Case Aviva: como a empresa alcançou 55 milhões em ROI de inovação

Confira o case Aviva, que, através da parceria e suporte estratégico da AEVO, gerou mais de 16 mil ideias em seu Programa de Inovação e alcançou mais de 55 milhões em retorno financeiro.

Para inovar é preciso de estrutura, processos, ferramentas, gestão e pessoas colaboradoras engajadas com esse propósito estratégico. Unir todos esses pontos foi um dos principais desafios da Aviva, empresa referência no ramo hoteleiro. Confira o case da empresa para se inspirar.

A Aviva é uma das principais referências dos setores de turismo e entretenimento do Brasil, fundada com o nome de Grupo Rio Quente, é responsável pela administração, crescimento e gestão de Resorts no país.

A empresa, com toda sua relevância, enxergou na inovação uma forma de potencializar ainda mais seus resultados organizacionais, a geração de receita e satisfação de clientes e colaboradores por meio de um programa de inovação e ideias.

Além disso, com um processo sólido de gestão da inovação, também pode mapear e desenvolver novas soluções para agregar mais valor ao negócio.

Conheça a história de sucesso da Aviva, que em uma parceria de mais de 10 anos de programa de inovação com a AEVO, atingiu resultados fantásticos. Siga a leitura.

Sobre a Aviva

A Aviva surgiu em 1964 com a criação de seu primeiro hotel Pousada, que em pouco tempo se expandiu para uma atuação em rede. Aviva foi fundada com o nome de Grupo Rio Quente, responsável por dar origem a marca Aviva Algar FLC, no dia 30 de outubro de 2018.

A empresa consolidou uma nova forma de se relacionar com clientes e parceiros, tornando o ramo do turismo e entretenimento uma experiência memorável e adotando para si própria o compromisso de pensar diferente – sempre com foco em proporcionar uma experiência de excelência para os seus hóspedes.

Hoje, a Aviva está presente na cidade do Rio Quente, localizada no estado de Goiás.

Com o Rio Quente – complexo composto pelos parques: Hot Park, Parque das Fontes e Eko Aventura Park, e também na cidade de Mata de São João, na Bahia, com o resort de Costa do Sauípe – a empresa focou em desenvolver um programa de ideias para todos os colaboradores e iniciou seus esforços de inovação em 2009.

“Nós que estamos na Aviva temos a obrigação de pensar diferente, mas obviamente dentro de uma estrutura e uma plataforma que suporte isso. Porque a inovação precisa ser orquestrada e é isso que a gente veio fazer nos últimos anos”, conta o CEO, Francisco Costa Neto.


O desafio

Quando a Aviva percebeu que ter um diferencial estabeleceria uma ótima posição no mercado em relação aos seus concorrentes, os associados aceitaram esse desafio!

“Vestir a camisa da empresa” ganhou um novo significado: pensar diferente.

A visão criativa de milhares de associados possibilitou a empresa construir um legado baseado em inovação, e o feedback positivo dos clientes foi o combustível que faltava para colocar em prática a Cultura de Ideias e planejar a implementação de um Programa de Inovação na hotelaria.

Após começar a iniciativa, a empresa encontrou percalços para que o programa de inovação funcionasse plenamente.

Entre os principais desafios do programa de inovação da Aviva, estavam:

  • Engajamento das pessoas envolvidas na empresa;
  • Aproveitamento total do potencial criativo dos associados;
  • Análise, retenção e administração de um grande volume de ideias;
  • Oferecer maior protagonismo para as pessoas colaboradores que contribuíam com ideias;
  • Dar resposta de maneira ágil e eficiente a todos os participantes do Programa de Inovação.

Todos esses pontos levaram a empresa a buscar por soluções tecnológicas que pudessem dar o suporte ferramental para o seu processo de inovação, para ter uma maior governança e mais facilidade dentro do seu programa de inovação, de modo que a organização pudesse implementar as melhores ideias, na prática.

A solução

Com o desafio bem evidente, a Aviva buscou por soluções baseadas em três frentes principais: desenvolvimento de um departamento de inovação; implementação de um programa de inovação apoiado por uma plataforma de gestão da inovação e a capacitação dos colaboradores quanto ao uso da plataforma.

1 – Desenvolver um departamento de Inovação

O Departamento de Inovação surgiu em 2009, quando quatro associados receberam o desafio de gerar receita para a empresa.

Juntos, realizaram um trabalho, em parceria com as áreas internas, para identificar oportunidades e descobriram nesse grupo de trabalho uma riqueza de sugestões para impulsionar os negócios, atingindo, desta forma, a meta proposta.

2 – Implementar um Programa de Inovação

O Programa de Ideias da Aviva foi construído com a participação dos associados da empresa, por meio de entrevistas, realização de workshops e compartilhamento de vários pontos de vista.

O departamento de inovação só surgiu quando a diretoria reconheceu o potencial assertivo do programa de inovação.

Quase todo Programa de Inovação começa com uma dificuldade financeira e o nosso surgiu no melhor momento, conta o Gerente Geral de Estratégia e Inovação, Alessandro Cunha.


A Aviva deu aos associados a oportunidade de dar ideias e serem protagonistas no processo de inovação da empresa.

Porém, após a ideação, que gerou muitas ideias para a empresa, havia um novo desafio: conseguir colocar em execução, ou seja, tirar as ideias do papel de fato.

Com o apoio estratégico da plataforma AEVO, aliado a uma estratégia de gamificação em seu programa, a Aviva consolidou a cultura de inovação no negócio, construindo uma atmosfera criativa e participativa entre seus associados e colaboradores.

