Quando o assunto é gestão de empresas, é comum que se destaque a importância de acompanhar os resultados. Para tanto, existem dados relevantes que devem ser contabilizados.
Eles ajudam a entender se as ações realizadas estão ou não alcançando os resultados desejados. Tratam-se dos Indicadores-Chave de Performance ou KPIS. Ficou interessado no tema e quer saber mais?
Então, continue lendo este artigo e descubra o que são KPIs e como elas podem auxiliar na gestão do seu negócio.
O que são KPI’s?
Key Performance Indicator ou Indicadores-Chave de Performance é o que significa a sigla KPI. Como já mencionado, consiste em dados que podem ser medidos para avaliar se determinada ação, iniciativa ou estratégia está sendo eficiente.
Na gestão de empresas, é uma ferramenta muito útil para saber se o trabalho das equipes está surtindo os efeitos desejados. A partir disso, é possível tomar as decisões adequadas, seja manter uma estratégia assertiva ou fazer os ajustes necessários.
Além disso, o que são KPIS se expressam por meio de números ou porcentagens. Assim, as informações a serem avaliadas para medir o desempenho do que é realizado devem ser contabilizadas.
Existem diversos Indicadores-Chave de Performance e cada empresa deve definir aqueles que melhor atendem as suas necessidades. Eles podem ser divididos entre KPIs primários, secundários e práticos.
Exemplos dos primeiros são leads, tráfego, taxa de conversão e receita por compra. Quanto aos secundários, é possível citar custo por visitante, assinantes da newsletter e visitas recorrentes no blog.
Já os exemplos de indicadores práticos são pageviews, conteúdos mais lidos/visitados, page rank e palavras-chave mais pesquisadas.
Esses são apenas alguns dos tantos indicadores que podem ser utilizados. E como você pode ver são informações passíveis de levantamento com as ferramentas certas.
Qual a diferença entre KPI e Métrica?
Depois de entender o que são KPIS, é possível que você esteja se perguntando se esses indicadores não se tratam da mesma coisa que as famosas métricas, caso já tenha lido ou ouvido a respeito delas.
Na verdade KPIS e métricas se assemelham em muito, no sentido de contribuírem com o acompanhamento dos resultados e mensurá-los. No entanto, é possível dizer KPI não é o mesmo que métrica, mas ela pode se tornar um KPI.
Isso porque as métricas são apenas os dados que podem ser medidos, mas não necessariamente relevantes para a avaliação do desempenho da sua empresa. Assim, quando uma métrica se torna importante, então, ela ganha o status de KPI.
Por que devo usar KPI’s em meus projetos?
Para entender melhor como o que são KPIS contribuem com a gestão do seu negócio, veja a seguir as principais vantagens de usar os indicadores.
Contribuem com a tomada de decisão
Um dos principais benefícios das KPIs é o fato de ajudarem os gestores a fazerem escolhas. As decisões podem ser tomadas com mais assertividade, já que existem menos dúvidas sobre o desempenho do que é promovido na empresa.
Isso é possível porque, como já mencionado, os Indicadores-Chave de Performance oferecem dados exatos para avaliar a situação. Com eles, o gestor mede e quantifica os resultados, sem deixar espaço para as incertezas.
E mais, quando um projeto é dividido em etapas, a análise pode ser feita de modo parcial, ajudando a alinhar os objetivos e tornar o processo mais eficiente.
Qualificam o desempenho de ações e equipes
Outra vantagem de usar as KPIs em projetos é porque permitem analisar o desempenho de cada ação, estratégia ou equipe. Com uma avaliação completa, consegue-se melhorar esse desempenho, a partir dos ajustes necessários.
Da mesma forma, é possível averiguar com precisão onde estão as falhas que prejudicam o processo. Não se trata de encontrar culpados, mas sim, de analisar de maneira imparcial os problemas e corrigi-los.
Essa medida também estimula os colaboradores a se dedicarem com mais empenho as suas atividades. Além disso, a empresa pode canalizar recursos para os setores e/ou ações que mais precisam, evitando o desperdício com o que não precisa de mais verbas.
Promovem ações focadas
Clareza está na lista dos benefícios de usar os principais indicadores para mensurar os resultados do que é feito na sua empresa para alcançar um determinado objetivo.
Quando gestores e colaboradores conseguem visualizar de forma clara o que deve ser feito os processos e objetivos são mais fáceis de atingir.
Essa vantagem permite ainda a promoção de ações focadas, que são essenciais para se chegar a resultados específicos.
Otimizam o uso dos recursos
Como já dito, um benefício do uso das KPIs é destinar verba para aquilo que realmente importa e necessita. Essa medida não só evita o desperdício em ações desnecessárias, como também uma otimização e até mesmo a economia dos recursos.
Afinal, não é raro que as empresas gastem dinheiro excessivamente com ações avulsas, que não fazem parte de uma estratégia.
Mas quando são usados os Indicadores-Chave de Performance, as ações se tornam mais assertivas também porque são mais bem pensadas, planejadas e organizadas. Por consequência, o orçamento é utilizado adequadamente.
Aumentam a conversão de vendas
Uma consequência das vantagens mencionadas e outro benefício é o inevitável aumento da conversão de vendas. Todo o processo que as KPIs exigem convergem na atração e conquista do público e na posterior efetivação das vendas.
Como escolher a KPI certa para cada projeto?
Já que existe uma ampla variedade KPIS, é importante saber quais escolher para cada projeto. Em geral, devem ter relação com aquilo que se quer medir o desempenho. Se for o setor de marketing, por exemplo, leads, cliques e acessos são alguns deles.
Mas se a ideia é mensurar a performance da equipe de vendas, então, churn, contratos fechados e ROI estão entre os indicadores mais relevantes. Além disso, é preciso levar em conta outros aspectos.
Ou seja, a informação que se quer considerar como KPI deve ser passível de ser medida, portanto, não pode ser algo abstrato. Responda a pergunta: Ela pode ser transformada em número ou em porcentagem?
Se a resposta for sim, então, trata-se de um indicador adequado. Outro cuidado ao fazer a escolha é optar por dados que sejam relevantes. Pode haver informações que facilmente se transformem em números, mas nem por isso quer dizer que seja um KPI.
Por isso, atente-se às métricas da vaidade, como a fama da empresa nas redes sociais. Apesar de ser algo bom para o seu negócio não é relevante para fornecer dados precisos.
Mais uma dica para escolher a KPI certa para cada projeto é avaliar apenas as ações dos setores que têm relação com o seu objetivo. É essencial manter o foco, além de realizar a mensuração dos indicadores com periodicidade.
Conclusão
Para tomar decisões assertivas dentro da empresa, os gestores devem estar munidos de informações que podem ser mensuráveis, que são KPIS. Esses indicadores conseguem mostrar quais estratégias são assertivas e quais devem sofrer melhorias.
E para medi-los é importante que toda a equipe esteja em sintonia. E cada setor avaliando os números relativos a sua atividade. Para esse trabalho, pode ser preciso inovar, criando métodos que permitam a colaboração entre os profissionais.
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