PLANO DE RH: CONVENÇA SEU GESTOR A INVESTIR EM UM PROGRAMA DE IDEIAS

 Orçamento de RH: como convencer seu gestor a investir em um Programa de Ideias

A cultura organizacional é completamente dependente do setor de RH de uma empresa.

Controlar fluxo de funcionários, o perfil de cada colaborador e manter um bom ambiente de trabalho fazem parte da rotina de um responsável por essa área. Que acabam muitas vezes de cara com a falta de recursos e tecnologias para o planejamento do RH.

Todo ano esse setor tem a obrigação de gerenciar o capital humano. Se atentando as alterações de valor na folha de pagamento que devem ser revistas durante o processo orçamentário. Além de lidar também com o controle de desempenho da equipe.

A aplicação da cultura da inovação se encaixa melhor quando cada respectivo setor toma uma atitude. O gestor e a alta liderança da empresa muitas vezes não vão se dar o tempo de ouvir uma proposta inovadora. O planejamento de RH pode e deve tomar suas próprias iniciativas para melhoria, assim como cada setor.

Todos estão exaustos dos modelos engessados, que visam uma falsa estabilidade, sem nunca otimizar seus processos.

Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças – Leon C. Megginson

Compreendendo isso, não espere que façam por você, tome as atitudes, busque os meios. São muitas as ferramentas dispostas, e essa leitura pode te auxiliar nessa caminhada.

 

Quais são as principais frentes de inovação em uma empresa?

Entre alguns meios de inovar estão:

Inovação Aberta

Quando falamos de Open Innovation, estamos falando de uma inovação que busca meios externos para alcançar seja a criação de um produto, serviço ou otimização de um processo. Com esse método o gestor pode buscar tecnologia externas, plataformas e pesquisas de mercado e clientela para realizar sua tomada de decisão.

É buscado o fluxo de informação e conhecimento entre o meio interno e externo da empresa. A transformação é por meio da cooperação de todos os possíveis envolvidos.

 

Inovação Interna

Já se tratando de uma Inovação Interna ou inovação fechada, como o próprio nome já diz, todo o desenvolvimento buscado é por meio do que se tem disponível na empresa internamente, o que é muito variado já que quando tratamos de inovação interna, somos obrigados a falar da linha de frente. 

O uso de softwares de gestão de ideias cai muito bem nesse método. O compartilhamento de ideias internas, com a ajuda de uma plataforma para agregar as sugestões, traz uma democratização nas decisões, dando voz ao que fica em um escritório e ao vendedor que está em contato constante com os problemas do consumidor final.

 

Por que investir em um Programa de Ideias de Inovação

80% do potencial de melhoria de uma organização está nas ideias de linha de frente. Por Alan Robinson e Dean Schroeder no livro Organização Guiada Por Ideias.

O benefício principal proposto pelo programa de ideias é o aproveitamento do potencial que normalmente é dispensado pelas organizações. Potencial encontrado naquele que lida diariamente com os produtos e serviços, a linha de frente.

Aderir um programa de ideias é uma forma de pensar e lidar com os problemas e processos organizacionais. É se preocupar com o futuro que está sempre batendo na porta. É reconhecer que boas ideias podem se encontrar em cada participante, basta saber como engajá-lo. O software de ideias entra para estimular a capacidade criativa e a participação de cada colaborador.

 

Escolha um software de gestão de inovação (Innovation Manangement)

Há uma grande variedade de ferramentas para gerir ideias, sendo importante no processo de adequação das empresas. Cada meio vai tratar de forma diferente o seu problema, se realmente for um problema, mas mesmo assim é válido analisar algumas características antes de fazer sua escolha.

A AEVO formulou um método original de designar os objetivos da empresa. Um quadro que define as perguntas principais que cercam o negócio e muito mais. O Canvas do Intraempreendedorismo da AEVO busca agregar valor ao seu negócio, tratando da inovação, e lidando com as ameaças que podem afligir o mesmo. Tudo de forma estrategicamente pensado. Baixe gratuitamente o Canvas clicando aqui.

 

A sua inovação está sendo desperdiçada. Conheça alguns dos nossos cases: 

 

Scholle IPN

A princípio buscavam um meio de tornar as embalagens antigas de aspecto firme, para embalagens flexíveis. Logo o termo inovação começou a transpassar pelos ouvidos da empresa e se tornar parte do vocabulário deles.

Tiveram críticas quanto ao perfil não inovador da organização, o que os moveu a tentar um modelo de programa de sugestões, mas não tiveram sucesso pelo método utilizado. Entrando aí a AEVO e se encaixando no que a empresa buscava. Assim se iniciou a busca por ideias novas sem se preocupar com o fator hierarquia, permitindo cada setor se auto avaliar e sugerir melhorias com a facilidade proporcionada pela plataforma.

Foi criado um comitê para analisar as ideias, onde trouxeram os competentes de cada setor para participar. O que trouxe um senso de importância para os colaboradores. Entre uma das ideias coletadas foi no processo de troca de teflon. Conseguiriam agilizar uma etapa que durava entre 15 a 20 minutos, para 30 segundos. Basicamente através da ideia de um funcionário que lida direto com a situação.

Gostou desse case? Clique no banner abaixo e confira o vídeo case completo da Scholle IPN:

 

Aviva

O primeiro contato da Aviva com nossa plataforma veio em um momento próspero da empresa. Cresciam, porém a cultura organizacional não era definida. Como já dito no guia completo de brainstorm: O programa de inovação não necessariamente surge de um problema.

A Aviva usou a plataforma para buscar ideias de implementação na experiência de seus hóspedes, hoje proporcionam momentos memoráveis e, assim, vão continuar na implementação contínua com funcionários ainda mais engajados.

Uma das ideias que tiveram origem do setor de estoque, em 2017. Eles tinham várias canecas paradas no estoque e precisavam dar uma finalidade. A ideia adotada foi de dispor as canecas para as crianças pintarem na área de lazer do parque e futuramente ser feita a venda das mesmas.

O sistema de ranqueamento da AEVO estava estimulando competitividade entre os funcionários. No dia em que a ideia foi apresentada aos colaboradores mais de 150 já se registraram. Com mais de 16 mil ideias coletadas com o programa, o resultado financeiro foi para mais de 55 milhões. 

Veja mais sobre o case da Aviva clicando no banner abaixo:

 

Aeris

Por ser uma empresa voltada para energia de fontes renováveis, a essência dela já traz consigo a inovação. Contudo conseguiram atingir resultados ainda melhores! Decidiram tornar a linha de frente como protagonista do projeto.

Para isto, após adotar nosso programa de ideias. Fizeram diversas cartilhas e distribuíram pelos funcionários. Nela havia um guia sobre como utilizar a ferramenta.

Tiveram diversas ideias auxiliando o corte de gastos, economia de bens de consumo, tudo partindo da linha de frente. Uma das ideias que auxiliaram nisso foi a aplicação de uma válvula em uma máquina de produção que tornou possível economizar 700 mil reais por ano.

Em 15 dias fazendo o uso da plataforma, tiveram a quantidade de ideias que costumavam ter em 1 ano e mais. Veja o vídeo completo clicando no banner abaixo:

 

A união faz a força? Busque o apoio de outras áreas da organização

Nós entendemos que antes do investimento na plataforma ser apresentado aos gestores, é necessário encontrar apoio em outras áreas da organização, uma vez que a iniciativa é colaborativa, ou seja, envolve todas as áreas da empresa. Além disso, é importante ressaltar que o próprio Comitê de Inovação (formulado para validar as ideias do processo inovador) é composto, geralmente, também por uma equipe multidisciplinar.

 

Motivo para investir em inovação

Inovar é uma necessidade urgente por que o mercado não espera você, ele simplesmente corre, a demanda é variada e constante. Você é obrigado a seguir e se adequar. Bem, se quiser ter um crescimento considerável e estar competindo, é isso que você precisa. Inovação deve se acoplar aos hábitos da empresa e suas ações. 

Alguns benefícios proporcionados por um Programa de Ideias bem estruturado e adicionado ao seu Planejamento de Recursos Humanos são:

 

Campanhas focadas

O programa de ideias tem como uma das ferramentas a criação de metas. Com os objetivos exposto e nítidos é possível ter sua equipe completamente focada em campanhas de diversas naturezas. Por exemplo: Com acelerar tal processo? Como agregar mais valor a tal produto/serviço? Tornando preciso os objetivos e a identificação dos problemas na empresa.

 

Capture ideias de forma personalizada (para atender todos os públicos)

AEVO Innovate atinge todas as camadas da empresa. Independente da estrutura. Tanto os que passam a maior parte do tempo em escritório como quem trabalha em contato com o público e processos. Por ser uma plataforma digital é possível acessar tanto do computador como do celular, democratizando o compartilhamento de ideias.

 

Critérios de avaliação personalizáveis

Possui diversos métodos de avaliar uma ideia sugerida e sistema de ranqueamento. Através da nossa plataforma de gestão de ideias você pode fazer alterações, reprovar e acompanhar todo o processo de implementação de sugestões.

 

Processos de fluxo de trabalho

Gerencia todo desempenho e funcionalidade da equipe, facilitando o controle dos processos. A plataforma possibilita a criação de critérios de avaliação específicos com base na atuação dos colaboradores em prol da organização cultural da empresa.

 

Colaboração e compartilhamento da ideia

O colaborador se sente parte do projeto e cada vez mais disposto a sugerir. A AEVO possui em sua plataforma, uma timeline onde todos os participantes podem acompanhar as ideias propostas e assim curtir e comentar para colaborar no desenvolvimento das ideias.

Foi possível notar que não é apenas um problema que requer um software de ideias. A AEVO tem essa vantagem que não se encontra em outras ferramentas. Nós lidamos com as pautas gerais da companhia, de maneira simplificada, acolhendo o colaborador.

Os motivos pelo qual nossos parceiros nos procuraram são de muito contraste, dando a entender que é uma plataforma plural. Atendendo empresas que possuem um problema, passando pelas que já lidam com a inovação no dia a dia e aquelas que apenas precisam de um empurrãozinho

Queremos fazer parte da evolução cultural das empresas, junto de uma equipe inovadora e engajada, disposta a apoiar os projetos. Nossa plataforma tem resultados reais alcançados, conheça mais sobre nossa proposta em http://www.aevo.com.br/

 

Finalize apresentando um orçamento

Após o agrupamento de todas as sugestões, selecione as que se encaixam de forma lógica no seu projeto ou situação. E defina o orçamento geral, unindo o orçamento de todos os setores para já projetar a execução.

A AEVO Innovate entra com a proposta de gerenciar todas as fases da estratégia de inovação. Independente do momento em que seu projeto se encontra, a plataforma atende na mesma proporção.

Venha fazer parte da geração inovadora que estamos construindo! Leve seu projeto para novos ares. Conte com uma plataforma descontraída de fácil acesso, e todo apoio que nossa equipe dispõe.

Faça uma demonstração através da nossa página.

3 Ferramentas Importantes para sua Empresa ser uma Máquina de Inovação - CTA
Posts Relacionados
Um gestor de uma empresa certamente deve estar antenado sobre tudo o que se passa
Um empreendedor pesquisou acerca de benefícios de programas de ideias na formatação de sua empresa.
Visando alcançar o topo empresarial, uma empresa resolve inovar na sua forma de gestão. Seus

Deixe uma resposta