O que é um plano de negócios: ferramentas e como começar

o que é um plano de negócios

Existem vários elementos importantes para o sucesso de um negócio. Uma boa ideia e espírito empreendedor são alguns dos mais lembrados; no entanto, planejamento também é fundamental, mesmo nos estágios iniciais. Neste artigo, você vai entender o que é um plano de negócios e conhecer algumas ferramentas que podem ajudar a desenvolvê-lo.


O que é um plano de negócios?

Plano de negócios é um documento que formaliza os objetivos de um negócio e o modo como eles serão alcançados. Nesse documento, são incluídos planejamentos específicos para várias áreas do negócio, como finanças, marketing, comercial e logística.


Por que o plano de negócios é importante para minha empresa?

Agora que você sabe o que é um plano de negócios, fica mais fácil entender porque ele é tão importante: esse plano funciona como um mapa que orienta o empreendedor na hora das principais decisões. Desta maneira, é possível manter uma maior assertividade na gestão.

Porém, essa não é a única vantagem de um plano de negócios. O processo de elaboração pode revelar se uma ideia de negócio é inviável. Assim, o empreendedor evita desperdiçar tempo e recursos com a construção de um negócio que, após alguns meses, pode revelar problemas estruturais e não terá potencial para gerar lucro.


Ferramentas para construção do plano de negócios

Algumas ferramentas ajudam a trazer informações relevantes para o plano de negócios. Conheça quatro delas.


Análise SWOT

A análise SWOT, também conhecida como análise FOFA, é uma ferramenta que permite identificar os pontos fortes (strengths), pontos fracos (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats) ao negócio.

Com a realização de uma análise SWOT, é possível incluir no plano de negócios uma previsão das principais dificuldades internas e externas que a empresa poderá enfrentar e, desta forma, planejar com antecedência a forma de lidar com elas.

Além disso, é possível também incluir uma previsão das situações positivas que a empresa poderá explorar para conquistar vantagens competitivas e obter resultados melhores.


Business Model Canvas

O Business Model Canvas, é uma ferramenta que permite representar visualmente um modelo de negócios, colocando em evidência seus principais aspectos.

Ele é composto por nove blocos: segmentos de clientes, proposta de valor, canais de distribuição, relacionamento com clientes, fontes de receita, principais atividades, recursos-chave, parcerias e estrutura de custos.

O Business Model Canvas auxilia no entendimento da dinâmica de funcionamento planejada para a empresa. Ele também permite identificar com maior facilidade alternativas para aumentar a eficiência e eficácia do modelo.


MAT – Plano de negócios simplificado

O MAT é uma forma de plano de negócios simplificada. Ele se concentra em três questões: as metas, as ações necessárias para atingir as metas e as tarefas que devem ser realizadas para concretizar cada ação.

É importante notar que o MAT tem limitações e não substitui o plano de negócios tradicional, que é mais completo e detalhado. No entanto, ele pode ser um bom ponto de partida, especialmente para empreendedores individuais em início de carreira.


Gestão de processos Ágil

A gestão de processos ágil consiste em uma forma de gestão de processos que tem como objetivo principal produzir resultados mais eficientes e de forma mais rápida. Existem várias metodologias ágeis que adotam técnicas distintas. Porém, todas elas compartilham características centrais, como a flexibilidade para se adaptar a mudanças repentinas.

A gestão de processos ágil é uma ferramenta útil para a elaboração do plano de negócios porque esse plano não pode ser estático. Ele precisa ser revisitado e remodelado constantemente, conforme a empresa progride em seus vários estágios de desenvolvimento.

Ao longo do tempo, as metas mudam, o cenário interno e externo se alteram e, assim, o planejamento do curso de ação precisa de ajustes. Com a gestão ágil de processos, torna-se mais fácil flexibilizar o plano para que ele acompanhe essas transformações.


Como inovar na construção de um plano de negócios

Normalmente, a noção de inovação é direcionada a produtos e serviços. No entanto, também é possível inovar no próprio plano de negócios e na maneira como ele é construído.

Para isso, é preciso adotar uma cultura de inovação, ou seja, transformar o pensamento criativo em uma parte central do negócio, incentivando a autonomia, a geração de ideias, a experimentação. Dessa forma, a inovação vai estar presente em todas as atividades – inclusive, na elaboração do planejamento.

Além disso, o uso de ferramentas como as que você viu neste artigo também colabora para a inovação no plano de negócios, já que elas incentivam o empreendedor a pensar sobre ele de maneiras diferentes, enxergando aspectos que podem não ser tão evidentes. Cada um desses aspectos abre portas para oportunidades de inovação. 


Conclusão

Neste artigo, você entendeu melhor o que é um plano de negócios e descobriu quatro ferramentas que podem ajudar a dar os primeiros passos na sua elaboração. Além disso, também viu que é possível inovar no plano de negócios, com a ajuda dessas ferramentas e o desenvolvimento de uma cultura de inovação.

Contar com uma plataforma dedicada à gestão da inovação também pode trazer uma grande vantagem para assegurar que um negócio já entre no mercado bem posicionado. Acesse o nosso site e saiba mais sobre os benefícios do AEVO Innovate!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *