Inovação organizacional: como promover a mudança

inovação-organizacional

As empresas estão cada dia mais convencidas que para terem sucesso nos negócios precisam estar antenadas com a inovação organizacional. Pois, mais do que pensar em produtos ou processos inovadores, trata-se de incorporar a inovação como core bussiness.

O que significa dizer que as estratégias organizacionais devem sinalizar para um ambiente de crescimento e aproveitar as oportunidades de mercado. De fato, adiantando-se a elas. Assim, é preciso que a gestão tenha uma postura de inovar para superar desafios.


O que é inovação?

As mudanças aceleradas no mundo dos negócios colocam em foco a palavra inovação. Ou seja, as empresas precisam inovar para vencer a competição acirrada dos tempos atuais. 

Por isso, a inovação faz parte das estratégias de crescimento empresarial, sendo importante entender a inovação organizacional como um posicionamento assumido pela empresa, uma vez que visa identificar as soluções para os problemas organizacionais internos e externos.

Nesse sentido, esse posicionamento da empresa é orientado por dois pilares que são a base do processo de inovação, que são:


Inovação de sustentação

Nesse pilar, estão as atividades focadas no refinamento e na eficiência dos processos. Sendo percebidas nas pequenas melhorias que devem ocorrer constantemente na organização, assim como na inovação incremental.


Inovação de crescimento

Já para esse pilar as atividades estão voltadas para a experimentação. Ou seja, são novas maneiras de gerar valor que uma empresa pode adotar. Nesse ponto, temos a inovação radical de produtos e serviços únicos. 

Desse modo, a empresa deve buscar estabelecer um equilíbrio entre as ações de inovação de sustentação e as de crescimento, que é conhecido como ambidestria organizacional


Como aplicar a inovação organizacional na sua empresa? 

Para aplicar o processo de inovação organizacional em uma empresa é preciso primeiro ter uma gestão competente e qualificada para conduzir o processo e estimular o florescimento de novas ideias.

Separamos alguns passos importantes para isso:


1º Promover a cultura de inovação na empresa 

Para uma empresa implantar a cultura de inovação é preciso criar condições para que ocorra uma sintonia entre as estratégias organizacionais e a cultura empresarial. Ou seja, o propósito é conseguir que a cultura de inovação seja abraçada por toda a organização. 

Isso significa que a empresa terá que estimular em seus colaboradores a perspectiva inovativa, e despertá-los para uma participação mais efetiva. Desse modo, terá de apostar em alguns projetos, tais como:

  • Incentivo a criatividade – uma ótima opção é usar o Design Thinking;
  • Diversidade de perfis profissionais;
  • Equipes interdisciplinares – Squads;
  • Gestão horizontal;
  • Pesquisa de clima organizacional;

2º Forme uma equipe para tocar o projeto 

Esse aspecto é de fundamental importância, pois cabe a diretoria nomear as pessoas que tem a maior orientação para conduzir esse processo. Por isso, é interessante criar uma equipe de pessoas dos diversos setores da empresa para garantir a pluralidade de ideias, como os squads.


3º Identifique os pontos de melhoria

Os pontos de melhoria devem ser levantados a partir do feedback dos colaboradores da empresa. Nesse sentido, a equipe responsável pelo projeto terá subsídios para uma análise mais profunda dos aspectos internos e externos.

Nessa análise, os problemas devem ser investigados, identificadas as suas causas e propostas as soluções criativas e funcionais. 


4º Implantação, monitoramento e avaliação 

Esse passo é detalhado e deve ser feito a longo prazo, pois colocar em prática o processo de inovação que foi planejado, requer tempo para que os ajustes ocorram e os resultados possam ser gerados. Não tenha pressa para resultados imediatos. 


Como a Inovação Organizacional pode promover mudanças? 

As mudanças provenientes de um projeto de inovação organizacional podem ser percebidas em diversas dimensões dentro de uma empresa. Veja alguns deles:


Mudança de cultura

A cultura de inovação deve ser entendida como um conjunto de práticas e valores, que são compartilhados e devem favorecer o ambiente organizacional para as atitudes inovadoras.

Ela traz diversas vantagens para a empresa e os colaboradores, tais como aumento de eficiência e produtividade, sentimento de pertencimento, maior engajamento, retenção de talentos, atratividade de clientes, reconhecimento de mercado, entre outras.


Programa de ideias 

A fundamentação do programa de ideias é permitir aos colaboradores que possam dar as suas sugestões, contribuindo para o desenvolvimento do negócio.

O ponto de partida é a análise da cultura interna da organização para identificar qual abordagem será mais eficaz com os seus colaboradores. No entanto, para o processo de geração de ideias produzir bons resultados, os seguintes aspectos devem ser observados:

  • Estabelecer um objetivo para o programa alinhado com a estratégia e desafio atual da empresa;
  • Criar uma recompensa para promover o engajamento dos colaboradores através da gamificação;
  • Permitir a participação de todos os colaboradores da empresa, independente do cargo ou setor;
  • Desenvolver uma forma de aprovação e continuação das ideias. O uso de um Software de Gestão como o AEVO Innovate é ideal para essa etapa.

Por que investir na Inovação Organizacional? 

Vimos até aqui alguns benefícios de ser uma empresa inovadora, mas se você ainda não está convencido, vamos mostrar alguns aspectos importantes para uma empresa investir em inovação organizacional, tais como: 

  • É uma necessidade da empresa para acompanhar a velocidade das transformações do mundo dos negócios e a elevação do nível de exigência dos consumidores;
  • A inovação é uma estratégia de sobrevivência em um contexto de crise;
  • Redução de gastos e otimização de recursos;
  • Desenvolvimento de produtos com maior sintonia com as expectativas dos consumidores, acompanhando tendências do mercado;
  • Melhor aproveitamento dos investimentos em marketing e publicidade;
  • Facilitação da conquista de novos clientes e fidelização dos já existentes;
  • Auxílio para diminuição de incertezas e melhorarias no gerenciamento dos riscos;
  • Desenvolvimento do potencial criativo dos colaboradores;
  • Alinhamento da estratégia de negócios com o mercado atual. 
  • Reconhecimento de mercado como empresa inovadora;

Conclusão 

A inovação organizacional está se transformando em uma condição para as empresas se destacarem no mercado e obterem sucesso. Nesse sentido, torna-se fundamental desenvolver um projeto de inovação consistente e alinhado com as demandas da empresa.

Se você tem alguma dificuldade sobre como desenvolver um projeto de inovação organizacional para sua empresa, conheça o AEVO Innovate nosso Software de Gestão da Inovação. Com ele você conseguirá estruturar da forma correta um projeto inovador e monitorar todos os KPIs e métricas necessárias. Agende uma demonstração!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *