O que são metodologias ágeis? Saiba importância e como colocar em prática

metodologias-ágeis

A busca por metodologias ágeis cresceu de modo exponencial nas últimas décadas, conforme as empresas que adotaram o modelo se tornaram alguns dos maiores players em seus mercados – desde o desenvolvimento de softwares até as montadoras de automóveis.

Elas revolucionaram indústrias, permitindo que empreendimentos com poucos colaboradores e recursos pudessem competir contra multinacionais (e vencer) e estão em constante evolução, demonstrando um potencial ainda maior pela frente.

Mas você sabe, exatamente, o que são metodologias ágeis?


O que são metodologias ágeis?

De modo simples, elas são práticas gerenciais que permitem orientar projetos inovadores e adaptáveis às mudanças no caminho.

As metodologias ágeis trabalham a partir de ciclos rápidos, que costumam ser medidos em semanas ou meses, e entregam resultados ao final de cada ciclo, enquanto um projeto tradicional poderia levar anos até chegar na fase de entrega.

Pense, por exemplo, nas versões constantemente atualizadas dos smartphones, ou nas funcionalidades adicionadas em aplicativos e redes sociais. As empresas por trás desses produtos sabem que uma nova tecnologia vai surgir em pouco tempo, mas não podem esperar até que ela esteja disponível.


Diferenças entre metodologias clássicas e metodologias ágeis

As metodologias clássicas se baseiam na previsibilidade dos resultados. Seus projetos tem escopo linear, cronograma detalhado, orçamento bem definido e pouco espaço para mudanças.

É uma boa opção se você pretende construir um produto utilizando meios tradicionais, sem o envolvimento de novas tecnologias ou processos, e existe pouca variação nos frutos do trabalho.

As metodologias ágeis caminham na direção oposta: escopo baseado em ciclos de atualização, cronograma em blocos de tempo, orçamento que pode crescer ou diminuir conforme o projeto apresenta resultados e mudanças constantes.

Elas costumam ser as melhores soluções em ambientes de incerteza e instabilidade – quando você não sabe exatamente qual tecnologia, concorrente ou comportamento do consumidor encontrará daqui há alguns meses.

O desenvolvimento de softwares, onde as metodologias ágeis surgiram, é o exemplo perfeito de sua aplicação, mas elas podem gerar bons resultados em qualquer setor onde novas tecnologias e processos estão em jogo. Na era da transformação digital, isso significa basicamente qualquer setor.


Como as metodologias ágeis auxiliam na melhora de desempenho e resultados

A entrega de melhorias constantes e facilidade para implementar modificações permitem que as metodologias ágeis sejam extremamente competitivas. Seu modelo de atuação possibilita:


Maior satisfação do cliente

O público estará lidando com o produto enquanto ele é desenvolvido, podendo apresentar feedbacks constantes sobre o que gostaria de ver, ou o que está incomodando. Não é à toa que os clientes de empresas como Netflix, Uber e Spotify são fãs dessas marcas.


Controle dos riscos

Imagine dedicar anos e incontáveis recursos desenvolvendo um produto, para no fim descobrir que ele não foi bem aceito pelo mercado. As metodologias ágeis chegam muito perto de eliminar esse risco.

O tempo e o capital investidos numa primeira versão representam uma pequena porcentagem do que seria necessário para um projeto completo. Além disso, se ela não agradar, você terá acumulado novos dados para utilizar em uma segunda tentativa.

Leia também: Ambidestria Organizacional tudo que você precisa saber!


Desenvolvimento dos colaboradores

As metodologias ágeis costumam usar equipes multidisciplinares na execução de seus projetos. A interação entre pessoas de backgrounds diversos permite que elas possam desenvolver novas habilidades com uma grande velocidade.

É comum que na conclusão, ou até mesmo no meio de um projeto, colaboradores que antes dominavam apenas suas áreas acumulem experiência suficiente para tocar novas iniciativas, acelerando o ritmo da inovação na empresa.


Menor barreira de entrada

Metodologias ágeis permitem que times pequenos e com poucos recursos possam entrar num jogo dominado por grandes nomes. Uma boa ideia se tornará um produto de testes, capaz de atrair os primeiros clientes ou investidores e gerar capital para o desenvolvimento de atualizações.


Flexibilidade

Quando o cenário mudar; o que vai acontecer com uma frequência cada vez maior; seu empreendimento não será pego de surpresa no meio de um projeto que simplesmente já estará obsoleto quando for entregue.

O Instagram é um exemplo dessa visão. Quando o SnapChat surgiu como uma ameaça, os Stories foram rapidamente adicionados para virar o jogo. Em 2020, com a ascensão do TikTok, o Instagram lançou os Reels para se manter competitivo e não perder espaço para os concorrentes.


Como e onde usar as metodologias ágeis

Até os setores mais tradicionais da indústria estão trabalhando com metodologias ágeis em suas operações, e a velocidade com que essa mudança ocorre só tende a crescer nos próximos anos.

Você pode começar a implementá-las numa área específica da sua empresa e avançar conforme sentir mais segurança nos resultados obtidos.


Projetos com novas funcionalidades

Quem está pensando em acrescentar ou modificar funções de um produto tradicional pode usar as metodologias ágeis para gerenciar esse projeto específico, como um teste para que a empresa se familiarize com os novos procedimentos.


Aplicativos

Lojas, bancos, faculdades e até agências governamentais estão lançando aplicativos para facilitar a acessibilidade entre usuário e serviço.

É uma área perfeita para realizar experiências com as metodologias ágeis na sua empresa, afinal estamos falando de um produto cuja natureza é baseada em atualizações constantes.


Comunicação

As tecnologias de comunicação foram profundamente impactadas pelas metodologias ágeis, e você pode usá-las para conquistar espaço nas novas ferramentas.

Um plano de marketing baseado em ciclos de atualização permite avaliar como sua mensagem está sendo recebida pelo público e testar linguagens, formatos ou plataformas.


Conclusão

As metodologias ágeis podem oferecer os melhores resultados quando são complementadas por ferramentas capazes de acompanhar o seu ritmo de trabalho, como é o caso do AEVO Innovate.

Maior software de gestão da inovação na América Latina, o AEVO Innovate trabalha com empresas que adotaram as metodologias ágeis para facilitar o gerenciamento de projetos e KPI’s.

O software entrega toda essa experiência numa interface que é ao mesmo tempo simples e completa, para que você possa gerenciar tudo que precisa com apenas alguns cliques.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *