6 Empresas inovadoras e o que podemos aprender com elas

empresas-inovadoras

A inovação vem sendo cada vez mais buscada por empresas e empreendedores, que perceberam o quão primordial ela é atualmente. Inovações radicais, incrementais, tecnológicas, disruptivas – toda inovação é bem-vinda. Portanto, vamos apresentar algumas empresas inovadoras para você se inspirar e começar a aplicar novas ideias no seu negócio.

Com o crescimento do empreendedorismo no Brasil, e, consequentemente, da concorrência, se torna evidente a necessidade de criar atributos que diferenciem uma marca de outra, para fidelizar clientes e alcançar novos públicos.


Shopify

shopify

A startup canadense atingiu seu milionésimo cliente no ano de 2019 e desde sua fundação em 2006 não parou de crescer, se tornando um grande dos grandes exemplos de empresas inovadoras. Funcionado como uma plataforma de e-commerce online, a Shopify gera receita através de assinaturas mensais de serviços como hospedagem de loja, suporte, gerenciamento, etc.

O CEO da Shopify, Tobias Lükte, diz que seu objetivo ao criar a startup foi facilitar a venda de produtos no meio eletrônico, possibilitando que empreendedores pudessem criar suas lojas sem o auxílio de um desenvolvedor ou uma equipe externa.

Diferente de marketkplaces como a Amazon, a Shopify busca capacitar seus clientes para terem autonomia e seu próprio negócio, ao invés de pagar uma taxa mensal ou porcentagem do lucro para vender em sites de terceiros.

Além disso, é uma boa opção para clientes que não vendem produtos em varejo, visto que em marketplaces, por terem uma grande gama de vendedores e alta concorrência, os preços são mais competitivos, e muitas vezes fazem com que as lojas menores diminuam seu lucro para não perder espaço, o que não é vantajoso para o lojista.

A Shopify também possui um programa de empréstimo para seus clientes, onde o pagamento é feito através de vendas futuras, ou seja, o usuário não possui o valor para pagar o empréstimo no momento, então conforme sua loja realizar vendas, parte desse dinheiro fica retido na plataforma para abater o valor devido.


Apple Arcade

arcade

Com certeza você já ouviu falar da Apple, gigante do setor de tecnologia e eletrônicos, categorizada como uma das grandes empresas inovadoras e mundialmente conhecida por seus smartphones e notebooks exclusivos – iPhones e iMacs.

Aproveitando toda sua autoridade e bilhões de vendas, a Apple lançou o Apple Arcade, um serviço que disponibiliza centenas de jogos para seus usuários.

Mesmo com uma variedade de opções gratuitas online, no Apple Arcade o jogador pode escolher entre inúmeras opções em um único lugar.

Para lançar esse serviço, a empresa se uniu com diversos desenvolvedores para tornar o projeto acessível, e disponibiliza a assinatura por R$9,90 mensal.

Por outro lado, os donos dos jogos saem ganhando ao terem um espaço de visibilidade para seus games cobertos pela competência da Apple, alcançando novos usários, além de gerar receita direta, através da venda de itens cosméticos (skins ou itens que só alteram o visual do personagem, sendo totalmente opcionais e não afetando a jogabilidade).


CashMe

empresas-inovadoras-cashme

Buscando resolver a dor de seus clientes, a Cyrela desenvolveu a CashMe para auxiliar no financiamento imobiliário de pessoas que não conseguiam através dos bancos.

Então, a fintech CashMe criada em 2017, inovou no setor de empréstimos ao oferecer a modalidade para condomínios sem fiador ou colocar bens em garantia. A startup também oferece empréstimos com garantia em imóvel, ou seja, o cliente pode ofertar seu imóvel usado como garantir do empréstimo.

Visando diminuir as burocracias que envolvem esse processo, além de longas negociações e tempo de espera, a startup oferece esse serviço de forma totalmente digital e promete resposta em até 48 horas.

Modelos de startups como fintechs, insurtech, logtechs, etc, apesar de concorrerem com os modelos tradicionais, vem para facilitar processos para os consumidores, digitalizando e agilizando as aquisições de serviços e produtos.

Atualmente a CashMe oferece empréstimos para MEI, empresas, com garantia em imóvel, para reformas e negativados.


Brota

Empresas inovadoras também podem começar de pequenas ideias. Buscando melhorar a qualidade de vida das pessoas, a startup Brota desenvolveu hortas inteligentes autônomas, com esforços dedicados para permitir que qualquer um tenha uma horta em casa e possa ter alimentos mais saudáveis.

A ideia de negócio veio do então universitário Rodrigo Farina, que buscou soluções para melhorias na produção de alimentos. Após algumas pesquisas, ele percebeu que a maior queixa das pessoas não se dedicarem a hortas, eram a falta de tempo e espaço.

Com sistema de irrigação automático para não haver preocupações com regar as plantas por até 25 dias, suporte de biólogos que auxiliam os usuários no momento certo de colher e como cuidar das plantas, e cápsulas com solo inteligente que prometem desenvolver as mudas 5x mais rápidas, as hortas possuem um design compacto de plástico reciclável e não exigem eletricidade.

brota-startup

Após o ciclo da planta, caso queira, o consumidor pode comprar apenas um refil da cápsula e continuar com sua horta. A Brota é uma empresa eco-friendly e totalmente sustentável.


Beyond Meat

empresas-inovadoras-beyondmeat

A empresa reconhecida internacionalmente por seus produtos veganos como hambúrguer, salsicha, linguiça e bife, a Beyond Meat começou sua história em 2016 com uma pergunta: ‘’Por que precisamos de um animal para criar carne? Por que não criar carnes através de plantas?’’

Com intuito de oferecer mais opções a famílias que optam por dietas sem alimentos de origem a animal e se manter alinhada a seus valores, a Beyond Meat criou alimentos à base de plantas para melhorar a saúde humana, impactos ambientais, limitação de recursos naturais e bem-estar animal.

A inovação do setor de alimentos é algo que vem ganhando muito destaque, devido à alta busca por comidas menos industrializadas e melhor qualidade de vida. Além da Beyond Meat, existem outras marcas que atuam fortemente nessa questão.


Ambev

empresas-inovadoras-ambev

A Ambev é responsável por diversas marcas de sucos, energéticos, cervejas e outras bebidas que conhecemos, mas além disso, ela tem uma forte preocupação com a qualidade de vida de seus colaboradores.

Em busca da inovação, a Ambev já lançou um Programa de Ideias junto com a AEVO, em que seu principal desafio era a redução do uso de plástico nas fábricas. Foram +140 ideias selecionadas e -230.000 toneladas de plástico nas praias e oceanos. Mas, a empresa percebeu a inovação também deveria fazer parte da gestão de pessoas.

Por ser uma indústria grande, o gerenciamento do bem-estar das equipes pode ser mais complexo, todavia em 2020 a Ambev contratou uma diretora de saúde mental. Ela compreendeu a importância que a saúde psicológica dos seus funcionários impacta diretamente em sua produtividade e resultado.

Em uma entrevista a Exame, a diretora Maria Holanda afirma “É difícil. Não é fácil, não. Sabemos que somos a empresa que está inovando nesse sentido, tendo essa diretoria. O que não quer dizer que temos todas as respostas, muito menos que não vamos errar”.

Esse aparenta ser apenas o começo para que as grandes empresas inovadoras não só busquem inovação de processos, produtos e serviços, mas também se preocupm em como inovar com pessoas.


Conclusão

Neste artigo, apresentamos alguns exemplos de empresas inovadoras que fizeram a diferença no ecossistema e inspiraram muitas outras a seguir nesse caminho. A inovação que há alguns anos era vista como intangível e relacionada apenas as organizações de tecnologia, vem se mostrando cada vez mais primordial para todos os modelos de negócio.

Vimos que simples ideias para resolver as dores dos consumidores podem gerar negócios altamente rentáveis e lucrativos, além de suprir uma demanda existente que não era explorada por nenhum outro mercado, ou então criar novas necessidades que o público ainda não sabe que tem.

O AEVO Innovate é a plataforma de Gestão da Inovação perfeita para sua empresa iniciar essa jornada. Inspire-se nesses exemplos e fale com um de nossos especialistas para começar a inovar antes que a concorrência passe na sua frente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *