Metodologia Squad: Como Organizar uma Equipe de Software? 

metodologia-squad

Metodologia Squad é um dos melhores métodos para organizações que buscam aumentar a produtividade de uma equipe. Por isso, hoje, nós vamos te mostrar como você pode estruturar a sua equipe de software por meio deste método incrível. 

Mas antes, é preciso entender na prática o que é esta metodologia e como ela pode ser benéfica para a estruturação e avanço dos projetos dentro da sua empresa. Vamos lá?

 

O que é a Metodologia Squad? 

A Metodologia Squad é um modelo de organização de equipes multidisciplinares, ou seja, dentro do mesmo time haverá profissionais de diferentes áreas que se unem para atingir um objetivo específico da empresa em um curto ou médio prazo.  

Além disso, uma grande característica de um squad, diferente de uma equipe tradicional, é a autonomia. 

Dentro desse time não há supervisores ou gerentes, todos os profissionais se relacionam de forma horizontal, o que permite que eles se sintam mais valorizados, uma vez que não há uma hierarquia definida. 

Entretanto, dentro do squad há a existência do P.O ou P.M (Product Owner ou Product Manager), que é o profissional responsável por gerir o grupo como um todo, mas isso não o coloca acima dos outros. 

Cada time é formado de acordo com a demanda, então não há regras. Dentro de um squad podemos ter profissionais de tecnologia, design, marketing, financeiro, recursos humanos e todos os demais departamentos presentes em uma organização. 

Mas isso não quer dizer que os projetos dos squads são isolados do resto da empresa, ao contrário. Cada sub-projeto em que trabalham tem como objetivo contribuir para crescimento do ‘grande projeto’ da empresa. 

Leia também: a importância da Sprint na execução de Projetos

 

A IMPORTÂNCIA DA METODOLOGIA SQUAD PARA SUA EMPRESA 

Um squad tem geralmente até 8 membros e dentro dele deve-se ter todas as competências necessárias para gerir a demanda sem ajuda de ninguém externo. Claro que em alguns casos há exceções, mas o intuito dessa metodologia é concentrar os esforços na equipe selecionada para que o objetivo seja alcançado. 

Se você ainda não está convencido do porquê de utilizar essa metodologia, vamos listar alguns benefícios para você:

 

COMUNICAÇÃO

Com um grupo mais enxuto a comunicação é muito melhor entre os profissionais. Sem influência externa, o foco é maior no objetivo e isso também pode melhorar o relacionamento do time. 

 

PRODUTIVIDADE

Um time mais focado e concentrado = produtividade lá em cima e entregas mais rápidas. 

 

CAPACITAÇÃO

Com a multidisciplinaridade, você ganha colaboradores mais capacitados. Por haver uma troca intensa de conhecimento e experiência dentro da equipe, todos saem ganhando. Designers desenvolvem habilidades de vendas, programadores aprendem a criar conteúdo, vendedores despertam afinidade com criação e por  vai. 

 

AGILIDADE

Nunca mais deixe de entregar um projeto fora do prazo. Aqui os processos não ficam parados por depender de outro setor, pois tudo e todos que você precisa para dar continuidade ao projeto estão dentro da sua equipe. 

 

MOTIVAÇÃO

Com um grupo autogerido e totalmente autônomo os profissionais se sentem mais motivados, e sabemos que pessoas motivadas trabalham melhor. 

 

ENGAJAMENTO

A metodologia squad reforça uma cultura mais amigável na empresa, tornando os colaboradores mais engajados entre si. 

Aqui na AEVO por exemplo, toda vez que um contrato é fechado, o responsável pela concretização da venda não toma os créditos somente para si, mas dá para toda equipe de vendas, e todos os outros colaboradores parabenizam o time como um todo por mais uma meta atingida. 

 

Empresas que usam a Metodologia Squad 

Como já citamos antes, a Metodologia Squad é bastante eficiente e vamos apresentar três empresas que utilizam ela como forma de trabalho. 

 

AEVO 

aevo-metodologia-squads

 Aqui, na AEVO, nós utilizamos a metodologia squad dentro da nossa startup interna. O AEVO Innovate, nosso software de gestão da inovação está em constante evolução.

Atualmente, estamos trabalhando em um novo módulo para incrementar as funcionalidades do produto e atender ainda mais as necessidades dos nossos clientes. 

Dentro da nossa startup interna temos profissionais de design e tecnologia em constante movimento: eles estão sempre testando e validando hipóteses frente aqueles que realmente importam: os nossos clientes.

O Squad Iniciativas possui todos os profissionais necessários para a conclusão do nosso objetivo final: entregar ao mercado um software completo, personalizável e robusto para planejar, acompanhar e gerenciar projetos de inovação, podendo ser adaptado a qualquer metodologia existente.

E se uma nova metodologia for lançada? Nós nos adaptamos também.

 

SPOTIFY 

spotify-metodologia-squads

A plataforma de streaming de músicas mais conhecida do mundo, a Spotify, é uma grande referência quando falamos de squads. Baseado em métodos ágeis a organização do Spotify tem dado muito certo até então. 

Dentro do setor de recomendação de músicas, playlists e bandas (sim, há uma área só para isso), há um squad com um desenvolvedor que programa os algoritmos certos e um designer UI/UX que deixa a distribuição dos elementos na sua tela da melhor forma, para te proporcionar uma experiência incrível. 

