Ações de diversidade e inclusão nas empresas: saiba como desenvolver

Ações de diversidade e inclusão são as práticas promovidas por uma organização para conduzir uma estratégia que acolha um capital humano mais diversificado, em que se incluam perfis heterogêneos no ambiente de trabalho.

Atualmente, a mentalidade de que o ambiente de trabalho deve ser padronizado está longe de ser ideal. Com isso, muitas organizações estão percebendo a importância de ter ações de diversidade e inclusão em seus negócios.

No mundo de hoje, a tendência é que as empresas deixem de ser estáticas e se transformem para tornar a diversidade parte de sua estratégia. A força de trabalho diversa irá beneficiar o clima da organização e prover uma clara vantagem competitiva, que será traduzida em resultados financeiros para a instituição.

Implantar estratégias de diversidade e inclusão necessita de um esforço conjunto, que perpassa a cultura da empresa. Para isso, você precisa de um bom planejamento, contendo todos os passos que a serem seguidos.

Dentro deste plano é preciso incluir ações diretas que possam promover uma cultura diversa e inclusiva para a empresa. Saiba mais neste artigo.

O que são ações de diversidade e inclusão?

Ações de diversidade e inclusão nas empresas são as práticas promovidas por organizações para conduzir uma estratégia que acolha um capital humano mais diversificado, em que se incluam perfis heterogêneos no ambiente de trabalho.

Isso significa que, independente da origem, raça, experiências, personalidade, credo, orientação sexual, etc., qualquer pessoa que compartilhe da visão da empresa pode se encaixar e ser acolhida profissionalmente.

A estratégia de diversidade e inclusão, portanto, consiste em inserir todas as pessoas que demonstram habilidades capazes de fazer a diferença para a empresa.

Isso é  uma atitude muito diferente – e mais eficiente – do que simplesmente forçar as pessoas a se adequarem a um padrão pré estabelecido de comportamento e forma de pensar.

Uma estratégia de diversidade e inclusão tem várias vantagens como mindset inovador, engajamento e produtividade. Ao decidir promovê-la, a organização pretende fazer das diferenças uma oportunidade para o seu desenvolvimento, afinal, de ambientes mais diversos surgirão ideias criativas que estimulam a inovação.

É essencial que os líderes detenham ou desenvolvam habilidades para que a diversidade não se limite apenas na inserção, mas também no tato para reger uma equipe composta de profissionais com as mais variadas personalidades.

Assim, todos podem participar de forma confortável e integrada, demonstrando suas competências e oferecendo o melhor aproveitamento para a organização.

O intuito de promover ações de diversidade e inclusão nas empresas é recrutar e selecionar profissionais independente das características pessoais que eles apresentarem.

O objetivo em comum é o maior critério para a contratação de um profissional, portanto, toda a relação será pautada no respeito e valorização das diferenças em prol do resultado a ser alcançado.

Além disso, a diversidade será decisiva nas tomadas de decisão da empresa.

No fim, todas as ações de diversidade e inclusão nas empresas só tendem a trazer vantagem para todos os envolvidos nos processos: a organização, os colaboradores e os clientes conforme essa transformação interna se externaliza promovendo um impacto positivo também na sociedade.

Como promover ações de diversidade e inclusão nas empresas

As ações de diversidade e inclusão devem ser planejadas, mas antes disso é preciso haver um propósito a ser seguido. O sucesso das iniciativas promovidas pela gestão de pessoas depende dessa assertividade.

Além disso, não dá para decidir por criar um ambiente de trabalho diverso do dia para noite. Em uma empresa tradicional, por exemplo, isso seria um impacto muito grande, a estratégia enfrentaria resistência e todos os movimentos empenhados seriam em vão.

Para agir de maneira correta, deve haver uma mudança gradativa na postura interna. Tais mudanças são feitas de forma transparente para que todos saibam para onde estão caminhando e por que seguir esse caminho é importante.

A cultura da organização é responsável por impulsionar e sustentar o resultado das ações, por isso, tornar a cultura mais alinhada com esse propósito é fundamental.

Veja a seguir algumas iniciativas e ações necessárias para incentivar a diversidade e inclusão nas empresas.

1 – Mudança da mentalidade dos gestores e líderes

A diversidade e inclusão não são assuntos apenas para o departamento de Recursos Humanos (RH) lidar isoladamente. Líderes e gestores de toda a empresa são peças chaves para que as diferenças convivam e produzam de forma eficiente.

Para isso, o mindset deve estar a favor nos cargos de liderança também, de forma que eles compreendam a importância que cada profissional tem e possam agir para estimulá-los.

Se a postura ainda não é aberta às diferenças, é essencial promover essa mentalidade através da comunicação, demonstração com exemplos, prospecção e treinamento para desenvolver uma gestão empática e acolhedora.

2- Tenha a diversidade e inclusão como valor

Diversidade e inclusão não podem ser tratados como um discurso vazio, apenas visando obter ganhos.

Para que essa estratégia tenha sucesso, tais preceitos devem fazer parte do coração da empresa. Só assim é possível cultivar uma postura empática que promova o respeito e a valorização de perfis diversos alinhados ao da organização.

3 – Proporcione treinamentos e capacitações

É importante investir para que os colaboradores se tornem aptos a contribuírem na estratégia de diversidade e inclusão.

Treinar e capacitar os membros da empresa é uma forma de definir a diversidade como propósito e garantir o desenvolvimento de habilidades necessárias para que ela aconteça de fato.

4 – Promova integração da equipe

Estabelecer o senso de pertencimento na equipe é um objetivo que não pode ser esquecido.

Promover práticas de integração através de ferramentas de comunicação, confraternizações, execução conjunta de projetos e etc, ajudará a fortalecer o contato entre as equipes e a desenvolver um clima positivo para todos na organização.

5 – Dê espaço para a fala de todos

A partir da expressão das ideias e das opiniões de cada um, ações transformadoras podem ser levadas aos processos organizacionais. É assim, em um terreno propício, que novas soluções, produtos e serviços florescem.

A inovação será a força motriz para alavancar os resultados da empresa e isso começa na comunicação e nas ideias que surgem na própria empresa.

6 – Tenha um departamento responsável pelas ações

Promover ações de diversidade e inclusão nas empresas requer comprometimento, e o trabalho de uma equipe com esse foco é muito importante.

Recomenda-se, inclusive, que a gestão estruture comitês de diversidade cuja composição seja feita por pessoas também diversas. Isso será, além de um exemplo, uma boa forma de guiar a organização a tomar as melhores decisões.

Conclusão

Apostar em um negócio plural é uma tendência em ascensão no mundo corporativo. Já que a realidade exige mudanças constantes, adotar ações de diversidade e inclusão nas empresas é uma forma de evitar a estagnação de um negócio.

Mais que isso, é uma maneira de impulsionar o crescimento da organização, já que diversidade se traduz em inovação, o que, por sua vez, resulta em uma grande vantagem no mercado competitivo.

Existem várias formas de alcançar essa estratégia, inclusive, a tecnologia é aliada nesse processo. Uma plataforma como o AEVO Innovate pode garantir que a diversidade seja bem gerida e traga os resultados esperados, beneficiando as pessoas e a organização como um todo.

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Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

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Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

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