O que é Data Driven: entenda a nova estratégia de dados

o-que-e-data-driven

Os dados obtidos pelo Data Driven atualmente são muito importantes para o mercado tornando a empresa mais competitiva e lucrativa, permitindo descobrir o que o cliente procura e traçar um cenário do mercado. Mas o que é Data Driven, exatamente?

Nesse artigo vamos explicar o significado dessa prática, as suas vantagens para empresa e como ela deve ser aplicada. No final, você não apenas saberá o que é Data Driven como poderá implementar o método na sua organização.


O que é Data Driven?

O Data Driven é uma ferramenta que serve de orientação para os dados, utilizada pelas empresas para tomar decisões a partir deles. As informações contidas neçe são detalhadas, facilitando com que as estratégias sejam mais assertivas para o gestor.

Esses dados são coletados com segurança e servem para que as empresas tomem decisões objetivas. Quando uma empresa utiliza o Data Driven, suas informações são convertidas em ações, cujo resultado gera novos dados num ciclo de atualização constante.

O Data Driven também é um modelo de pensamento, que tem como finalidade auxiliar as empresas tomem suas decisões partindo dos dados, e não por suposição. Isso favorece a criação de estratégias mais adequadas à realidade, já que agora podemos mensurá-la.

Os dados obtidos pelo Data Driven são cruzados para gerar informações mais claras e qualificadas. Elas deixam de ser números e se tornam orientações sobre como agir, detalhando quem são os seus clientes, quais produtos que devem ser oferecidos, quem está na concorrência, quais fornecedores oferecem as melhores vantagens, etc.

Em resumo, podemos definir o que é Data Driven como um caminho para que as empresas possam tomar atitudes eficientes e rentáveis em seus negócios.

Dentro de uma organização, essa prática é utilizado através de métodos e ferramentas que cruzam e analisam os dados, como Big Data, Inteligência Artificial e Machine Learning

Isso faz com que as empresas se tornem mais competitivas, diminuindo os erros nas decisões e os custos das mesmas, aumentando assim a lucratividade.


Vantagens e benefícios de tomar decisões orientadas a dados

Além dos benefícios já mencionados, as empresas que se voltam ao Data Driven ainda podem:


Reduzir riscos

Ao invés de trabalhar com opiniões, que podem ter lacunas e deixar a organização exposta a riscos, as decisões com base em dados partem de um cenário mais detalhado e próximo da realidade, evitando ser pego de surpresa por uma informação desconhecida.


Poder de predição

Quando os dados são analisados e cruzados em um volume maior, o Data Driven possibilita uma identificação de padrões que não somente apresenta o cenário atual, como também projeta tendências sólidas para o futuro.


Maior autonomia para os colaboradores

Se todos possuem os dados relativos às próprias funções, e sabem que as decisões devem se basear neles, não é preciso gerenciar cada passo de suas atividades. Isso permite que os colaboradores usem o seu tempo com mais eficiência e tomem decisões mais assertivas.


Melhor avaliação de ROI

Os negócios que utilizam o Data Driven têm mais possibilidade para avaliar o seu retorno sobre o investimento (ROI) de cada iniciativa, permitindo saber em tempo real o que está dando resultado e o que está apenas gastando recursos.

Esse processo é muito importante para diminuir gastos desnecessários e maximizar bons investimentos.


Como se tornar uma empresa Data Driven?

Para que a empresa faça parte desse jogo, não basta saber o que é Data Driven. Ela também precisa realizar investimentos em softwares, recursos tecnológicos de sistema de informação e treinamento para seus colaboradores.

Em última instância, as pessoas tomarão as decisões. Esse treinamento fará com que elas possam analisar os dados e saber o que deve ser feito com eles, evitando que o investimento em coleta seja desperdiçado.

Eles devem compreender as ferramentas e a importância do Data Driven para o negócio, modificando assim a cultura dos seus colaboradores sobre o uso de dados, deixando claro os benefícios para todos.

A transformação da cultura relacionada aos dados, faz com que as empresas se tornem mais competitivas no mercado, já que reduzem os riscos e tomam atitudes objetivas.

Familiarizar-se com as tecnologias também é fundamental. Os dados nem sempre estarão dispostos numa interface amigável, e colaboradores capazes de oferecer uma análise nessas condições fazem a diferença no sucesso do negócio.

Por fim, é preciso mudar a relação com os relatórios – se as decisões foram tomadas com base no Data Driven, quem as tomou deve ser capaz de apresentar claramente as suas motivações.

Uma mudança simples é começar a perguntar por que a decisão foi tomada, avaliando as situações em que ela teve base nos dados e quando partiu de uma opinião pessoal, oferecendo reforços positivos aos colaboradores que se comprometerem com a mudança.

Comprar uma ferramenta, portanto, é apenas uma parte da adaptação ao Data Driven, que requer uma nova cultura onde as decisões assertivas são recompensadas e os achismos são corrigidos.


Exemplos de como e onde aplicar o Data Driven

O Data Driven pode ser aplicado em vários segmentos, sendo as plataformas de streaming um dos exemplos mais comuns – avaliando o comportamento dos consumidores para sugerir mais conteúdos interessantes.

Outro exemplo interessante é o da Marvel, que usa o Data Driven para criar seus filmes com base nos dados que mostram o que os fãs querem assistir. Com essa prática, a empresa obteve seguidos lançamentos com receita acima de US$ 1 bilhão.

Nos Estados Unidos, a DirecTV percebeu que o público era mais receptivo a mudar seu provedor de TV a cabo quando ia para uma nova casa. Usando dados do serviço postal, a empresa passou a segmentar pessoas que cadastravam um novo endereço, oferecendo uma campanha personalizada que se tornou central para os negócios da companhia.


Conclusão

Agora que você já sabe o que é Data Driven, as vantagens que ele proporciona à empresa e como ele deve ser aplicado, é hora de partir para ação.

Entendendo que o sucesso depende das pessoas, é crucial trabalhar com ferramentas de gestão eficazes, como o AEVO Innovate. Nossa plataforma possibilita organizar os profissionais que irão atuar na coleta e análise de dados, além de gerenciar as outras equipes para que elas utilizem de modo eficiente as informações obtidas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *