Inovação e tecnologia, como trazer para pequenas empresas

Veja exemplos de inovação e tecnologia aplicado as empresas, e veja como seu negócio pode ir além com essas funcionalidades.

A inovação e tecnologia são atributos indispensáveis para empresas que procuram rentabilidade e estabilidade no mercado.

Frente às constantes e rápidas mudanças na tecnologia, é necessário reinventar e conciliar seus serviços e produtos com as novas tecnologias disponíveis e as exigências dos consumidores atuais.

Isso vale para as empresas de todos os portes e segmentos, principalmente para as pequenas empresas, que não podem deixar essa questão para trás.

Vale a pena?

Investir em softwares atualizados, na interação e no sucesso da experiência do cliente, e demais inovações, não é obrigatoriamente caro, é um investimento importante que pode trazer diversos benefícios, solucionando os mais variados tipos de problemas da empresa ou do cliente.

O acesso à informação está melhor do que há 20 anos atrás, e por isso existem diversas ferramentas com benefícios significativos para a qualidade e produtividade de um negócio, como empresas que fazem camisetas personalizadas

Sejam softwares, tecnologias sociais, metodologias ou processos, se implementados corretamente, contam com um retorno sobre o investimento (ROI) alto, e talvez mais rápido do que você imagina.

Entregas mais rápidas, trabalhar com novos conceitos e novas inteligências, uma melhor interação com os clientes e um suporte otimizado, são diferenciais que elevam o valor de um empreendimento e aumentam sua importância na mente do consumidor.

Quanto mais preparada uma empresa ou empreendedor estiver perante as novas tecnologias e inovações, melhor será sua performance, pois a concorrência é alta e as mudanças são constantes, basta fazer uma pesquisa rápida na internet para obter a comprovação.

A tecnologia vem superando limites diariamente, indo desde questões de segurança, como soluções em controle de acesso e proteção de dados, até inovações no atendimento, como os chatbots, ou detalhes de design, o que pode facilitar  a vida das pessoas de inúmeras formas positivas.

Quais as possibilidades?

Confira a seguir algumas possibilidades de como pequenas empresas podem trazer inovação e tecnologia, buscando soluções que contribuam tanto para o negócio em si, quanto para os clientes.

Realidade Aumentada e Realidade Virtual

A Realidade Aumentada é a inserção de elementos virtuais em um ambiente real, enquanto a Realidade Virtual é uma imersão em um ambiente virtual.

Esse tipo de tecnologia possibilita experiências diferenciadas de visualização de produtos, como, por exemplo, uma amostragem de displays personalizados .

Muitas empresas utilizam essa tecnologia para oferecer uma melhor experiência aos seus clientes, podendo assim ganhar maior visibilidade e reconhecimento no mercado.

Internet das coisas (IoT)

A Internet das Coisas (IoT) é uma tendência que chegou para ficar. Criando conexões entre a internet e objetos do dia a dia, ela expande possibilidades, traz novas oportunidades de negócio, além de reduzir custos operacionais.

Temos casas, veículos e utensílios automatizados, já havendo 14 bilhões de dispositivos impulsionados com a IoT em todo o mundo. Podendo aumentar este número graças ao avanço da tecnologia e acesso à internet, mesmo em áreas remotas pelo globo.

Marketing de influência

Contando com ferramentas criadas para personalizar, segmentar o público e mensurar resultados, o Marketing de Influência ganha outros panoramas com a tecnologia.

Estas conseguem designar os influencers certos para impactar usuários no momento certo com um determinado produto, como uma embalagem para sushi , entre outros inúmeros produtos que estão disponíveis para influenciar e engajar os clientes da melhor forma possível. 

Inteligência Artificial e Chatbots

A Inteligência Artif i cial vem ganhando cada vez mais espaço no dia a dia das pessoas, sempre voltada a maior eficiência dos processos, dentro de uma empresa os benefícios da Inteligência Artificial são inúmeros.

Os chatbots são um excelente exemplo de seu emprego com total sucesso para o atendimento ao cliente, proporcionando uma experiência personalizada, a qualquer dia e horário, já que estar disponível pode trazer pontos positivos para a empresa.

Automação

As ferramentas de automação tornam-se mais complexas e robustas, sendo cada vez mais aplicáveis aos diferentes processos.

Isso significa mais eficiência, mais controle, rapidez e custos menores para a produção e distribuição de produtos e serviços, além de uma maior valorização das reais habilidades de sua equipe de colaboradores.

Computação em Nuvem

Toda a gestão e armazenamento da informação estão se descentralizando. Serviços são entregues e os negócios são geridos pela internet, com a tecnologia SaaS ( Software as a Service ).

Para que o SaaS funcione, a computação em nuvem é parte essencial. O acesso às informações de qualquer lugar e em qualquer hora, é o grande diferencial dessa tecnologia.

Quanto mais rápidos forem os processos e mais objetivas forem as informações, melhor serão os resultados para todas as partes envolvidas.

A inovação tem fronteiras?

A inovação se aplica a diferentes áreas e setores, expandindo-se e até mesmo se sobrepondo, em alguns casos.

Diante disso, podemos listar os seguintes tipos:

Conhecer as diferentes possibilidades, níveis e tipos de inovação, traz um panorama de modificações que podem ser de grande significância para o seu negócio.

Encontrar o modelo mais viável conforme seus recursos disponíveis é um desafio que pode ser solucionado com um Plano de Negócios estruturado para um modelo inovador.

O portal do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) traz ferramentas e conteúdos voltados para pequenos e microempreendedores que visem inovação em seus negócios.

Quanto mais pesquisar e estudar sobre, melhor serão os resultados, saber analisar os dados que são recebidos também é importante para saber quais ações são as mais recomendadas e adequadas para cada tipo de negócio.

Considerações Finais

Independente do ramo, setor ou segmento, esse artigo é válido para aqueles empreendedores que desejam crescer e se destacar no mundo atual, onde as possibilidades podem surgir a qualquer momento facilitando diversos processos.

O que antes eram tendências futuristas, hoje são o presente, e quem não utiliza a tecnologia disponível fica ultrapassado e não conquista um espaço significativo no mercado de atuação.

Faça dessa tecnologia sua grande aliada, focando nos resultados e no sucesso do cliente, uma vez que o cerne do mercado é o consumidor.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixar uma resposta

Assine nossa newsletter

Fique sempre atualizado com nossos conteúdos sobre o universo da Inovação.


    Eu li e concordo com a Política de Privacidade.