Crowdsourcing: como funciona e exemplos para aplicar

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Equipes multidisciplinares são imprescindíveis na hora de desenvolver projetos que exigem diferentes conhecimentos. Mas nem toda a empresa precisa manter de forma permanente uma equipe dessas, se a necessidade for só em momentos pontuais.

Para essas situações, o crowdsourcing pode ser um grande aliado. Se você deseja saber como funciona essa nova tendência e conhecer exemplos para aplicar no seu negócio continue com a leitura deste artigo e confira as informações a seguir.


O que é crowdsourcing?

Crowdsourcing é a junção de duas palavras em inglês: crowd e outsourcing, que significam multidão e terceirização, respectivamente. Assim, o termo pode ser entendido como uma terceirização coletiva.

Isso porque o crowdsourcing consiste em reunir um grande número de colaboradores em torno de um mesmo projeto. A ideia é que esse grande grupo seja formando por profissionais de diferentes áreas e experiências para contribuir em um projeto, similar aos squads.

Em geral, associado à resolução de um problema, pois com a ajuda de pessoas de perfis e vivências tão variadas é possível encontrar soluções que atendam um maior número de indivíduos.

O crowdsourcing trata-se ainda de um processo colaborativo, um modelo de produção ou uma construção coletiva. De todo o modo, o objetivo é juntar o máximo de ideias e criatividade para obter um resultado assertivo.


Vantagens do crowdsourcing

O crowdsourcing oferece uma série de vantagens para empresas, inclusive, no que diz respeito a encontrar soluções para problemas tanto internos quanto externos.

Esse trabalho colaborativo também ajuda a melhorar produtos e serviços e mesmo a lançá-los de modo que atenda as necessidades do seu público-alvo.

Além de atender inúmeras demandas, o crowdsourcing possui a vantagem de contar com baixo custo ou mesmo nenhum, de acordo com o modelo que for aplicado. Da mesma forma, pode trazer soluções em um curto período de tempo.

Mas um dos principais benefícios desse modelo de trabalho é o próprio fato de reunir pessoas e profissionais com distintas visões de mundo e experiências, o que tem potencial para formular soluções diferentes das que costumam aparecer.

Com o crowdsourcing, a empresa tem acesso a tendências as quais ainda desconhece e a profissionais com habilidades que a sua equipe não possui.

Todas essas vantagens oferecem mais um benefício, a possibilidade de inovar sempre e manter uma posição de destaque no mercado.

Além disso, de acordo com a forma que a construção coletiva se desenvolva, pode ser uma forma de levantar dados, que ajudem a conhecer melhor o seu público-alvo.


Quando e como devo utilizar o crowdsourcing?

O crowdsourcing é versátil, podendo ser utilizado em empresas de maneiras variadas, principalmente, quando houver a necessidade de buscar soluções diferenciadas para as questões pelas quais está passando.

Também é recomendado usar o trabalho coletivo de pessoas e profissionais de fora da empresa quando o objetivo é tornar produtos e serviços mais apropriados para o seu público consumidor, pois ele próprio participa do processo.

Lançamentos de produtos e serviços são outros momentos adequados para convocar ideias inovadoras de fora. Nesse caso, os participantes podem ser clientes fiéis da marca que experimentam o lançamento em primeira mão e oferecem o seu feedback.

Hoje em dia, já existem sites de crowdsourcing, que reúnem pessoas dispostas a testar produtos e serviços e contribuir com o seu melhoramento. Esse método de trabalho pode ajudar uma empresa até mesmo a desenvolver um novo produto, desde o início.

Além de haver a necessidade de resolver um impasse ou fazer uma escolha, o momento certo de usar o conhecimento de terceiros é quando existe o intuito de inovar com ideias que sejam realmente disruptivas.


Como implementar o crowdsourcing na empresa?

Para implementar o crowdsourcing na empresa é importante que os gestores e colaboradores que buscarem as ideias de fora estejam confortáveis com esse método. Ou seja, de receberem a colaboração de pessoas e profissionais que não sejam da equipe.

Portanto, o primeiro passo é começar a inserir na cultura organizacional da empresa o trabalho colaborativo, o que pode ser feito com a própria equipe antes de utilizar ajuda externa.

O segundo passo consiste em identificar qual área da empresa necessita da construção coletiva. Embora qualquer setor possa se beneficiar dela, em geral, marketing, vendas, TI e desenvolvimento de produtos são os mais propensos a aderir ao crowdsourcing.

Por fim, deve-se encontrar as comunidades de construção coletiva, como sites e plataformas que reúnem quem está disposto a ajudar. A própria empresa pode criar uma plataforma ou aplicativo e convidar interessados para o trabalho coletivo.


Exemplos de crowdsourcing

Há diversos exemplos de empresas que usam crowdsourcing de diferentes maneiras. Muitas delas convocam o seu público para contribuir com o melhoramento de produtos e mesmo com o seu desenvolvimento.

É o caso da Coca-Cola, que frequentemente lança concursos para que os consumidores contribuam com a criação de slogans e novas embalagens, além de premiar as melhores ideias

O McDonald’s já aderiu ao trabalho coletivo, quando a cor da sua logomarca na França mudou das tradicionais cores amarelo e vermelho para o amarelo e o verde. Além disso, na Austrália, um dos seus produtos recebeu um nome escolhido pelo público.

Já a marca italiana de automóveis Fiat possui uma plataforma, a Fiat Mio, na qual os clientes podem dar a sua opinião a respeito de um carro-conceito e que serve como base para lançamentos futuros.

O Ruffles é mais uma marca que teve a ajuda dos consumidores, que ajudaram na criação de um novo sabor das suas batatas por meio de um concurso.

Já a Harley Davidson, em 2011, lançou uma campanha para a realização de um comercial de forma coletiva. Nele, os participantes personalizam suas motos para um comercial da marca e também contribuíam com a escolha das cores para um novo modelo.

A Netflix, em 2012, por meio do crowdsourcing conseguiu desenvolver um algoritmo para melhorar o seu processo de sugestão de filmes. Com os dados que obteve, pode ainda tornar mais eficiente o seu serviço.

A Wikipedia tradicionalmente faz uso do crowdsourcing, aliás, ela só existe devido ao trabalho coletivo de pessoas que ajudam a produzir o seu conteúdo. De forma mais engajada também é a construção coletiva do Waze.

O aplicativo que mostra a condição do trânsito só funciona porque os seus usuários auxiliam na atualização das informações.


Conclusão

O crowdsourcing funciona por meio da construção coletiva e para empresas que desejam aderir a esse conceito, o primeiro passo é promover o trabalho colaborativo na sua equipe.

Para tanto, existe o AEVO Innovate, um Software de Gestão da Inovação, que permite o compartilhamento de ideias e experiências entre a sua equipe, além de diversas outras funções.

Torne a sua empresa uma referência em inovação com as soluções da AEVO.

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