Crescimento profissional: 7 dicas para potencializar esse processo

O crescimento profissional é um processo contínuo, complexo e que exige alguns fatores para determinar o sucesso dentro do ambiente corporativo. É uma linha tênue entre obter excelentes resultados, oferecer maior produtividade e ter estabilidade financeira e emocional.

O crescimento profissional é um processo contínuo, complexo e que exige alguns fatores para determinar o sucesso dentro do ambiente corporativo. Isso porque não é possível apontar que existe um destino final quando se inicia a trajetória dentro de uma empresa.

Por isso, o planejamento de carreira se torna essencial para que se saiba aonde ir e, principalmente, aonde se quer chegar.

Em resumo, pode-se afirmar que o crescimento profissional é uma linha tênue entre obter excelentes resultados, oferecer maior produtividade e ter estabilidade financeira e emocional.

Para saber mais do assunto, confira 7 dicas incríveis para potencializar esse processo. Boa leitura!

Afinal, o que é crescimento profissional?

Como supracitado, o crescimento profissional está relacionado a diversos fatores, não apenas a uma promoção, por exemplo. Crescer profissionalmente está associado a itens como: descobrir e desenvolver novas habilidades, aprimorar o que você já possui de competência, entre outros.

Por isso, é fundamental não ficar parado e focar em estratégias para que o seu futuro esteja alinhado com o que você de fato deseja.

7 dicas para que seu crescimento profissional seja acelerado

Primeiramente, é importante explicar que todo crescimento profissional necessita de disciplina e desenvolvimento de habilidades.

Abaixo, separamos 7 dicas que irão te auxiliar neste processo.

O estudo precisa ser contínuo

Antes de mais nada, a primeira ideia para que você já comece a garantir a valia dos seus esforços é pesquisar, desde já, plataformas que ofereçam cursos de aperfeiçoamento na sua área.

Se você é autodidata, o conselho é não perder tempo: vá em busca de materiais que digam respeito a seu campo de atuação para o aprimoramento.

No entanto, é bom lembrar que um curso com certificado pode ser um diferencial na hora de apresentar o seu currículo, pois ele está associado diretamente com o crescimento profissional.

Aposte em comunicação assertiva

Se você consegue passar informações de forma clara, através de um diálogo dinâmico e respeitoso, você possui uma comunicação assertiva e tem o necessário para conseguir obter o retorno que deseja.

No entanto, se estes fatores não estiverem funcionando bem, é melhor investir neste quesito. Isso porque a comunicação é a chave para criar um bom ambiente de trabalho e fazer com que seus colegas se sintam à vontade para colaborar com as demandas do dia a dia.

Crescimento profissional precisa estar alinhado à crescimento pessoal

A diferença entre estes dois tipos de crescimento pode passar despercebida, o que pode interferir no seu dia a dia.

Veja, enquanto o crescimento profissional diz respeito às suas competências ligadas ao seu ofício, o crescimento pessoal diz respeito ao seu dia a dia e à melhora contínua das suas relações.

Por isso, invista em você mesmo e naqueles que estão ao seu redor: família, amigos e conhecidos. Isso porque nossa vida pessoal pode acabar interferindo na profissional, caso tudo não esteja bem alinhado.

Invista em inteligência emocional

Não iremos abordar a questão científica que diz respeito à inteligência emocional, mas o que você precisa saber para investir é que ela define a sua capacidade de lidar com emoções.

Ou seja, para que você conquiste o equilíbrio deste aspecto na vida é necessário que você pratique a empatia: lide bem com suas emoções e também com os sentimentos alheios. 

Dessa forma, você será capaz de identificar e amenizar os próprios erros e amparar quem eventualmente possa não estar bem ao seu redor.

Conheça o todo, mas seja capaz de ser especialista em algo

Imagine o seguinte cenário: todo médico sai da faculdade com o título de generalista. No entanto, quando ele parte para a residência médica, ele busca a especialização em uma área.

Por isso, é importante que você conheça de tudo um pouco. Entretanto, para o seu crescimento profissional, é imprescindível que você seja capaz de entender um determinado assunto mais do que a maioria das pessoas da sua área.

Faça networking o tempo todo

O mundo hoje é digital. E para que você seja falado e visto é necessário que você promova a sua imagem profissional do maior número de maneiras possível.

Um bom exemplo é divulgar informações relevantes e que digam respeito a sua área de atuação. Você também pode enviar e-mails para uma rede de contato de pessoas entusiastas da área ou que possam precisar do seu serviço.

Essa dica vale não somente para quem está ingressando no mercado de trabalho, mas também para as pessoas que já estão atuando há algum tempo. O mundo evolui, e para o nosso crescimento profissional é importante que acompanhemos essa transformação.

Aprenda a dar e receber feedbacks

Não pode existir vaidade. Entenda que, na maioria das vezes, quando alguém dá um retorno a respeito do que você está produzindo, você pode usar a crítica, caso seja negativa, a seu favor e não voltar a repetir aquele determinado comportamento.

Receber feedbacks é uma boa maneira de exercitar a auto avaliação. Por isso, fique atento principalmente àqueles que estão na sua área de atuação a mais tempo que você, porque essas mesmas pessoas podem contribuir e muito para o seu crescimento pessoal.

Por fim, saiba também como passar críticas adiante.

Muitas vezes, no calor da emoção, podemos passar um feedback negativo para alguém de forma agressiva. 

Isso deixará a pessoa acuada e não à vontade para aprender com aquele conselho – e que às vezes nem é um conselho, mas uma explosão de raiva. Por isso, lembre-se de manter a comunicação de forma assertiva como dito no tópico anterior.

Conclusão

Todos sabemos que há teorias diversas sobre como proceder em ambientes corporativos para se obter crescimento profissional. Entretanto, o ideal é que as observe como práticas diárias, que podem acontecer em maior ou menor intensidade.

Em resumo, o importante é saber dosar suas habilidades subjetivas com as hard skills e nunca deixar de fazer uma análise criteriosa de como alcançar o sucesso em qualquer profissão.


Deixar uma resposta

Assine nossa newsletter

Fique sempre atualizado com nossos conteúdos sobre o universo da Inovação.


    Eu li e concordo com a Política de Privacidade.