Screening de startups: como encontrar os parceiros certos para seus desafios

Entenda o conceito de screening de startups, a importância desse processo para encontrar os parceiros ideais em suas iniciativas de inovação aberta e como a Inteligência Artificial pode ajudar. Confira no artigo.

Os desafios de inovação aberta trazem diversas vantagens para as empresas, expandindo a busca por soluções para além dos seus próprios colaboradores.

Ao atuar com esse modelo, no entanto, pode ser difícil atrair um volume interessante de startups interessadas, e selecionar entre elas as parcerias de maior potencial.

O screening de startups é a ponte entre esses dois momentos, aumentando as chances de que você encontre os empreendimentos perfeitos para solucionar as questões da sua empresa e simplificando o processo de seleção.

O que é um screening de startups?

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O screening de startups é um processo de pré-seleção, uma triagem que identifica os parceiros mais adequados ao desafio que uma empresa está buscando solucionar a partir de uma estratégia de inovação aberta.

O screening cumpre o papel de seleção das startups mais qualificadas, indicando as melhores opções de acordo com as necessidades do desafio proposto pela organização.

Hoje, o mercado das startups é grande e inovativo o bastante, ao ponto de oferecer soluções eficazes para os mais diversos desafios empresariais, mas pode ser difícil escolher a solução e o parceiro ideal.

Pela própria natureza ágil e inovadora dessas organizações, nem sempre existe uma base clara de comparação no mercado, e os gestores dos negócios que precisam de ajuda podem se ver afundando numa pilha de opções para avaliar.

O screening de startups traz mais eficiência para esse momento, desde que os critérios para a pré-seleção sejam muito bem definidos em seu funil de inovação aberta.

É importante ter ferramentas que auxiliem nessa busca, de modo com que cada projeto encontre no mercado de startups o parceiro correto para que se alcance os resultados esperados em tempo hábil.

Mas, antes de analisar os meios que auxiliam no screening de startups, é preciso compreender o que é um funil de inovação aberta. Confira na sequência.

Funil de inovação aberta

Um funil de inovação é um processo para analisar as ideias e sugestões de inovação e selecionar aquelas que são efetivamente viáveis para execução.

Dessa forma, é possível direcionar recursos e esforços para obter os melhores resultados.

Em outras palavras, evita-se que tempo, dinheiro e capital humano sejam destinados a propostas que parecem boas no papel, mas não podem ser executadas ou, se forem, não vão trazer um retorno significativo para o negócio.

O conceito básico do funil de inovação é bem simples. Agora, vamos entender como ele é aplicado no caso da inovação aberta.

Funil de inovação para inovação aberta
Material disponível no curso gratuito de Introdução à Inovação Aberta do AEVO Boost.

Em um funil de inovação tradicional, apenas os colaboradores da empresa geram ideias. Já em um modelo de inovação aberta, a geração de ideias passa pela equipe interna, mas também recebe propostas dos agentes externos, passando com mais velocidade para a segunda etapa: a de aprovação, pesquisa e validação.

Na sequência, o desenvolvimento ocorre na prática, e a iniciativa inovadora é executada pelo parceiro, chegando com mais velocidade ao fim do funil, ao mercado e aos seus consumidores.

Nesse processo está inserido o screening de startups, especialmente na etapa de seleção e aprovação dos parceiros.

Como realizar o screening de startups?

1. Tenha uma ferramenta de inovação aberta

Para o screening de startups ser, de fato, uma adição eficiente ao seu processo de seleção, é importante fazer uma boa gestão de candidatas a parcerias.

Ferramentas de inovação aberta, como a Central de Startups disponível no AEVO, software completo de iniciativas de inovação e estratégia, são ideais para esse trabalho.

Ela permite criar e lançar os desafios de inovação da sua empresa, descrevendo com riqueza as características importantes para cada projeto, além de fornecer acesso a uma base de mais de 15 mil startups e universidades cadastradas, que permitem a busca ativa por parte da organização.

Assim, a fase de screening de startups é otimizada e tecnológica, com ganhos de tempo, qualidade e esforço por parte da gestão.

Pois, serão selecionadas as opções que demonstram o melhor fit com seu projeto, permitindo ao gestor manter contato ao longo de todas as etapas do desafio – da pré-seleção ao acompanhamento dos resultados entregues pelo selecionado.

Além disso, a empresa passa a se relacionar com o ecossistema de startups e pode identificar mais oportunidades de colaboração com a comunidade.

Uma boa ferramenta de inovação aberta também simplifica a integração entre os fluxos de trabalho da empresa e de suas parceiras, ganhando agilidade na hora de implementar as soluções que elas criaram ou fazer ajustes no projeto.

2. Lance seus desafios ao mercado

Ter cuidado na hora de criar os desafios é fundamental para realizar um bom screening de startups posteriormente. Quanto mais clareza e conhecimento sobre o problema enfrentado, mais fácil será atrair e escolher as empresas parceiras.

Quando lançar um desafio de inovação, pense nele como um projeto entregue a uma equipe da sua empresa – ele deve ter prazos, recursos e especificações. A única diferença, no caso do screening de startups, é que você está buscando essa equipe fora da sua organização.

Nesse momento, também é importante estabelecer os seus critérios de seleção.

Você quer apenas opções com alguma experiência, ou pensa em dar chances para empresas novatas? Empresas locais são uma prioridade? Qual deve ser o tamanho das organizações parceiras?

Questões como essas serão os diferenciais entre as possíveis parceiras e as startups que não avançam para um contato mais próximo, como as entrevistas, por exemplo.

Assim, você lança seus desafios de inovação ao mercado com riqueza de detalhes, facilitando o alinhamento e a compreensão das startups candidatas.

3. Encontre os parceiros certos e se conecte a eles

O screening de startups é apenas a primeira etapa no processo de seleção.

É preciso planejar os próximos estágios, definindo objetivos para o contato com as organizações pré-aprovadas.

Uma comunicação assertiva, estabelecida desde o início, vai poupar o tempo de todas as partes, pois as startups saberão de imediato o que é esperado delas, e podem elaborar um projeto interessante ou se afastar do processo por incompatibilidade.

4. Conte com a inteligência artificial para otimizar a busca e triagem

O screening de startups se torna ainda mais eficiente quando podemos automatizar algumas de suas etapas.

Na Central de Startups, por exemplo, as empresas tem acesso a uma ferramenta de Inteligência Artificial que identifica e sugere parceiros de alto potencial com base nas características do desafio lançado.

Um filtro como esse traz muita agilidade no reconhecimento dos parceiros com maior probabilidade de sucesso, realizando em alguns instantes o trabalho que poderia levar horas; ou até mesmo dias para ser feito.

Assim, você combina o melhor da tecnologia com o seu ativo mais estratégico – as pessoas.

5. Conheça a Central de Startups da AEVO

Construída pensando nos obstáculos que as empresas enfrentam durante a busca e o relacionamento com parceiros, a Central de Startups é a ferramenta ideal para encontrar a solução para os seus desafios de inovação.

Além de oferecer acesso ao ecossistema de inovação, a plataforma também permite que seja feita toda a gestão do processo.

Por meio dela você pode lançar o seu desafio de inovação, receber sugestões de parcerias, criar uma página de inscrição para as startups com interesse no projeto e conduzir as etapas posteriores de relacionamento, mensuração dos resultados e ajustes.

Empresas com iniciativas maiores podem manter um funil de inovação, recebendo o apoio de startups diferentes ao criar múltiplos desafios – uma empresa pode entregar a sua solução de logística, enquanto outra colabora com a eficiência dos processos produtivos, por exemplo.

Essa estrutura vem sendo explorada por parceiros como a Globo e a Petrobras (que já lançou desafios para transporte de cargas utilizando drones, inspeção remota de instalações e detecção de rupturas ao longo de seus dutos, por exemplo).

A Central de Startups ainda é integrada ao Programa de Ideias do AEVO, aproximando inovação aberta e inovação interna para multiplicar o potencial criativo e os resultados da sua empresa.

Conclusão

Aplicar o screening de startups é o caminho para sua empresa crescer utilizando o potencial da inovação aberta, formando parcerias de sucesso sem tirar o foco dos processos que já estão em andamento.

Uma plataforma como o AEVO possibilita o equilíbrio entre as duas áreas, para que o negócio possa evoluir e manter os avanços conquistados.

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Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

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