Inteligência Artificial no Brasil: aplicações e impactos

A Inteligência Artificial no Brasil passa por um momento de adaptação e expansão da tecnologia, cenário propício para o surgimento de novas soluções inovadoras e melhorias contínuas em diversos softwares, processos, métodos, produtos e serviços. A aplicação de IA nas empresas, por exemplo, está mudando a maneira como os negócios operam. Ela oferece uma nova abordagem para análise de dados, automação de processos e personalização de serviços. Saiba mais neste artigo!

A inteligência artificial (IA) já não é mais um termo desconhecido ou associado apenas ao futuro. O boom recente dos recursos que tornaram a IA mais acessível a diferentes setores já está presente na rotina de 58% das grandes empresas no Brasil, segundo estudo da Deloitte, divulgado no O Globo.

Outros dados, como a pesquisa do estúdio Talk Inc, mostram que 63% dos brasileiros já fazem uso de algum tipo de inteligência artificial para fins profissionais ou na vida pessoal, sendo que mais de 70% relatam que começaram a usá-la há menos de um ano.

Esses números revelam uma intensa expansão das novas tecnologias no Brasil, com oportunidades e desafios.

Neste artigo, vamos entender melhor o cenário da Inteligência Artificial no Brasil e quais são os principais desafios para implementação. Continue a leitura.

O panorama da inteligência artificial no Brasil

É muito comum associar a inteligência artificial a algo novo. No entanto, os estudos da área de Inteligência Artificial no Brasil tiveram seu início na década de 1970.

Um dos primeiros marcos da IA no Brasil foi a criação do Laboratório Nacional de Informática Aplicada (LNIA) em 1976, impulsionando a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias relacionadas ao tema.

Nos anos 80, a IA passou a ter mais visibilidade. O principal projeto “Prolog” foi desenvolvido pela Universidade de São Paulo (USP), e usava a linguagem de programação Prolog para criar sistemas e solucionar problemas.

Na década de 1990, a inteligência artificial no Brasil evoluiu com reconhecimento de padrões, processamento de linguagem e visão computacional. Nesse novo cenário, pesquisadores brasileiros passaram a desenvolver algoritmos e modelos que impulsionaram a aplicação da IA em setores, como saúde, finanças e indústria.

Hoje, o país continua experimentando um crescimento significativo, estimulado pela demanda de soluções inovadoras e pela necessidade das empresas em se manterem competitivas no mundo digitalizado.

O estudo “Avanços na cultura organizacional baseada em dados, analytics e IA”, mostra que 90% das companhias brasileiras investem em dados e ferramentas de analytics para identificar tendências e padrões de consumo, sendo este percentual muito superior à média da América Latina, que é de 60%.

Já no ranking de países preparados para IA, o Brasil está em 15º, conforme o relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI), sendo as primeiras posições ocupadas por Singapura, Estados Unidos e Alemanha.

Continue aprendendo:
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Inteligência Artificial (IA) para Gestão da Inovação

Quais as principais aplicações de IA no Brasil?

Como vimos, o mercado de inteligência artificial no Brasil avança e as aplicações do uso de IA no país já pode ser acompanhado em diferentes setores:

1 – Setor de saúde e bem-estar

Durante o período de pandemia de Covid19, presenciamos o avanço do serviço de telemedicina, ou seja, atendimento médico não presencial.

No entanto, o desenvolvimento efetivo desse serviço no Brasil começou nos anos 1990 com a iniciativa privada e, nos anos 2000, com iniciativas do poder público, a evolução da telessaúde ganhou força em nosso país.

Desde então, o uso de IA para diagnóstico e consultas já é uma realidade. Somente durante a pandemia, 43% dos brasileiros usaram o atendimento por vídeochamada, sendo a terceira maior taxa de adesão do mundo.

2 – Finanças e bancos

A IA já é amplamente usada no setor de finanças nacional para compreender as dinâmicas do mercado e o comportamento dos clientes.

Além disso, também é implementada na automação de processos, análise das interações digitais e ainda tem usos relacionados ao engajamento (com atuação semelhante à inteligência e interação humanas, por meio da IA Generativa).

Vale ainda destacar que o uso de inteligência artificial por instituições financeiras foca também na prevenção e identificação de riscos e fraudes.

Conheça também: Ferramentas de IA Gratuitas

3 – Educação

A aplicação da IA no setor educacional oferece diferentes benefícios. Um dos destaques é a adaptação à própria tecnologia no dia a dia das crianças em formação.

Além disso, a IA também permite a adaptação do conteúdo educacional ao ritmo de aprendizado individual, proporcionando um ensino personalizado, com atividades específicas para seu nível de conhecimento e habilidades, focando no desenvolvimento.

No estado de Minas Gerais, por exemplo, escolas públicas estão usando inteligência artificial para ajudar alunos a aprimorar suas redações.

4 – Indústria e agricultura

Tanto na indústria, como na agricultura, a IA tem revolucionado muitos processos.

O uso de água, fertilizantes e defensivos agrícolas monitorados por sistemas inteligentes, já auxilia na redução de custos, assim como no tempo gasto com análise de dados, além de insumos em geral.

E, no setor industrial, a inteligência artificial para as empresas já favorece o aumento de produtividade e tomada de decisões mais assertivas, baseada em dados.

O papel da inovação e das startups na disseminação da IA

A inovação com inteligência artificial no mercado brasileiro deve crescer a uma taxa anual de 30% até 2025, segundo dados da consultoria IDC, International Data Corporation.

Esse avanço acontecerá, principalmente, pelo amadurecimento do ecossistema, a chegada de startups especializadas em IA e iniciativas governamentais.

O Google for Startups, por exemplo, é uma dessas iniciativas que fomentam a criação de startups focadas em IA. Com um ecossistema de IA aberto, é possível explorar o melhor da infraestrutura, dos produtos de IA e dos modelos de fundação do Google para dar vida a uma nova organização.

Olhando para inovação, muitas empresas já investem em soluções baseadas em IA para melhorar sua eficiência operacional, oferecer experiências personalizadas, tomar decisões estratégicas e disseminar o poder da IA.

Conheça algumas das empresas que estão utilizando IA em suas rotinas:

Duolingo

O Duolingo é um aplicativo de aprendizado de idiomas, que é completamente baseado em IA para adaptar exercícios ao nível de habilidade do usuário, criar conteúdos para o aplicativo, construir cursos de forma mais rápida e melhor, auxiliar o usuário em caso de dúvidas e mais, tornando o aprendizado de outra língua um momento divertido e completamente diferente do modelo convencional.

Gran

A empresa de educação e tecnologia, Gran, atua na preparação de profissionais para concursos públicos, exames, residências e ensino superior e também usa IA no seu repertório para transformar a vida de seus clientes.

Entre suas aplicações, a IA viabilizou a criação de recursos como o Gran Audiobooks, um acervo com mais de 28 mil livros que contam com as principais disciplinas para concursos, além de todas as leis, decretos e regimentos do país.

AEVO

A AEVO é uma solução completa em gestão da inovação e estratégia da América Latina, através do seu software apoia empresas na estruturação de Programas de Inovação que gerem resultados. Uma das iniciativas da organização é a IA Generativa, que acelera a geração, avaliação e implementação de ideias nas organizações, de forma que as sugestões dos colaboradores vão rapidamente de uma frase para uma proposta sólida e assertiva.

Benefícios da inteligência artificial no Brasil

Sem dúvidas, o impacto da Inteligência Artificial no Brasil é bastante positivo e entre os benefícios é possível destacar:

  • Aumento de eficiência operacional;
  • Redução de custos;
  • Criação de novos negócios;
  • Aprendizado personalizado e otimizado;
  • Mobilidade urbana inteligente;
  • Atendimento mais eficiente;
  • Segurança cibernética;
  • Melhora na experiência ao cliente.

Principais desafios para implementação da IA

Apesar dos benefícios, a implementação da IA nas startups brasileiras, demais organizações e outras áreas governamentais ainda encontra desafios para se concretizar.

Entre os principais entraves, destacam-se a falta de regulamentação, lacunas na qualificação profissional, desigualdade no acesso à tecnologia, despreparo na segurança da informação, falta de ética no uso da IA, medo da substituição de empregos, falta de compreensão sobre a IA e receio de mudanças.

Outro grande desafio, que merece destaque, é o fato da IA usar dados em larga escala para tornar processos mais eficientes, mas sob o risco de desinformação, sendo necessário o desenvolvimento de um novo hábito que é a checagem de dados e veracidade para evitar uma avalanche de disseminação de informações falsas.

Para buscar reverter esse cenário foi instituída a Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial – EBIA, que assume o papel de nortear as ações do Estado brasileiro em prol do desenvolvimento das ações que estimulem a pesquisa, inovação e desenvolvimento de soluções em inteligência artificial, bem como, seu uso consciente, ético e em prol de um futuro melhor. Entre os objetivos da EBIA destaca-se a remoção de barreiras à inovação em IA.

Tendências e projeções relacionadas à IA

Quando falamos sobre o futuro da Inteligência Artificial no Brasil, é possível afirmar que ela seguirá como tendência central em 2025, com impacto especial nas áreas de saúde, educação e manufatura.

Os grandes alvos continuam sendo a automação de processos, a criação de novos produtos e a otimização de operações.

Vale ainda destacar que o governo brasileiro apresentou recentemente uma proposta de R$ 23 bilhões para um plano de investimento em inteligência artificial até 2028, com o objetivo de desenvolver tecnologias sustentáveis e voltadas para a sociedade, de forma a alcançar autonomia tecnológica e competitividade no setor.

Esse plano de investimento prevê recursos para iniciativas de impacto imediato na saúde pública, agricultura, meio ambiente, negócios e educação, de forma que o Brasil seja uma “soberania nacional”, ou seja, que não dependa de recursos de inteligência artificial importados de outros países.

Conclusão

A Inteligência Artificial no Brasil passa por um momento de adaptação e expansão da tecnologia, cenário propício para o surgimento de novas soluções inovadoras e melhorias contínuas em diversos softwares, processos, métodos, produtos e serviços.

Se você enxerga na IA uma oportunidade de promover a inovação na sua empresa, pode contar com as soluções da AEVO.

A AEVO é uma empresa que oferece soluções de ponta a ponta para a gestão do processo de inovação com o uso de IA Generativa, priorizando o alinhamento das iniciativas inovadoras à estratégia de negócio, a geração de resultados positivos e ROI da inovação.

Para isso, as empresas podem contar com a tecnologia do software AEVO, que permite estruturar, digitalizar e gerenciar com eficiência um Programa de Inovação Corporativa. Além disso, a AEVO também oferece uma consultoria de inovação estratégica que atua em parceria com as empresas para solucionar os principais desafios de negócio.

Fale com um dos nossos especialistas e saiba como a AEVO pode apoiar a jornada de inovação da sua empresa.

Alex Magalhães Ribeiro

Alex Magalhães Ribeiro, é Diretor de Operações da AEVO, estudou engenharia na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e se especializou em Design e Construção de Produtos e Serviços de Inteligência Artificial pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). O executivo atuou como residente no Google for Startups, na Estação Hack (Facebook) e no gerenciamento do programa global de inovação do WeWork Labs no Brasil. Como Diretor de Operações da AEVO, coopera para impactar mais de 200 organizações através das soluções de gestão da inovação e estratégia.

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Alex Magalhães Ribeiro

Alex Magalhães Ribeiro, é Diretor de Operações da AEVO, estudou engenharia na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e se especializou em Design e Construção de Produtos e Serviços de Inteligência Artificial pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). O executivo atuou como residente no Google for Startups, na Estação Hack (Facebook) e no gerenciamento do programa global de inovação do WeWork Labs no Brasil. Como Diretor de Operações da AEVO, coopera para impactar mais de 200 organizações através das soluções de gestão da inovação e estratégia.

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