Tecnologia automotiva: o que é e quais os principais avanços

A tecnologia automotiva refere-se ao conjunto de conhecimentos técnicos, processos e inovações aplicados no aprimoramento de veículos. Ela engloba um vasto espectro de avanços que buscam melhorar a segurança, eficiência, desempenho e experiência do usuário no contexto automobilístico.

A tecnologia automotiva está redefinindo o conceito de mobilidade. Os avanços da pesquisa em vários campos do setor, somados ao compromisso com segurança, eficiência e sustentabilidade, dão origem a inovações em todas as partes da cadeia produtiva na indústria automobilística.

O universo da tecnologia automotiva vai além do aprimoramento de veículos. Ela demonstra um compromisso com a proteção e a experiência do usuário.

Como exemplo, temos os sistemas de Inteligência Artificial, que alimentam recursos avançados de segurança, enquanto dados coletados em todo o mundo, impulsionam melhorias na adaptabilidade dos veículos ao trânsito e aos seus condutores.

Confira em mais detalhes os principais avanços na tecnologia automotiva, as expectativas da indústria para os próximos anos, e como a sua empresa pode aproveitar as mudanças do setor. Siga a leitura.

O que é a tecnologia automotiva?

A tecnologia automotiva refere-se ao conjunto de conhecimentos técnicos, processos e inovações aplicados no aprimoramento de veículos. Ela engloba um vasto espectro de avanços que buscam melhorar a segurança, eficiência, desempenho e experiência do usuário no contexto automobilístico.

Essa área envolve desde a implementação de sistemas avançados de segurança, como os encontrados em veículos equipados com tecnologia de frenagem automática de emergência, até a integração de componentes eletrônicos e softwares que otimizam o desempenho dos automóveis.

A tecnologia automotiva atual vai além dos motores e componentes mecânicos, incorporando também elementos da ciência da computação, engenharia eletrônica e inteligência artificial.

Leia mais:
Entenda o que é inovação transformacional
Transformação Digital: o que é, qual o objetivo e exemplos

Importância das tecnologias automotivas

A evolução constante das tecnologias automotivas é um pilar estratégico no aprimoramento do setor automobilístico, além de contribuir para a qualidade de vida e a mitigação dos impactos ambientais.

Segurança

A tecnologia revoluciona constantemente a segurança veicular, introduzindo sistemas avançados que visam prevenir acidentes e minimizar danos em caso de colisões.

Desde freios automatizados e sistemas de alerta de colisão até airbags inteligentes, as inovações nesse campo têm salvo vidas e reduzido significativamente os riscos nas estradas.

Eficiência

Veículos mais eficientes no consumo de combustível e na utilização de recursos também resultam dos avanços nas tecnologias automotivas.

Sistemas de gestão inteligente de motores, transmissões automatizadas e design aerodinâmico são exemplos de como a eficiência é aprimorada, resultando em menor consumo de combustíveis e, consequentemente, economia para quem dirige.

Agilidade

A tecnologia automotiva tem o potencial de otimizar o fluxo veicular para motoristas e empresas que dependem do transporte de cargas.

Navegação por satélite com dados em tempo real, conectividade veicular e gestão de frota inteligente permitem que os motoristas economizem tempo e combustível, além de melhorar a satisfação do cliente com as entregas.

Personalização

A personalização é uma demanda crescente entre os consumidores de todas as indústrias.

A tecnologia automotiva atende a essa necessidade, proporcionando uma condução adequada às preferências individuais.

De ajustes automáticos do assento a sistemas de entretenimento conectados, os veículos modernos estão prontos para oferecer uma experiência individualizada.

Sustentabilidade

A transição para veículos elétricos, o desenvolvimento de tecnologias de células de combustível e a busca por materiais mais ecológicos são exemplos de como a tecnologia automotiva contribui com práticas mais sustentáveis.

Continue aprendendo:
Desenvolvimento sustentável: o que é, quais os objetivos e como promover
ESG e inovação: conceito, relação e boas práticas

Quais as principais tecnologias automotivas do mercado?

A rápida evolução da tecnologia automotiva tem transformado a experiência de dirigir, e muitas novidades com um ar futurista já estão disponíveis no mercado.

Head-up display

Head Up Display uma das tecnologias automotivas emergentes

O Head-up Display (HUD) projeta informações essenciais no para-brisa do veículo, permitindo que os motoristas visualizem dados cruciais, como velocidade, navegação e alerta, sem desviar o olhar da estrada.

Essa tecnologia promove uma condução mais segura, mantendo a atenção focada no ambiente ao redor.

Banco antissono

Cerca de 20% dos acidentes de trânsito estão relacionados à sonolência, e tecnologias como o banco antissono buscam mitigar esse problema.

Esses bancos incorporam sensores que monitoram sinais de sonolência no motorista, emitindo alerta e sugerindo pausas quando detectam comportamentos indicativos de cansaço.

Sensores de ponto cego

Os sensores de ponto cego são projetados para melhorar a segurança durante as mudanças de faixa.

Esses mecanismos alertam os motoristas sobre a presença de veículos em seus pontos cegos, contribuindo para a prevenção de colisões e tornando as mudanças mais seguras.

Virtual visor

Desenvolvido pela Bosch, o Virtual Visor é um para-sol inteligente que utiliza uma tela transparente e um algoritmo para bloquear o sol.

Essa inovação capta variações no olhar do motorista, projetando sombra apenas nessa região e mantendo o restante do campo de visão livre.

Carro elétrico movido a água

Carro movido a água - QUANT e-Sportlimousine
Imagem: QUANT e-Sportlimousine

O QUANT e-Sportlimousine é um exemplo de avanço na propulsão alternativa.

Este carro elétrico utiliza uma célula de combustível movida a água salgada, representando uma abordagem sustentável e inovadora para a mobilidade elétrica.

Direção autônoma

Sistemas avançados de assistência ao condutor, como o famoso Autopilot da Tesla, são exemplos de tecnologias autônomas que já estão disponíveis.

O progresso em direção à autonomia total agora depende da superação de barreiras regulatórias e de aceitação social.

Inove em tecnologia automotiva com os benefícios do Rota 2030

O Rota 2030, programa de estímulo à indústria automotiva brasileira, representa um marco significativo no desenvolvimento e inovação do setor.

Ao incentivar a pesquisa, desenvolvimento e produção de tecnologia automotiva avançada, o programa impulsiona a competitividade das empresas, enquanto contribui para a criação de veículos mais seguros, eficientes e alinhados às demandas do futuro.

O Rota 2030 oferece incentivos fiscais significativos para empresas que investem em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias automotivas. Esse estímulo gera um ambiente propício para a inovação, incentivando a criação de soluções avançadas por meio de seis linhas:

  • I – Produtividade da cadeia de fornecedores;
  • II – Automação e conectividade;
  • III – Investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação;
  • IV – Ferramentarias brasileiras mais competitivas;
  • V – Biocombustíveis, segurança veicular e propulsão alternativa à combustão;
  • VI – Conectividade veicular.

Em cada linha, o programa estabelece metas específicas para os insumos, ferramentas e veículos produzidos pelas empresas. Iniciativas que demonstram compromisso com esses objetivos são reconhecidas e beneficiadas.

Além das Indústrias, o Rota 2030 também favorece Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs), Startups e Entidades Representativas do Setor.

Conclusão

Desde sistemas avançados de segurança até propulsão a base de água, o cenário automotivo está em constante evolução, moldando o presente e o futuro da mobilidade.

Para organizações que desejam fazer parte dessa transformação, a AEVO oferece uma solução completa em Gestão da Inovação e Estratégia.

Reunindo uma plataforma completa e consultoria de inovação especializada, a AEVO, que é uma One Stop Shop de Gestão da Inovação e Estratégia, oferece às empresas a oportunidade de não apenas acompanhar, mas liderar as mudanças na indústria automotiva.

Fale com um dos nossos especialistas e saiba como a AEVO pode apoiar a sua jornada de inovação.

Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

Livia Nonato

Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

Compartilhe o post

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sidebar versão 2 para o copy AEVO One-Stop Shop de Inovação

Assine nossa newsletter

Fique sempre atualizado com nossos conteúdos sobre o universo da Inovação.