Ao administrar uma empresa, é necessário pensar em todas as suas áreas, desde o fluxo econômico até a gestão dos colaboradores envolvidos naquele ambiente. Nesse espaço, a gestão de diversidade tem ganhado cada vez mais força nas companhias.
Pensar na gestão de diversidade como uma ferramenta para integrar pessoas com experiências e visões de mundo distintas é muito importante para uma organização, assim, é possível aproveitar de vários benefícios, tanto para a cultura e inovação do negócio. Saiba mais.
O que é gestão de diversidade?
A gestão de diversidade é um modelo de administração que tem como foco incluir múltiplas pessoas em seu ambiente organizacional.
Quando você se preocupa em integrar pessoas de diferentes classes sociais, cores, idades, gêneros e sexualidades, por exemplo, mostra que sua empresa se importa com a diversidade.
Com os novos comportamentos do consumidor e do mercado de trabalho, marcas que investem numa gestão de diversidade estão ganhando visibilidade maior do que as empresas que não se preocupam com esse tema.
Isso ocorre porque as pessoas estão consumindo aquilo que se comunica com quem elas são, e se uma marca demonstra a preocupação com a integração social e ambiental, por exemplo, faz com que pessoas ligadas ao assunto tenham interesse em seus produtos, pois dessa forma expressam a sua visão de mundo.
Tudo isso faz com que mais pessoas queiram participar dessa empresa – como consumidores ou colaboradores.
A gestão de diversidade também é uma forma de política social que as empresas podem praticar, atentando-se ao seu redor e refletindo um entendimento sobre a sociedade como um todo.
Como desenvolver a gestão de diversidade na empresa?
Existem diversas formas de desenvolver a gestão de diversidade, e buscar mais informações já é o primeiro passo. Outra iniciativa importante é olhar para seu ambiente organizacional e perceber se ele está tão diversificado como poderia.
Reconhecer o desafio, no entanto, é só o começo. A partir daí é necessário construir pilares para desenvolver a gestão de diversidade na empresa, como se ater a cultura organizacional e ter em mente a diversidade nos processos de treinamento, e assim por diante.
Reveja a cultura organizacional
O Brasil ainda vive problemas básicos, como a desigualdade salarial entre homens e mulheres, ou pessoas brancas e negras que exercem a mesma função.
O desequilíbrio também se reflete nas posições de liderança – uma pesquisa realizada pela Page Executive estima que 90% dos CEO’s no país sejam homens brancos, por volta dos 50 anos.
Rever a cultura organizacional é olhar para questões como essa no interior da organização, avaliando como as políticas de seleção, treinamento, bonificações e promoções oferecem ou tiram o espaço de determinados grupos.
Considere também a segurança que as pessoas terão para atuar, evitando que algumas sofram com assédio, provocações ou represálias de colegas, por exemplo.
Assegure a diversidade nos processos de recrutamento
Além de rever a cultura organizacional, também é preciso se atentar nos processos de recrutamento, avaliando qual o padrão predominante entre as pessoas contratadas, além da forma como esses processos são estruturados e quais atitudes podem ser tomadas para abranger mais pessoas.
Ao anunciar as vagas, veja quais são os critérios que estão sendo enfatizados na busca de novos profissionais.
Após essa verificação, destaque como a empresa está aberta para diversos tipos de pessoas, de amplas realidades sociais, dessa forma é mais provável que os candidatos compreendam o propósito da sua empresa e o seu alinhamento com a diversidade e inclusão.
Outra forma de enfatizar a diversidade é colocando recrutamentos em foco de um grupo social.
Num exemplo recente, tivemos a Magazine Luíza lançando programas direcionados a pessoas negras como um esforço para bater as metas que a própria organização traçou para sua gestão de diversidade.
Tenha uma comunicação interna aliada
A imagem externa é de enorme importância, mas também é preciso lembrar do que ocorre no interior da empresa, buscando conversar e debater ideias e soluções para aumentar a diversidade.
A comunicação interna deve ser usada para entender o ponto de vista e as opiniões de diversas pessoas, principalmente daquelas que não costumam receber tanto espaço.
Um exemplo simples é perguntar como a empresa pode evitar ser capacitista para um funcionário com deficiência.
Caso a empresa ainda não tenha aplicado a diversidade na organização e não possua grupos minoritários, converse com todos e saiba como eles lidam ou o quanto cada um conhece sobre essas pautas.
Outra possibilidade é convidar pessoas e instituições focadas nesse tema para realizar palestras e treinamentos, capacitando a sua equipe.
Crie um ambiente receptivo à diversidade
Abraçar a gestão de diversidade não significa apenas trazer pessoas diferentes para o negócio – é preciso avaliar como elas podem, de fato, se integrar ao dia a dia da empresa.
Reconhecer as necessidades da organização e dessas pessoas é o caminho para integrar a diversidade, com o preparo de um ambiente que seja confortável para todos ali inseridos.
Para isso vai ser preciso reconhecer os problemas da empresa, o que falta e o que pode melhorar, tudo de acordo com as pessoas que vão ser colocadas ali, pois cada uma terá demandas diferentes, e é aí que a equidade entra em cena.
Repare em pontos como:
- A empresa possui rampa?
- Seus documentos são acessíveis para pessoas com deficiência visual ou auditiva?
- A linguagem usada no dia a dia permite termos que podem ser considerados racistas, machistas, transfóbicos, capacitistas…?
Perceba como é preciso fazer uma adaptação, física ou psicológica, para receber grupos diversos, e prestar atenção nos detalhes faz toda a diferença.
Monitore KPIs de RH para a diversidade
Como estamos falando sobre gestão, é preciso ficar atento aos indicadores da empresa.
É fundamental que se tracem e acompanhem as métricas de diversidade, que podem começar pelo número de pessoas e passar por salários, oportunidades para avançar na carreira e inclusão em posições de liderança.
Essas métricas devem ser acompanhadas para comparar os dados da organização e de como ela trabalha, antes de adotar a gestão de diversidade e depois, o que pode melhorar, o que não deve mais acontecer e quais as ações devem ter continuidade.
É importante ir além das cotas e legislações que visam números altos de diversidade como uma ferramenta. O ideal é que a diversidade seja um valor, e não apenas uma obrigação que a empresa deve cumprir.
Conclusão
A gestão da diversidade é um caminho para empresas atingirem um impacto efetivo na sociedade, mudando pessoas e relações dentro e fora de suas portas.
Para garantir que essa diversidade contribui com o crescimento da organização, é preciso contar com ferramentas que transformem o potencial das múltiplas visões em resultados concretos.
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