Esses protagonistas se sentiram no centro das ações de inovação, sendo eles o principal motor de geração e implementação de ideias, garantindo o sucesso do negócio no presente e na criação do futuro da empresa.

Como a parceria com a AEVO potencializou os resultados da Aviva

Conheça o case Aviva e seus resultados

Com uma grande quantidade de colaboradores, contar com um software inteligente que se adapte as necessidades colaborativas dos associados da empresa significou para Aviva simplificar a gestão, aprovação e o desenvolvimento de milhares de ideias.

Todo esse trabalho feito em um único software, que é responsivo e, portanto, adaptável a qualquer dispositivo (com acessos via desktop e aplicativo de celular) e centraliza todas as iniciativas de inovação em um mesmo ambiente – seja em programas de ideais, de inovação aberta e na gestão de projetos de inovação.

Além disso, a plataforma ainda fornece dados de desempenho do programa para que os gestores possam mensurar a evolução do processo de inovação corporativa e potencializá-lo.

“Nós enxergamos que o AEVO seria a plataforma, hoje, mais aderente ao processo que nós temos. O principal motivo da escolha pela AEVO foi a disposição que sentimos do time em estar se desenvolvendo juntamente conosco em relação ao Programa de Inovação”, conta a Gerente de Estratégia em Experiência e Inovação, Kelcilene Lucas.


Os resultados

Ao adotar o AEVO, a Aviva encontrou uma forma de dar voz ao potencial criativo que forma a empresa – os seus associados.

As muitas visões, sugestões, ideias e participações trouxeram para a hotelaria mais de 16 mil ideias, que proporcionaram a construção desse case de sucesso.

“No segundo dia de lançamento do Programa de Inovação, na Costa do Sauípe, nós tivemos mais de 150 registros. Ou seja, o pessoal achou muito fácil. Eles pegaram o celular, durante o evento mesmo, e começaram a registrar e foi muito positivo”, conta a Analista de Projetos e Inovação, Jennifer Tibuchi.


Em 10 anos de Programa de Inovação, Aviva alcançou 55 milhões de reais em retorno financeiro, possibilitando a contínua superação de resultados e expansão da hoteleira.  

Planos para o futuro

Para continuar transformando boas ideias em resultados extraordinários, a Aviva vem investindo de forma consistente nos últimos anos no potencial criativo dos seus associados – estratégia que aumentou a taxa de sucesso dos seus hóspedes, criando experiências memoráveis.

A Aviva pretende continuar aprimorando seu Programa de Inovação e estimulando seus associados à colaboração criativa e a melhoria de resultados contínuos. Mas também mantém os olhos atentos a novas estratégias de inovação.

Quem agradece são milhares de famílias que passam pelo resort do Rio Quente, pelo Parque das Fontes, e pelo resort de Costa do Sauípe.

Com o maior apoio do setor, beirando um faturamento de quase 1 bilhão de reais, o nosso objetivo é liderar essa indústria e esses 4.200 associados, para que a gente inove a faça a diferença. Eu pessoalmente já vi essa empresa inovando e eu acredito que ela vai continuar inovando muito mais. O direcionador agora é o propósito e eu estou muito satisfeito com o que fizemos até agora, mas muito animado com o que faremos no futuro, conta o CEO, Francisco Costa Neto.


Clique no banner e confira o vídeo case que preparamos para você. Nós convidamos 08 associados, inclusive o CEO da Aviva, Francisco Costa Neto, para falar sobre o Programa de Inovação – do ponto de vista da equipe.

Conclusão

A história de sucesso, resultados e crescimento da Aviva com seu programa de inovação inspira e demonstra como inovar é vital para qualquer negócio.

E para inovar de maneira sólida é preciso ter recursos, capacitação ativa e ferramentas. Nesse aspecto, a AEVO pode ajudar a sua empresa.

A AEVO é uma One Stop Shop de Inovação e Estratégia com três frentes principais de atuação: tecnologia com sua plataforma de inovação, consultoria estratégia de inovação e análise de dados para potencializar o seu programa de inovação.

A organização pode contar com uma plataforma de inovação completa, que permite gerenciar e centralizar todos os projetos de inovação em um mesmo ambiente, da estruturação a implantação. Também pode ter o apoio de uma consultoria de inovação especializada, com expertise para desenhar e implementar soluções que atendem as demandas e dores do negócio.

A AEVO já apoia mais de 200 grandes empresas do Brasil e do mundo. Saiba como ela pode potencializar a gestão da inovação em seu negócio.

Fale agora com um dos nossos especialistas em inovação, e descubra como a AEVO pode ajudar no processo de inovação da sua empresa.

Lillian Donato

Formada em Publicidade e Propaganda pela UFES e pós-graduada em BI, Marketing Digital e Data Driven pela PUCRS, Lillian trabalha com marketing há 8 anos, tendo passado por agências de marketing, veículos de comunicação, trabalhando com rádio e televisão, além do setor de tecnologia e software. Ao longo de sua experiência profissional, já trabalhou com design, redação, SEO, mídias pagas, CRO e diversas outras áreas no marketing, tendo como especialidade marketing b2b. Atualmente é coordenadora de marketing na AEVO.

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Lillian Donato

Formada em Publicidade e Propaganda pela UFES e pós-graduada em BI, Marketing Digital e Data Driven pela PUCRS, Lillian trabalha com marketing há 8 anos, tendo passado por agências de marketing, veículos de comunicação, trabalhando com rádio e televisão, além do setor de tecnologia e software. Ao longo de sua experiência profissional, já trabalhou com design, redação, SEO, mídias pagas, CRO e diversas outras áreas no marketing, tendo como especialidade marketing b2b. Atualmente é coordenadora de marketing na AEVO.

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