O QUE VOCÊ VAI APRENDER NESSE CASE?
Se a sua empresa possui mais de 100 colaboradores e ainda não tem um Programa de Inovação, é extremamente recomendável que você preste bastante atenção nesse artigo. Algumas empresas não conhecem seu potencial criativo e inovador – esse erro fatal a Aviva não comete mais. Vamos lhe mostrar como um de nossos clientes, a Aviva, com a nossa ajuda, conseguiu transformar ideias em resultados extraordinários.
- Como foi possível alcançar 16 mil ideias no Programa de Inovação;
- Como aumentamos o engajamento dos colaboradores;
- Como transformamos ideias em resultados reais.
Clique no banner para ver o Vídeo Case da Aviva e adquira ainda mais inspiração para aplicar as ideias da hotelaria no seu próprio negócio.
SOBRE A AVIVA
Aviva é, atualmente, uma das principais referências dos setores de turismo e entretenimento do Brasil e foi fundada com o nome de Grupo Rio Quente, responsável por dar origem a marca Aviva Algar FLC, no dia 30 de outubro de 2018. De lá para cá a empresa consolidou uma nova forma de se relacionar com clientes e parceiros, tornando o ramo do turismo e entretenimento uma experiência memorável e adotando para si própria o compromisso de pensar diferente.
Hoje a Aviva está presente na cidade do Rio Quente, localizada no estado de Goiás, com o Rio Quente – complexo composto pelos parques: Hot Park, Parque das Fontes e Eko Aventura Park, e também na cidade de Mata de São João, na Bahia, com o resort de Costa do Sauípe.
“A gente que está na Aviva tem a obrigação de pensar diferente, mas obviamente dentro de uma estrutura e uma plataforma que suporte isso. Porque a inovação precisa ser orquestrada e é isso que a gente veio fazer nos últimos anos”, conta o CEO, Francisco Costa Neto.
O DESAFIO
Quando a Aviva percebeu que ter um diferencial estabeleceria uma ótima posição no mercado em relação aos seus concorrentes, os associados aceitaram esse desafio!
“Vestir a camisa da empresa” ganhou um novo significado: pensar diferente. A visão criativa de milhares de associados possibilitou a empresa construir um legado baseado em inovação e o feedback positivo dos clientes foi o combustível que faltava para colocar em prática a Cultura de Ideias e planejar a implementação de um Programa de Inovação na hotelaria.
- Engajar as pessoas envolvidas na empresa;
- Aproveitar todo o potencial criativo dos associados;
- Analisar, reter e administrar grande quantidade de ideias;
- Trazer as pessoas mais para o centro do protagonismo corporativo;
- Dar resposta aos participantes do Programa de Inovação.
Ter colaboradores que vistam a camisa da empresa é, sem dúvidas, o sonho de qualquer gestor. Agora imagine fazer isso aproveitando todo o potencial criativo de inúmeras equipes – analisando, retendo e administrando grande quantidade de ideias.
A SOLUÇÃO
- Desenvolver um Departamento de Inovação;
- Implementar um Programa de Inovação;
- Adotar uma plataforma de Gestão da Inovação.
Desenvolver um Departamento de Inovação
O Departamento de Inovação surgiu em 2009, quando quatro associados receberam o desafio de gerar receita para a empresa. Juntos, realizaram um trabalho, em parceria com as áreas internas, para identificar oportunidades e descobriram nesse grupo de trabalho uma riqueza de sugestões para impulsionar os negócios, atingindo, desta forma, a meta proposta.
Implementar um Programa de Inovação
O Programa de Ideias da Aviva foi construído com a participação dos associados da empresa, por meio de entrevistas, realização de workshops e compartilhamento de vários pontos de vista. O Departamento de Inovação só surgiu quando a Diretoria reconheceu o potencial assertivo do Programa de Inovação.
Quase todo Programa de Inovação começa com uma dificuldade financeira e o nosso surgiu no melhor momento, conta o Gerente Geral de Estratégia e Inovação, Alessandro Cunha.
A Aviva deu aos associados a oportunidade de falar. Com a plataforma intuitiva e o poder de levar as ideias à gestão do AEVO INNOVATE aliado a estratégia de gamificação do Programa de Inovação, a empresa construiu uma atmosfera criativa – estimulando associados à colaboração coletiva, envolvendo-os no sucesso do negócio.
PLATAFORMA DE GESTÃO DA INOVAÇÃO – AEVO INNOVATE
Com uma grande quantidade de colaboradores, contar com um software inteligente que se adapte as necessidades colaborativas dos associados da empresa significou para Aviva simplificar a gestão, aprovação e o desenvolvimento de milhares de ideias – tudo no próprio software, que é responsivo e, portanto, adaptável a qualquer dispositivo e com a flexibilidade de “estar sempre na mão” por ser desenvolvido “na nuvem”.
“Nós enxergamos que o AEVO INNOVATE seria a plataforma, hoje, mais aderente ao processo que nós temos. O principal motivo da escolha pela AEVO INNOVATE foi a disposição que nós sentimos do time em estar se desenvolvendo juntamente conosco em relação ao Programa de Inovação”, conta a Gerente de Estratégia em Experiência e Inovação, Kelcilene Lucas.
Os resultados
Ao adotar o AEVO INNOVATE, a Aviva encontrou uma forma de dar voz ao potencial criativo que forma a empresa – seus associados. As muitas visões, sugestões, ideias e participações trouxeram para a hotelaria mais de 16 mil ideias, que proporcionaram a construção desse case de sucesso.
“No segundo dia de lançamento do Programa de Inovação, na Costa do Sauípe, nós tivemos mais de 150 registros. Ou seja, o pessoal achou muito fácil. Eles pegaram o celular, durante o evento mesmo, e começaram a registrar e foi muito positivo”, conta a Analista de Projetos e Inovação, Jennifer Tibuchi.
Em 10 anos de Programa de Inovação, Aviva alcançou 55 milhões de reais em retorno financeiro, possibilitando a contínua superação de resultados e expansão da hoteleira.
Planos para o futuro
Para continuar transformando boas ideias em resultados extraordinários, a Aviva vem investindo nos últimos anos no potencial criativo dos seus associados – estratégia que aumentou a taxa de sucesso dos seus hóspedes, criando experiências memoráveis. Mas não para por aí…
A Aviva pretende continuar investindo em inovação, aprimorando seu Programa de Inovação e estimulando seus associados à colaboração criativa e a melhoria de resultados contínuos.
Quem agradece são milhares de famílias que passam pelo resort do Rio Quente, pelo Parque das Fontes, e pelo resort de Costa do Sauípe.
Com o maior apoio do setor, beirando um faturamento de quase 1 bilhão de reais, o nosso objetivo é liderar essa indústria e esses 4.200 associados, para que a gente inove a faça a diferença. Eu pessoalmente já vi essa empresa inovando e eu acredito que ela vai continuar inovando muito mais. O direcionador agora é o propósito e eu estou muito satisfeito com o que fizemos até agora, mas muito animado com o que faremos no futuro, conta o CEO, Francisco Costa Neto.
Clique no banner e confira o Vídeo Case que preparamos para você. Nós convidamos 08 associados, inclusive o CEO da Aviva, Francisco Costa Neto, para falar sobre o Programa de Inovação – do ponto de vista da equipe.