Metodologia ágil Scrum: o que é? Saiba os benefícios e como utilizar

Entenda porque a metodologia ágil Scrum vem sendo utilizada não só em startups e times de tecnologia, mas diversos segmentos corporativos.

A metodologia ágil Scrum é o exemplo mais conhecido e admirado entre um conjunto de práticas responsáveis por aumentar a inovação e a competitividade em qualquer empresa onde são utilizadas com eficiência.

Confira os benefícios de utilizar a metodologia ágil Scrum na sua organização; além de um guia para implementá-la e dicas para obter o melhor resultado possível com as suas técnicas.

O que é metodologia ágil Scrum?

Destaque entre as metodologias ágeis, Scrum é um meio de planejar e gerir projetos através de ciclos , permitindo o lançamento rápido de um produto inicial que, a partir daí, será constantemente atualizado.

Os ciclos são chamados de Sprints e costumam durar um mês, mas podem ser adaptados à realidade da sua organização. Ao final de cada Sprint, um conjunto de metas definidas inicialmente deve ter sido executado, gerando algo novo para entregar ao cliente do projeto.

Um exemplo de sucesso com a metodologia ágil Scrum é o mercado de jogos online. Muitos nomes de sucesso na atualidade foram lançados como uma versão inicial, para testar a reação do público, e adicionaram ou modificaram mapas, itens, personagens e funcionalidades a cada atualização.

Quais os benefícios de trabalhar com uma metodologia ágil?

Metodologias ágeis como o Scrum e o Kanban fazem com que empresas de todos os tamanhos e setores possam gerenciar seus recursos de modo eficiente, obtendo resultados rápidos que garantem a competitividade. Elas proporcionam:

Simplicidade para lidar com problemas complexos

As metodologias ágeis permitem transformar questões complexas em listas de tarefas bem delimitadas , estabelecendo um prazo e responsável para cada uma. Conforme as tarefas são concluídas, o projeto ganha forma e avança.

Feedback constante

Os clientes do seu produto poderão compartilhar opiniões a todo momento, gerando uma lista de acertos ou possíveis correções. Você não precisa adivinhar constantemente o que deve ser feito em seguida, basta olhar os dados.

Agilidade

Elas carregam o conceito no nome. Metodologias ágeis como o Scrum permitem responder de modo quase imediato às mudanças no mercado . Se um novo concorrente ou tecnologia entra em cena, você poderá combatê-lo dentro de pouco tempo.

Potencializa o trabalho em equipe

Um dos maiores desafios numa equipe multidisciplinar é gerir quem será responsável por cada tarefa, algo que se torna simples com a metodologia ágil Scrum. Cada colaborador pode dar o seu melhor , e fica evidente quando um deles não está sendo bem aproveitado.

Componentes da metodologia ágil Scrum

A metodologia ágil Scrum é baseada em alguns pilares, que devem ser dominados com maestria por quem deseja alavancar o seu potencial.

Product Backlog

O Backlog é a lista de tarefas que devem ser cumpridas pelo projeto . Ele é definido pelo Dono do produto – posição que veremos em detalhes mais à frente – podendo receber sugestões da equipe. O Backlog deve apresentar, de modo claro, cada passo a ser dado e quais os critérios de sucesso para os mesmos.

Você pode criar o Product Backlog utilizando um quadro branco ou um software de gestão como o AEVO Innovate, que possui ferramentas capazes de auxiliar em cada etapa do seu projeto utilizando a metodologia ágil Scrum.

Sprint

Unidade básica da metodologia ágil Scrum, o Sprint é um bloco de tempo em que determinadas tarefas precisam ser concluídas . Ele pode ter duração de um mês ou 15 dias, por exemplo – variando conforme a complexidade existente no projeto.

Cada Sprint tem início por uma reunião, onde o Dono do produto irá definir quais tarefas no Product Backlog devem ser priorizadas e os responsáveis por cada uma serão escolhidos. Ao final, um novo encontro é realizado, com feedbacks para os envolvidos e avaliação do que facilitou ou impediu o avanço, para direcionar melhorias no próximo ciclo.

Daily meeting

Ao longo de um Sprint, cada dia começa por uma breve reunião – 20 a 30 minutos costumam ser o bastante. O foco deve estar centrado nas tarefas do dia , com cada membro compartilhando as atividades que fizeram no dia anterior, que pretendem fazer no dia corrente, e declarando possíveis impedimentos para que a equipe encontre formas de superá-los.

Dono do produto

Responsável pelo trabalho em desenvolvimento, ele é quem deve construir o Backlog e acertar os detalhes de cada Sprint com os membros da equipe . O Dono do produto deve ser uma pessoa com autonomia para tomar decisões e profundo conhecimento sobre os usuários do produto, já que, de certa forma, estará representando seus interesses.

Scrum Master

O Scrum Master é uma espécie de coach e gerente para o time, ele conhece bem a metodologia ágil Scrum e pode ajudar todos a implementá-la com sucesso , buscando eliminar obstáculos que impeçam a produtividade do grupo.

Vale pontuar que o Scrum Master não dá ordens ou indica tarefas, papel que cabe ao Dono do produto. Sua responsabilidade é guiar o time na direção dos objetivos traçados.

Como começar a usar a metodologia ágil Scrum?

Existem 4 etapas que permitem o bom funcionamento de um projeto utilizando o Scrum.

1. Selecionar os papeis

Definir corretamente o Dono do produto e o Scrum Master é crucial. Cada um à sua maneira, eles serão responsáveis diretos pelo sucesso ou fracasso da iniciativa. Os demais membros também devem ser escolhidos com cuidado, equilibrando habilidades técnicas e sociais para formar uma equipe imbatível.

2. Criar o Backlog do produto

Esse é o começo de tudo, registrando quais tarefas o projeto deve cumprir. A criação do Backlog cabe ao Dono do produto, que pode trabalhar sozinho ou escutar as propostas do time. Esse documento não é estático – novas necessidades irão surgir e devem ser adicionadas ao Backlog.

3. Planejar um Sprint

Dentro do Backlog, o Dono do produto deve indicar quais tarefas são fundamentais no primeiro Sprint e apresentá-las ao time, que irá se adequar às condições estabelecidas.

4. Avaliar

O Dono do produto e o Scrum Master irão rever o Sprint, buscando entender o que deu certo ou errado e entregando feedbacks à equipe. A partir daí, os rumos podem ser corrigidos para o Sprint seguinte, aprimorando os processos utilizados e o produto final a cada período.

Conclusão

Implementar a metodologia ágil Scrum requer disposição e estudo para dominar suas técnicas, além de ferramentas para garantir um bom fluxo de informação dentro e fora da equipe envolvida: a comunicação livre é tão importante para o sucesso quanto a capacidade do time.

Com o AEVO Innovate você pode gerenciar projetos de inovação utilizando metodologias como o Scrum, através de uma plataforma que transforma os passos acima em recursos intuitivos para que você e a sua equipe trabalhem com o máximo de eficiência, focados no que sabem fazer de melhor!

Lillian Donato

Formada em Publicidade e Propaganda pela UFES e pós-graduada em BI, Marketing Digital e Data Driven pela PUCRS, Lillian trabalha com marketing há 8 anos, tendo passado por agências de marketing, veículos de comunicação, trabalhando com rádio e televisão, além do setor de tecnologia e software. Ao longo de sua experiência profissional, já trabalhou com design, redação, SEO, mídias pagas, CRO e diversas outras áreas no marketing, tendo como especialidade marketing b2b. Atualmente é coordenadora de marketing na AEVO.

Compartilhe o post

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sidebar versão 2 para o copy AEVO One-Stop Shop de Inovação

Assine nossa newsletter

Fique sempre atualizado com nossos conteúdos sobre o universo da Inovação.