Alcance o sucesso através da Cultura da Inovação: Saiba porque e como.

Time praticando cultura da inovação

Quando se pensa em inovação, qual a primeira coisa que vem a sua cabeça? A maioria das pessoas pensa que inovação está presente apenas em grandes Startups e que o seu conceito se limita em criar novas tecnologias, produtos e serviços. A inovação vai muito além disso. Inovar envolve criar novos modelos de negócios, novas formas de atender necessidades dos consumidores, novos processos organizacionais, novos meios de competir e cooperar no ambiente empresarial. Num cenário cada vez mais competitivo e globalizado, a inovação é essencial para a sobrevivência de qualquer organização.

Seja qual for o seu segmento de atuação ou o tamanho do seu negócio, pequeno, médio ou grande, manter-se em constante processo de inovação é essencial para um diferencial competitivo. Afinal, é só inovando que a gente consegue se manter à frente da concorrência. 

A grande sacada para transformar a inovação num diferencial competitivo, efetivo e sustentável é agregar a cultura nesse processo. Dentro de uma organização, o significado de cultura está diretamente relacionado aos comportamentos, valores, crenças e hábitos que a empresa adota na intenção de otimizar a criatividade dos seus funcionários, o que resulta em processos de criação inovadores e sustentáveis, novos produtos, resoluções, e até métodos de planejamento. Promover uma cultura de inovação dentro da empresa é fundamental para um negócio duradouro. 

Quando dizemos que a cultura é de inovação, significa que aquela empresa foca na criatividade das suas equipes, fornecendo autonomia e permitindo que novas ideias surjam. Seus benefícios já são confirmados em muitas grandes empresas. Organizações que promovem uma cultura de inovação acreditam que a inovação não vem apenas das lideranças, mas sim de qualquer pessoa na organização. 

 

Qual a importância da Inovação para o Desenvolvimento das Empresas

Não há empresas, organizações ou instituições que consigam sobreviver ao longo dos anos sem inovar, sem implementar melhorias que agreguem valor para seus consumidores. A inovação é ferramenta fundamental para uma empresa competir e sobreviver. É algo novo, que gera lucros, atraindo os consumidores e aumentando a receita.

Organizações que se preocupam em inovar sua cultura constantemente são as que mais crescem. A prática da cultura de inovação faz ser possível revitalizar e garantir o crescimento do seu negócio, possibilitando melhorias na produção e utilidade de produtos. Pode também promover mudanças na missão e valores da sua empresa e pode ser adaptada para qualquer tipo de negócio.

A princípio, mudanças podem despertar inseguranças, afinal, é mais fácil se prender ao conhecido e se manter na zona de conforto. Porém, para crescer e se desenvolver é necessário arriscar. Isso não implica que você precise todos os dias criar algo completamente novo ou fazer mudanças bruscas dentro da sua organização. A eficiência se encontra nas pequenas mudanças do cotidiano. 

Encare a inovação como uma oportunidade de crescimento, que possibilita um diferencial competitivo no mercado.

Conheça alguns comportamentos essenciais para a cultura da inovação na sua empresa. 

 

Quais as boas práticas para a Inovação?

A utilização de práticas certas e sólidas para a inovação podem trazer uma maior assertividade e gerar uma melhora significativa na cultura da sua organização. Conhecer boas práticas de inovação e investir de maneira correta nessa área pode ser um divisor de águas para a sua empresa. Contar com uma boa gestão de inovação mostra que a sua empresa é atualizada e está disposta a se adaptar às mudanças no mercado e no consumo. Quando o público e os colaboradores percebem o valor nesse investimento, passam a olhar a instituição com outros olhos.

A colaboração é uma das principais práticas. Adotar uma cultura colaborativa permite um relacionamento mais aberto entre os membros de uma organização. 

Também é importante lembrar de investir sempre em um ambiente com uma atmosfera agradável que garantam a motivação e energia necessária na produtividade.

Outro foco importante é promover a criatividade e a iniciativa. Seja através da utilização de ferramentas digitais de colaboração ou de iniciativas que facilitem o surgimento de novas ideias.

Uma cultura de inovação adequada possibilita hábitos como gerenciar competências, aspectos comportamentais, ambientes, processos, recursos e estratégias que agrega na cultura empresarial.

 

Os primeiros passos para a Implantar a Cultura da Inovação

A cultura de inovação é um conceito que está ganhando cada vez mais espaço nas organizações e que objetiva promover a competitividade num cenário em que se destacar é crucial. Isso envolve a busca por atitudes e mudanças inovadoras dentro da empresa. Para introduzir essa cultura dentro da empresa é preciso que seja um objetivo comum de todos os gestores, que não seja uma regra, mas sim uma característica dos colaboradores como um todo. Que de fato faça parte da essência organizacional, de forma que seja colocada em prática no dia a dia. Para isso, é necessário deixar para trás qualquer resquício de ambiente engessado e permitir que todos possam de fato explorar suas ideias, isso possibilita adotar mudanças e estratégias na rotina empresarial para construir um ambiente mais propício à inovação. 

Ainda tem dúvidas de porque implantar a cultura da inovação ou de como fazer isso?

Conheça agora algumas dicas que irão impactar significativamente a vida da sua organização:

 

Novas Ideias São Sempre Bem-vindas

A cultura da inovação só persevera em um ambiente que seja propício para o seu desenvolvimento. Por isso, cultive uma atmosfera favorável, estimulante e flexível, com condições necessárias que fomente a busca por inovação dos colaboradores.

