Toda empresa deseja expandir seus negócios. Afinal, uma vez que já domina seu mercado de atuação, o próximo passo de sucesso é investir em novos caminhos; o que pode ser entendido como um processo natural de maturidade de toda organização.
Mas quais são estes mercados inexplorados e quais são as estratégias ideais para ir além?
Neste artigo, vamos entender mais sobre o que é a expansão de negócios e quais são as estratégias para avançar. Siga a leitura.
O que é expansão de negócios?
A expansão de negócios pode ser conceituada como o avanço de uma empresa em busca do aumento do market share, do lucro e da própria oferta de produtos e serviços.
Esse movimento ocorre quando um negócio atinge seu ponto máximo de crescimento, e também pode ser um movimento previsto e provocado, a partir de boas oportunidades e cenários positivos.
Quando chega o momento de expandir, é fundamental que a organização tenha um bom plano de crescimento para direcionar o caminho ideal a ser trilhado. Entre formas de como expandir negócios mais conhecidas, destacam-se:
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Novos produtos ou serviços
Uma empresa pode expandir seus negócios a partir da criação de uma nova oferta de produtos ou serviços, com base na identificação da necessidade de seus clientes ou por meio de oportunidades reveladas pelo mercado.
Expansão geográfica
Abrir um novo ponto, filial, loja ou escritório é uma das formas de expansão de negócios mais conhecidas e adotadas; pois abraça novas oportunidades de negociação em outras regiões.
Fusões e aquisições
Expandir também é sinônimo de fundir ou comprar outra empresa. Esse movimento amplia os limites de todo negócio e revela um crescimento mais rápido, pois adquire – junto à negociação – novos colaboradores, conhecimentos e clientes.
Franchising
Franquear o negócio também é uma forma de expansão. Afinal, conceder o direito de operar com sua marca a terceiros, favorece o crescimento geográfico, reputacional e financeiro da empresa, sendo muito comum no ramo alimentício e bens de consumo diversos.
Horizontes de inovação

Os horizontes de inovação também revelam formas de expandir os negócios. Desenvolvido pela McKinsey & Company, este conceito auxilia corporações a aprimorarem a visão sobre seus próprios negócios, de forma a encontrar a expansão de forma inovadora explorando o core business da empresa, aprimorando o que já funciona; explorando mercados adjacentes e promovendo a experimentação, a partir de um modelo mais arriscado de inovação.
Benefícios da expansão de negócios
Expandir os negócios promove diferentes benefícios para a saúde financeira e para o branding da empresa, com destaque para:
1. Aumento da receita e participação no mercado
Sem dúvidas, o principal benefício da expansão de negócios, e o grande objetivo de muitas empresas em buscar o crescimento, é aumentar sua receita e ampliar seu market share, ou seja, a participação da marca no mercado.
2. Diversificação de fontes de renda e redução de riscos
Outro grande benefício da expansão de negócios é a diversificação de fontes de renda. Uma vez que a empresa se “multiplica” em novas frentes de atuação, de negócio e de público, é possível agregar, também, um retorno financeiro mais diverso, ampliando o faturamento.
Esse movimento de crescimento empresarial ainda contribui para a redução de riscos, pois com iniciativas diversificadas é possível ter uma visão amplificada do que pode ser ajustado no dia a dia das operações, sem incorrer na necessidade de parar processos inteiros para correção.
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3. Consolidação da marca em novos mercados
Expandir a empresa por horizontes de inovação, por franquia, por uma ampliação geográfica ou pela oferta de novos produtos e serviços, tende a trazer maior reconhecimento para a marca. Isso porque, conforme mais pessoas e mercados conhecem a empresa, mais consolidada ela se torna.
Etapas para planejar a expansão do seu negócio
Embora possa ser entendido como um movimento natural de toda empresa que chegou ao seu desenvolvimento máximo, a expansão de negócios deve ser planejada. Acompanhe as etapas:
Realizar uma análise de mercado
Um bom planejamento para expansão passa, essencialmente, pela identificação de desafios e oportunidades.
Portanto, ao entender que a empresa dá indícios de amplo crescimento e necessidade de expansão é importante avaliar o máximo possível de público a ser alcançado, quem serão os novos concorrentes, se a oferta tem recorrência, qual será a margem de lucro e quais serão os possíveis custos.
Além disso, também é válido entender quais as necessidades deste novo público que será atendido para encontrar um bom diferencial de mercado.
Avaliar a viabilidade financeira
Para expandir é preciso investir. Portanto, planejar recursos financeiros para este propósito é essencial para o sucesso dos próximos passos.
O mais indicado é trabalhar com as próprias reservas, mas se não for possível, há outras soluções financeiras e de ofertas de linhas de créditos para contratar e ampliar suas fronteiras, como empréstimos e financiamentos.
Desenvolver um plano estratégico
Ao identificar as oportunidades de mercado e definir a viabilidade financeira, desenvolver um plano estratégico ajudará a esclarecer os objetivos de sucesso do movimento de expansão.
Neste momento, considere reunir sua equipe e definir as metas do novo negócio, produto ou franquia.
