Como a Inteligência Artificial para Inovação Aberta funciona?

inteligencia-artificial-para-inovação-aberta-AEVO

Com intuito de eliminar a burocracia e trabalhos operacionais, diversas empresas estão adotando a inteligência artificial para inovação. Elas apostam no desenvolvimento dessa tecnologia para reduzir custos, encurtar prazos e, até mesmo, para facilitar os processos de recrutamento e seleção.  

Aliada à essa ferramenta, a inovação aberta também vem sendo amplamente explorada pelas corporações que buscam encontrar parceiros que possam auxiliá-las com suas demandas. Para isso, elas contam com o AEVO Connect, nossa plataforma lançada exclusivamente para divulgar desafios abertos de nossos clientes para o ecossistema.  

O AEVO Connect é a ponte entre desafios e soluções da comunidade AEVO, e foi idealizado pensando na demanda crescente por inovação aberta de nossos clientes. E para ficar ainda melhor, nós fomos ainda mais longe e somos a primeira empresa no Brasil a implementar a inteligência artificial para inovação aberta. 


O que é Inteligência artificial? 

As Big Techs são responsáveis por incríveis avanços tecnológicos que temos hoje no mundo. Um deles, é a inteligência artificial. 

O conceito por trás de uma IA não é novo e já está presente em nossa vivência há muitos anos. Implementado tanto em jogos de cartas como em robôs cirurgiões, a inteligência artificial é um conjunto de fatores que buscam simular a capacidade humana de raciocínio. 

Ela está diretamente ligada ao machine learning, ou aprendizado de máquina, pois uma vez que fora estruturada, é capaz de aprender sozinha.


E a Inovação Aberta? 

Em um mundo BANI, frágil (brittle), ansioso, não linear e incompreensível, a todo momento surgem novos desafios que muitas organizações não estão preparadas para lidar. Essas circunstâncias causam imprevisibilidade, obrigando as empresas a se prepararem para cenários adversos.  

Ainda assim, eventuais problemas podem aparecer, e nem sempre os recursos disponíveis são capazes de atender a demandas tão específicas. 

Nesse contexto, a inovação aberta entra como alicerce para resolução de problemas de negócios das grandes corporações, permitindo a conexão com outras empresas, principalmente startups, que possuem a solução ideal para suprir essa necessidade. 

Entretanto, o processo para encontrar o parceiro ideal requer tempo, e envolve muitas etapas operacionais, que podem, muitas vezes, inviabilizar a continuidade do mesmo. 


Inteligência artificial para inovação aberta, como funciona? 

Pensando em todos os benefícios que uma IA pode proporcionar às empresas, a AEVO lançou, em setembro de 2021, sua mais nova funcionalidade: inteligência artificial para inovação aberta. 

Em busca do parceiro perfeito, antes as empresas precisavam lançar seus desafios no ecossistema, buscar ativamente por startups, promover hackathons e eventos online, além de gerenciar o relacionamento e etapas dos processos com cada uma delas, de forma manual. 

Agora, todo esse processo está muito mais democrático e ágil, podendo ser feito em apenas um clique! Ao lançar uma ideia no AEVO Innovate, por meio da Central de Ideias, que impulsiona o intraempreendedorismo, nossa IA irá recomendar as startups mais indicadas para resolução do seu problema, de acordo com a sua necessidade. 

Com mais de 16.000 mil startups cadastradas em nossa base, a inteligência artificial usa algoritmos que entendem, interpretam e conhecem a fundo o modelo de negócios de cada uma delas, e encontra instantaneamente o parceiro perfeito para o seu problema. Isso elimina todo processo operacional, e tornando-o mais rápido e fácil. 

IA inovação aberta

O uso da inteligência artificial para inovação aberta democratiza o processo de implementação de uma ideia, pois torna acessível para todos os colaboradores participarem, incluindo aqueles da linha de frente, que muitas vezes ficam distantes das tomadas de decisão da empresa. 

Vale lembrar que a IA da AEVO também está presente para trazer mais organização e facilitar a gestão do seu programa de ideias. Quando um colaborador lança uma ideia e o sistema identifica uma similar já cadastrada, a inteligência artificial notifica o usuário para que não haja duplicidade. Essa funcionalidade permite que os gestores tenham mais clareza e agilidade na hora de selecionar aquelas que irão para o processo de avaliação e implementação. 

Assista o vídeo e entenda como a inteligência artificial para inovação aberta funciona na prática: 

AEVO | Um novo jeito de fazer Inovação Aberta na sua empresa! 

O uso da IA é mais uma inovação tecnológica que todas as organizações que desejam inovar devem ficar de olho, e a AEVO, como referência em inovação, é a primeira empresa do Brasil implementar inteligência artificial para inovação aberta. 

Transforme o jeito de fazer Inovação Aberta na sua empresa com apenas um clique para inovar. 

Clique aqui e fale agora com um de nossos especialistas e conheça mais sobre essa nova funcionalidade! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *