PMBoK: o Guia Completo para sua Empresa

Não é novidade para ninguém que a gestão de projetos se tornou essencial para a sobrevivência de qualquer empresa. Mas junto dessa importância, vem junto as dificuldades. 

Seja nas pequenas, médias e até nas grandes empresas, a gestão de projetos não é algo simples de se aplicar. Mas antes de mais nada, é preciso entender o que de fato significa Projetos. Segundo a PMI, Project Management Institute, projeto é um esforço temporário realizado para criar um produto ou serviço.

A elaboração desses projetos é livre e sem uma regra definida. Mas é fundamental que existam prazos e as tarefas sejam devidamente distribuídas. As dificuldades existentes numa gestão de projetos podem ir até o próprio projeto em si até os que envolvem os gestores. Existem alguns passos que ajudam a estruturar um projeto e evitar erros

Muitas pessoas ficam na dúvida quanto ao PMBoK e o Agile, mas é importante saber que eles podem trabalhar juntos. Ou até entre o PMBoK e o Scrum, que nem chegam perto de serem concorrentes. Mas uma coisa é certa, a gestão de projetos se tornou uma peça fundamental para a sobrevivência de qualquer empresa. 

PMBoK, PMI, PMP… O que é isso tudo?

PMI

PMI é a uma das maiores associações para profissionais de gerenciamento de projetos do mundo. Essa é uma associação sem fins lucrativos fundada em 1969. Com sede na Pensilvânia nos Estados Unidos, ela reúne os profissionais da área de gestão de projetos. 

O objetivo é eles se reunirem para trocarem ideias e experiências sobre gerenciamento de projetos. O PMI, ou Project Management Institute, está presente em mais de 185 países com mais de 600 mil membros afiliados. Sua certificação é muito valorizada pelo mercado e coloca os profissionais que as têm em outro patamar. Esses profissionais são chamados de PMP, Project Management Professional

Essa instituição é responsável pela publicação do PMBoK, que é uma espécie de guia para os profissionais dessa área. Esse guia traz um conjunto de práticas em gestão de projetos, definindo que deve acontecer durante todo o ciclo de vida de um projeto. Logo abaixo você conhecerá cada especificidade do PMBoK.   

PMBoK®

Como já visto acima, o PMBoK é um guia que reúne as principais práticas de gerenciamento de projetos. Ele é quase uma bíblia para os profissionais da área. Esse guia oferece uma visão mais ampla e abrangente sobre gestão de projetos. O PMBoK não é um roteiro, é apenas um guia que mostra quais caminhos existem para alcançar o melhor resultado. 

PMBOK GUIA COMPLETO - POSTITS

Por não ser um roteiro que ensina passo a passo, muitas pessoas que não são da área de gestão de projetos têm dificuldade em assimilar seus ensinamentos. Mas, para quem tem o mínimo de conhecimento, sua linguagem é bem simples e direta. 

Todas as informações do PMBoK são de experiências reais vividas pelos profissionais da área. Isso é fundamental para que as chances de sucesso de um projeto que segue este guia sejam maiores.  

Com o mercado cada vez mais competitivo e cruel, é preciso ser criativo para buscar soluções. Tornar a organização mais inovadora é o caminho mais curto e prático para se destacar. O PMBoK é também uma ferramenta poderosa para trazer a inovação para o seu negócio. Isso porque ele permite uma análise minuciosa dos processos da empresa, que traz mostra diversos aspectos. Ele consegue verificar se a empresa está produzindo de acordo com sua capacidade e se existe algum setor menos eficiente, por exemplo.  

PMP

Os profissionais de gestão de projetos que que são certificados pelo PMI são chamados de PMP – Project Management Professional. Essa certificação é o “grão mestre” dessa área, ela é a mais respeitada e reconhecida do mundo. 

pmbok guia completo - funcionarios palestra

Em 1999, o PMI se tornou a primeira organização do mundo a ter seu Programa de Certificação autenticado pelo ISO 9001, que é o PMP. 

Existem diversas condições para que o profissional consiga essa certificação. Além de ter que se sujeitar ao Código de Conduta Profissional e passar no Exame de Certificação PMP.

Profissionais certificados pelo PMP estão aptos a desenvolver os mais diversos e complexos projetos. Contribuir para a aprimoramento e execução de metodologias, processos, critérios, padrões, parâmetros e ferramentas para gestão. Além de liderar projetos e monitorar todo o processo com um todo. 

Hoje, no mundo inteiro, existem mais de 400 mil profissionais certificados PMP em mais de 165 países. Se surgiu o interesse em se certificar, entre no site da PMI. Lá você encontra todas informações detalhadas para esse procedimento. 

 

Qual a importância do PMBoK em projetos?

Com os conhecimentos do PMBoK, o profissional consegue pensar em ideias mais assertivas cada projeto. Esses conceitos podem ser utilizados tanto em processos simples, quanto em mais elaborados. Isso vai depender da necessidade e da forma com a empresa é gerida. 

Um dos pontos mais importantes do PMBoK para os projetos é que ele facilita a padronização. Assim, as atividades conseguem seguir uma lógica, melhorando todo o fluxo de dados e diminuindo os riscos. O que acaba gerando um aumento nos lucros e um maior controle em todo o resto da organização. 

Os conhecimentos trazidos pelo PMBoK possibilitam os gestores a terem uma visão mais clara sobre todo o processo como um todo. Conseguindo assim padronizar processos e tornar a empresa mais eficiente, que gera um ganho de valor e uma melhor percepção do cliente.  

Além do grande ganho para o processo de inovação nas empresas. Que é um assunto cada vez mais em alta nas grandes corporações. 

É importante ficar claro que existem outros “modelos” de gerenciamento de projetos. Mas o mais conhecido é o PMBoK mesmo.

PMBOK GUIA COMPLETO post-its projetos

Por que o PMBoK não é considerado uma metodologia?

Atenção. É importante ficar claro que o PMBoK não é uma metodologia. Muitos ainda acreditam nesse mito, pois ele é bastante difundido em diversas áreas. 

Para ficar claro de uma vez por todas, vamos explicar didaticamente o porque do PMBoK não ser uma metodologia. 

Antes de tudo, é preciso entender o que é uma metodologia. Metodologia deriva de “método”, do Latim “methodus” que significa “caminho ou a via para a realização de algo”. Ou seja, método é um processo para atingir algum determinado objetivo. E metodologia é um campo que estuda quais são os melhores métodos para determinadas áreas. O fato do PMBoK não ser uma metodologia não tira a importância das metodologias para os processos. Como você pode ver aqui

O PMBoK não entra apresenta modelos únicos, mas sim caminhos para serem trilhados. Ele é uma espécie de coletâneas com as práticas reais. 

Que é um projeto para o PMBoK?

Os projetos são considerados como um esforço temporário, que tem um prazo para acabar. Existe um objetivo a ser cumprido e resultados para serem alcançados. 

Todos os projetos são realizados por pessoas e podem ter o cunho social, pessoal, cultural, empresarial ou de pesquisa. Os projetos não são a mesma coisa que processos ou operações. Isso porque eles são contínuos e se repetem, já os projetos são temporários. 

As empresas precisam se esforçar de forma organizada para alcançar todos seus objetivos. Isso vai desde a construção de uma fábrica até a ampliação de uma simples unidade. 

PMBoK e o ciclo de gerenciamento de projetos

Os processos envolvidos para a conclusão de um projeto engloba o gerenciamento de projetos PMBoK. Neste guia, existem 3 fases que o projeto se encontra:

  • Entradas;
  • Ferramentas e técnicas;
  • Saídas.

PMBOK O GUIA COMPLETO - PROJETOS

Não é à toa que o PMBok é uma importante ferramenta para o seu programa de

ideias. Ela consegue alinhar pontos que, sem o devido conhecimento, seria impossível fazer. 

Quais são as Áreas de Conhecimento?

Iniciação

Tudo se inicia de algum lugar, não é mesmo?! Então, a primeira área é a iniciação, que é onde tudo se inicia. É aqui onde é criado os termos de abertura, elaboração dos documentos e onde é avaliado os processos que já passaram. 

Isso é fundamental para o sucesso de qualquer projeto, pois só com uma base bem sólida que se pode construir grandes coisas. 

Planejamento

Planejamento é o ato de determinar o estado atual, definir o objetivo e meta, realizar uma análise da situação e traçar um plano de ação. As verificações e ajustes são necessários para que o ciclo continue. O planejamento é a etapa mais importante para qualquer projeto. Realizando um planejamento, as chances de alcançar o objetivo são muito mais prováveis.

É importante ter em mente que nada funciona de forma simétrica e organizada sem um planejamento. Nessa etapa do planejamento, os processos servem para essas áreas: 

  • Elaborar o plano de gestão
  • Determinar o escopo 
  • Sequenciar as atividades e fazer as estimativas de tempo
  • Projetar os custos
  • Determinar os orçamentos
  • Planejar as comunicações
  • Determinar os padrões da qualidade
  • Gerir os recursos humanos
  • Identificar os riscos
  • Planejar as aquisições

Execução

Depois de iniciar de forma bem estruturada e planejar cada detalhe, é hora de executar. Quando a iniciação e o planejamento são bem feitos, a execução fica muito mais simples e prática. Não adianta ser criativo, ter as ideias mais inovadoras e não botar em ação. 

Os processos de execução são:

Administrar a execução do projeto

Estimular e desenvolver a equipe

Dividir as informações às partes interessadas

Conduzir as aquisições

Monitoramento e Controle

Podemos dizer que essa é uma das mais importantes fases de um projeto. Pois é monitorando que se descobre se o projeto está indo para onde deve ir. Segundo o próprio PMBoK, monitorar e controlar o trabalho do projeto é o processo. Nele se acompanha, revisa e ajusta o progresso de todas as etapas. Assim, fica muito mais simples atender os objetivos de desempenho definidos no plano de gerenciamento.

Isso quer dizer que é fundamental coletar e medir dados com muita precisão. Para que assim essas informações possam ser gerenciados e analisados de acordo com os objetivos do projeto. 

Para garantir que não haja muitas mudanças no projeto, existem 4 passos que se deve seguir:

  • Monitoramento das atividades
  • Supervisão do cronograma
  • Controle de riscos
  • Reportes de desempenho

Um erro que muitos cometem nos projetos é não ter mecanismos de controle. Sem essas ferramentas, fica quase que impossível saber se os projetos estão dando certo ou não. 

Encerramento

Encerrar o projeto também é fundamental. Nessa etapa se coloca todas as cartas na mesa e se apresenta todos os resultados. 

Quais são os processos trabalhados pelo PMBoK?

Os processos trabalhados pelo PMBoK são complexos. Eles trazem uma verdadeira revolução quando implementados. Eles são: 

  • Escopo
  • Tempo
  • Custos
  • Qualidade
  • Aquisições
  • Recursos humanos
  • Comunicação
  • Riscos
  • Partes stakeholders
  • Integração.

PMP: Como funciona a certificação?

Quem se aventura pela área de gestão de projetos certamente já ouviu falar da certificação PMP. Traduzida para o português, ela quer dizer: Profissional do Gerenciamento de Projetos. Essa é a certificação mais reconhecida e admirada do mundo, quando o assunto é gerenciamento de projetos. 

PMBOK O GUIA DEFINITIVO: JOVEM OLHANDO PROJETOS

O Instituto Nacional de Padrões dos EUA (ANSI), junto da Organização Internacional

para Padronização (ISO), são quem conferem essa certificação.

Essa certificação comprova que o profissional possui formação e experiência prática em gestão de projetos. Sem contar que também atesta a capacidade desses profissionais. Sempre de acordo com as práticas e normas estabelecidas pelo PMI e reafirmadas no PMBoK. 

Essa certificação é sustentada por dois pilares: conhecimento e experiência. Todos os candidatos devem ter tido grande experiência em liderança de projetos. E também um grande conhecimento nas ferramentas, boas práticas e técnicas de gestão. Tudo estabelecido pelo PMBoK. 

Basicamente existem duas categorias diferentes para quem quer se certificar pelo PMP. Confira: 

Categoria A

  • Ser graduado com mínimo de 4 anos
  • Ter no mínimo 3 anos de experiência com gestão e gerenciamento de projetos
  • Mínimo 4500 horas de liderança à frente de projetos
  • 35 Horas de formação em gerenciamento de projetos   

Categoria B  

  • Ter o diploma de ensino médio 
  • Mínimo 5 anos de experiência com gestão e gerenciamento de projetos
  • Ter no mínimo 7.500 horas de liderança à frente de projetos
  • 35 Horas de formação em gerenciamento de projetos  

Com essa certificação, você ganha muito mais visibilidade no mercado e traz experiência para as empresas. Sem contar que é uma qualificação internacional. Ou seja, independente do lugar que você vá, você será reconhecido. 

Juntando tudo isso, PMI, PMBoK e PMP, você extrai o melhor do gerenciamento de projeto. E com o AEVO Innovate, você consegue ter um maior controle nos projetos. Facilitando assim sua gestão e permitindo trazer mais inovação para a empresa.

Inovação Empresarial - Faca com que a gestao do seu projeto atinja o apice - Aevo Innovate

Posts Relacionados
Com o cenário empresarial cada vez mais competitivo, é necessário inovar para se destacar. Buscar
O quanto você entende sobre o PMBoK? Um gestor que se preze deve saber como
Com certeza, você já passou por situações onde se perguntou: PMBOK vs Agile. Qual devo

Deixe uma resposta