Endomarketing: a relevância da comunicação interna em programas de ideias

Não é muito difícil entender o que é endomarketing: trata-se de utilizar técnicas e ferramentas de marketing nas ações internas da empresa, tendo como principal alvo os colaboradores.

Um grande parceiro do endomarketing em estimular o engajamento dos colaboradores é a área de comunicação interna. É comum que estas funções sejam acumuladas pelas mesmas pessoas dentro da organização.

Estes dois setores em conjunto com o RH das empresas são os grandes responsáveis nas empresas por fortalecer o planejamento estratégico e fazer com que todos entendam os objetivos, se identifiquem e participem ativamente para alcançar metas.

Unir todos os setores, que são compostos por pessoas diferentes e com pensamentos distintos, faz com que o endomarketing e a comunicação interna sejam importantes áreas estratégicas ao implantar um programa de ideias.

Por isso, neste artigo, você conhecerá o porquê da importância e exemplos do endomarketing em programas de ideias. Acompanhe a seguir.

A importância do endomarketing

Todos sabem da importância de investir em campanhas de marketing para manter os consumidores bem informados sobre os produtos e serviços que uma empresa oferece no mercado.

No entanto, poucos líderes empresariais estão realmente conscientes da importância de investir em endomarketing.

Para fazer o empregado vestir a camisa da empresa, ele precisa estar satisfeito com o lugar que ele trabalha e que as ações de comunicação interna funcionem para o sucesso do marketing interno.

As duas maneiras de falar com o público interno são importantes e complementam a eficácia uma da outra.

A necessidade de tornar suas equipes bem informadas sobre tudo o que acontece dentro da organização é uma forma de torná-las mais engajadas em seus trabalhos.

Dessa forma, é importante fazer todos felizes e motivados em suas tarefas, criando um ambiente organizacional no qual os funcionários se sintam satisfeitos, sejam reconhecidos e estejam cientes dos objetivos organizacionais, tornando-os, assim, mais produtivos e mais ativos na conquista de metas do seu negócio.

No sentido oposto, quando os colaboradores não são informados sobre os valores, os objetivos e as novidades sobre seu negócio, é natural que eles criem e disseminem boatos eintrigas. Com o tempo, eles se sentirão desvalorizados e insatisfeitos com a sua organização. Além da baixa produtividade e dos conflitos, muitos talentos podem ser perdidos nesse processo.

Endomarketing em programa de ideias

Um programa de ideias, ou um programa de sugestões, é fundamental quando se busca a inovação e a melhoria da competitividade do negócio. E para um programa de ideias funcionar, as ações de endomarketing são tão importantes quanto o plano de comunicação interna das empresas.

Se você quiser se comunicar bem com seus funcionários, é preciso criar canais para que essa interação realmente aconteça. Eventos internos, workshops e palestras de capacitação são ações essenciais de marketing interno.

Com estas ações, é possível divulgar os valores institucionais, principalmente para líderes e gerentes. Eles são vistos como modelos a serem seguidos por outros funcionários e por isso podem se tornar multiplicadores do programa de ideias.

Prêmios e programas de reconhecimento são boas maneiras de mostrar aos funcionários o valor que eles têm para a instituição e aumentar o engajamento no programa de inovação.

Existem várias maneiras de premiar como, por exemplo, um dia de folga, uma viagem patrocinada pela empresa, ingressos para espetáculos e até um certificado de participação.

Disponibilizar uma experiência para o colaborador estimula o encantamento do funcionário com a empresa da mesma forma que um consumidor se encanta com uma marca.

Estas ações de endomarketing resultam em um maior engajamento dos colaboradores no programa de ideias. Mas cabe destacar que o reconhecimento do colaborador também é uma excelente forma de estimular uma cultura.

No caso do programa de ideias, é desejável estimular a cultura de inovação.

Muitas empresas adotam sistemas para colocar em prática a cultura da inovação, tornando-a uma rotina da organização.

Essas plataformas, como o software AEVO Innovate, ajudam a definir estratégias e a organizar os processos por etapas.

Exemplos de endomarketing em programa de ideias

Os canais apresentados acima podem ser considerados canais convencionais de marketing interno.

Mas existem iniciativas menos convencionais, mais simples e com menor investimento, que alcançam o mesmo impacto positivo para o programa de ideias que uma grande ação de endomarketing.

Na Time-Now Engenharia, por exemplo, além de jornal interno, festas de final de ano e outras campanhas internas, a empresa distribuiu uma caderneta para cada colaborador, estimulando que eles anotassem suas ideias, quando não tivessem acesso à plataforma de inovação. Além disso, fizeram uma grande divulgação do logotipo do programa de ideias, o InoveNow, inclusive utilizando-a nas camisas.

Programa de ideias da Time-Now | AEVO INNOVATE
Programa de ideias da Time-Now.

Já a ViaQuatro, operadora da linha 4 do metrô de São Paulo, tem premiado com um troféu em forma de trem aqueles colaboradores mais inovadores, por meio do seu Programa Eureka.

Outro exemplo é a Eldorado que teve uma comunicação interna bem ativa, divulgando o seu Programa Inovar, nas catracas da empresa, no espelho dos banheiros, no papel da bandeja do refeitório e até com adesivos na entrada da organização.

Parece simples, mas envolver os funcionários e demonstrar a importância do programa de ideias é desafiador, porque existe uma cultura envolvida no contexto.

É necessário não apenas implantar, mas também avaliar se essas estratégias estão funcionando.

Para isso, a dedicação e a persistência são o caminho. As ações de endomarketing não podem ser usadas apenas quando a empresa estiver passando por um momento difícil.

O planejamento de marketing interno deve estar enraizado nos valores da empresa e estar muito bem estruturado para atingir seu objetivo real.

E então, se você quiser saber mais sobre endomarketing e programa de ideias, conheça nosso KIT de TEMPLATES: como lançar um programa de ideias para o seu negócio.

Lillian Donato

Formada em Publicidade e Propaganda pela UFES e pós-graduada em BI, Marketing Digital e Data Driven pela PUCRS, Lillian trabalha com marketing há 8 anos, tendo passado por agências de marketing, veículos de comunicação, trabalhando com rádio e televisão, além do setor de tecnologia e software. Ao longo de sua experiência profissional, já trabalhou com design, redação, SEO, mídias pagas, CRO e diversas outras áreas no marketing, tendo como especialidade marketing b2b. Atualmente é coordenadora de marketing na AEVO.

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Lillian Donato

Formada em Publicidade e Propaganda pela UFES e pós-graduada em BI, Marketing Digital e Data Driven pela PUCRS, Lillian trabalha com marketing há 8 anos, tendo passado por agências de marketing, veículos de comunicação, trabalhando com rádio e televisão, além do setor de tecnologia e software. Ao longo de sua experiência profissional, já trabalhou com design, redação, SEO, mídias pagas, CRO e diversas outras áreas no marketing, tendo como especialidade marketing b2b. Atualmente é coordenadora de marketing na AEVO.

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