Inovação e tecnologia, como trazer para pequenas empresas

inovacao-e-tecnologia

A inovação e tecnologia são atributos indispensáveis para empresas que procuram rentabilidade e estabilidade no mercado.

Frente às constantes e rápidas mudanças na tecnologia, é necessário reinventar e conciliar seus serviços e produtos com as novas tecnologias disponíveis e as exigências dos consumidores atuais. 

Isso vale para as empresas de todos os portes e segmentos, principalmente para as pequenas empresas, que não podem deixar essa questão para trás. 


Vale a pena?

Investir em softwares atualizados, na interação e no sucesso da experiência do cliente, e demais inovações, não é obrigatoriamente caro, é um investimento importante que pode trazer diversos benefícios, solucionando os mais variados tipos de problemas da empresa ou do cliente.

O acesso à informação está melhor do que há 20 anos atrás, e por isso existem diversas ferramentas com benefícios significativos para a qualidade e produtividade de um negócio, como empresas que fazem camisetas personalizadas

Sejam softwares, tecnologias sociais, metodologias ou processos, se implementados corretamente, contam com um retorno sobre o investimento (ROI) alto, e talvez mais rápido do que você imagina.

Entregas mais rápidas, trabalhar com novos conceitos e novas inteligências, uma melhor interação com os clientes e um suporte otimizado, são diferenciais que elevam o valor de um empreendimento e aumentam sua importância na mente do consumidor. 

Quanto mais preparada uma empresa ou empreendedor estiver perante as novas tecnologias e inovações, melhor será sua performance, pois a concorrência é alta e as mudanças são constantes, basta fazer uma pesquisa rápida na internet para obter a comprovação. 

A tecnologia vem superando limites diariamente, indo desde questões de segurança, como soluções em controle de acesso e proteção de dados, até inovações no atendimento, como os chatbots, ou detalhes de design, o que pode facilitar  a vida das pessoas de inúmeras formas positivas.


Quais as possibilidades?

Confira a seguir algumas possibilidades de como pequenas empresas podem trazer inovação e tecnologia, buscando soluções que contribuam tanto para o negócio em si, quanto para os clientes.


Realidade Aumentada e Realidade Virtual

A Realidade Aumentada é a inserção de elementos virtuais em um ambiente real, enquanto a Realidade Virtual é uma imersão em um ambiente virtual.

Esse tipo de tecnologia possibilita experiências diferenciadas de visualização de produtos, como, por exemplo, uma amostragem de displays personalizados.

Muitas empresas utilizam essa tecnologia para oferecer uma melhor experiência aos seus clientes, podendo assim ganhar maior visibilidade e reconhecimento no mercado. 


Internet das coisas (IoT)

A Internet das Coisas (IoT) é uma tendência que chegou para ficar. Criando conexões entre a internet e objetos do dia a dia, ela expande possibilidades, traz novas oportunidades de negócio, além de reduzir custos operacionais.

Temos casas, veículos e utensílios automatizados, já havendo 14 bilhões de dispositivos impulsionados com a IoT em todo o mundo. Podendo aumentar este número graças ao avanço da tecnologia e acesso à internet, mesmo em áreas remotas pelo globo. 


Marketing de influência

Contando com ferramentas criadas para personalizar, segmentar o público e mensurar resultados, o Marketing de Influência ganha outros panoramas com a tecnologia. 

Estas conseguem designar os influencers certos para impactar usuários no momento certo com um determinado produto, como uma embalagem para sushi, entre outros inúmeros produtos que estão disponíveis para influenciar e engajar os clientes da melhor forma possível. 


Inteligência Artificial e Chatbots

A Inteligência Artificial vem ganhando cada vez mais espaço no dia a dia das pessoas, sempre voltada a maior eficiência dos processos, dentro de uma empresa os benefícios da Inteligência Artificial são inúmeros.

Os chatbots são um excelente exemplo de seu emprego com total sucesso para o atendimento ao cliente, proporcionando uma experiência personalizada, a qualquer dia e horário, já que estar disponível pode trazer pontos positivos para a empresa.


Automação

As ferramentas de automação tornam-se mais complexas e robustas, sendo cada vez mais aplicáveis aos diferentes processos.

Isso significa mais eficiência, mais controle, rapidez e custos menores para a produção e distribuição de produtos e serviços, além de uma maior valorização das reais habilidades de sua equipe de colaboradores.


Computação em Nuvem

Toda a gestão e armazenamento da informação estão se descentralizando. Serviços são entregues e os negócios são geridos pela internet, com a tecnologia SaaS (Software as a Service).

Para que o SaaS funcione, a computação em nuvem é parte essencial. O acesso às informações de qualquer lugar e em qualquer hora, é o grande diferencial dessa tecnologia.

Quanto mais rápidos forem os processos e mais objetivas forem as informações, melhor serão os resultados para todas as partes envolvidas. 


A inovação tem fronteiras?

A inovação se aplica a diferentes áreas e setores, expandindo-se e até mesmo se sobrepondo, em alguns casos. 

Diante disso, podemos listar os seguintes tipos:

Conhecer as diferentes possibilidades, níveis e tipos de inovação, traz um panorama de modificações que podem ser de grande significância para o seu negócio. 

Encontrar o modelo mais viável conforme seus recursos disponíveis é um desafio que pode ser solucionado com um Plano de Negócios estruturado para um modelo inovador.

O portal do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) traz ferramentas e conteúdos voltados para pequenos e microempreendedores que visem inovação em seus negócios.

Quanto mais pesquisar e estudar sobre, melhor serão os resultados, saber analisar os dados que são recebidos também é importante para saber quais ações são as mais recomendadas e adequadas para cada tipo de negócio. 


Considerações Finais

Independente do ramo, setor ou segmento, esse artigo é válido para aqueles empreendedores que desejam crescer e se destacar no mundo atual, onde as possibilidades podem surgir a qualquer momento facilitando diversos processos.

O que antes eram tendências futuristas, hoje são o presente, e quem não utiliza a tecnologia disponível fica ultrapassado e não conquista um espaço significativo no mercado de atuação.

Faça dessa tecnologia sua grande aliada, focando nos resultados e no sucesso do cliente, uma vez que o cerne do mercado é o consumidor.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *