Seis Sigma: melhoria contínua através do Programa de Ideias

seis-sigma

A utilização de metodologias para aperfeiçoar processos e analisar dados de maneira quantitativa e qualitativa, surge logo após a Segunda Guerra Mundial, onde a Toyota precisava aperfeiçoar seu processo para produzir mais com menor custo. Ali os conceitos de Lean e melhoria contínua começaram a mudar o mindset industrial ao olhar para seu processo e produto. 

Em uma realidade onde eles já haviam entendido que era possível padronizar seu processo para produzir com qualidade e com alto volume, foi surgindo a necessidade de analisar mais profundamente sua eficiência para estarem em par com todo o mercado.

Foi onde a Motorola, e posteriormente a General Eletric (GE) nos anos 80, aplicaram a metodologia seis sigma. Jack Welch, foi o responsável pelos estudos. Nesse momento, a diminuição do custo e variação dos processos começou a ser cada vez mais expressiva. 


O que é Seis Sigma? 

A metodologia permite o gerenciamento de processos por completo, gerando dados quantitativos e qualitativos a partir de ferramentas de qualidade. Em seu maior potencial de aplicação, a participação dos colaboradores é fundamental, para melhor análise e impacto dos resultados. 

Suas fases consistem em utilizar o método DMAIC, que passa por 5 etapas principais. Assim, conseguimos aplicar as ferramentas de qualidade para análise precisa do processo.  

dmaic-o-que-e-six-sigma

Definição: nessa fase o principal objetivo é definir o escopo do projeto com bastante precisão, para identificar o processo gerador de problema e definindo a principal meta. 

Mensuração: análise quantitativa dos dados históricos, e levantamento de hipóteses de potenciais causas 

Análise: identifica a causa raiz do problema a partir dos dados coletados

Melhoria (Improvement): fase em que é proposto melhorias para a causa raiz, unindo boas práticas de mercado, ferramentas de qualidade e a força dos colaboradores presentes no processo.

Controle: monitora e garante que as melhorias propostas vão ser implementadas e gerar o resultado esperado. 

A imagem abaixo mostra uma comparação entre o DMAIC e o PDCA. 

ciclo-pdca-x-dmaic

Enquanto o PDCA é mais genérico e adaptável, o DMAIC permite uma análise mais profunda dos dados para achar o problema causador de erros.  


O que é Melhoria Contínua? 

Esse modelo de gestão basicamente resume a ideia de que processos, serviços e produtos devem ter uma melhoria constante, e com colaboração de todos os colaboradores da empresa. 

Em Japonês, a metodologia Kaizen sugere que todos os esforços no âmbito profissional, devem ser voltados para melhorias. Na prática, a filosofia da melhoria contínua encontra a metodologia Seis Sigma com as ferramentas necessárias, e mindset de crescimento e resultados expressivos. 

Saiba mais sobre Melhoria contínua em nosso artigo!


O que é um Programa de Ideias? 

O programa de ideias permite que sua empresa conecte todos os colaboradores em uma estratégia de melhoria contínua e inovação, com objetivo de inovar seus processos, produtos e serviços de forma conjunta com os objetivos organizacionais 

O impacto desse tipo de programa já é claro, como exemplo da CCP – Cyrela Comercial Properties, que teve 8,62X de ROI com o programa, e 82% de participação dos seus colaboradores no programa. Após definirem 5 pilares de desenvolvimento da empresa, coletaram ideias de seus colaboradores para resolver os problemas observados durante sua jornada.  

Leia mais: Programa de Ideias – Tudo que você precisa saber


Como aplicar um Programa de Ideias? 

Na prática, o programa de ideias ideal deve seguir alguns pontos importantes para garantir o seu sucesso, entre eles: 

  • Objetivo do programa bem alinhado com a estratégia de inovação da empresa. Com isso, seus colaboradores vão saber para aonde ir com a gestão do programa. 
  • Garantir a participação e engajamento do colaborador no programa é um fator-chave para o sucesso, então ter um sistema de recompensas e gamificação atrelado aos resultados alcançados incentiva seus colaboradores a interagir nos desafios lançados. 
  • É importante entender quais são os participantes que farão a real diferença no programa. Em modelos mais completos, funcionários de todos os cargos e níveis de escolaridade podem participar. Dessa forma, todas as vozes são escutadas e garante-se maior extensão por todas as partes da empresa. 
  • Para as ideias serem implementadas, é necessário a definir de um fluxo de aprovação com os devidos responsáveis por cada etapa de análise. Dependendo do programa, os responsáveis pela avaliação podem ser profissionais de alto escalão e qualificação na organização, ou até mesmo gestores e analistas capacitados para aplicar as devidas avaliações. 

Impacto do Programa de Ideias na metodologia 6 Sigma 

Depois de entender melhor o que é o 6 Sigma e o programa de ideias, vamos discutir um pouco sobre como podemos utilizar do Programa de Ideias como ferramenta de melhoria dentro do 6 Sigma.

Aqui vamos interpretar os dados tratados na fase de Análise do DMAIC, e entender como os problemas encontrados podem ser resolvidos com a participação de seus colaboradores na fase de melhorias. 

Como já sabemos, a metodologia 6 Sigma é composta por 5 fases em sua divisão. Para entender melhor a aplicação do Programa de Ideias, vamos entender como podemos usar os dados da fase de análise, para gerar melhorias na fase seguinte.


Análise x Melhoria 

Suponhamos que uma indústria de biodiesel esteja aplicando a metodologia 6 Sigma em seu principal processo produtivo para reduzir custos e achar possíveis erros. 

A priori, foi decidido que seria estudado o desperdício de óleo vegetal utilizado no processo, de modo a reduzir ao menos 5% desse valor.

Na fase de Análise, foram mapeadas duas métricas principais que chamaram a atenção 

  • A decantação da glicerina bruta após a aplicação do produto no reator, era mais que o normal em alguns dias do mês, demorando cerca de 40% mais que a média estudada.

  • O valor do desperdício na fase de lavagem não foi aceitável, descobriram que em média 12,6% da produção mensal acabava virando sabão na fase de lavagem, já que a produção do biodiesel e sabão são parecidas.

Esses dados são essenciais para dar foco ao programa de ideias, pois aqui vamos conseguir guiar os colaboradores para dar direcionamento no real problema. 

Já na fase de Melhoria,o Programa de Ideias é lançando, sendo o mais transparente possível com seus colaboradores. Os desafios devem ter temas que representem a realidade do problema encontrado, de uma forma simples que todos possam entender. Exemplo: 

  • “Decantação da Glicerina: como podemos estabilizar o tempo do processo?” 
  • “Não queremos sabão! Como vamos diminuir o erro de desperdício?” 

Caso necessário, inclua materiais onde sua equipe poderá estudar e ler mais sobre o problema encontrado, apresentando um briefing com as principais motivações e detalhes de cada situação. Como são dados protegidos, garanta a segurança da informação com uma plataforma especializada para o programa de ideias como o Software AEVO Innovate. 


KPI’s para mensura a metodologia Seis Sigma com o Programa de Ideias 

Para garantir uma análise completa, os KPI’s abaixo serão necessários para analisar profundamente a metodologia 6 Sigma. 


DPU 

DPU mede a quantidade de defeitos que cada unidade produzida apresenta. O defeito é analisado de acordo com os requisitos do cliente, calculado dessa forma: 

DPU= Total de Defeitos / Total de unidades 

Use uma amostra em estado ideal para comparação.  


DPO 

Esse KPI representa o número de erros que um processo pode gerar, afim de calcular a probabilidade de ocorrência desses defeitos.  

DPO = média de defeitos por unidade / (oportunidades de erros) x (unidades produzidas).  


Capabilidade do processo 

É analisado se o projeto atende as especificações do produto, definido pelo gerente do projeto.    

Para um projeto ser capaz, deve respeitar os limites de especificação pré-estabelecidos. Dessa forma, é possível saber a probabilidade do projeto dar um erro. 

capacidade-do-processo

Os índices de análise são representados pela métricas de Cp, Cps, Cpi e Cpk. 


ÍndiceDescriçãoCálculo
CpMede a capacidade de maneira simples, para processos centrados. Mede o potencial do processo.Cp = (LSE-LIE) /6σ
Sendo LSE e LIE os limites de especificação do processo (superior e inferior)
CpsDiferença do centro da distribuição e a especificação superior.Cps = (LSE -μ) /3σ
CpiDiferença do centro da distribuição e a especificação inferior.Cpi = (μ – LIE) /3σ
CpkMede a capacidade de processos que não estão centrados.Cpk = mín {Cps ; Cpi}

COPQ ( Cost of Poor Quality) 

Essa métrica analisa quanto custa a falta de qualidade em seus produtos defeituosos. Utilizando do exemplo da indústria de Biodiesel, o COPQ pode mostrar o preço que 12,6% de produto desperdiçado transformados em sabão possui. Com isso teremos o custo da falta de qualidade do produto desperdiçado. 


Nível de Qualidade Sigma 

Nessa métrica é avaliado a qualidade de um processo de acordo com as métricas pré definidas do 6 Sigma. 

Calcula-se quantos defeitos seu processo possui, e colocar em uma escala do nível Sigma.  

Nível da QualidadeDefeitos por milhão% de conformidade
1 Sigma691.46330,85%
1,5 Sigma500.00050%
2 Sigma308.53769,15%
3 Sigma66.80793,32%
4 Sigma6.21099,38%
5 Sigma23399,97%
6 Sigma3,499,99966%

Conclusão 

Gerenciar um programa como o 6 Sigma exige do gestor a utilização de uma plataforma robusta para centralização das informação, e fluidez na aplicação das metodologias.

Um software completo como o AEVO Innovate, permite a inclusão do gerenciamento de seu portfólio de inovação, e aplicar o Programa de Ideias em um único lugar. 

É possível gerenciar as etapas dos projetos com as principais metodologias ágeis utilizando a Central de Iniciativas, levando o 6 Sigma para todos os níveis de colaboradores com o Programa de Ideias.

Na Central de Ideias, você pode lançar seus desafios com foco de melhoria, analisar, priorizar e implementar as ideias coletas com seus colaboradores. Fale com um especialista e agende já uma demonstração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *