Entenda o que é performance corporativa e quais os benefícios

Elevar a performance corporativa é uma tarefa conjunta, que exige o alinhamento da direção e dos colaboradores em uma empresa. Felizmente, essa atitude também vai beneficiar ambos, recompensando todo o esforço envolvido.

Uma empresa que busca competir em alto nível depende de pessoas com uma boa compreensão sobre o que é performance corporativa, e como ela pode ser desenvolvida. Esse conceito define a capacidade que o negócio tem de atender às suas demandas, mantendo uma estrutura eficiente para conseguir bons resultados em situações desafiadoras.

Muitas empresas ainda tem uma visão estreita sobre a performance, seus gestores podem afirmar quando as coisas estão indo bem ou mal, e tem uma noção geral dos motivos, mas não conseguem apontar claramente as áreas que precisam de melhoria ou qual a melhor forma de agir.

Transformar essa visão – e mudar a empresa a partir dela – começa por ter mais clareza sobre o que é performance, e qual a importância dela para cada organização.

O que é performance corporativa?

De forma abrangente, podemos definir o que é performance corporativa como o desempenho que uma organização apresenta. Ela envolve aspectos como a competitividade no mercado e a eficiência no uso dos recursos, demonstrando a capacidade da empresa para alcançar seus resultados e crescer.

Para garantir que isso aconteça, as empresas adotam a gestão de performance corporativa, com ideias, métodos e ferramentas que permitam apontar os esforços na direção correta.

Não é exagero afirmar que, sem uma gestão de performance adequada, a empresa vai depender da sorte para ter sucesso, enquanto ao utilizá-la, estará ganhando mais controle sobre os próprios negócios.

Como desenvolver a performance nas empresas

Aplicando a gestão de performance, é possível criar uma organização mais produtiva e eficiente, que também seja um bom espaço de trabalho para os seus colaboradores. Existem algumas ações práticas para avançar nessa área:

1. Foco nos indicadores

Não há como falar sobre o que é performance e deixar os indicadores de lado, pois defini-los e acompanhá-los é o primeiro passo para aumentar o desempenho corporativo.

Por meio desses indicadores, também conhecidos como KPIs, é possível fazer uma gestão mais objetiva ao identificar com clareza quando a empresa está fora dos trilhos, e qual a provável razão para tal.

2. Tenha clareza ao longo do processo

Ao conduzir a gestão de performance, será preciso lidar com três questões básicas para diferenciar claramente as tarefas mais importantes:

  • Por que isso está sendo feito?
  • Como se encaixa no processo?
  • Quais os resultados esperados?

Quando uma tarefa não apresenta respostas para essas perguntas, aparece como uma oportunidade visível de otimização para o aumento da performance.

Também é válido apontar que os colaboradores podem trazer questões desse tipo, e ao receber uma explicação clara, aumentam as chances de que eles se comprometam com as ações.

A mesma mentalidade também se aplica num cenário mais amplo, conforme discutimos o que é performance corporativa e qual a sua importância com os membros de uma equipe.

3. Crie uma agenda de alinhamentos

Em períodos regulares, será preciso reunir a equipe e alinhar as expectativas em relação a cada participante, apontando os ajustes que ele terá de fazer e ouvindo suas sugestões para o projeto.

Esses momentos costumam ser quinzenais ou mensais, e podem ser acompanhados por uma sessão rápida no começo de cada dia, onde os colaboradores apresentam seus avanços ou dificuldades.

O gestor do time pode então ajustar o seu funcionamento, garantindo uma performance consistente e eliminando obstáculos o mais rápido possível.

Um acompanhamento como esse dá autonomia aos profissionais, evitando o microgerenciamento, ao mesmo tempo, em que os deixa mais confiantes, por saber que a gestão não trará um problema de meses atrás para a discussão.

Benefícios da gestão de performance

Quando gestores e profissionais entendem o que é performance corporativa, e qual o papel de cada um no aperfeiçoamento do negócio, todos os envolvidos podem conquistar posições mais vantajosas.

Vantagens para os colaboradores

Posicionamento correto: o profissional será direcionado para uma vaga alinhada com o seu perfil e habilidades, podendo desenvolver seu potencial e atuar numa área do próprio interesse.

Esse posicionamento aumenta a satisfação com o trabalho, além de trazer mais chances para ele avançar na carreira.

Expectativas e comunicações claras: numa empresa que valoriza a performance, os colaboradores gastam menos tempo imaginando o que o gestor espera, pois isso estará sendo exposto de modo claro.

A comunicação objetiva tem um papel determinante nesse modelo, focando no que precisa mudar para atingir os objetivos traçados.

Avaliações padronizadas: a gestão de performance também diminui o peso das opiniões, achismos e outros fatores pessoais na avaliação do trabalho, garantindo uma rotina mais estável para o profissional.

Também fica mais claro o que ele precisa fazer, se deseja alcançar novas oportunidades dentro da empresa.

Vantagens para a empresa

Aumento do desempenho: o benefício central da gestão de performance para as organizações é evidente, permitindo que elas se tornem mais eficientes e conquistem os seus objetivos.

Em um cenário ideal, a empresa deve funcionar com a precisão de um relógio, entregando os resultados esperados no momento certo.

Otimização dos recursos: conforme uma empresa cria e aperfeiçoa os seus processos internos para aumentar a performance, ela direciona os recursos para onde serão melhor aproveitados, evitando desperdícios e maximizando a lucratividade dos seus investimentos.

Qualidade na gestão de talentos: a gestão de performance também passa pela gestão de talentos, conforme os profissionais são direcionados para as tarefas onde apresentem o melhor desempenho.

Isso ainda facilita os processos de contratação e treinamento, que se tornam mais objetivos, e diminui a rotatividade na organização.

Satisfação dos clientes: um negócio de alta performance vai conquistar seus consumidores, entregando produtos e serviços de alta qualidade, cumprindo prazos e oferecendo novas soluções de modo consistente.

A fidelização dos clientes se torna cada vez mais alta, pois eles sabem exatamente o que esperar dessa organização.

Conclusão

Elevar a performance corporativa é uma tarefa conjunta, que exige o alinhamento da direção e dos colaboradores em uma empresa. Felizmente, essa atitude também vai beneficiar ambos, recompensando todo o esforço envolvido.

Para otimizar ainda mais a gestão de performance, você pode contar com uma plataforma como o AEVO Innovate.

Ela permite definir e acompanhar seus indicadores, oferecendo relatórios que indicam os próximos passos, além de centralizar as comunicações e os projetos da equipe, apresentando diversas ferramentas para facilitar esse processo.

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