Inovações Tecnológicas na Área Financeira – Veja as novidades

area-financeira

A inovação tecnológica em todas as áreas é uma realidade, e com o setor financeiro não poderia ser diferente. Independentemente do tamanho de uma organização, para alcançar bons resultados financeiros é necessário investir no aprimoramento digital.

Pensando nisso, separamos algumas das principais tendências e inovações tecnológicas para a área financeira. Confira!


Principais Inovações da Era Digital

A tecnologia tem se desenvolvido cada vez mais. Muitos são os adventos do século XXI que têm impactado diretamente na execução das atividades de todas as áreas corporativas. Entre as principais tendências, podemos destacar:


Avaliação de Riscos

Como o cenário financeiro possui constantes mudanças, grandes quantidades de dados e momentos em que é necessário tomar decisões de forma rápida, surge a importância de se analisar com bastante precisão todos os riscos.

Antes de implementar uma estratégia no financeiro, é preciso levar em consideração inúmeros aspectos, como os envolvidos no projeto, pontos fracos e fortes, planos de prevenção, controle de despesas, etc. 

Todas essas avaliações são feitas através da análise de dados obtida e armazenada por meio da tecnologia. Esta possibilita enxergar melhor todo o cenário e probabilidades antes de se iniciar a implementação de uma nova estratégia, seja por meio da análise do mercado, da bolsa de valores, etc.


Computação em Nuvem

Uma das mais utilizadas para o armazenamento de dados e para simplificar as operações financeiras, a computação em nuvem permite que todas as informações sejam acessadas em tempo real, a qualquer momento e em qualquer lugar. Assim, é possível manter a segurança e praticidade nos processos que envolvem a utilização desses dados.


Blockchain

Este conceito consiste em um modelo de computação de dados e de operações financeiras. Por isso, ele é bastante importante para o futuro da área. Podemos definir o Blockchain como um protocolo de confiança que tem o objetivo de fortalecer a segurança das movimentações financeiras. 

Portanto, o Blockchain registra todas as transações em um grande banco de dados que não abre margens para que aconteça nenhum tipo de violação. Dessa forma, as operações financeiras podem ser realizadas de forma segura.


Processos Reestruturados

Um grande avanço da tecnologia é a possibilidade de digitalizar processos por meio de ferramentas. Muitos procedimentos manuais da área financeira costumam demorar horas ou até mesmo dias para serem concluídos. Nesse caso, a automatização desses processos otimiza a rotina do setor e evita a possibilidade de erros. Confira a seguir as principais ferramentas tecnológicas para o setor.


Ferramentas Tecnológicas para a Área Financeira

Dentre as principais inovações para o setor nós podemos destacar:

  1. G Suite;
  2. Trello;
  3. ExpenseOn.

1. G Suite

O G Suite consiste no grupo de ferramentas de produtividade do Google que têm sido grandes aliadas para empresas. Utilizando o sistema de computação em nuvem que mencionamos anteriormente, o grupo inclui:

  • Planilhas;
  • Documentos de texto;
  • Drive para armazenamento;
  • Agenda integrada;
  • Gmail;
  • Apresentações;
  • Google Meet para reuniões online.

Todo este conjunto de ferramentas é essencial para a organização diária do setor financeiro. A grande vantagem é que não há perda de dados caso haja algum problema de energia ou  nos computadores, pois todos os dados são salvos automaticamente na nuvem.


2. Trello

O Trello é uma ferramenta excelente no que diz respeito à organização de várias atividades. Com ele é possível visualizar o andamento de todas as tarefas feitas no setor e observar o que está concluído ou não. Essa pode ser uma forma de organizar as receitas e despesas, controlando e monitorando itens que já foram pagos ou precisam ser comprados, por exemplo.  


3. ExpenseOn

A ExpenseOn é um software de gestão de despesas. Pequenas, médias ou grandes empresas precisam lidar com o processo de prestação de contas e ressarcimento de despesas, o que é sempre um desafio.

Gestores e analistas gastam horas para dominar o controle de despesas financeiras. Muitas vezes, precisam encarar sistemas defasados e que não apenas dificultam as tarefas, mas também acabam criando riscos de fraude para os processos internos.

Quem vive o dia a dia da gestão financeira empresarial sabe quão grande é a dor de cabeça para enfrentar os desafios dessa rotina. O sistema de gestão de despesas corporativo vem para facilitar tudo isso.

Além de simplificar os processos, da digitalização de recibos e notas fiscais à emissão de relatórios, torna a gestão financeira mais segura e eficiente.

Um software com plataforma digital integrada automatiza e torna todo o procedimento muito mais natural. Além disso, ainda permite que os colaboradores se concentrem em atividades que têm muito mais importância.

A ExpenseOn é um sistema de gestão de despesas  digital que permite a otimização da rotina do setor por meio da automatização, gerando relatórios e aprovando despesas com apenas um clique. Além disso, é possível escanear todas as notas fiscais e, dessa forma, evitar erros ocasionados por causa de perdas. Assim, todo o setor possui muito mais segurança na realização das atividades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *