Entenda o que é gestão de competências e seus benefícios

Gestão de competências é um recurso administrativo, proveniente do setor de recursos humanos e fruto da gestão estratégica empresarial. Ela trata de gerenciar grupos levando em consideração as habilidades de cada indivíduo e as necessidades da organização.

Você sabe o que é gestão de competências? Essa é uma estratégia que tem como objetivo central motivar e reter talentos de maneira justa, usando uma seleção adequada, e passando pelo aprimoramento a partir de constantes treinamentos.

Os responsáveis pelo crescimento da empresa são recompensados e motivados dentro da expectativa por um desempenho realista, a partir das próprias capacidades.

Com esse modelo, o colaborador tem a oportunidade de aperfeiçoar e potencializar as suas competências, e a empresa tem impacto positivo tanto no relacionamento com seus profissionais quanto nos resultados entregues, proporcionando um crescimento mútuo.

Entenda o que é gestão de competências, suas características e benefícios neste artigo. Continue a leitura.

O que é gestão de competências?

Gestão de competências é um recurso administrativo, proveniente do setor de recursos humanos e fruto da gestão estratégica empresarial. Ela trata de gerenciar grupos levando em consideração as habilidades de cada indivíduo e as necessidades da organização.

O foco está nos resultados positivos ao concluir uma tarefa, além de identificar e saber utilizar das habilidades dos colaboradores.

É importante frisar que as competências podem ser facilmente percebidas por outras pessoas, e a sua gestão passa pela capacidade de utilizar o conhecimento para agregar valor à instituição.

Uma gestão de competências procura alcançar uma competência como prioridade, para atingir alto rendimento no setor designado.

Compreender bem o conceito é o primeiro passo para avaliar os três atributos que o compõem: conhecimentos, habilidades e atitudes.

O conhecimento trata do domínio cognitivo, das possibilidades mentais que são assimiladas pelo indivíduo. Já as habilidades são voltadas ao domínio prático do sujeito, ao que ele pode fazer com seu conhecimento.

No que diz respeito às atitudes, elas são formas de procedimentos, com propósito, que levam o sujeito a ter determinadas ações, com domínio efetivo dos sentimentos ou áreas emocionais.

O domínio afetivo é importante para lidar com as demandas que surgem a respeito de si próprio e dos colegas, e está relacionado ao que conhecemos como soft skills. São as atitudes que, de fato, transformam a habilidade em resultado.

Como desenvolver a gestão de competências

A gestão de competências usa desses atributos para selecionar um time, a fim de visualizar as melhores expectativas a longo prazo para o crescimento do empreendimento e desenvolvimento do colaborador.

Após entender a conceituação, é necessário fazer um diagnóstico, no qual é indispensável determinar quais são as competências que despertam interesse à sua organização.

Também é importante fazer uma descrição das competências tidas como metas para atingir objetivos.

Já com a associação de todas as habilidades desejadas em mãos, é possível traçar um perfil de expectativas para o cargo, que o candidato à vaga precisa corresponder.

Para desenvolver a gestão de competências é preciso medir a forma como o indivíduo pode agregar valor ao projeto em que está envolvido. Para tanto, basta observar o nível de complexidade das atividades que ele consegue desenvolver.

Para entender melhor esse processo, é importante levar em conta os diferentes níveis de problemas que o colaborador poderá se deparar ao desenvolver suas funções; sendo necessário avaliar o seu desempenho em buscar caminhos alternativos para a resolução destes problemas de maneira eficiente.

Quando é feita uma avaliação acertada dos colaboradores, estimando o que há em comum entre seus atributos e as demandas da empresa, o saldo é positivo.

Com a experiência dentro do ambiente de trabalho, esforço e oportunidade de aprender mais, resta como resultado o crescimento e a satisfação mútua.

Gradualmente, é possível enxergar a forma como o sujeito lida com maiores responsabilidades e mobiliza suas qualidades para o trabalho.

Nessa ótica, o empregador pode associar o desenvolvimento pessoal à carreira para definir a remuneração adequada às competências demonstradas.

Princípios da gestão por competências

A cultura organizacional aparece entre os princípios da gestão por competências. O modelo de gestão de pessoas encontrou um caminho alternativo às formas de gerenciamento administrativo utilizados no passado.

A modernização das formas de gestão resultou em uma forma de avaliação comportamental, que observa o modo como as pessoas interagem com outras dentro do ambiente de trabalho.

A partir disso, surge um propósito para avaliar a eficácia do desenvolvimento do colaborador dentro da empresa, faça perguntas como:

  • Essa pessoa é ativa?
  • Ela busca resolver os problemas no momento que eles surgem?
  • Ela toma as rédeas da situação, se esforça e se apropria da problemática ao ponto de entender o que está acontecendo?

Essas são perguntas que precisam ser respondidas, e também é necessário garantir que sua empresa estimula e dá espaço para o crescimento do colaborador.

A partir do momento que são identificadas as competências necessárias para a sua organização, é preciso avaliar se essas mesmas competências já fazem parte da cultura organizacional da empresa, e se ela realmente existe dentro das pessoas que a constituem.

É importante que sejam feitas ações de treinamento e desenvolvimento nas empresas, para que os interesses estejam alinhados.

Vale salientar que o foco é para a organização, e que o reconhecimento do colaborador deve existir, observando se este nota as demandas do contexto no qual está inserido, e se ele consegue mobilizar as suas habilidades para resolver as questões.

O desenvolvimento ocorre somente quando o colaborador decide usar suas habilidades e conhecimentos, e quando ele é desafiado constantemente, de modo diferente, para se superar, agregar valor à instituição e ser reconhecido.

Benefícios da gestão por competências

Entre os benefícios da gestão por competências está o estímulo ao avanço na carreira, pois a gestão encontrou o sujeito que sabe como solucionar os problemas que surgirem dentro do seu setor e ele poderá ficar por mais tempo na empresa – o que também favorece a organização.

A resolução de problemas do cotidiano possibilita que as competências aprendidas ao longo da vida sejam aperfeiçoadas e aproveitadas pela organização.

Uma boa proposta é fazer um mapeamento da sua organização, gerando uma base de dados para que o setor responsável pelo recrutamento e seleção saiba responder quais são os conhecimentos, habilidades e atitudes esperadas de cada colaborador.

Ao verificar se os itens listados como desejáveis estão presentes no dia a dia da rotina de trabalho, é possível realizar ações para diminuir a diferença entre a idealização e a realidade. Saber onde, como e quanto investir, ajustando as expectativas através de feedbacks assertivos.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é gestão de competências conseguirá enxergar os recursos que cada colaborador pode oferecer ao negócio, direcioná-los para onde são mais necessários, e preencher as lacunas por meio de treinamentos, contratações e parcerias.

Para equilibrar todos esses fatores, e fazer com que eles tragam os resultados esperados, uma plataforma de gestão como o AEVO Innovate pode ser a resposta certa. Com essa ferramenta é possível mapear as competências do negócio, conduzir iniciativas para reforçá-las e criar projetos inovadores que aproveitem os pontos fortes da empresa.

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Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

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Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

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