Inovações tecnológicas que mudaram o mundo: 6 cases de sucesso

Inovações Tecnológicas

As inovações tecnológicas têm o poder de transformar a maneira como as pessoas vivem. Algumas delas realmente mudaram o mundo, e quem já nasce mergulhado nessas inovações nem consegue imaginar como seria o dia-a-dia sem elas.  

Um exemplo clássico é a energia elétrica; essa inovação tecnológica afetou até mesmo os horários em que nós dormimos, já que permitiu estender as atividades humanas até mais tarde, com a iluminação artificial. 

Neste artigo, vamos apresentar 6 exemplos de inovações tecnológicas mais recentes que, certamente, moldaram sua maneira de viver.  


O que é inovação tecnológica? 

Ãs inovações tecnológicas são melhorias em processos e produtos, por meio do desenvolvimento ou da implementação de novas tecnologias, para otimizar o desempenho e os resultados. Essas melhorias podem ocorrer de forma incremental ou radical. 

Leia também: O que é inovação tecnológica, quanto e quando investir? 


Cases de sucessos de Inovações tecnológicas 

Nos próximos itens, você vai encontrar seis exemplos de inovações tecnológicas que mudaram o mundo. Para as gerações mais jovens, elas podem parecer triviais; entretanto, cada uma delas contribuipara a construção o modo de vida que temos hoje. 


Computadores  

Os primeiros computadores modernos surgiram durante a 2ª Guerra Mundial, desenvolvidos pela Marinha dos EUA, em parceria com a Universidade de Harvard. O Harvard Mark I ocupava um espaço de 120m³ e sua capacidade de processamento, embora fosse impressionante para a época, seria considerada muito limitada atualmente: ele precisava de três segundos para multiplicar dois números de dez dígitos. 

O primeiro computador pessoal, Kenbak-1, apareceu cerca de trinta anos depois, em 1971. Em 1976, Steve Jobs e Steve Wozniak desenvolveram o Apple I. Nos anos seguintes, os computadores pessoais passaram por inúmeras inovações incrementais, ficando cada vez menores, mais leves, mais potentes e com design mais atrativo.  


Sistemas operacionais 

Sem dúvidas, o computador é uma inovação tecnológica importantíssima. No entanto, talvez ele não tivesse conseguido transformar o mundo da forma que o fez se não fosse por outra inovação: os sistemas operacionais. 

Antes, os computadores eram operados por chaves, que deviam ser ligadas e desligadas para ativar certas funções. Entre 1955 e 1965, surgiram os sistemas em lote, que usavam cartões perfurados para operar os computadores. Depois, até os anos 1970, a inovação foram os sistemas por linha de comando. Finalmente, a partir da década de 1980, surgiram os sistemas com interface gráfica, como conhecemos hoje. 


Internet 

A internet foi criada durante o período da Guerra Fria, como uma solução para troca e compartilhamento de informações militares sigilosas. A versão primitiva da internet foi a ARPANET, criada pela Advanced Research Projects Agency (Agência de Projetos de Pesquisa Avançada).

Após o fim da Guerra Fria, esse projeto foi levado adiante, com uma perspectiva de uso mais geral para a comunicação. Assim, em 1992, Tim Berners-Lee desenvolveu a World Wide Web. Em cerca de dez anos, até 2003, mais de 600 milhões de pessoas já estavam conectadas à rede. 


GPS 

O GPS, sigla em inglês para Sistema de Posicionamento Global, é mais uma das inovações tecnológicas que mudaram o mundo e começaram com um propósito militar. Ele foi desenvolvido como parte de um programa do Departamento de Defesa dos EUA, que custou US$ 10 bilhões.  

O primeiro teste de um receptor ocorreu em 1982. O sistema se tornou totalmente operacional em 1995. Hoje, além de ser adotado em aplicativos para navegação, ele tem muitas outras finalidades; cientistas, por exemplo, utilizam o sistema para registrar com máxima precisão quando e onde uma determinada amostra foi recolhida. 


Inteligência Artificial 

inteligência artificial é uma das inovações tecnológicas que deram um grande salto durante a 2ª Guerra Mundial.  

Em 1943, foi publicado o primeiro artigo a falar sobre redes neurais, produzido por Warren McCulloch e Walter Pitts. Em 1950, Claude Shannon publicou um artigo sobre como programar uma máquina para jogar xadrez. No mesmo ano, Alan Turing desenvolveu seu famoso teste para determinar se uma máquina consegue se fazer passar por um humano durante uma conversa. 

Em 1956, ocorreu a Conferência de Dartmouth, considerada marco principal do desenvolvimento de inteligência artificial. Apenas dois anos depois, em 1958, surgiu a linguagem de programação Lisp, que se tornou padrão para sistemas de IA. Em 1959, Arthur Samuel, engenheiro do MIT, usou o termo “machine learning”, ou “aprendizado de máquina”, pela primeira vez. 

Hoje, encontramos a inteligência artificial aplicada de várias formas: assistentes virtuais como Alexa e Siri, veículos autônomos, casas inteligentes, entre outras. 


AEVO Innovate 

AEVO Innovate é uma inovação tecnológica no campo de softwares para gestão de inovação nas empresas. Ele traz uma solução para a gestão da inovação nas organizações, substituindo outras ferramentas que trazem poucos resultados, como planilhas complexas e intranets nada intuitivas. 

Antes dessa solução, as empresas em geral não conseguiam abordar a inovação de maneira sistemática, como parte de suas operações. A inovação era vista como resultado de um “golpe de sorte”, da criatividade de um gestor ou funcionário. Com o AEVO Innovate, a inovação passa a ser vista como resultado de esforços direcionados, com processos bem estruturados para fomentar o intraempreendedorismo e a inovação aberta. 


Ainda existe mercado para inovações tecnológicas? 

Mesmo com tantas inovações tecnológicas transformadoras, ainda existe mercado para outras. Afinal, sempre haverá demanda por desempenho e resultados superiores.  

Além disso, é importante lembrar que nem toda inovação é radical; na realidade, especialistas apontam que cerca de 70% da inovação gerada pelas empresas deve ser incremental. Portanto, a maior parte dos esforços não deve estar concentrada em criar algo que nunca existiu, mas em aprimorar aquilo que já existe. 

Quer saber mais sobre inovações tecnológicas? Acompanhe o blog da AEVO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *