Conheça 10 empresas inovadoras do Brasil e entenda como elas inovam

Conheça 10 exemplos de empresas inovadoras para você se inspirar e começar a aplicar novas ideias. Confira.

A inovação é um meio para que as empresas defendam seu valor de mercado e mantenham a relevância no presente, mas também para que construam a estratégia de crescimento futuro.

Empresas inovadoras se destacam e se diferenciam em um mercado cada vez mais disputado. Muitas delas, são premiadas pelos seus resultados em inovação e a capacidade de se reinventarem sempre – seja em processos de inovações incrementais ou disruptivas.

Neste artigo, vamos apresentar algumas empresas inovadoras para você se inspirar e começar a aplicar novas ideias no seu negócio.

O que torna uma empresa inovadora?

Para que surjam empresas inovadoras é preciso, acima de tudo, que a gestão tenha uma cultura de inovação sólida.

Quando a inovação se torna parte do DNA da companhia, os colaboradores têm clareza da importância desse processo para a empresa, sabem como eles podem contribuir e disseminar suas ideias.

Além disso, uma empresa inovadora conta com lideranças engajadas que capacitam suas equipes e sabem como reconhecer os profissionais inovadores, e ainda estimulam de forma permanente esse processo, refinando a estratégia e a inovação.

Esse processo de implementação e engajamento em torno da cultura de inovação pode ser impulsionado a partir da criação de um Programa de Ideias.

Outros modelos de inovação exploram a parceria de empresas com startups, universidades e instituições para desenvolvimento conjunto de projetos de inovação com mais agilidade e expertise.

Para avaliar e premiar as empresas inovadoras, existem rankings e pesquisas que classificam uma série de critérios para reconhecer os esforços de organizações brasileiras e do exterior.

Neste artigo, reunimos as 10 empresas mais bem avaliadas pelo Prêmio Valor Inovação no ano de 2022, uma iniciativa organizada pela consultoria global Strategy& e o jornal Valor Econômico, para apresentar os diferenciais dessas companhias.

O anuário analisa mais de 150 empresas em aspectos como: iniciativas de inovação, investimentos, o papel estratégico da inovação para os negócios e muito mais. Além de um ranking geral, o Prêmio traz recortes por setores de atuação.

Confira as 10 empresas premiadas em 2022 no ranking geral na sequência.

Nestlé Brasil

Grande referência no setor de indústria alimentícia, a Nestlé Brasil traz como lema “a inovação é um ingrediente fundamental de nossa história”. A partir desse propósito, a empresa criou, em 2020, o Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), localizado no dentro do Parque Tecnológico São José dos Campos, em São Paulo.

A criação do CIT, aliado a outras ações, impulsionou a inovação aberta na companhia. Em resumo, a inovação aberta é um modelo de colaboração entre empresas, onde a organização busca no mercado, parceiros para integrar ao negócio e acelerar o processo de inovação.

Além da presença física do centro, a Nestlé conta com um projeto em parceria com a AEVO, para encontrar os parceiros ideias para desenvolver soluções aos seus desafios de inovação.

Os desafios envolvem soluções que aproximam e desenvolvem, de forma conjunta, tecnologias emergentes – como IA, Machine Learning, IoT, Robótica, Visão Computacional, por exemplo.

Se você quer saber mais sobre os resultados de inovação da Nestlé Brasil que a fizeram chegar ao top 1 no Ranking Valor Inovação de 2022, confira o episódio do Podcast AEVO Boost, onde o Digital Transformation Manager na Nestlé, Roberto Boiani, conta experiências práticas da empresa em sua jornada de inovação.

YouTube video

Vale S/A

A Vale S/A é uma mineradora multinacional e operadora logística brasileira, referência em seu nicho, que desenvolve iniciativas de inovação que impactam a cadeia de valor do negócio, buscando aprimorar as suas soluções e seus processos.

Entre os diversos benefícios da inovação na empresa, a Vale tem tido retornos na automação de processos para redução de riscos, aumento da produtividade e segurança.

Os projetos de inovação da empresa perpassam a inteligência artificial, Powershift (em busca de fontes de energia limpas e renováveis), tecnologias para a mineração, desenvolvimento de novos produtos, Ecoshipping, Co-produtos, sustentabilidade, Hubs de inovação, etc.

Embraer

Embraer S.A. é um conglomerado transnacional brasileiro, fabricante de aviões, peças aeroespaciais, serviços e suporte para a área.

A terceira colocada no Ranking, Embraer, afirmar investir quase 10% de sua receita anual em pesquisa e desenvolvimento, inovação e melhoria de instalações industriais.

O resultado desse processo é o retorno vindo das melhorias e inovações implementadas nos últimos cinco anos, que retroalimentam parte do investimento, conforme informa a empresa em sua página institucional.

O investimento em inovação no negócio proporcionou o aumento do fornecimento de peças aeroespaciais no mercado de aviação, passando para 66 mil peças produzidas, um crescimento acima de 50% no período de cinco anos (entre 2010 e 2015).

O conglomerado também explorou atividades em cooperação com o ecossistema de inovação, aumentando o número de equipes de inovação em diferentes regiões, o desenvolvimento de novas tecnologias e, ainda, emplacou uma parceria com a Uber, relacionada ao seu centro de inovação.

WEG

Especialista na fabricação e comercialização de motores elétricos, transformadores, geradores e tintas, a WEG S.A é a quarta colada no Prêmio Valor Inovação.

A multinacional brasileira WEG enxerga na inovação a oportunidade para o desenvolvimento de novas tecnologias, novos produtos, materiais e testes que trazem como benefício o aumento da eficiência operacional, a melhora na qualidade e a redução de custos em seu processo produtivo e na matéria-prima.

Os resultados de inovação da WEG são representativos quando avaliamos o valor investido que, em 2021, foi de R$ 548 milhões em P&D.

Hospital Israelita Albert Einstein

O Hospital Albert Einstein é uma das organizações mais inovadoras do país, reconhecido como a quinta empresa mais inovadora pelo Prêmio Valor Inovação em 2022.

Além de uma grande referência no segmento da saúde, a empresa atua na área de inovação, contando com uma incubadora para promover a inovação aberta, projetos de pesquisa e desenvolvimento, com várias empreitadas ligadas à responsabilidade social e promoção da saúde nacional.

O processo de inovação do Albert Einstein contempla o intraempreendedorismo com seus colaboradores, com foco em inovações transformacionais.

Esse é o tema abordado no episódio do podcast AEVO Boost. O bate-papo explora como o Hospital Albert Einstein promove inovações transformacionais a partir de um programa de intraempreendedorismo. Confira no vídeo abaixo:

YouTube video

Petrobras

A sexta colocada do Prêmio é a Petrobras, Petróleo Brasileiro S.A., uma empresa estatal de economia mista, pois conta com capital aberto. A companhia atua no segmento de energia, nas áreas de exploração, produção, refino, comercialização e transporte de petróleo, gás natural e derivados.

A tecnologia e inovação são pilares para a empresa gerar valor para o futuro, garantindo maior relevância na competitividade e segurança.

Os projetos de inovação da Petrobras envolvem soluções como “digitalização e robotização de processos, inteligência artificial, digital twins, analytics, computadores de alto desempenho e realidade mista”, conforme informações divulgadas em sua página institucional.

Como parte da cultura de inovação, a empresa já desenvolve, há anos, atividades focadas em potencializar a inovação no negócio. Por exemplo, a Petrobras criou o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), parte importante de suas iniciativas em cooperação.

Expandindo suas redes de parceiros, a Petrobras também utiliza o portal AEVO Connect para encontrar startups e organizações para se conectar e desenvolver iniciativas de inovação.

CNH Industrial

Empresas inovadoras - case da CNH

A CNH Industrial é multinacional fabricante de equipamentos de construção e agrícolas, além disso, também está no mercado de veículos comerciais, equipamentos marítimos e motores.

A empresa é a sétima colocada do Prêmio e tem como propósito desenvolver a inovação para gerar produtividade e sustentabilidade para seus clientes.

Os gestores da CNH Industrial avaliam que o reconhecimento é uma consequência do trabalho e investimento contínuo em Pesquisa e Desenvolvimento, do envolvimento dos colaboradores, das áreas e da cadeia de valor no processo de inovação da companhia.

IBM Brasil

A IBM Company é uma empresa dos Estados Unidos, voltada para a área de informática, com atuação em diversos países, e é uma referência por ser disruptiva e se antecipar às necessidades do mercado.

A companhia explora soluções e inovações na área de IA, machine learning, analytics, TI, banco de dados, DevOps e muito mais.

Mantendo sua relevância no mercado há décadas, a IBM Brasil conquistou a oitava posição no Prêmio.

Ambev

A Ambev é uma fabricante de bebidas de referência em território nacional, as iniciativas do grupo procuram simplificar processos a partir da tecnologia e inovação.

A empresa investiu na transformação digital de serviços, aproximando-se de novas formas de engajar, vender e distribuir, com ações como a Ambev Tech, Ztech e Beertech.

Incorporando soluções como o Zé Delivery, a Ambev expandiu seu portfólio de serviços e conquistou o reconhecimento no ranking das top 10 empresas mais inovadoras do Brasil.

Mercado Livre

O Mercado Livre oferece soluções de comércio eletrônico, proporcionando que pessoas anunciem, vendam, comprem e enviem itens diversos pela internet. Atualmente, é o maior Marketplace da América Latina.

A facilidade do processo é um dos diferenciais do negócio, mas, além disso, a empresa investiu nos últimos anos para modernizar sua plataforma com inovações diversas – tanto nos produtos, como na entrega e nas formas de pagamento, além de possibilitar o marketing interno na plataforma com uma solução em anúncios.

O investimento nos centros de distribuição e no modelo de logística próprios foram grandes motores de crescimento do Mercado Livre, tornando sua proposta de valor mais robusta e a solução mais completa.

Além disso, a empresa também deu atenção aos horizontes de inovação, passando a expandir seu core business para atuar em outros mercados, com o Mercado Livre Commerce Fund, um fundo de capital de risco corporativo, incorporou startups de tecnologia ao seu negócio a partir de investimentos estratégicos.

Conclusão

Neste artigo, apresentamos alguns exemplos de empresas inovadoras que fizeram a diferença no ecossistema e inspiraram muitas outras a seguir nesse caminho.

A inovação, que há alguns anos era vista como intangível e relacionada apenas às organizações de tecnologia, vem se mostrando cada vez mais primordial para todos os modelos de negócio.

Vimos que simples ideias para resolver as dores dos consumidores podem gerar negócios altamente rentáveis e lucrativos, além de suprir uma demanda existente que não era explorada por nenhum outro mercado, ou então criar novas necessidades que o público ainda não sabe que tem.

O AEVO é a plataforma de Gestão da Inovação perfeita para sua empresa iniciar essa jornada. Inspire-se nesses exemplos e fale com um de nossos especialistas para começar a inovar antes que a concorrência passe na sua frente.

Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

Compartilhe o post

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sidebar versão 2 para o copy AEVO One-Stop Shop de Inovação

Assine nossa newsletter

Fique sempre atualizado com nossos conteúdos sobre o universo da Inovação.