Inovação no RH: aprenda a como tornar este setor mais estratégico

inovacao-no-rh

A inovação no RH, até pouco tempo atrás, parecia algo inalcançável. De todos os setores de uma empresa, este foi um dos últimos a ingressar na era da tecnologia e a compreender a importância de aprimorar seus processos e se tornar um ponto mais estratégico para o sucesso do negócio.

Se antes o ato de gerenciar pessoas estava restrito às obrigações legais e questões burocráticas, hoje vemos uma gestão muito mais voltada para a promoção do desenvolvimento e bem-estar dos colaboradores. Tudo isso traz inúmeros benefícios diretos e indiretos para a organização, como veremos ao longo deste artigo.


O que é um RH inovador?

Podemos definir um RH inovador como um setor que cuida das pessoas de uma forma estratégica para a empresa, ao contrário do formato tradicional, onde o setor cumpre suas funções de forma reativa e limitada. Na prática, isso significa que a gestão de pessoas passa a ter um papel muito mais relevante para o negócio, gerando valor, diferenciação e inovação para a organização.


Por que investir em inovação no RH?

O investimento em inovação no RH possibilita uma gestão mais estratégica e eficiente dos colaboradores. Sabemos que toda empresa busca crescimento nas vendas e melhores resultados operacionais, por isso é comum pensar em iniciativas que envolvam adoção de tecnologia e mudança nos processos de setores como vendas e produção.

Contudo é importante destacar que são as pessoas que movimentam o negócio, seja para um bom caminho, seja para um ruim. Independentemente da área, precisamos lembrar que cada colaborador é contratado para exercer uma função necessária para o negócio. Investir em inovação na gestão de pessoas reflete na organização como um todo, trazendo melhorias que impactam tanto indicadores do RH, quanto operacionais e financeiros.


Quais são os benefícios de ter um RH inovador?

A inovação, por definição, é um movimento que se faz para obter algum tipo de benefício por meio da implementação de melhorias, que podem ser em processos, em tecnologia e em diversas outras aplicações. Quando falamos em inovar na gestão de pessoas, esses benefícios acabam impactando toda a empresa, como veremos nos tópicos a seguir.


Melhoria na atração e retenção de talentos

Existem duas preocupações que são bastante latentes no RH de qualquer empresa: contratar as pessoas certas e conseguir manter os melhores colaboradores pelo máximo de tempo possível na organização. Os formatos inovadores de atuação nessas duas frentes têm conseguido resultados que antes pareciam impossíveis de serem alcançados.

Com a ajuda da tecnologia e de reestruturação de processos, a empresa entende melhor quais são as características técnicas e comportamentais que cada cargo precisa, faz uma divulgação de vagas mais precisa e eficaz, além de se mostrar altamente interessante para os melhores profissionais do mercado. Todo esse movimento positivo persiste no dia a dia, fazendo com que os colaboradores se mantenham satisfeitos e motivados.


Desenvolvimento estratégico dos colaboradores

Capacitar e desenvolver os colaboradores é algo que gera valor e crescimento tanto para as pessoas, quanto para o negócio como um todo. A inovação no RH ajuda a empresa a potencializar esses ganhos ao alinhar a trilha de carreira dos profissionais com as metas do planejamento estratégico. Dessa forma, todos seguem em uma mesma direção e o sucesso de cada um se torna parte importante do sucesso de todos.

Leia mais em: Como contratar um profissional de inovação?


Aumento no nível de qualidade das entregas

A qualidade das entregas realizadas pelos colaboradores depende de vários fatores, que vão desde os conhecimentos técnicos sobre determinados assuntos até as habilidades comportamentais em lidar com cada tipo de situação. 

O RH inovador leva todos esses detalhes em consideração na hora de desenhar suas estratégias e definir as ações que serão implementadas. Assim, as oportunidades de melhorias são facilmente identificadas e atacadas, gerando melhoria contínua nos resultados e na qualidade das entregas.


Conquista de uma posição vanguardista no mercado

Com uma concorrência cada vez mais acirrada, quem sai na frente consegue vantagens importantes no mercado. Uma empresa que conta com um RH inovador e estratégico tem melhores possibilidades de evoluir de forma mais ágil e sustentável, o que coloca a marca em uma posição de destaque na disputa pelos clientes.


Como inovar no RH e torná-lo mais estratégico?

Agora que você já sabe o que é a inovação no RH e quais são os benefícios que ela proporciona para as empresas, vamos mostrar como fazer para tornar a sua gestão de pessoas mais estratégica e inovadora. Acompanhe.


Reestruture os processos

O primeiro passo para ter um RH inovador é reavaliar todos os processos do setor, desde a definição e descrição dos cargos até as ações de desenvolvimento e retenção de talentos. Os novos processos devem ser elaborados com base em uma estratégia que integre as diferentes ações da gestão de pessoas, tornando-a mais eficiente.

A cada ponto de contato com os profissionais é preciso identificar qual é a melhor forma de agir e quais são as melhores providências a serem tomadas para que tudo tenha sincronia com as metas da empresa. Todos os subprocessos podem gerar efeitos positivos no negócio e é isso que a inovação no RH deve buscar.


Use a tecnologia a favor do seu RH

A tecnologia é a responsável por facilitar e potencializar os resultados dos processos que já foram reestruturados. Sozinha, ela não é capaz de ir muito além, mas quando usada de forma inteligente, ela aumenta a precisão das ações, além de agilizar os processos e possibilitar análises mais profundas e diversificadas de dados.

Para isso, busque por softwares que contribuam tanto no que diz respeito a atividades operacionais, como triagem de currículos e gestão de cursos e capacitações, quanto no que diz respeito a atividades analíticas, como a avaliação de desempenho e gestão de carreira e desenvolvimento dos profissionais.


Aposte na gamificação

A gamificação é uma prática que tem sido adotada em diferentes empresas e setores para tornar alguns processos mais interessantes e eficazes. No RH, ela tem aplicabilidade em vários momentos, começando pelo recrutamento e seleção, que podem ter etapas mais dinâmicas e interativas, que ajudam a captar o entusiasmo dos candidatos.

No decorrer da relação entre os colaboradores e a organização, a gamificação é uma importante aliada no engajamento das pessoas. Programas de capacitação, por exemplo, podem usar dessa estratégia para aumentar a adesão e manter os participantes motivados, com a distribuição de pontuações e premiações na medida em que avançarem no programa. 


Invista em people analytics

Por fim, nossa última dica é que você invista em people analytics, que é um conjunto de ações que buscam analisar as pessoas com base em dados e estatísticas. Esse, inclusive, pode ser considerado o ponto central de diferenciação entre um RH tradicional e um RH inovador e estratégico.

Todos os dados gerados pelas pessoas importam e podem gerar análises valiosas para a gestão. O uso de avaliações de desempenho, comportamentais e de clima são fundamentais nesse sentido, pois fornecem informações atualizadas que ajudam a compreender melhor o cenário para tomar decisões mais efetivas.

Como vimos, a inovação no RH é um caminho sem volta que toda empresa que almeja crescer e se destacar no mercado precisa seguir. Quem ainda não tem um RH estratégico certamente já se encontra desatualizado no mercado e precisa correr atrás do prejuízo para não acabar ficando para trás. Então, aproveite as dicas que acabou de ler e comece uma nova história em seu negócio.

Este conteúdo foi desenvolvido originalmente por Bianca Andrade, Diretora de RH da Sociis RH. Consultoria de Recursos Humanos especializada em soluções estratégicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *