A inteligência artificial (IA) já não é mais um termo desconhecido ou associado apenas ao futuro. O boom recente dos recursos que tornaram a IA mais acessível a diferentes setores já está presente na rotina de 58% das grandes empresas no Brasil, segundo estudo da Deloitte, divulgado no O Globo.
Outros dados, como a pesquisa do estúdio Talk Inc, mostram que 63% dos brasileiros já fazem uso de algum tipo de inteligência artificial para fins profissionais ou na vida pessoal, sendo que mais de 70% relatam que começaram a usá-la há menos de um ano.
Esses números revelam uma intensa expansão das novas tecnologias no Brasil, com oportunidades e desafios.
Neste artigo, vamos entender melhor o cenário da Inteligência Artificial no Brasil e quais são os principais desafios para implementação. Continue a leitura.
O panorama da inteligência artificial no Brasil
É muito comum associar a inteligência artificial a algo novo. No entanto, os estudos da área de Inteligência Artificial no Brasil tiveram seu início na década de 1970.
Um dos primeiros marcos da IA no Brasil foi a criação do Laboratório Nacional de Informática Aplicada (LNIA) em 1976, impulsionando a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias relacionadas ao tema.
Nos anos 80, a IA passou a ter mais visibilidade. O principal projeto “Prolog” foi desenvolvido pela Universidade de São Paulo (USP), e usava a linguagem de programação Prolog para criar sistemas e solucionar problemas.
Na década de 1990, a inteligência artificial no Brasil evoluiu com reconhecimento de padrões, processamento de linguagem e visão computacional. Nesse novo cenário, pesquisadores brasileiros passaram a desenvolver algoritmos e modelos que impulsionaram a aplicação da IA em setores, como saúde, finanças e indústria.
Hoje, o país continua experimentando um crescimento significativo, estimulado pela demanda de soluções inovadoras e pela necessidade das empresas em se manterem competitivas no mundo digitalizado.
O estudo “Avanços na cultura organizacional baseada em dados, analytics e IA”, mostra que 90% das companhias brasileiras investem em dados e ferramentas de analytics para identificar tendências e padrões de consumo, sendo este percentual muito superior à média da América Latina, que é de 60%.
Já no ranking de países preparados para IA, o Brasil está em 15º, conforme o relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI), sendo as primeiras posições ocupadas por Singapura, Estados Unidos e Alemanha.
Continue aprendendo:
Quais os principais impactos da Inteligência Artificial?
Inteligência Artificial (IA) para Gestão da Inovação
Quais as principais aplicações de IA no Brasil?
Como vimos, o mercado de inteligência artificial no Brasil avança e as aplicações do uso de IA no país já pode ser acompanhado em diferentes setores:
1 – Setor de saúde e bem-estar
Durante o período de pandemia de Covid19, presenciamos o avanço do serviço de telemedicina, ou seja, atendimento médico não presencial.
No entanto, o desenvolvimento efetivo desse serviço no Brasil começou nos anos 1990 com a iniciativa privada e, nos anos 2000, com iniciativas do poder público, a evolução da telessaúde ganhou força em nosso país.
Desde então, o uso de IA para diagnóstico e consultas já é uma realidade. Somente durante a pandemia, 43% dos brasileiros usaram o atendimento por vídeochamada, sendo a terceira maior taxa de adesão do mundo.
2 – Finanças e bancos
A IA já é amplamente usada no setor de finanças nacional para compreender as dinâmicas do mercado e o comportamento dos clientes.
Além disso, também é implementada na automação de processos, análise das interações digitais e ainda tem usos relacionados ao engajamento (com atuação semelhante à inteligência e interação humanas, por meio da IA Generativa).
Vale ainda destacar que o uso de inteligência artificial por instituições financeiras foca também na prevenção e identificação de riscos e fraudes.
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3 – Educação
A aplicação da IA no setor educacional oferece diferentes benefícios. Um dos destaques é a adaptação à própria tecnologia no dia a dia das crianças em formação.
Além disso, a IA também permite a adaptação do conteúdo educacional ao ritmo de aprendizado individual, proporcionando um ensino personalizado, com atividades específicas para seu nível de conhecimento e habilidades, focando no desenvolvimento.
No estado de Minas Gerais, por exemplo, escolas públicas estão usando inteligência artificial para ajudar alunos a aprimorar suas redações.
4 – Indústria e agricultura
Tanto na indústria, como na agricultura, a IA tem revolucionado muitos processos.
O uso de água, fertilizantes e defensivos agrícolas monitorados por sistemas inteligentes, já auxilia na redução de custos, assim como no tempo gasto com análise de dados, além de insumos em geral.
E, no setor industrial, a inteligência artificial para as empresas já favorece o aumento de produtividade e tomada de decisões mais assertivas, baseada em dados.
O papel da inovação e das startups na disseminação da IA
A inovação com inteligência artificial no mercado brasileiro deve crescer a uma taxa anual de 30% até 2025, segundo dados da consultoria IDC, International Data Corporation.