Também considere quais serão os indicadores de sucesso que serão usados para indicar se a expansão está indo no caminho ideal ou não, e quais podem ser os possíveis planos de contingência e correção de rota.
Escolher os canais de expansão
Dentro das etapas de planejamento, ainda é importante escolher quais serão seus canais de expansão: será apenas no ambiente físico, onde as pessoas precisam estar presentes para consumir? Será por meio de um e-commerce, possibilitando vendas virtuais? Ou será feita por parceiras e distribuição em outros pontos de venda?
Considere essas decisões, também, para fortalecer o próximo plano de marketing e direcionar com mais qualidade os investimentos de divulgação.
Como usar a tecnologia para facilitar a expansão?
O avanço da tecnologia tem sido fundamental para o processo de expansão. Além de todas as frentes relacionadas à inteligência artificial (IA), produtividade e automação de processos, os recursos tecnológicos favorecem a criação de estratégias de expansão de negócios e até a simulação de cenários hipotéticos de crescimento.
Ferramentas de análise de mercado
A tecnologia favorece a análise de mercado para empresas que planejam expandir suas operações, de forma a identificar potenciais clientes com maior probabilidade de consumo e até mesmo regiões que podem ser mais lucrativas para uma nova unidade do negócio.
Neste caso, as ferramentas para expansão empresarial voltadas para o Geomarketing são as mais indicadas, mas também há outras que ajudam na tomada de decisões como o Google Analytics, o SimilarWeb e a RD Station.
Digitalização de processos
A tecnologia pode ser considerada quase sinônimo de digitalização e automação de processos.
No estudo de expansão, considerar recursos que tornem a operação mais rápida e promovam a escalabilidade do negócio é uma estratégia que pode acelerar o sucesso da movimentação.
Mas, vale lembrar, que toda a equipe precisa estar preparada para as novas tecnologias aplicadas ao negócio e que o foco deve ser sempre otimizar a experiência do cliente.
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Marketing digital
O marketing digital é pura tecnologia e contribui diretamente para o sucesso da expansão de negócios.
Além de estratégias para atrair novos públicos em diferentes mercados, ferramentas de análise, previsão e dados reais da empresa, as ações de marketing digital também ampliam as frentes de divulgação, gera desejo para o consumo, influencia pessoas para conhecer e apoiar a marca e cria conexões entre a marca e os consumidores.
Exemplos de sucesso
Conheça alguns exemplos de empresas que expandiram geograficamente, ou através de seus produtos e obtiveram sucesso em suas estratégias:
Stefanini
A hoje multinacional Stefanini iniciou suas operações em Jaguariúna, interior de São Paulo, no ano de 1987.
No início, a empresa focava em serviços de software e consultoria de informática, mas a partir dos anos 2000, já com uma filial aberta na Argentina, a companhia começou a expandir seus negócios ao redor do mundo e já soma subsidiárias em 37 países e mais de 24 mil colaboradores, sendo uma das principais empresas de Tecnologia da Informação (TI) do mundo.
Gerdau
Com sede na cidade de São Paulo, em 1901 nascia a centenária Gerdau, que também apostou no crescimento empresarial fora do país.
Amplamente conhecida como uma das maiores fornecedoras de aços longos das Américas, a empresa está presente em 9 países e conta com 32 unidades produtoras de aço, com mais de 28 mil colaboradores.
BRF
No ano de 2013, a BRF começou suas operações após a fusão de duas gigantes do setor alimentício, a Sadia e a Perdigão, na cidade de Itajaí, Santa Catarina.
Desde então, ampliou seu alcance em mais de 130 países e 5 continentes, somando mais de 90 mil colaboradores em todo o mundo. Atualmente, o grande objetivo da empresa é alcançar um faturamento de R$100 bilhões até 2030 nos mercados dos EUA e Europa.
Desafios e como superá-los
De fato, cada modelo de expansão tem necessidades diferentes e é muito importante definir o caminho ideal para o sucesso do crescimento da empresa. Por isso, considere:
Concorrência em novos mercados
Ao entrar em um novo mercado, quais são as empresas que já estão estabelecidas? Como elas trabalham? Qual o core business delas? Essas avaliações favorecem um posicionamento mais competitivo da marca, e uma entrada no mercado muito mais planejada.
Ajuste cultural e regulatório
Considere também, especialmente para a expansão geográfica e para a oferta de franquias, se há necessidades de ajustes culturais ou regulatórios para a nova região ou país em que a empresa está migrando.
Este é sempre um desafio, mas buscar compreender e respeitar as leis e diretrizes do local é fundamental para operar legalmente e manter a reputação da marca intacta.
Gerenciamento de recursos durante a expansão
Embora a expansão de negócios ofereça benefícios, ela também traz riscos, como aumento de custos, falta de colaboradores qualificados, baixa na qualidade do atendimento e outros.
Para mitigá-los é importante fazer um correto gerenciamento de recursos durante toda a expansão para que esse movimento não drene todos os investimentos e esforços, deixando o negócio em uma situação de retrocesso ou insucesso.
Conclusão
A expansão de negócios é uma estratégia natural para empresas que já se consolidaram em um mercado e pretendem continuar crescendo e evoluindo.
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