MultiCloud: 6 razões para você adotar essa estratégia

multicloud

A computação em nuvem já é amplamente utilizada por muitas empresas, sendo que ela é oferecida de diferentes formas e por meio de diferentes serviços. E quando se contrata mais de um desses serviços, tem-se o multicloud.

Para entender melhor esse novo conceito e as 6 razões para você adotar essa estratégia na sua empresa continue com a leitura deste artigo e confira as informações dos tópicos a seguir.


O que é computação em nuvem?

Antes de conhecer a tendência chamada multicloud, é importante falar sobre o significado de computação em nuvem ou cloud computing.

Trata-se de um serviço de computação sob demanda oferecido na internet com recursos de armazenamento e processamento de dados.

Pode ser acessado remotamente por quem o contratar, embora haja serviços gratuitos com limite de capacidade, a qualquer momento e de qualquer dispositivo com conexão à internet, sem que o usuário tenha que instalar programas.

Através da computação em nuvem, é possível acessar softwares, redes, serviços e arquivos, que estão hospedados em servidores de empresas que atuam como provedores.


E o que é multicloud?

Já o multicloud consiste no uso de diferentes serviços e fornecedores de computação em nuvem. Ou seja, ao invés de contratar apenas uma empresa que oferece o armazenamento na nuvem, são contratadas mais de uma ou mesmo distintos serviços.

Em outras palavras, pode-se dizer que é uma estratégia para armazenar dados na nuvem com o objetivo de atender todas as necessidades da empresa. Isso pode exigir a contratação de diversos serviços, sendo todos eles gerenciados em um único local.

Além de ser uma forma mais dinâmica de trabalhar com a computação em nuvem, oferece alto desempenho e muitas outras vantagens.


Por que adotar o multicloud na sua empresa?

Existem inúmeros motivos para adotar o multicloud na sua empresa. Veja a seguir quais são as principais 6 razões para decidir pelo uso de diferentes nuvens.


1 – Segurança para manter o sistema funcionando

Uma das principais vantagens de gerenciar diferentes nuvens é contar com a garantia de que o sistema da sua empresa se mantenha sempre em funcionamento.

Isso porque ao investir no multicloud é possível ter uma maior capacidade de armazenamento e processamento. Assim, não existe o risco dos clientes não conseguirem acessar o sistema devido a falhas e problemas.


2 – Redução de riscos para o sistema

Outra razão para ter uma estratégia de multicloud é redução de riscos, uma vez que a exposição da empresa se torna significativamente inferior a ameaças DdoS ou ataque de negação de serviço.

Esse tipo de ataque ocorre quando terceiros querem deixar os recursos de um sistema indisponíveis para os usuários.

Se o ataque se concretiza, as páginas hospedadas ficam indisponíveis na rede, não se tratando de uma invasão do sistema, mas de uma invalidação por sobrecarga.

Com a contratação de diferentes nuvens e serviços, isso não ocorre porque os mesmos estão distribuídos em fornecedores distintos, inviabilizando um ataque que consiga afetar todo o seu sistema.


3 – Otimização da infraestrutura e autonomia

Quando se tem uma estratégia com diferentes empresas e serviços de computação na nuvem, é possível escolher as melhores ofertas para atender o seu negócio.

Essa medida possibilita a adequada personalização e a otimização da infraestrutura em nuvem.

Além disso, consegue garantir o atendimento das inúmeras demandas sem ter que se limitar a um único fornecedor e sem ter que ficar exclusivamente refém dos seus serviços.


4 – Flexibilidade no uso de diferentes serviços

Mais um benefício do multicloud é a flexibilidade que oferece às empresas na hora de escolher novos serviços que precisa contratar. Ou seja, elas não precisam ficar presas às soluções oferecidas pelo único provedor contratado.

Essa flexibilidade permite, por exemplo, encontrar opções mais vantajosas quando aumenta os usuários de um sistema e, por consequência, deve-se aumentar também a sua capacidade.


5 – Redução de custos empresariais

Essa é mais uma razão para investir na contratação de diferentes provedores e serviços e também uma consequência das demais vantagens. Afinal, já que existem vários fornecedores, consegue-se contratar os serviços mais baratos de cada um deles.

A redução de custos ocorre ainda de maneira indireta. Se o sistema está funcionando com eficiência, os imprevistos, riscos, ataques e reclamações dos clientes são menores, bem como as despesas com manutenções.

Além disso, uma indisponibilidade do sistema pode causar um alto prejuízo.


6 – Cumprimento da legislação existente

Cumprir a legislação é mais um motivo para adotar o multicloud. Isso acontece porque, de acordo com a sua empresa, pode ser uma obrigação exigida pelo governo armazenar dados em território nacional.

Se for o seu caso, essa estratégia de gestão de computação na nuvem possui a vantagem de atender essa exigência, pois devido a sua maior capacidade de armazenamento seguir a legislação não é um problema.


Como utilizar o multicloud?

O multicloud deve ser usado de forma estratégia, inclusive, quando a empresa não encontra provedores que consigam atender a todas as suas necessidades.

Também é uma solução adequada quando os usuários do sistema estão fisicamente longe da empresa, como no caso de haver filiais em diferentes capitais do país. Assim, eles podem armazenar conteúdos nos provedores regionais, que estão mais próximos.

Ou ainda quando a empresa possui clientes em diferentes partes do país ou até mesmo do mundo, já que com o multicloud é possível disponibilizar as informações em diferentes servidores.

Assim, ao acessarem o sistema são direcionados automaticamente às informações presentes nos provedores mais próximos.

Em ambos os casos, os usuários conseguem usar o sistema com mais rapidez, ao mesmo tempo que a empresa garante uma alta disponibilidade.

Quando se torna importante contratar mais de uma nuvem, é essencial identificar quais são as suas necessidades e buscar serviços que consigam atendê-las com qualidade e economia.


Conclusão

A multicloud pode ser uma estratégia assertiva para empresas que possuem colaboradores, clientes e demais usuários distantes geograficamente e que precisam da nuvem para armazenar grandes volumes de dados.

O multicloud tem potencial para oferecer a capacidade que a sua empresa precisa para funcionar de maneira adequada e atender o público focando na experiência do usuário.

Essa é uma forma importante de inovar e você pode fazer isso também ao utilizar um software de inovação, como o AEVO Innovate, um software totalmente online. Além de ajudar no desenvolvimento de projetos e no trabalho colaborativo , ele possui muitas outras funções.

Conheça mais a seu respeito e como pode ser útil no seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *