O que é Propósito Transformador Massivo ou PTM

Entenda o que é Propósito Transformador Massivo, seus benefícios para as organizações e como desenvolver um para o seu negócio.

Nos últimos anos, muitas empresas, inclusive, voltadas às novas tecnologias, se destacaram imensamente no seu segmento de mercado. Com uma ideia inovadora e disruptiva, crescerem exponencialmente, conquistando milhares de clientes.

O que eles têm em comum? Entre outros aspectos, o Propósito Transformador Massivo ou PTM. Já ouviu ou leu sobre esse tema? Então, continue com a leitura deste artigo e saiba tudo a seu respeito.

O que é Propósito Transformador Massivo ou PTM?

PTM ou Propósito Transformador Massivo nasce da busca por uma mudança cultural, que inicia com uma pessoa, grupo ou mesmo com a equipe de uma empresa já existente. Em comum eles têm o desejo de fazer algo a mais, que seja significativo.

Também não estão focados nos processos internos da empresa, como muitos dos negócios hoje em dia, mas sim, no seu público. Esses indivíduos querem mudar a vida das pessoas oferecendo serviços que gerem valor.

Quando uma empresa possui o Propósito Transformador Massivo são grandes as chances de crescimento exponencial. Isso porque os consumidores estão sedentos por ideias inovadoras, que facilitem a vida e tornem o mundo um lugar melhor.

Assim, quando surgem serviços que agregam valor aos envolvidos, sejam eles profissionais, sejam eles clientes, a aceitação do público é garantida.

Mas para que esse propósito seja legítimo é necessário saber a razão de promover uma ideia audaciosa, bem como identificar quem será impactado. Com esse conhecimento é possível ainda criar um produto na medida certa para o seu público-alvo.

Por que ter um Propósito Transformador Massivo?

Já que empresas com um Propósito Transformador Massivo alcançam um crescimento exponencial, é normal que elas se tornem muito lucrativas. No entanto, não é apenas o aumento do faturamento que explica a importância desse tipo de atitude.

Como já dito, o propósito deve ser algo que atinja um grande número de pessoas. Deve também contribuir de alguma forma com a comunidade impactada. São essas as razões para as empresas terem um Propósito Transformador Massivo.

Trata-se da sua responsabilidade social perante o grupo de consumidores com o qual vai se beneficiar financeiramente. Porém, entregando valor e não só um produto ou serviço.

Além disso, ao ter um propósito legítimo, a empresa beneficia a sua própria equipe. Ou seja, permite que ela faça parte de algo inovador e audacioso, que está influenciando a vida das pessoas de maneira positiva.

Organizações exponenciais e seus PTM

O número de empresas com um Propósito Transformador Massivo cresce nos últimos anos. Algumas ganham destaque mundial e ainda que tenham concorrentes, tem uma parcela de mercado muito maior, e uma preferência majoritária do público.

O propósito da Google, por exemplo, é o de organizar toda a informação do mundo. A do Uber é oferecer transporte seguro, acessível e de qualidade a quem precisa se deslocar, além de contribuir com a inclusão de inúmeros motoristas no mercado de trabalho.

Já a Netflix tem o propósito de tornar acessível aos interessados uma ampla variedade de filmes e séries, além de oferecer uma ferramenta prática e fácil. Existe ainda um ótimo exemplo brasileiro, a empresa de cosméticos Natura.

O seu propósito é fabricar cosméticos de maneira ecológica, com o mínimo de agressão ao meio ambiente e inserindo as comunidades locais no processo. Há outros exemplos de empresas que ajudam o mundo a se tornar um lugar melhor.

Leia mais em: Empresas Sustentáveis – Confira 8 exemplos inspiradores

É o caso da plataforma de conferências Ted, cujo propósito é encontrar ideias que merecem ser espalhadas. E a também brasileira iniciativa de empreendedorismo materno B2Mamy, que quer tornar as mães líderes e livres economicamente.

Como descobrir qual é o Propósito Transformador Massivo do meu negócio?

Mas como encontrar um propósito? Existem algumas maneiras de descobrir o Propósito Transformador Massivo da sua empresa, como o modelo do Ikigai. Trata-se de um infográfico em forma de mandala que serve para promover o autoconhecimento.

IKIGAI-AEVO

Com ele, a pessoa consegue alinhar diferentes aspectos da sua vida. Entre eles, valores, expectativas, propósitos e outros, e então usá-lo com o intuito de buscar o propósito do seu negócio e começar a identificar quem são as pessoas que se quer impactar.

O próximo passo é descobrir quais são os desafios dessas pessoas. Com isso em mente, chega a hora de se perguntar no que a empresa ou grupo de profissionais envolvidos acredita. Ou melhor, quais são as coisas que os motivam.

Por fim, é necessário avaliar qual é a atividade que cada um tem mais prazer em realizar. Devem ser tarefas que os permitam ser mais produtivos e focados. Ou seja, como a sua empresa ou profissão pode ajudar essas pessoas que se quer impactar. Veja que para encontrar o propósito é preciso antes descobrir o porque e só depois definir o que e como.

Além do Ikigai, existe o termo chamado SCALE, que se refere a cinco características externas ou de captura de abundância.

Elas podem ser implementadas na sua empresa para contribuir com o crescimento exponencial a partir de um Propósito Transformador Massivo. Veja quais são:

Staff sob demanda

Para uma empresa crescer de maneira exponencial ela não pode contratar os profissionais de uma forma tradicional, já que são necessários dinamismo e flexibilidade. O melhor é ter uma equipe externa que trabalhe sob demanda e por projeto.

Comunidade e multidão

Já que a ideia de uma empresa com crescimento exponencial devido à definição de um Propósito Transformador Massivo é o de alcançar um imenso número de pessoas, é preciso pensar em termos como comunidade e multidão.

Isso porque ela deve interagir com a comunidade que deseja impactar com o seu serviço inovador. Vale lembrar que comunidade se refere aos fornecedores, parceiros e demais públicos, além dos usuários, que possivelmente se tornarão uma multidão.

Além disso, ter laços com a comunidade contribui com a validação de ideias e com o posterior lançamento de novos serviços.

Algoritmos

Os algoritmos são obtidos por meio de dados, sendo que a empresa com um propósito deve ter acesso a eles para atingir o seu objetivo. Isso significa que as suas ações não podem ser baseadas em suposições, mas sim, em informações reais, atuais e completas.

Ativos alavancados

Diferente do que se pode imaginar o crescimento exponencial não depende de altos investimentos financeiros.

Hoje, consegue-se alcançar o propósito da sua empresa com recursos baratos e até mesmo gratuitos. As ferramentas disponíveis na internet são grandes aliadas nesse processo.

Engajamento

Mais um aspecto essencial para uma empresa que deseja crescer por meio de um propósito legítimo é o engajamento. Essa estratégia pode ser colocada em prática por meio dos já tradicionais concursos, bônus, sorteios, cupons e outros.

Tratam-se de mecanismos que contribuem com a fidelização do seu público, outro ponto fundamental para o crescimento exponencial.

Conclusão

O Propósito Transformador Massivo deve ser definido através da troca de impressões e ideias, e deve ser feito por um grupo focado e com os mesmos objetivos. Desse modo, é possível criar algo diferente de tudo o que já existe.

Esse trabalho pode ser árduo, mas existem ferramentas que facilitam e agilizam o processo. Uma delas é o AEVO Innovate, um software de Gestão da Inovação, capaz de auxiliar no engajamento dos colaboradores, através do Programa de Ideias, Inovação aberta, conectando sua empresa a diversas startups e gestão de projetos.

Conheça mais sobre o AEVO Innovate e veja como essa ferramenta pode ser útil para a sua empresa ter um propósito e crescer no seu segmento de mercado.

Lillian Donato

Formada em Publicidade e Propaganda pela UFES e pós-graduada em BI, Marketing Digital e Data Driven pela PUCRS, Lillian trabalha com marketing há 8 anos, tendo passado por agências de marketing, veículos de comunicação, trabalhando com rádio e televisão, além do setor de tecnologia e software. Ao longo de sua experiência profissional, já trabalhou com design, redação, SEO, mídias pagas, CRO e diversas outras áreas no marketing, tendo como especialidade marketing b2b. Atualmente é coordenadora de marketing na AEVO.

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Lillian Donato

Formada em Publicidade e Propaganda pela UFES e pós-graduada em BI, Marketing Digital e Data Driven pela PUCRS, Lillian trabalha com marketing há 8 anos, tendo passado por agências de marketing, veículos de comunicação, trabalhando com rádio e televisão, além do setor de tecnologia e software. Ao longo de sua experiência profissional, já trabalhou com design, redação, SEO, mídias pagas, CRO e diversas outras áreas no marketing, tendo como especialidade marketing b2b. Atualmente é coordenadora de marketing na AEVO.

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