Esse avanço acontecerá, principalmente, pelo amadurecimento do ecossistema, a chegada de startups especializadas em IA e iniciativas governamentais.
O Google for Startups, por exemplo, é uma dessas iniciativas que fomentam a criação de startups focadas em IA. Com um ecossistema de IA aberto, é possível explorar o melhor da infraestrutura, dos produtos de IA e dos modelos de fundação do Google para dar vida a uma nova organização.
Olhando para inovação, muitas empresas já investem em soluções baseadas em IA para melhorar sua eficiência operacional, oferecer experiências personalizadas, tomar decisões estratégicas e disseminar o poder da IA.
Conheça algumas das empresas que estão utilizando IA em suas rotinas:
Duolingo
O Duolingo é um aplicativo de aprendizado de idiomas, que é completamente baseado em IA para adaptar exercícios ao nível de habilidade do usuário, criar conteúdos para o aplicativo, construir cursos de forma mais rápida e melhor, auxiliar o usuário em caso de dúvidas e mais, tornando o aprendizado de outra língua um momento divertido e completamente diferente do modelo convencional.
Gran
A empresa de educação e tecnologia, Gran, atua na preparação de profissionais para concursos públicos, exames, residências e ensino superior e também usa IA no seu repertório para transformar a vida de seus clientes.
Entre suas aplicações, a IA viabilizou a criação de recursos como o Gran Audiobooks, um acervo com mais de 28 mil livros que contam com as principais disciplinas para concursos, além de todas as leis, decretos e regimentos do país.
AEVO
A AEVO é uma solução completa em gestão da inovação e estratégia da América Latina, através do seu software apoia empresas na estruturação de Programas de Inovação que gerem resultados. Uma das iniciativas da organização é a IA Generativa, que acelera a geração, avaliação e implementação de ideias nas organizações, de forma que as sugestões dos colaboradores vão rapidamente de uma frase para uma proposta sólida e assertiva.
Benefícios da inteligência artificial no Brasil
Sem dúvidas, o impacto da Inteligência Artificial no Brasil é bastante positivo e entre os benefícios é possível destacar:
- Aumento de eficiência operacional;
- Redução de custos;
- Criação de novos negócios;
- Aprendizado personalizado e otimizado;
- Mobilidade urbana inteligente;
- Atendimento mais eficiente;
- Segurança cibernética;
- Melhora na experiência ao cliente.
Principais desafios para implementação da IA
Apesar dos benefícios, a implementação da IA nas startups brasileiras, demais organizações e outras áreas governamentais ainda encontra desafios para se concretizar.
Entre os principais entraves, destacam-se a falta de regulamentação, lacunas na qualificação profissional, desigualdade no acesso à tecnologia, despreparo na segurança da informação, falta de ética no uso da IA, medo da substituição de empregos, falta de compreensão sobre a IA e receio de mudanças.
Outro grande desafio, que merece destaque, é o fato da IA usar dados em larga escala para tornar processos mais eficientes, mas sob o risco de desinformação, sendo necessário o desenvolvimento de um novo hábito que é a checagem de dados e veracidade para evitar uma avalanche de disseminação de informações falsas.
Para buscar reverter esse cenário foi instituída a Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial – EBIA, que assume o papel de nortear as ações do Estado brasileiro em prol do desenvolvimento das ações que estimulem a pesquisa, inovação e desenvolvimento de soluções em inteligência artificial, bem como, seu uso consciente, ético e em prol de um futuro melhor. Entre os objetivos da EBIA destaca-se a remoção de barreiras à inovação em IA.
Tendências e projeções relacionadas à IA
Quando falamos sobre o futuro da Inteligência Artificial no Brasil, é possível afirmar que ela seguirá como tendência central em 2025, com impacto especial nas áreas de saúde, educação e manufatura.
Os grandes alvos continuam sendo a automação de processos, a criação de novos produtos e a otimização de operações.
Vale ainda destacar que o governo brasileiro apresentou recentemente uma proposta de R$ 23 bilhões para um plano de investimento em inteligência artificial até 2028, com o objetivo de desenvolver tecnologias sustentáveis e voltadas para a sociedade, de forma a alcançar autonomia tecnológica e competitividade no setor.
Esse plano de investimento prevê recursos para iniciativas de impacto imediato na saúde pública, agricultura, meio ambiente, negócios e educação, de forma que o Brasil seja uma “soberania nacional”, ou seja, que não dependa de recursos de inteligência artificial importados de outros países.
Conclusão
A Inteligência Artificial no Brasil passa por um momento de adaptação e expansão da tecnologia, cenário propício para o surgimento de novas soluções inovadoras e melhorias contínuas em diversos softwares, processos, métodos, produtos e serviços.
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Para isso, as empresas podem contar com a tecnologia do software AEVO, que permite estruturar, digitalizar e gerenciar com eficiência um Programa de Inovação Corporativa. Além disso, a AEVO também oferece uma consultoria de inovação estratégica que atua em parceria com as empresas para solucionar os principais desafios de negócio.