Para inovar é preciso de estrutura, processos, ferramentas, gestão e pessoas colaboradoras engajadas com esse propósito estratégico. Unir todos esses pontos foi um dos principais desafios da Aviva, empresa referência no ramo hoteleiro. Confira o case da empresa para se inspirar.
A Aviva é uma das principais referências dos setores de turismo e entretenimento do Brasil, fundada com o nome de Grupo Rio Quente, é responsável pela administração, crescimento e gestão de Resorts no país.
A empresa, com toda sua relevância, enxergou na inovação uma forma de potencializar ainda mais seus resultados organizacionais, a geração de receita e satisfação de clientes e colaboradores por meio de um programa de inovação e ideias.
Além disso, com um processo sólido de gestão da inovação, também pode mapear e desenvolver novas soluções para agregar mais valor ao negócio.
Conheça a história de sucesso da Aviva, que em uma parceria de mais de 10 anos de programa de inovação com a AEVO, atingiu resultados fantásticos. Siga a leitura.
Sobre a Aviva
A Aviva surgiu em 1964 com a criação de seu primeiro hotel Pousada, que em pouco tempo se expandiu para uma atuação em rede. Aviva foi fundada com o nome de Grupo Rio Quente, responsável por dar origem a marca Aviva Algar FLC, no dia 30 de outubro de 2018.
A empresa consolidou uma nova forma de se relacionar com clientes e parceiros, tornando o ramo do turismo e entretenimento uma experiência memorável e adotando para si própria o compromisso de pensar diferente – sempre com foco em proporcionar uma experiência de excelência para os seus hóspedes.
Hoje, a Aviva está presente na cidade do Rio Quente, localizada no estado de Goiás.
Com o Rio Quente – complexo composto pelos parques: Hot Park, Parque das Fontes e Eko Aventura Park, e também na cidade de Mata de São João, na Bahia, com o resort de Costa do Sauípe – a empresa focou em desenvolver um programa de ideias para todos os colaboradores e iniciou seus esforços de inovação em 2009.
“Nós que estamos na Aviva temos a obrigação de pensar diferente, mas obviamente dentro de uma estrutura e uma plataforma que suporte isso. Porque a inovação precisa ser orquestrada e é isso que a gente veio fazer nos últimos anos”, conta o CEO, Francisco Costa Neto.
O desafio
Quando a Aviva percebeu que ter um diferencial estabeleceria uma ótima posição no mercado em relação aos seus concorrentes, os associados aceitaram esse desafio!
“Vestir a camisa da empresa” ganhou um novo significado: pensar diferente.
A visão criativa de milhares de associados possibilitou a empresa construir um legado baseado em inovação, e o feedback positivo dos clientes foi o combustível que faltava para colocar em prática a Cultura de Ideias e planejar a implementação de um Programa de Inovação na hotelaria.
Após começar a iniciativa, a empresa encontrou percalços para que o programa de inovação funcionasse plenamente.
Entre os principais desafios do programa de inovação da Aviva, estavam:
- Engajamento das pessoas envolvidas na empresa;
- Aproveitamento total do potencial criativo dos associados;
- Análise, retenção e administração de um grande volume de ideias;
- Oferecer maior protagonismo para as pessoas colaboradores que contribuíam com ideias;
- Dar resposta de maneira ágil e eficiente a todos os participantes do Programa de Inovação.
Todos esses pontos levaram a empresa a buscar por soluções tecnológicas que pudessem dar o suporte ferramental para o seu processo de inovação, para ter uma maior governança e mais facilidade dentro do seu programa de inovação, de modo que a organização pudesse implementar as melhores ideias, na prática.
A solução
Com o desafio bem evidente, a Aviva buscou por soluções baseadas em três frentes principais: desenvolvimento de um departamento de inovação; implementação de um programa de inovação apoiado por uma plataforma de gestão da inovação e a capacitação dos colaboradores quanto ao uso da plataforma.
1 – Desenvolver um departamento de Inovação
O Departamento de Inovação surgiu em 2009, quando quatro associados receberam o desafio de gerar receita para a empresa.
Juntos, realizaram um trabalho, em parceria com as áreas internas, para identificar oportunidades e descobriram nesse grupo de trabalho uma riqueza de sugestões para impulsionar os negócios, atingindo, desta forma, a meta proposta.
2 – Implementar um Programa de Inovação
O Programa de Ideias da Aviva foi construído com a participação dos associados da empresa, por meio de entrevistas, realização de workshops e compartilhamento de vários pontos de vista.
O departamento de inovação só surgiu quando a diretoria reconheceu o potencial assertivo do programa de inovação.
Quase todo Programa de Inovação começa com uma dificuldade financeira e o nosso surgiu no melhor momento, conta o Gerente Geral de Estratégia e Inovação, Alessandro Cunha.
A Aviva deu aos associados a oportunidade de dar ideias e serem protagonistas no processo de inovação da empresa.
Porém, após a ideação, que gerou muitas ideias para a empresa, havia um novo desafio: conseguir colocar em execução, ou seja, tirar as ideias do papel de fato.
Com o apoio estratégico da plataforma AEVO, aliado a uma estratégia de gamificação em seu programa, a Aviva consolidou a cultura de inovação no negócio, construindo uma atmosfera criativa e participativa entre seus associados e colaboradores.
Esses protagonistas se sentiram no centro das ações de inovação, sendo eles o principal motor de geração e implementação de ideias, garantindo o sucesso do negócio no presente e na criação do futuro da empresa.
Como a parceria com a AEVO potencializou os resultados da Aviva
Com uma grande quantidade de colaboradores, contar com um software inteligente que se adapte as necessidades colaborativas dos associados da empresa significou para Aviva simplificar a gestão, aprovação e o desenvolvimento de milhares de ideias.
Todo esse trabalho feito em um único software, que é responsivo e, portanto, adaptável a qualquer dispositivo (com acessos via desktop e aplicativo de celular) e centraliza todas as iniciativas de inovação em um mesmo ambiente – seja em programas de ideais, de inovação aberta e na gestão de projetos de inovação.
Além disso, a plataforma ainda fornece dados de desempenho do programa para que os gestores possam mensurar a evolução do processo de inovação corporativa e potencializá-lo.
“Nós enxergamos que o AEVO seria a plataforma, hoje, mais aderente ao processo que nós temos. O principal motivo da escolha pela AEVO foi a disposição que sentimos do time em estar se desenvolvendo juntamente conosco em relação ao Programa de Inovação”, conta a Gerente de Estratégia em Experiência e Inovação, Kelcilene Lucas.
Os resultados
Ao adotar o AEVO, a Aviva encontrou uma forma de dar voz ao potencial criativo que forma a empresa – os seus associados.
As muitas visões, sugestões, ideias e participações trouxeram para a hotelaria mais de 16 mil ideias, que proporcionaram a construção desse case de sucesso.
“No segundo dia de lançamento do Programa de Inovação, na Costa do Sauípe, nós tivemos mais de 150 registros. Ou seja, o pessoal achou muito fácil. Eles pegaram o celular, durante o evento mesmo, e começaram a registrar e foi muito positivo”, conta a Analista de Projetos e Inovação, Jennifer Tibuchi.
Em 10 anos de Programa de Inovação, Aviva alcançou 55 milhões de reais em retorno financeiro, possibilitando a contínua superação de resultados e expansão da hoteleira.
Planos para o futuro
Para continuar transformando boas ideias em resultados extraordinários, a Aviva vem investindo de forma consistente nos últimos anos no potencial criativo dos seus associados – estratégia que aumentou a taxa de sucesso dos seus hóspedes, criando experiências memoráveis.
A Aviva pretende continuar aprimorando seu Programa de Inovação e estimulando seus associados à colaboração criativa e a melhoria de resultados contínuos. Mas também mantém os olhos atentos a novas estratégias de inovação.
Quem agradece são milhares de famílias que passam pelo resort do Rio Quente, pelo Parque das Fontes, e pelo resort de Costa do Sauípe.
Com o maior apoio do setor, beirando um faturamento de quase 1 bilhão de reais, o nosso objetivo é liderar essa indústria e esses 4.200 associados, para que a gente inove a faça a diferença. Eu pessoalmente já vi essa empresa inovando e eu acredito que ela vai continuar inovando muito mais. O direcionador agora é o propósito e eu estou muito satisfeito com o que fizemos até agora, mas muito animado com o que faremos no futuro, conta o CEO, Francisco Costa Neto.
Clique no banner e confira o vídeo case que preparamos para você. Nós convidamos 08 associados, inclusive o CEO da Aviva, Francisco Costa Neto, para falar sobre o Programa de Inovação – do ponto de vista da equipe.
Conclusão
A história de sucesso, resultados e crescimento da Aviva com seu programa de inovação inspira e demonstra como inovar é vital para qualquer negócio.
E para inovar de maneira sólida é preciso ter recursos, capacitação ativa e ferramentas. Nesse aspecto, a AEVO pode ajudar a sua empresa.
A AEVO é uma One Stop Shop de Inovação e Estratégia com três frentes principais de atuação: tecnologia com sua plataforma de inovação, consultoria estratégia de inovação e análise de dados para potencializar o seu programa de inovação.
A organização pode contar com uma plataforma de inovação completa, que permite gerenciar e centralizar todos os projetos de inovação em um mesmo ambiente, da estruturação a implantação. Também pode ter o apoio de uma consultoria de inovação especializada, com expertise para desenhar e implementar soluções que atendem as demandas e dores do negócio.
A AEVO já apoia mais de 200 grandes empresas do Brasil e do mundo. Saiba como ela pode potencializar a gestão da inovação em seu negócio.