7 livros para impulsionar o seu desenvolvimento profissional

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São inúmeros os recursos disponíveis sobre crescimento profissional. Atualmente, contamos com milhões de workshops, especializações, programas de treinamento, tudo isso com o objetivo principal de desenvolver a carreira de quem se engaja com estes conteúdos.

De fato, as chamadas hard skills, isto é, competências técnicas de caráter educacional, são extremamente importantes para a formação de bons trabalhadores no mercado. No entanto, não podemos contar somente com isto.

Existe uma espécie de aptidão que nenhuma universidade ou curso consegue oferecer. Estas são as chamadas soft skills, de natureza comportamental e emocional.

Naturalmente, ninguém nasce sabendo lidar com todos os seus problemas, tampouco conhecendo todos os métodos relacionais e segredos de uma liderança inspiradora. Porém, estas habilidades são capazes de serem desenvolvidas pela prática, e aqui você irá aprender como fazê-la.

Preparado para alavancar sua carreira? Selecionamos 7 livros para desenvolvimento profissional que irão te auxiliar imediatamente.

Confira abaixo!


1. Liderança com Base nas Soft Skills – Cyndia Bressan, Mariluce Lemos Guetten Ribeiro, Andréia Roma, et al

Encontramos em “Liderança com Base nas Soft Skills” uma compilação das pesquisas de diversos autores sobre liderança e competências comportamentais. Seu foco está, principalmente, na formação de gerentes inspiradores que possam contribuir positivamente para suas equipes.

Um estudo realizado por diversas universidades estadunidenses, entre elas Harvard, apontou que é possível aumentar em até 12% a produtividade de uma empresa, investindo unicamente em soft skills. Portanto, para se tornar um bom líder, o gestor precisa dedicar-se também a este tipo de capacitação.

O livro, segmentado em 19 capítulos, apresenta vários conteúdos relacionados a soft skills, como a capacidade de pensamento crítico, liderança empática, adaptabilidade, resolução de conflitos, orientação para resultados, entre outros.

Por fim, aqui vai uma dica valiosa: todo bom profissional precisa desenvolver soft skills! É por esta razão que o livro não pode faltar na sua estante, pois ele lhe será útil durante toda a sua carreira, possivelmente contribuindo para lidar com situações no trabalho e relacionamentos da esfera pessoal.


2. Trabalhando Com a Inteligência Emocional – Daniel Goleman

O livro “Trabalhando Com a Inteligência Emocional” foi escrito pelo jornalista e psicólogo Daniel Goleman, considerado o “pai” da inteligência emocional. Goleman é PhD pela Universidade de Harvard, além de ter sido correspondente do The New York Times por 12 anos.

Às vezes, enfrentamos no trabalho adversidades que podem causar turbulências em nossas emoções. Para desempenharmos nossas tarefas de maneira eficiente, aponta o especialista, é necessário que saibamos como lidar com os obstáculos, através da inteligência emocional e resiliência.

Esta é classificada como uma soft skill e vem sendo amplamente avaliada por empresas, sendo inclusive abarcada em processos seletivos. O autor afirma que, atualmente, ela é considerada até mais importante que a sua complementar, a inteligência racional, também bastante significativa para a evolução profissional.

Assim, recomendamos fortemente a leitura deste best-seller, pois fornece ensinamentos úteis para o autodesenvolvimento, além de dicas práticas de como lidar com a sua inteligência emocional e, consequentemente, aperfeiçoá-la.


3. Comunicação Não-Violenta – Marshall B. Rosenberg

O livro “Comunicação Não-Violenta”, desenvolvido por Marshall Rosenberg, PhD em Psicologia Clínica pela Universidade de Wisconsin, é um roteiro contendo técnicas interpessoais que levam à prática de uma comunicação efetiva com os demais colaboradores.

Esta obra é um guia fascinante para quem busca o autoconhecimento, pois ensina que, diagnosticando nossas próprias emoções, é possível identificar qual a maneira mais sábia de controlá-las.

Muitas vezes, não prestamos a devida atenção aos nossos sentimentos. Porém, Rosenberg nos revela que, afinal, cuidar de nossa saúde mental é uma das formas mais eficientes de se preparar para alcançar um crescimento profissional saudável e duradouro.

Portanto, este exemplar destaca, acima de tudo, a empatia, considerada uma das soft skills mais marcantes para as relações de trabalho. Esta é, definitivamente, uma leitura obrigatória para quem está buscando avançar exponencialmente em sua carreira.


4. Mindset – Carol S. Dweck

O renomado best-sellerMindset” não poderia faltar nesta lista. Com milhares de exemplares vendidos no mundo inteiro, esta obra, da pesquisadora Carol Dweck, PhD pela Universidade de Yale, causou uma revolução na psicologia social do mundo dos negócios.

Dweck defende a existência de dois “mindsets: o fixo e o de crescimento. Indivíduos que abrangem o primeiro, têm a constante necessidade de provar o seu valor aos outros e a si mesmo. Já quem se encontra no segundo, acredita que pode cultivar nele próprio o fortalecimento de certas qualidades por meio do esforço.

O estudo nos revela, ainda, que é possível alcançar resultados notórios se aperfeiçoarmos a nossa paixão pelo aprendizado. O fracasso faz parte da experiência, especialmente quando se busca desenvolver skills que outrora não possuíamos.

Logo, a especialista nos sugere adotar uma mentalidade voltada para desafios, crucial para quem deseja transformar o relacionamento com sua carreira. De fato, é uma leitura essencial para quaisquer pessoas que estejam buscando a evolução profissional, sejam elas empresários, gestores, estudantes ou colaboradores.


5. O Poder da Criatividade – Breno Luiz

Considerado o livro número 1 em criatividade do Brasil, “O Poder da Criatividade”, escrito pelo empreendedor e podcaster Breno Luiz, propõe desenvolver a competência da inovação em apenas 5 dias!

Esta soft skill, ao contrário do que muitos pensam, não é uma habilidade intrínseca a somente algumas pessoas e restrita, portanto, a um seleto número de indivíduos talentosos. Longe disso, essa skill pode ser aprendida e desenvolvida através de exercícios que visem a sua potencialização.

O autor nos revela que, afinal, a criatividade é inerente a qualquer ser humano. Em contrapartida, quando não acreditamos em nossa capacidade imaginativa, sentimos medo, e isto nos leva ao bloqueio. Crianças, por exemplo, são extremamente criativas porque acreditam que nada é impossível.

Ao longo dos capítulos, encontramos uma espécie de manual com tarefas a serem realizadas diariamente, por 5 dias. A leitura, desse modo, é bastante fluida e leve, convidando o leitor a estimular o seu potencial inovador. Certamente, é uma obra interessante para qualquer profissional!


6. De Olho na Equipe – David Freemantle

O livro “De Olho na Equipe”, do consultor e palestrante com mais de 15 anos de experiência em treinamentos, David Freemantle, é um guia contendo 50 passos para motivar seus colaboradores.

Freemantle aponta que, ao realizar um projeto, juntamente com sua equipe, o gestor precisa se atentar a 12 princípios básicos de liderança, entre eles a personalização, confiança mútua, incentivo ao aprendizado, entre outros.

Além disso, a obra explica que o chefe necessita, acima de tudo, ser o profissional mais humilde do time e, portanto, deve instigar a autonomia de seus subordinados. Simultaneamente, é fundamental identificar o que motiva individualmente os membros, pois cada um é estimulado a partir de interesses específicos.

Enfim, um bom gestor é aquele que comemora até as pequenas conquistas. Pode parecer que não, mas indivíduos se sentem extremamente encorajados quando seu trabalho é reconhecido. Assim, este exemplar é essencial para qualquer profissional que deseja desenvolver a soft skill da liderança.


7. O Poder da Ação – Paulo Vieira

O Poder da Ação” proporciona um “choque de realidade” necessário: ele nos relata que, para alcançarmos êxito na vida, é preciso, em primeiro lugar, acreditarmos em nós mesmos e, a partir deste juízo, proceder imediatamente para a ação.

O que o autor Paulo Vieira quis dizer com esta afirmação, é que muitos indivíduos não confiam em seu próprio potencial para conquistar seus objetivos e, para piorar, somos bombardeados diariamente, em jornais, entre familiares ou conhecidos, por pensamentos e opiniões pessimistas, que constantemente nos desmotivam.

Desse modo, diversas vezes temos a concepção que a felicidade é algo difícil de ser obtido, mas Vieira nos mostra que ela é mais fácil de ser atraída do que pensamos. Segundo ele, devemos perseguir nosso sucesso buscando sempre transformar obstáculos em positividade.

Acima de tudo, precisamos nos desafiar um pouco a cada dia, focando em nossas metas. Logo, este livro é excelente para quem procura a automotivação profissional e almeja avançar na carreira, de um modo que contemple tanto a paz de espírito, como a prática da ação responsável.


Abrindo a mente para uma nova maneira de se desenvolver!

Ao longo do artigo, pudemos notar que muito se falou sobre soft skills. Em geral, tendemos a prestar pouca atenção nelas, por serem habilidades sociocomportamentais, raramente relacionadas à técnica e especialização.

No entanto, uma pesquisa realizada em 2019 pela empresa de consultoria Deloitte Access Economics apontou que, até 2030, um terço das companhias vão aplicar soft skills como prioridade em seus processos seletivos.

Isto é uma prova do quanto precisamos investir, pessoalmente, nosso tempo para o desenvolvimento destas, seja através de cursos, livros, ou até mesmo em organizações que promovem o desenvolvimento de habilidades, geralmente associadas à liderança, controle emocional e comunicação interpessoal.

Esperamos que os ensinamentos contidos neste post tenham sido proveitosos para o seu crescimento profissional e te impulsionem em sua carreira!

Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!

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