Cursos de inovação: 10 opções para acelerar seus resultados

Os cursos de inovação são uma ótima oportunidade para as pessoas que desejam se manter atualizadas no mercado de trabalho e obter habilidades e conhecimentos essenciais para aprimorar e inovar em projetos, produtos ou serviços.

Os cursos de inovação são uma ótima oportunidade para as pessoas que desejam se manter atualizadas no mercado de trabalho e obter habilidades e conhecimentos essenciais para aprimorar e inovar em projetos, produtos ou serviços.

Eles oferecem uma ampla variedade de conteúdos, que podem incluir desde técnicas de design thinking, metodologias ágeis, até inteligência artificial e outras tecnologias avançadas.

Por que investir em cursos de inovação?

Um dos principais objetivos dos cursos de inovação é ajudar as pessoas a pensarem fora da caixa e a buscarem soluções inovadoras para os desafios que enfrentam em suas vidas profissionais e pessoais.

Isso envolve o desenvolvimento de habilidades criativas, resolução de problemas e pensamento crítico, além de fornecer ferramentas e técnicas para identificar oportunidades de negócios.

Os cursos de inovação também podem ser úteis para empresas e organizações que desejam manter-se competitivas no mercado.

Ao investir na capacitação de seus colaboradores em inovação, as empresas podem criar uma cultura de inovação e criatividade, gerando novas ideias e soluções para problemas complexos.

Quais os benefícios em se tornar um profissional inovador?

Os cursos de inovação podem oferecer muitos benefícios para os profissionais que desejam se tornar mais inovadores em suas áreas de atuação.

É importante destacar que eles não se aplicam somente a gestores de projetos ou desenvolvedores de novos produtos.

A inovação já está presente em todos os setores, no atendimento, RH, marketing, jurídico, e assim por diante. Independente da sua área, dominar habilidades inovadoras pode trazer vantagens como:

Reforçar o currículo: os cursos de inovação podem ajudar os profissionais a desenvolver habilidades importantes, como criatividade, pensamento crítico, resolução de problemas e colaboração. Elas são vistas como essenciais por um número cada vez maior de empresas, e podem impulsionar a sua carreira.

Oportunidades de promoção: os profissionais inovadores tendem a se destacar em suas áreas de atuação. Ao aprender sobre inovação e desenvolver habilidades na área, podem ter acesso a novas oportunidades, liderando equipes e projetos.

Networking: ao participar de cursos de inovação, podemos conhecer outras pessoas com interesse na área, formando parcerias para desenvolver a nossa carreira e até mesmo para beneficiar a empresa onde trabalhamos.

Desenvolvimento pessoal: construir uma mentalidade inovadora não só é benéfico para sua carreira, como pode ajudar em outras questões, afinal saber como resolver problemas e fazer o melhor a partir de recursos escassos tem aplicações em todas as áreas da vida.

10 cursos de inovação para se qualificar

1 – Curso gratuito de Introdução à Inovação Corporativa

Curso de introdução a inovação corporativa

A inovação corporativa é fundamental para que as grandes companhias se desenvolvam e construam valor para o negócio. Do mesmo modo, é uma habilidade que destaca os profissionais.

De acordo com um levantamento da Boston Consulting Group realizado em 2020, mais de 40% das grandes empresas do mundo investem em inovação.

Apesar da busca crescente, nem todos os profissionais possuem familiaridade ou capacitação para fortalecer a cultura inovadora das empresas. É por isso que o curso gratuito de Inovação Corporativa do AEVO Boost é uma excelente porta de entrada para a compreensão do tema.

O conteúdo permite que gestores e colaboradores entendam o conceito de inovação, seus benefícios, e possam desenvolvam a visão estratégica para contribuir e se destacar em um programa de inovação.

2 – Curso gratuito de Introdução à Inovação Aberta

A busca crescente por negócios inovadores que aceleram resultados para as empresas fez do ecossistema de inovação um ambiente dinâmico e repleto de possibilidades para organizações que desejam se destacar apostando num modelo colaborativo.

No entanto, muitos profissionais ainda não possuem a capacitação necessária para fazer a ponte entre sua empresa e os negócios parceiros.

No curso gratuito de Introdução à Inovação Aberta, você terá a oportunidade de aprender na prática como estruturar um programa na sua empresa, além de compreender os principais conceitos relacionados ao tema e se inspirar em casos de sucesso de empresas e programas que já utilizam a abordagem.

Compreendendo toda a Jornada de Inovação Aberta, você será capaz de implementá-la em seu ambiente de trabalho e impulsionar a cultura inovadora em sua empresa.

3 – Cursos de curta duração de Inovação da Fundação Dom Cabral

Promovendo programas de gestão de negócios que abordam diversos temas, direcionados a executivos em diferentes fases de carreira, os cursos da FDC permitem aprimorar suas habilidades e conhecimentos em gestão, independentemente do nível de experiência profissional.

A FDC é uma escola de negócios apoiada sobre alianças estratégicas e acordos de cooperação com instituições na Europa, Estados Unidos, China, Índia, Rússia e América Latina. Essa rede de escolas permite o acesso a ferramentas de gestão de negócios​ e à troca de experiências.

Os cursos de curta duração incluem programas como o Transformação Digital, que aborda os principais conceitos da inovação no cenário moderno de negócios, e o Emerging Technologies for Business, onde executivos C-Level aprendem sobre as tecnologias e comportamentos moldados por elementos como Blockchain, Inteligência Artificial e Metaverso.

4 – Curso de Inovação do SEBRAE

No curso de Inovação do SEBRAE, você aprenderá sobre a importância de criar um ambiente de inovação que envolva toda a equipe da empresa. Além disso, conhecerá os diferentes tipos de inovação e como eles podem ser aplicados para melhorar o desempenho do seu negócio.

São abordados conceitos fundamentais para a promoção de uma cultura de inovação dentro das empresas, incluindo a importância da colaboração, da experimentação e da tolerância ao erro.

Você também aprenderá técnicas de gestão de projetos de inovação, além de estratégias para identificar oportunidades e criar um ambiente propício ao desenvolvimento de ideias.

5 – Innovation White Belt

Essa é uma trilha de formações, por meio da qual você terá a oportunidade de adquirir uma visão ampla dos quatro pilares que sustentam um programa de inovação bem-sucedido: pessoas, estratégia, processos e ecossistema.

Dominando metodologias modernas e eficazes, será possível aprender técnicas que impulsionam a geração ágil e eficiente de ideias, além de adquirir conhecimento sobre conceitos e ferramentas que ajudam a implementar e reforçar a cultura de inovação em sua empresa, aumentando o potencial de resultados.

A trilha Innovation White Belt proporcionará uma transformação em sua forma de pensar e agir, permitindo que você esteja preparado para enfrentar os desafios do mercado e se destacar entre a concorrência.

6 – Como multiplicar lideranças inovadoras

A inovação não acontece isoladamente. Por essa razão, o curso Como Multiplicar Lideranças Inovadoras foi pensado para ajudar a realizar esse processo de maneira contínua e eficaz, fortalecendo as habilidades necessárias para obter sucesso ao longo da jornada.

A liderança inovadora tem como principal objetivo criar soluções que gerem valor para as pessoas. Isso significa que o líder precisa desenvolver habilidades empáticas em si e em sua equipe, a fim de inspirar e criar um ambiente seguro para que as ideias surjam e sejam transformadas em soluções inovadoras que abordem problemas sob novas perspectivas.

7 – Como estruturar negócios e soluções inovadoras

Para encontrar soluções inovadoras que gerem valor percebido pelo cliente e mantenham o negócio vivo, é fundamental utilizar metodologias de design, que colocam os consumidores no centro de todas as decisões e caminhos a serem percorridos.

O entendimento profundo de problemas reais, a correta definição de padrões e informações claras acerca dos clientes e do relacionamento com eles são fundamentais para pensar em soluções inovadoras que sejam desejadas pelos consumidores.

Essa é a base do curso Como estruturar negócios e soluções inovadoras, onde abordamos os conceitos e ferramentas para estruturar processos de inovação, engajar os profissionais da equipe ao longo da operação e alcançar o diferencial competitivo desejado.

8 – Da estratégia à operação: processos de inovação

Da estratégia à operação: processos de inovação, é um curso abordando quatro estruturas fundamentais para alcançar os objetivos traçados na visão de futuro dos negócios:

  • Gerenciamento de projetos e tarefas com o suporte da gestão ágil;
  • Estímulo à geração de ideias através de um processo estruturado;
  • Monitoramento e controle dos resultados;
  • Desenvolvimento de um sistema interno que promova, facilite e proteja a inovação.

Estas são as peças-chave para tornar os processos de inovação duradouros, de modo que o uso de ferramentas para a gestão de projetos de inovação impulsione a transformação e mantenha o fluxo constante de novas ideias, projetos e resultados.

9 – Como se tornar um Protagonista da Inovação

Um protagonista da inovação é alguém capaz de mudar a forma como sua empresa encara os desafios. Ao abraçar esse papel, você se torna a chave para melhorar resultados, identificar problemas, encontrar soluções e criar revoluções.

O curso Como se tornar um Protagonista da Inovação é para quem compartilha essa visão, e deseja aprofundar seu autoconhecimento, além de entender melhor os perfis profissionais que o cercam, transformando essa informação em recursos para criar possibilidades contínuas de inovação e vencer os desafios enfrentados pelas organizações.

10 – Conexão com o Ecossistema para acelerar a inovação em rede

O ecossistema de inovação pode ser a resposta para acelerar os resultados provenientes de uma estratégia bem elaborada, processos definidos e pessoas inovadoras. Uma estratégia de inovação aberta que inclua a conexão com o ecossistema reforça a cultura de inovação, formando parcerias ou garantindo o acesso a linhas de fomento.

O curso Conexão com o Ecossistema para acelerar a inovação em rede foi pensado com esse objetivo, e ensina como estruturar um programa de inovação aberta, encontrar parcerias de sucesso, utilizar as redes e ferramentas do ecossistema de inovação e potencializar a cultura da sua empresa por meio dessas mudanças.

Conclusão

Cursos de inovação trazem os conceitos, ferramentas e metodologias para dominar o conjunto de habilidades que permite gerar cada vez mais valor para a sua empresa. Eles são fundamentais no arsenal de empreendedores e colaboradores que desejam não apenas acompanhar e reagir, mas guiar as próximas transformações do mercado.

Para encontrar ainda mais opções para você ou sua equipe, acesse o AEVO Boost e confira os treinamentos criados a partir da experiência que nós e mais de 100 organizações parceiras acumulamos em programas de inovação, para fortalecer a cultura inovadora em sua empresa, desenvolver novas habilidades e aprimorar a sua visão estratégica.

Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

Compartilhe o post

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sidebar versão 2 para o copy AEVO One-Stop Shop de Inovação

Assine nossa newsletter

Fique sempre atualizado com nossos conteúdos sobre o universo da Inovação.