Programa de Inovação: Histórias de Sucesso – Case Aviva | AEVO INNOVATE

O QUE VOCÊ VAI APRENDER NESSE CASE?

Se a sua empresa possui mais de 100 colaboradores e ainda não tem um Programa de Inovação, é extremamente recomendável que você preste bastante atenção nesse artigo. Algumas empresas não conhecem seu potencial criativo e inovador – esse erro fatal a Aviva não comete mais. Vamos lhe mostrar como um de nossos clientes, a Aviva, com a nossa ajuda, conseguiu transformar ideias em resultados extraordinários.

  • Como foi possível alcançar 16 mil ideias no Programa de Inovação;
  • Como aumentamos o engajamento dos colaboradores;
  • Como transformamos ideias em resultados reais.

Clique no banner para ver o Vídeo Case da Aviva e adquira ainda mais inspiração para aplicar as ideias da hotelaria no seu próprio negócio.

 

SOBRE A AVIVA

Aviva é, atualmente, uma das principais referências dos setores de turismo e entretenimento do Brasil e foi fundada com o nome de Grupo Rio Quente, responsável por dar origem a marca Aviva Algar FLC, no dia 30 de outubro de 2018. De lá para cá a empresa consolidou uma nova forma de se relacionar com clientes e parceiros, tornando o ramo do turismo e entretenimento uma experiência memorável e adotando para si própria o compromisso de pensar diferente.

Hoje a Aviva está presente na cidade do Rio Quente, localizada no estado de Goiás, com o Rio Quente – complexo composto pelos parques: Hot Park, Parque das Fontes e Eko Aventura Park, e também na cidade de Mata de São João, na Bahia, com o resort de Costa do Sauípe.

 

“A gente que está na Aviva tem a obrigação de pensar diferente, mas obviamente dentro de uma estrutura e uma plataforma que suporte isso. Porque a inovação precisa ser orquestrada e é isso que a gente veio fazer nos últimos anos”, conta o CEO, Francisco Costa Neto.

 

O DESAFIO

Quando a Aviva percebeu que ter um diferencial estabeleceria uma ótima posição no mercado em relação aos seus concorrentes, os associados aceitaram esse desafio!

“Vestir a camisa da empresa” ganhou um novo significado: pensar diferente. A visão criativa de milhares de associados possibilitou a empresa construir um legado baseado em inovação e o feedback positivo dos clientes foi o combustível que faltava para colocar em prática a Cultura de Ideias e planejar a implementação de um Programa de Inovação na hotelaria.

  • Engajar as pessoas envolvidas na empresa;
  • Aproveitar todo o potencial criativo dos associados;
  • Analisar, reter e administrar grande quantidade de ideias;
  • Trazer as pessoas mais para o centro do protagonismo corporativo;
  • Dar resposta aos participantes do Programa de Inovação.

Ter colaboradores que vistam a camisa da empresa é, sem dúvidas, o sonho de qualquer gestor. Agora imagine fazer isso aproveitando todo o potencial criativo de inúmeras equipes – analisando, retendo e administrando grande quantidade de ideias.

 

A SOLUÇÃO

  • Desenvolver um Departamento de Inovação;
  • Implementar um Programa de Inovação;
  • Adotar uma plataforma de Gestão da Inovação.


Desenvolver um Departamento de Inovação

O Departamento de Inovação surgiu em 2009, quando quatro associados receberam o desafio de gerar receita para a empresa. Juntos, realizaram um trabalho, em parceria com as áreas internas, para identificar oportunidades e descobriram nesse grupo de trabalho uma riqueza de sugestões para impulsionar os negócios, atingindo, desta forma, a meta proposta.

Implementar um Programa de Inovação

O Programa de Ideias da Aviva foi construído com a participação dos associados da empresa, por meio de entrevistas, realização de workshops e compartilhamento de vários pontos de vista. O Departamento de Inovação só surgiu quando a Diretoria reconheceu o potencial assertivo do Programa de Inovação.

Quase todo Programa de Inovação começa com uma dificuldade financeira e o nosso surgiu no melhor momento, conta o Gerente Geral de Estratégia e Inovação, Alessandro Cunha.

A Aviva deu aos associados a oportunidade de falar. Com a plataforma intuitiva e o poder de levar as ideias à gestão do AEVO INNOVATE aliado a estratégia de gamificação do Programa de Inovação, a empresa construiu uma atmosfera criativa – estimulando associados à colaboração coletiva, envolvendo-os no sucesso do negócio.

 

PLATAFORMA DE GESTÃO DA INOVAÇÃO – AEVO INNOVATE

Com uma grande quantidade de colaboradores, contar com um software inteligente que se adapte as necessidades colaborativas dos associados da empresa significou para Aviva simplificar a gestão, aprovação e o desenvolvimento de milhares de ideias – tudo no próprio software, que é responsivo e, portanto, adaptável a qualquer dispositivo e com a flexibilidade de “estar sempre na mão” por ser desenvolvido “na nuvem”.

“Nós enxergamos que o AEVO INNOVATE seria a plataforma, hoje, mais aderente ao processo que nós temos. O principal motivo da escolha pela AEVO INNOVATE  foi a disposição que nós sentimos do time em estar se desenvolvendo juntamente conosco em relação ao Programa de Inovação”, conta a Gerente de Estratégia em Experiência e Inovação, Kelcilene Lucas.

 

 

Os resultados

 

Ao adotar o AEVO INNOVATE, a Aviva encontrou uma forma de dar voz ao potencial criativo que forma a empresa – seus associados. As muitas visões, sugestões, ideias e participações trouxeram para a hotelaria mais de 16 mil ideias, que proporcionaram a construção desse case de sucesso.

“No segundo dia de lançamento do Programa de Inovação, na Costa do Sauípe, nós tivemos mais de 150 registros. Ou seja, o pessoal achou muito fácil. Eles pegaram o celular, durante o evento mesmo, e começaram a registrar e foi muito positivo”, conta a Analista de Projetos e Inovação, Jennifer Tibuchi.

Em 10 anos de Programa de Inovação, Aviva alcançou 55 milhões de reais em retorno financeiro, possibilitando a contínua superação de resultados e expansão da hoteleira.  

 

Planos para o futuro

Para continuar transformando boas ideias em resultados extraordinários, a Aviva vem investindo nos últimos anos no potencial criativo dos seus associados – estratégia que aumentou a taxa de sucesso dos seus hóspedes, criando experiências memoráveis. Mas não para por aí…

A Aviva pretende continuar investindo em inovação, aprimorando seu Programa de Inovação e estimulando seus associados à colaboração criativa e a melhoria de resultados contínuos.

Quem agradece são milhares de famílias que passam pelo resort do Rio Quente, pelo Parque das Fontes, e pelo resort de Costa do Sauípe.

Com o maior apoio do setor, beirando um faturamento de quase 1 bilhão de reais, o nosso objetivo é liderar essa indústria e esses 4.200 associados, para que a gente inove a faça a diferença. Eu pessoalmente já vi essa empresa inovando e eu acredito que ela vai continuar inovando muito mais. O direcionador agora é o propósito e eu estou muito satisfeito com o que fizemos até agora, mas muito animado com o que faremos no futuro, conta o CEO, Francisco Costa Neto.

Clique no banner e confira o Vídeo Case que preparamos para você. Nós convidamos 08 associados, inclusive o CEO da Aviva, Francisco Costa Neto, para falar sobre o Programa de Inovação – do ponto de vista da equipe.

Posts Relacionados
  💡 Investir em inovação tem proporcionado as grandes empresas uma nova forma de pensar:
O conceito de um Programa de Sugestões não tem uma origem precisa. Seja uma caixa de
A inovação não é simplesmente algo que acontece; você precisa contar com maneiras de fomentá-la

Deixe uma resposta