios da Metodologia Kaizen:

Fluxo de ideias constante

Centenas de sugestões, geradas por quem está diretamente envolvido com os processos. A Metodologia Kaizen permite aproveitar insights dos colaboradores que estão na linha de frente, sobre como melhorar o trabalho que realizam diariamente.

Produtividade e eficiência

Com a Metodologia Kaizen, é possível tirar uma peça da fábrica em menos tempo, cortar gastos sem perder folego ou ter cada pessoa trabalhando onde possa dar o melhor de si. Mudanças como essas permitem um aumento sustentável da competitividade e lucratividade em qualquer empresa.

Retorno concreto

Um retorno de 680% ou 862%, como nos casos da Aeris e da CCP, não é algo que a maioria das organizações costuma alcançar. Podemos ver, em toda parte, empresas que passam anos sem sair do mesmo patamar, enquanto a Metodologia Kaizen permite multiplicar o tamanho de uma organização .

Conclusão

O sucesso das empresas brasileiras com a Metodologia Kaizen segue um padrão: ouvir mais, promover a discussão das propostas, oferecer feedbacks aos colaboradores e implementar as melhores opções.

Um bom programa de inovação pode trazer centenas, ou até milhares de ideias valiosas, como acabamos de ver.

Para gerenciar todo esse processo de forma consistente e otimizada, você pode utilizar o software AEVO Innovate, que traz a experiência adquirida trabalhando há mais de 10 anos com sistemas de inovação e a Metodologia Kaizen.

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Lillian Donato

Formada em Publicidade e Propaganda pela UFES e pós-graduada em BI, Marketing Digital e Data Driven pela PUCRS, Lillian trabalha com marketing há 8 anos, tendo passado por agências de marketing, veículos de comunicação, trabalhando com rádio e televisão, além do setor de tecnologia e software. Ao longo de sua experiência profissional, já trabalhou com design, redação, SEO, mídias pagas, CRO e diversas outras áreas no marketing, tendo como especialidade marketing b2b. Atualmente é coordenadora de marketing na AEVO.

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