Trilha de aprendizado: como capacitar seus colaboradores

trilha-de-aprendizado

A capacitação profissional se mostra uma necessidade em muitas empresas, dos mais variados segmentos de mercado. Afinal, em geral, é mais vantajoso investir no conhecimento dos colaboradores do que buscar novos talentos.

E para que cursos, treinamentos e outros tipos de capacitações sejam colocados em prática de maneira eficiente, de forma organizada e planejada, existe a chamada trilha de aprendizado.

Se você tem interesse em saber mais sobre a trilha de aprendizado e como capacitar seus colaboradores com essa metodologia, continue com a leitura deste artigo e confira as informações dos tópicos a seguir.


O que é trilha de aprendizado?

Como o nome sugere, a trilha de aprendizagem é o caminho criado para a equipe de uma empresa seguir em busca do conhecimento necessário.

Em outras palavras, trata-se da ordem proposta de atividades para os colaboradores aprenderem sobre um ou mais temas.

Para tanto, os gestores definem quais são os assuntos a serem abordados e como eles serão ensinados, podendo ser por meio de cursos, treinamentos, palestras, workshops e demais formatos.

Ao pensar em uma trilha de aprendizado para os colaboradores, a empresa consegue definir com mais assertividade quais são os temas mais relevantes para a capacitação da sua equipe.

Da mesma forma, consegue determinar um cronograma adequado para que as atividades se tornem mais dinâmicas, atrativas e, por consequência, surtam os resultados esperados.

O melhor é que a trilha de aprendizado se adapte à realidade dos colaboradores, para contribuir com o seu engajamento. Isso quer dizer que é preciso avaliar as atividades que melhor se adaptem à rotina da equipe, bem como horários e metodologias.


Qual objetivo da trilha de aprendizado?

O principal objetivo da trilha de aprendizado é facilitar a transferência de conhecimento para os colaboradores através de um cronograma bem organizado e planejado.

Nesse sentido, recomenda-se que os assuntos abordados sejam divididos em módulos e matérias, sendo que essa estratégia tem potencial para otimizar o aprendizado e torná-lo mais acessível à equipe.

Além disso, é fundamental que o caminho traçado para a trilha de aprendizado faça sentido. Ou seja, que os módulos definidos complementem uns aos outros e sigam um planejamento lógico.

A capacitação profissional também é um objetivo dessa metodologia, pois as empresas percebem cada vez mais a importância de qualificar a sua equipe.

Essa atitude é mais vantajosa do que contratar novos profissionais, uma vez que para algumas demandas a oferta é pequena e os custos são elevados. Outro benefício de investir na própria equipe é o fato dela já estar em sintonia com a cultura da organização.

Com a trilha de aprendizado um colaborador pode ainda dominar assuntos pertinentes para o seu crescimento profissional a fim de ser promovido ou mesmo para mudar de departamento e fazer uma transição tranquila.


Como fazer uma trilha de aprendizado eficiente?

Uma metodologia muito eficiente para aplicar a trilha de aprendizado é com gamificação, que consiste em se inspirar nos games para criar um ambiente de ensino atrativo e que gere engajamento.

Para tanto, é possível fazer uso de recursos como pontuações, storytelling, fases, entrega de brindes, missões e rankings. Esse método já é amplamente utilizado pelas empresas na hora de capacitar suas equipes justamente pelos benefícios que oferece.

Além de tornar o aprendizado mais dinâmico, ajuda a estimular a participação do colaborador. É importante entender que, de acordo com o tipo de conteúdo a ser transmitido, ele pode ser massante ou difícil de ser absorvido.

Mas com a gamificação as chances do profissional obter um bom desempenho e resultados positivos são maiores.

A metodologia também contribui para que o colaborador não associe a capacitação a uma obrigação diária, o que pode prejudicar a sua motivação e comprometimento.

Uma trilha de aprendizado com os recursos dos games possibilita atividades mais leves e descontraídas. Para a empresa tem ainda o benefício de ajudar a visualizar o desempenho da equipe de maneira mais clara.

Confira as dicas que o nosso CEO, Luís Felipe Carvalho, separou para vocês:


Porque a capacitação dos profissionais é importante?

Como já mencionado, a trilha de aprendizado é uma grande aliada da capacitação dos profissionais, que garante uma série de vantagens para a empresa. Entre elas, contar com uma equipe mais bem preparada e treinada para desempenhar suas tarefas.

Assim, os treinamentos podem ser oferecidos tanto para os novos colaboradores que devem aprender a como realizar as atividades diárias, quanto aos experientes que precisam usar novas ferramentas ou ter o seu conhecimento atualizado.

Outra razão para capacitar a equipe é porque promove o seu autodesenvolvimento, já que a partir do momento que ela se vê diante de novos conhecimentos também se motiva a buscar por conta outros conteúdos e manter o aprendizado contínuo.

Nesse processo, os colaboradores alcançam ainda o seu desenvolvimento pessoal, pois habilidades como resiliência, pensamento crítico, inteligência emocional, empatia e outros podem ser abordados e são conhecimentos essenciais em todos os aspectos da vida.

Por fim, a empresa se beneficia com a capacitação, já que uma equipe qualificada para desempenhar sua rotina com eficiência, conhecimento e habilidades só tem a contribuir com o sucesso do negócio.

Mas para promover uma trilha de aprendizado assertiva é importante fazer uso das ferramentas adequadas, como o AEVO Boost, a mais nova plataforma de capacitação profissional com foco na inovação da AEVO.

Nela é possível encontrar conteúdos sobre Inovação Aberta, Gestão da Inovação, Cultura de Inovação, Metodologias Ágeis e Programa de Ideias, bem como materiais com as melhores práticas para gerir a sua empresa de modo a alcançar os objetivos traçados.

Além de conteúdos exclusivos, a plataforma oferece recursos como gerador de insights, materiais extras e certificado.

Os colaboradores podem acessar os cursos por meio do seu dispositivo móvel de qualquer lugar e a qualquer hora do dia, tornando o conhecimento muito mais acessível para todos os perfis de profissional.

curso-aevo-boost

Conclusão

Empresas que fazem uso da trilha de aprendizado para promover a capacitação profissional da sua equipe conseguem obter os resultados esperados com maior agilidade, desde que façam uma trilha organizada e bem planejada.

A inovação nesse contexto se torna fundamental e a AEVO conta com demais ferramentas para empresas que desejam evoluir. É o caso do AEVO Innovate, nosso Software de Gesão da Inovação, com diversas funcionalidades.

Aprenda hoje mesmo como o seu negócio pode inovar no seu segmento de mercado com a ajuda dessa e de outras soluções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *