Kit onboarding: 5 dicas para encantar o colaborador

O kit onboarding é uma estratégia simples que promove a integração do colaborador à empresa, bem como os benefícios que esse processo traz. Quanto mais rápida é a adaptação, maior o bem-estar de todos na equipe, e mais rápido ela pode operar no ritmo esperado.

Planejar uma boa recepção é uma ação que contribui muito para o engajamento e o bom desempenho na trajetória de um profissional. Entre as medidas que você pode tomar para acolher os novos contratados, está a entrega do kit onboarding.

Engajar os colaboradores desde o primeiro dia é fundamental para construir equipes de alta performance, com profissionais que demonstrem interesse pessoal nos resultados do seu trabalho.

O que é um kit onboarding?

O kit onboarding, ou kit de boas-vindas, é um conjunto de itens que a organização oferece aos profissionais no seu primeiro dia de trabalho. Em alguns casos, o kit também pode ser distribuído antes, quando a empresa confirma aquela contratação.

Os itens mais óbvios de um kit onboarding são as famosas peças com a marca da empresa, como xícaras, canetas, bonés e cadernos.

Embora eles sejam interessantes, e possam fazer parte do kit, é preciso adotar uma abordagem mais estratégica para construir o seu pacote de boas-vindas.

Ao criar o kit onboarding, o objetivo é causar uma boa impressão e tranquilizar o colaborador nesse que pode ser o seu dia mais difícil, demonstrando que a empresa o respeita e valoriza.

Além disso, é importante apresentar mais informações sobre a cultura e os valores da organização.

É um presente, mas também é uma ferramenta para marcar a entrada do novo profissional na equipe.

Benefícios do kit onboarding

Engajamento dos colaboradores

Conforme os profissionais se sentem acolhidos pela organização, aumenta o seu comprometimento com as metas do grupo.

Dessa forma teremos colaboradores mais engajados, que pensam na visão e nos objetivos da equipe como se fossem os seus.

O engajamento eleva a produtividade dos funcionários, graças a esse compromisso.

Ele também impulsiona o seu bem-estar em relação à empresa, pois eles se identificam e encontram significado no trabalho que estão realizando.

Promoção da empresa

O kit onboarding pode contar com itens personalizados para que o profissional divulgue a organização.

Um belo conjunto de cartões apresentando-o na nova função é um exemplo simples, assim como as agendas, xícaras, canetas e outros brindes carregando a imagem da empresa.

Integração do funcionário

Como o kit onboarding simboliza uma entrada para a equipe, o novo contratado logo passa a ser visto como “um de nós” e diminuem as chances de que ele tenha problemas para se adaptar.

Esse efeito pode se tornar ainda mais forte se todo o grupo participar da entrega, atitude que cria um momento para a troca de experiências e mensagens positivas.

Oportunidade de apresentar a empresa

Além dos presentes, o kit onboarding também pode trazer materiais que contribuam para a apresentação da empresa, como manuais de segurança ou uma cartilha com os valores internos, por exemplo.

Entregar essas informações junto ao kit aumenta as chances de que o colaborador absorva o conteúdo, que passa a ser visto como parte do seu processo de acolhimento.

O que colocar no kit onboarding

Confira algumas dicas para elaborar o seu kit de recepção para os novos profissionais.

1 – Material personalizado da empresa

Itens com a marca e os símbolos da empresa cumprem duas funções importantes no kit onboarding.

Em primeiro lugar, eles dão a noção de pertencimento, carregando a mensagem de que se você possui isto, você é um de nós.

A dica para ter materiais personalizados interessantes é ir além da logomarca e do nome da empresa, utilizando elementos como frases motivadoras que guiam o negócio, metas que o negócio está tentando bater ou as marcas que espera deixar no mundo.

Ao utilizar esses símbolos, o kit onboarding fará o colaborador se sentir parte da cultura, e não apenas dos documentos da empresa.

A segunda função dos materiais personalizados é contribuir para o employer branding.

O profissional certamente vai tirar fotos com esses itens, usar as peças em seu dia a dia e levá-las para eventos de networking, por exemplo.

Esta é uma forma de espalhar a imagem da empresa como um bom local de trabalho, sem ter de investir muito para isso.

2 – Acessórios úteis

Materiais de escritório, ferramentas e outros acessórios úteis são uma forma simples de mostrar que você se importa com o bem-estar do colaborador.

Considere agendas e blocos de notas, canetas, marcadores e afins, e não se esqueça de alguns cartões com o nome, o cargo e os contatos do profissional.

3 – Mensagem de boas-vindas da equipe

Muitos colaboradores atuais podem querer deixar mensagens para acolher o recém-chegado, e sempre é uma boa ideia estimular esse comportamento inserindo as notas no kit onboarding.

Além disso, notas específicas de líderes da organização ou da equipe, bem como dos profissionais com quem o então candidato teve contato durante o processo seletivo, também podem ser boas apostas.

As mensagens podem ser mais formais ou calorosas, de acordo com a cultura da empresa.

4 – Kit de benefícios

Aproveite esse momento para indicar os benefícios que o colaborador pode acessar durante seu tempo na organização.

Basta criar um documento intuitivo com as possibilidades e o que deve ser feito para alcançar cada uma.

Com essa ferramenta, os profissionais têm mais chances de se engajar, mantendo um objetivo em mente desde o primeiro dia.

5 – Brindes

Para completar o kit onboarding, insira brindes mistos que possam ser interessantes para o colaborador.

Pense em itens como bolas anti-estresse, bons fones de ouvido, livros e lanches, por exemplo.

Essa é uma área que pode ter muitas variações, recebendo presentes personalizados para agradar os mais diversos gostos.

Conclusão

O kit onboarding é uma estratégia simples que promove a integração do colaborador à empresa, bem como os benefícios que esse processo traz. Quanto mais rápida é a adaptação, maior o bem-estar de todos na equipe, e mais rápido ela pode operar no ritmo esperado.

A gestão de pessoas pode ouvir outros membros da organização para preparar esse momento, e ter mais ideias de ações para receber os novatos.

Uma plataforma de gestão e estratégia como o AEVO ajuda muito na hora de organizar os projetos, e também pode contribuir para o onboarding, já que permite a entrada rápida dos novos colaboradores nos processos e iniciativas em andamento.

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