Na Spotify, cada time escolhe quando e como executar as melhorias, respeitando o objetivo geral da empresa e as metas de curto prazo que são negociadas a cada 3 meses.  

Ao contrário do que muitos pensam, ter grande autonomia pode gerar desleixo e falta de alinhamento dentro de uma equipe, mas a intenção da Spotify com a adoção com esse modelo é o equilíbrio entre os dois.  

Autonomia e alinhamento andando juntos para que os times trabalhem da melhor forma possível. 

 

NUBANK 

nubank-metodologia-squads

Assim como o Spotify, o Nubank também é uma empresa que tem em sua estruturação o uso da metodologia squad. Em alguns vídeos institucionais da empresa, podemos ver a forma em que as equipes trabalham, e é nítido a grande autonomia em que cada uma delas tem. 

Em 2015 o Nubank decidiu reformular seu modelo de negócios e implementaram os squads em sua organização.  

, cada squad tem pessoas de diferentes chapters (falaremos disso adiante) e como explica Tulio CalsaveriniProduct Manager de Growth da Nubank eles ”são cobrados para serem eficientes, efetivos, saudáveis e sustentáveis. A gente tem a autonomia para decidir como vai chegar lá”. 

A organização deles é similar como a que vimos no Spotify, e como exemplo citado pela própria Nubank em seu blog, dentro de um squad de mídias sociais, há profissionais de comunicação e atendimento ao cliente. 

nubank-squads

 Fonte: Nubank 

 

Como Organizar uma equipe de software na Metodologia Squad ? 

Existem três pontos essenciais para a implementação da metodologia em qualquer modelo de equipe, são eles: 

 

Entender os setores e produtos da empresa: 

O principal objetivo de cada time é gerir núcleos da empresa, podendo ser setores, produtos, etc. Por isso, é de suma importância que o entendimento de cada núcleo seja realizado antes da criação dos squads. 

 

Organização de SquadsTribesChapters e Guilds: 

Após o entendimento de cada núcleo de atuação, é muito importante a ‘modelagem’ de cada equipe. Essa parte vem muito conectada com as necessidades do setor que eles irão atuar, por exemplo: 

Se um determinado grupo irá atuar na gestão de um produto X, eles irão precisar de um engenheiro de software, programador e webdesigner. Logo, esses serão os profissionais que irão compor o time. 

É bastante relevante entendermos que os squads se comunicam entre si, mesmo que não atuem com os mesmos objetivos. E é nesse ponto que surgem as Tribes. 

 

TRIBE 

Tribo ou tribe é um conjunto de squads com objetivos similares. Eles fazem reuniões com uma determinada frequência para apresentar o trabalho desenvolvido e trocar experiências. 

 

CHAPTER 

Já o chapter ou seção, é uma área de competência específica como produto, marketing, tecnologia, entre outras, e possui profissionais com habilidades parecidas.  

Por exemplo, um chapter de designers pode ter profissionais especializado em UX/UI e outros em Web. Ambos são designers porém com especialidades diferentes. 

No chapter há uma figura de liderança, que tem como responsabilidade treinar e ser uma espécie de mentor para os profissionais dos squads. 

Com o Chapter, a comunicação entre colaboradores que atuam na mesma área se torna muito mais saudável e vantajosa, afinal, será um conjunto de profissionais trocando conhecimento, mas que fazem parte de diferentes squads. 

 

GUILD 

Por fim, mas não menos importantes, as guildas ou guilds são um conjunto de profissionais que podem participar de squads e tribos diferentes, que se unem para compartilhar aprendizados de suas diferentes áreas. É uma troca muito rica em que todos da empresa podem participar. 

Às vezes as empresas utilizam das Guilds para conseguir melhorar a comunicação entre os colaboradores, que é algo de suma importância em uma metodologia squad. 

spotify-squads

Fonte: Cultura de software do Spotify 

 

Utilização de um Software para Gestão de Squads 

Você sabia que as maiores empresas utilizam softwares para a gestão das suas equipes?  

A utilização de uma ferramenta de gerenciamento auxilia em diversos fatores. Melhora a organização de tarefas, otimiza o tempo e permite o acompanhamento de indicadores de sucesso. 

Quantas vezes você não precisou entregar um projeto que passou do prazo? 

O AEVO Innovate é um software de gestão da inovação em que além de gerenciar seu portfólio de projetos inovadores, promover um programa de ideias para engajar seus colaboradores, conectar-se com startups e universidades para proporcionar uma colaboração de inovação aberta, também te permite criar e gerenciar times de alta performance.

 

CONCLUSÃO 

Usar a metodologia squad na sua empresa pode trazer muitos benefícios, mas por incrível que pareça há uma desvantagem: a falta de padronização. 

Cada time pode usar um editor de imagens diferentes, editor de código, forma de planejamento, mas isso também permite uma maior flexibilidade, então uma desvantagem pode se tornar vantagem. 

Com tudo que vimos, podemos dizer que a base de um squad saudável e produtivo é a confiança.  

Pode parecer assustador deixar tudo nas mãos de algumas pessoas sem uma liderança experiente para guiar todo o processo, mas você deve confiar nas pessoas que escolheu para trabalhar com você.  

Como disse o Spotify em seu vídeo, em tradução livre, ”Por que contrataríamos alguém em quem não confiamos?” 

Saiba como gerenciar seu squad com o AEVO Innovate: clique aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *