O que é Melhoria contínua, como aplicar e cases de sucesso

melhoria-continua

Você já ouviu falar em melhoria contínua? Esse, sem dúvida, é um conceito que vale a pena ser conhecido mais a fundo por quem se interessa por inovação e pretende inovar nas mais diversas áreas e produtos.

Isso porque o mercado atual se modifica a todo o tempo e as exigências se ampliam, sendo necessários resultados cada vez maiores. É como correr contra o tempo ou parar diante da concorrência.


O que é melhoria contínua?

Melhoria Contínua significa que seu negócio ou empreendimento sempre pode melhorar! Nos dias de hoje, é bastante comum que empresas com muita tradição no mercado fiquem estacionadas diante das exigências, ampliação da concorrência ou mudanças nas tecnologias.

Ainda é necessário melhorar continuamente mesmo que você tenha empreendido há pouco tempo. Isso porque o mercado no mundo globalizado se modifica a cada minuto, exigindo cada vez mais de quem quer se manter nele, e quem estaciona, perde!

Um programa de melhoria contínua é uma prática empresarial capaz de medir e tornar os esforços cada vez maiores de forma constante, fazendo com que a empresa possua condições de concorrência sempre bastante altas, se tornando competitiva e eficaz!


Os pilares da melhoria contínua

A Melhoria Contínua, embora seja composta por técnicas personalizadas de acordo com cada empresa, conta com pilares comuns que precisam ser conhecidos por quem deseja implementar esse tipo de administração de sucesso!


Continuidade

Como o próprio conceito diz, continuidade é um dos pilares mais importantes para implementar uma gestão de melhoria contínua. Isso porque as exigências de mercado não param e é preciso acompanhar esse movimento.

Pensando sempre na melhoria como um processo cíclico, melhorar continuamente significa traçar metas, cumpri-las, avaliar e encontrar novos pontos de melhora para seu negócio ou empresa!


Cultura

A Melhoria Contínua é uma cultura a ser implementada na empresa. Por isso é considerada mais do que uma mera técnica de gestão, é um pilar sobre o qual se instala a empresa. Quanto melhor a equipe conhecer dessa filosofia e aderir ao modelo, melhores serão os resultados colhidos a médio e longo prazo.


Benefícios para todos

As modificações trazidas através desse modelo de gestão precisam significar melhorias para todas as áreas da empresa. Isso significa que é necessário pensar em sua empresa de forma global e não somente na venda ou no resultado final entregue ao cliente, já que todos os processos são interdependentes.


Por que é importante implementar a melhoria contínua

A melhoria contínua é fundamental para alcançar a máxima eficiência nos processos executados por uma empresa.

Desde procedimentos simples, como métodos de atendimento de ligações, padronizações dos e-mails, profissionalização da digitação, até investimento em atendimento ao cliente fazem parte da melhoria contínua.

Ela é importante porque significa uma melhora constante, avaliação e novas metas para todos os processos executados por uma empresa ou negócio, baseada no princípio de que sempre há espaço para melhorar.


Como aplicar Melhoria Contínua na prática

É comum que as empresas saibam que há pontos necessários para melhoria no desempenho geral da produção ou das vendas. No entanto, a dificuldade está em saber por onde começar, o que exatamente melhorar e como.

Alguns pontos podem ser importantes para implementar, na prática, a Melhoria Contínua para empresas.


Foco

Um dos pontos principais é o foco. Ter foco no que pretende melhorar significa concentração de esforços sobre pontos que podem ser garantias de negócios mais eficazes. A partir do mapeamento desses focos, que variam de empresa para empresa, é possível investir nos processos de melhoria contínua sem interrupção.

Leia também: Metodologia Squad: Como organizar uma equipe de software


Medida de desempenho

Medir desempenhos é um grande desafio para as empresas, porque faz parte de um processo contínuo de reavaliação e novas estratégias.

Para medir o desempenho de algo, é necessário ter uma indicação de padrões e valores, ou seja, é preciso conseguir mensurar.

As vendas aumentaram? A satisfação dos clientes evoluiu? O comprometimento da equipe se ampliou? Quais foram os resultados obtidos a partir das mudanças implementadas?

Todas essas questões podem ser avaliadas a partir de indicadores objetivos. Reduzir erros na produção, aumentar vendas, agilizar entregas, são exemplos de indicadores que podem ser medidos e verificados constantemente.


Padronização

A padronização dos processos, atendimentos e serviços é importante para garantia do padrão de qualidade. Padronizar os processos significa também gerir tempo e focar esforços em um modelo único que atenda às exigências mínimas para seu produto ou serviço.


Cases de sucesso

Dois cases de sucesso podem ser citados como exemplos de melhoria contínua implementados que podem servir como inspiração para quem deseja ampliar os resultados e eficiência de sua empresa ou negócio.

O primeiro é o case AVIVA, uma das empresas referência no ramo de turismo do Brasil, que através da melhoria contínua conseguiu alcançar mais de 55 MILHÕES com as sugestões de melhorias de mais de 4.000 colaboradores.

Saiba mais sobre esse case de sucesso clicando no banner abaixo.

case-aviva

Outro exemplo de sucesso é o case AERIS, empresa do segmento de energia renovável e que também utilizou o modelo de melhoria contínua para gerar ideias de inovação, alcançando mais de R$660 MIL de saving só com a sugestão de melhoria de um único colaborador.

Conheça mais sobre essa história de sucesso clicando no banner abaixo.

case-aeris

Leia mais: Kaizen: O seu programa de ideias no modelo Toyota


Conclusão

Empreender significa estar em constante movimento. Os processos de melhoria contínua são importantes para todos os segmentos de negócios e empresas que pretendem correr rumo ao mercado.

Uma das coisas que podem facilitar e muito o processo de estruturação da filosofia de Melhoria Contínua nas empresas, é a utilização de um software de gestão.

O AEVO Innovate, é uma plataforma criada especificamente para gerir projetos de inovação. Com ele, é possível organizar as melhores práticas e colocar em ação ideias colaborativas para obter resultados reais.

E a sua empresa? Depois de ler esse conteúdo será que você não teve uma ideia para otimizar algum processo e aumentar a produtividade da equipe? Então conte com a AEVO para te ajudar na sua jornada de inovação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *