Logística 4.0: como a inovação chegou nesse setor

logistica-4.0

Através das novas tendências do mercado industrial, a Logística 4.0 vem para otimizar os processos operacionais de empresas de diversos portes e segmentos.

A evolução dos modelos logísticos passou a ser uma necessidade no cenário industrial e tem se tornado cada vez mais determinante para garantir a competitividade e a relevância das empresas no mercado.

Na logística 4.0, são utilizados processos ‘’smarts’’ ou inteligentes, que utilizam inovações tecnológicas para otimizar as operações e toda a cadeia logística.


O que é a Logística 4.0?

A logística 4.0 é um conjunto de todos os processos de automação e inovação vindos da indústria 4.0 no setor de logística.

Esse modelo permite que os processos industriais, desde a produção até a entrega dos produtos estejam relacionados em uma rede inteligente, onde toda a operação conversa entre si.

A logística 4.0 tem como principal objetivo modernizar toda a estratégia industrial, eliminando os erros na cadeia de distribuição e modernizando a gestão de estoque.

Dessa forma, torna-se possível focar nas necessidades reais do mercado, fazendo entrega personalizadas aos consumidores e fabricando somente a quantidade necessária para a comercialização dos produtos em um determinado período de tempo, evitando desperdícios e danos ao meio ambiente.

Além disso, todo fluxo é modernizada, criando um ecossistema capaz de produzir mais com menos, inteligente e automatizado, diminuindo cada vez mais a necessidade do homem.


Benefícios da logística 4.0

Antes de conhecer os benefícios, é importante conhecer os problemas que as organizações que ainda operam nos modelos tradicionais de logística enfrentam.

Muitas empresas trabalham com produções em larga escala, gerando um grande volume de estoque, que muitas vezes é encaminhado aos centros de distribuição que dialogam entre si.

Essa ausência de controle de estoque e principalmente de uma comunicação eficaz, pode refletir nas perdas e desperdícios de produtos, falhas na entrada e saída de mercadorias nos armazéns e galpões, atrasos nas entregas, erros nos processos de carregamento e também o acondicionamento das cargas.

Os benefícios de adotar a logística 4.0 garantem uma gestão eficaz e inteligente das atividades relacionadas à logística, tornando o transporte de mercadorias, armazenamento de cargas, reposição de produtos e demais processos que envolvem a logística de uma empresa mais eficazes.

Com isso, os principais benefícios oferecidos pela logística 4.0 são:

  • Redução do lead time;
  • Otimização da gestão de estoque;
  • Estoques reduzido;
  • Centros de distribuição integrados e inteligentes;
  • Segurança nos processos internos;
  • Visão sistêmica da cadeia de suprimentos;
  • Redução nos gastos de transporte;
  • Maior flexibilização nas entregas;
  • Sistema de monitoramento altamente eficaz, através da internet.

Inovações tecnológicas da logística 4.0

Com esse novo conceito sendo aplicado na indústria, é possível fazer com que processos inovadores sejam aplicados, com objetivo de interagir e otimizar a cadeia de suprimentos, produção e distribuição.

Para compreender ainda mais o significado da logística 4.0, é importante conhecer as tecnologias que fazem parte dessa área e como elas estão transformando completamente a logística tradicional.


Inteligência artificial

Também conhecida pela sigla IA (ou AI, em inglês), a inteligência artificial possibilita uma máquina tomar decisões autônomas durante a execução de um determinado processo.

Por meio da IA ​​também é possível prever o comportamento e antecipar a ocorrência de uma série de problemas em diferentes áreas.

O uso de inteligência artificial também pode tornar todas as atividades em uma cadeia ainda mais eficientes e produtivas, mais rápidas e reduz a probabilidade de erros. Outro benefício importante da IA ​​é a capacidade de fornecer serviço personalizado aos clientes por meio de análise inteligente de dados.

O AEVO Innovate, nosso software de Gestão da Inovação, também utiliza a IA para reduzir as etapas de um Programa de Ideias e conexão com startups do Ecossistema. Entenda melhor como a inteligência artificial funciona para inovação.


Big data

A medida que a sociedade se torna mais dependente e orientada por dados, conceitos como o big data também começam a atrair a atenção.

Vivemos em um mundo onde tudo que fazemos gera algum dado. Seja uma transferência bancária, a um login em uma rede social. Todavia, toda essa geração de dados nao tem utilidade se não houver pessoas para analisa-los.

Na logística 4.0


Internet das coisas (IoT)

Outra tecnologia que ganhou importância na Indústria 4.0 é a Internet das coisas, também conhecida pela abreviatura IoT (ou Internet of Things). Mesmo que ainda esteja um pouco afastado do usuário final, já existem soluções nesse sentido para resolver problemas básicos do dia a dia.

No entanto, existem aplicações importantes para a logística que certamente podem ser exploradas.

Graças à Internet das Coisas, alguns dispositivos já podem funcionar de forma totalmente automática. Claro, eles continuarão a seguir uma série de protocolos e políticas que foram configurados anteriormente.

Porém, esta simples aplicação já é capaz de aumentar a produtividade de uma indústria, baixando custos operacionais e até reduzindo o risco de acidentes, comuns em algumas indústrias.


Aprendizado de máquina (machine learning)

O aprendizado de máquina, também conhecido como aprendizado de máquina, é uma tecnologia que visa analisar automaticamente as informações para a criação de modelos analíticos.

Em outras palavras, ao aplicar esse conceito, as máquinas ganham a capacidade de aprender automaticamente para poder atuar de forma mais autônoma.

A tecnologia também pode trazer mais segurança aos armazéns, reduzir erros humanos e aumentar significativamente a conectividade entre as diferentes tarefas em uma cadeia de produção, tornando todo o serviço mais ágil, inteligente e conectado em rede.


Conclusão

A logística 4.0 já é uma realidade em diversas empresas de todo Brasil.

Para que seu negócio continue operando de forma eficaz e se mantenha competitiva no mercado empresarial, esse novo modelo de logística fará toda a diferença no processo de produção e distribuição dos produtos da sua empresa.

Você já está preparado para aderir a essa nova realidade em sua empresa?

O AEVO Innovate, nosso Software de Gestão da Inovação, pode auxiliar sua empresa a incluir os processos da logística 4.0 e alcançar os resultados desejados. Solicite uma demonstração e saiba mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *