Diversidade e inclusão são temas que vêm sendo cada vez mais discutidos no cotidiano, na mídia e nos ambientes organizacionais. Hoje, toda empresa tem a necessidade de analisar o quanto seu negócio e sua marca apresentam diversidade para o público que consome e o quanto dão espaço para as pluralidades em seu interior.
Com a integração da diversidade e da inclusão, a organização consegue demonstrar uma visão ampla e atrativa para todos, além de passar uma mentalidade mais aberta e respeitosa.
Para atingir esse objetivo, torna-se fundamental entender melhor o que é diversidade e inclusão, quais as diferenças entre esses conceitos e como podemos colocá-los em prática.
O que é diversidade e inclusão?
Diversidade e inclusão é uma pauta, que também podemos nomear como tema, que fala sobre pessoas, suas singularidades, vivências, experiências e formas de se colocar no mundo; e o modo em que serão inseridas em diversos espaços — sociais, econômicos, políticos e corporativos.
Quando atrelamos a diversidade e inclusão ao ambiente empresarial, há um grande benefício para o clima e cultura organizacional, além de também agregar valor às relações entre os colaboradores e os seus resultados.
Entenda, agora, a origem de cada um dos conceitos, suas diferenças e como desenvolver em sua empresa.
Diversidade
A diversidade está relacionada ao conceito de pluralidade, ou seja, características, comportamentos e valores que tornam as pessoas únicas. Diversidade pode ser entendida como quaisquer características que diferem as pessoas uma da outra.
Também significa multiplicidade e variedade, estando ela relacionada a todos os atributos que caracterizam ou diferenciam os indivíduos dentro de uma sociedade. Essas características podem ser físicas ou até mesmo de personalidade, como veremos adiante.
Inclusão
O conceito de inclusão é a capacidade de entender e reconhecer o outro que é diferente em um ou vários aspectos, respeitando suas pluralidades e o integrando no ambiente.
A inclusão é o ato de criar espaços saudáveis para pessoas com aspectos diferentes do seu, aceitando e lidando com as diferenças. Deste modo, é possível adaptar o ambiente para que todos que estejam presentes sejam respeitados e consigam conviver independente das singularidades.
Além da importância de entender o que é diversidade e inclusão, é fundamental saber diferenciar os tipos de cada uma delas, confira na sequência.
Tipos de Diversidade
Existem vários tipos de diversidade; é necessário conhecer e compreender as suas diversas modalidades, para desse modo avaliar melhor visar se seu negócio está trabalhando com algumas delas, e quais poderiam receber mais espaço.
Idade: é normal que numa empresa existam pessoas de todas as idades, algumas apresentando mais experiência de trabalho e outras nem tanta.
É importante preparar o ambiente de trabalho para que estas pessoas de conhecimentos e gerações diferentes possam atuar em conjunto, usando estratégias para mitigar as questões negativas e potencializar os atributos positivos relacionados à idade, transformando a diversidade numa força.
Gênero: gênero é um tema bastante sensível quando se trata da nossa sociedade, sendo comum que mulheres ainda encontrem barreiras quando o tema é igualdade de direitos no mercado de trabalho.
Os problemas mais discutidos são a diferença salarial para as mesmas funções, o impacto dos filhos na carreira, a maior exposição aos diversos tipos de assédio e o número reduzido nas posições de liderança. A organização deve ficar atenta a estes cenários, criando políticas para entregar um ambiente de trabalho positivo.
Etnia: a etnia pode ser interpretada como os traços físicos e as afinidades culturais de um grupo, definindo os aspectos dos indivíduos a partir de sua origem étnica. A diversidade étnica entre indígenas, negros e brancos é a mais evidente no Brasil, e em algumas regiões também é preciso considerar a presença de grupos orientais diversos.
Religião: as principais religiões presentes no nosso país, considerado sincrético, são o catolicismo, o protestantismo, o espiritismo, a umbanda e o candomblé. É importante salientar que qualquer crença fanática tende a criar conflito no ambiente, pois não considera outros pontos de vista e caminha em direção à intolerância religiosa.
Orientação Sexual: a orientação sexual ainda é um tema muito polêmico e sensível, mas vem sendo discutido mais seriamente com o tempo. Para as organizações avançarem no tema, é preciso garantir espaços corporativos igualitários e livres de preconceito, impedindo que a vida particular de cada funcionário afete suas oportunidades no trabalho.
Condição Física: apesar de termos uma lei com mais de 20 anos (Lei no 8.313/1991) obrigando as empresas a destinar parte de suas vagas a Pessoas com Deficiência (PcD), sua presença no mercado de trabalho ainda é vista como um problema por muitas organizações, que precisam avançar nas discussões para promover uma integração efetiva desses grupos.
Formas de Inclusão
Inclusão é o ato de unir as diversidades de maneira que nenhuma diferença dê margem ao preconceito e a desigualdade. É possível colocar essa ideia em prática utilizando ações como:
Dinâmicas: as dinâmicas organizacionais fazem com que todos se conheçam e tenham um momento para se aproximar. É necessário visar dinâmicas adaptadas a todos da equipe, utilizando a equidade para realizá-las.
Equidade: a equidade é saber que cada um é diferente e, portanto, será preciso utilizar formas diferentes para atender às necessidades de cada um. Um exemplo simples de equidade é habilitar o espaço da empresa para PCDs, com rampas e elevadores para cadeirantes, leitores de tela e documentos em braille para auxiliar pessoas cegas, e assim por diante.
Respeito: o respeito é a chave para tudo, principalmente quando se trata de diversidade. Saber que cada um tem uma forma de ser, com pensamentos e realidades diferentes da sua, gera uma mentalidade mais aberta e possibilita o respeito às singularidades de cada um.
Importância da Diversidade e Inclusão nas Empresas
Além de valorizar e atender diferentes pessoas, as empresas também podem começar a ver diversidade e a inclusão como um ponto forte para o crescimento do negócio.
Com diferentes visões de mundo interagindo, estamos construindo um espaço mais favorável à criatividade e inovação, o que pode resultar em processos mais eficientes ou produtos realmente adequados aos diversos grupos da sociedade.
A importância do assunto também faz governos e grandes organizações buscarem parceiros com um conhecimento real sobre o que é diversidade e inclusão.
Um exemplo disso é a Johnson & Johnson, que adotou uma política na qual todos os parceiros e fornecedores precisam demonstrar investimentos na área.
Conclusão
Agora você já sabe o que é diversidade e inclusão, nesse sentido, estimular na sua organização é uma tarefa importante, mas complexa, visto que há tantas vozes para serem escutadas, e é preciso dar espaço para cada uma se expressar sem perder de vista os objetivos da organização.
Uma forma interessante para equilibrar as múltiplas forças de uma empresa diversa é implementar um programa de inovação, apoiado por uma ferramenta como o AEVO Innovate.
Com essa plataforma de inovação colaborativa, os profissionais podem transformar suas ideias em projetos para estimular ainda mais a inclusão, atender novos mercados e impulsionar os resultados do negócio.
Solicite uma demonstração gratuita e saiba o que mais a AEVO pode fazer pela sua organização!
Um comentário
Maravilhoso ,obrigada por ilucidar esses temas explicando cada ponto , assim conseguimos nis colocar no lugar do outro e buscar meios de incluir a todos no cotidiano de uma vida com direitos e deveres respeitados ,ou pelo menos buscando por isso.