Crie mecanismos para incentivar a participação dos colaboradores, estimule-os a expressarem as suas ideias, amplie sua capacidade de questionamento. Celebre as conquistas. Mostre os resultados de posturas inovadoras. Invista em um espaço onde o diálogo é bem-vindo e todos se sentem convidados a expressarem os seus pensamentos. Afinal, uma empresa inovadora é aquela que dá oportunidade para seus colabores inovaram e absorverem os resultados desse processo.

 

Softwares e Aplicativos de Gestão de Ideias

Não é porque inovar vai além da tecnologia que você não pode aproveitar a tecnologia a seu favor. Inovação tem tudo a ver com tecnologia, por isso, aproveite ao máximo o que a era digital em que vivemos pode oferecer.

Nesse cenário, destacam-se os aplicativos, eles podem servir como um grande facilitador para diminuir as burocracias dentro da empresa.

Pense em tudo que pode ser automatizado na sua empresa. É possível aproveitar ferramentas digitais para diminuir o trabalho burocrático e deixar os seus colaboradores mais livres para pensarem em estratégia – e, é claro, em inovação!

Nesse segmento, a plataforma de gestão de inovação, AEVO Innovate, é uma ótima solução para acompanhar e promover a inovação em empresas.

 

Faca com que a gestao do seu projeto atinja o apice - Aevo inovação

 

Acompanhamento de Tendências do Mercado

Inovar tem tudo a ver com originalidade, mas, também, com olhar para fora do próprio negócio. Se informar e estar por dentro do que outras empresas e o mercado estão fazendo ajuda a empresa a se atualizar e se adaptar as novas tendências do mercado.

Busque compreender quais são as estratégias e soluções que têm funcionado para outras empresas e reflita sobre como elas podem ser úteis também no seu modelo de negócio. Conversas de benchmarking também podem ser interessantes para ter boas ideias, assim como a participação em eventos do segmento da sua organização.

Se inspire para deixar a sua empresa cada vez melhor.

O Incentivo da Criação Coletiva

É impossível inovar sozinho. Incentive os seus colaboradores a trabalharem juntos, ambientes que estimulam o trabalho em equipe estão mais propícios à inovação. Afinal, duas cabeças criando são melhores que uma. Estimule a capacidade dos seus colaboradores de trabalharem em conjunto, unindo ideias diferentes em prol do mesmo objetivo. 

Cabe ao líder manter o time focado em inovar e trabalhando em grupo. Para isso, relembre os colaboradores dos objetivos da empresa e busque trazer novas ideias para dentro do grupo. Troque ideias e opiniões num contexto em que os resultados vão ser benéficos para todos os envolvidos.

Dê o Exemplo

Como é papel dos gestores atuarem como líderes no processo criativo, é muito importante que eles adotem sempre uma postura inovadora e questionadora. Atuando como verdadeiros exemplos a serem seguidos. Afinal, colaboradores de uma organização tendem sempre a seguir as posturas e modelos mentais de seus líderes.

De nada adianta pregar a inovação se ela não estiver presente em seu comportamento e escolhas. Todas elas. Das menores e mais banais até aquelas mais significativas dentro da organização. É papel do líder educar pelo exemplo e mostrar como é possível inovar no dia a dia.

Consistência na Implantação de Ideias

O processo de construção e implementação de uma cultura da inovação é contínuo e não pode parar. Lembre-se que, enquanto gestor, é sua responsabilidade manter os colaboradores motivados e engajados com esse objetivo. Por isso, seja persistente na hora de implantar ideias. Busque, a cada dia, trazer uma nova ideia ou conceito para a empresa, mostrando ao time como a inovação pode e deve acontecer.

Metas: Não tenha Medo de Errar

Toda mudança na organização deve acontecer com um objetivo por trás, por isso, tenha objetivos claros com a inovação. Inovar por inovar, sem metas definidas, pode resultar em desperdício de tempo e dinheiro. Qualquer que seja o seu foco, o importante é que ele seja bem definido e mensurável.

Depois de colocar a inovação em prática, acompanhe e meça os resultados. Avalie se as mudanças estão trazendo os resultados desejados. Se sim, hora de celebrar! Mas, caso contrário, não desanime, continue buscando soluções inovadoras e não tenha medo de errar. 

Errar faz parte do processo. Se algo não sair conforme o esperado, volte uma casa e corrija a rota. Você e seu time sairão desse processo com mais força e conhecimento. Não tenha medo, inovar exige coragem. Seja ousado, criativo e inovador e prepare-se para colher os frutos dessa decisão.

Ter uma cultura da inovação implementada com sucesso é um grande diferencial competitivo atualmente. Agora que você já sabe como colocar essa mudança em prática dentro da sua organização, é só se preparar para colher os bons resultados!

Implementar práticas de inovação consiste em mudanças estruturais na sua empresa, por isso, aplicar e manter uma cultura da inovação não é fácil. Mas, tenha paciência, essa é uma ação que pode levar tempo para se consolidar, porém, os frutos a serem colhidos tendem a ser sempre positivos.

É um processo trabalhoso e que requer paciência, conhecimento e a consciência de que, na maioria das vezes, os resultados serão visíveis e mensuráveis em longo prazo. Por isso, manter a motivação do colaborador sempre acesa é o que dará impulso para que ele inove constantemente.

E você? Como implementa a cultura de inovação na sua empresa? Deixe sua colaboração nos comentários abaixo!

 
 
Posts Relacionados
Visando alcançar o topo empresarial, uma empresa resolve inovar na sua forma de gestão. Seus
Você sabe o que significa Kaizen? Pois bem, Kaizen significa mudança para melhor e é
A cultura organizacional é completamente dependente do setor de RH de uma empresa e o

Deixe uma resposta