Uma empresa cujas atividades são marcadas pela inovação, a startup está em busca de produtos, serviços e até mesmo mercados novos.
Para ter sucesso nessa investida, é fundamental ampliar seu conhecimento nas mais diversas áreas: gestão, vendas, investimentos, liderança, além, é claro, do setor no qual você pretende atuar.
Pensando nisso, nós criamos essa lista com 11 livros sobre startup, do básico ao avançado, com dicas, histórias inspiradoras e aprendizados de quem se arriscou na prática a tirar uma ideia do papel.
Livros sobre startup
A lista abaixo traz livros sobre startup que cobrem todo o espectro ligado ao assunto, de estratégia e filosofia às ferramentas e processos cotidianos. Os conhecimentos apresentados nessas obras podem servir tanto para o empreendedor quanto para colaboradores na linha de frente.
1 – De Zero A Um: O que Aprender Sobre Empreendedorismo com o Vale do Silício – Peter Thiel
Poucos livros sobre startup tiveram tanto impacto quanto De Zero a Um, que se tornou uma espécie de manual da área. Co-fundador do Paypal e primeiro investidor externo do Facebook, Thiel viu por dentro como startups de sucesso funcionam.
Ele compartilha seu conhecimento com uma linguagem simples e dinâmica, mostrando que não existe fórmula para a inovação, mas as perguntas certas podem mostrar o caminho único para você ir de 0 a 1.
2 – O lado difícil das situações difíceis – Ben Horowitz
Qual é o melhor curso de ação na hora em que você precisa demitir um colaborador de alto escalão, ou quando sua rodada de investimentos fracassa completamente? Esse é o tipo de pergunta para a qual não existe resposta pronta.
Se você está acostumado com livros sobre startup que contam a história de uma ideia triunfante, O lado difícil das situações difíceis vai mudar a sua forma de ver esse mundo. Ben Horowitz apresenta problemas cotidianos, para mostrar que o sucesso é conquistado por quem, dia após dia, olha o fracasso nos olhos e encontra uma forma de superá-lo.
3 – Startup: Manual do Empreendedor – Steve Blank e Bob Dorf
Um livro para quem deseja aprender como testar, de formas práticas, o potencial de uma ideia, e transformar as melhores delas em resultados concretos. O Manual do Empreendedor discute a relação entre negócios e clientes, mostrando que uma organização só pode ter sucesso quando atende os desejos do público, e traz ensinamentos para quem busca superar essa barreira.
4 – Venture Deals – Brad Feld e Jason Mendelson
Como obter capital de risco? É uma pergunta simples, mas a resposta define se a startup avança ao próximo estágio de sua vida ou fracassa por falta de investimento.
Venture Deals expõe os mecanismos usados por quem senta do outro lado da mesa – Feld e Mendelson fundaram um grupo de investimento que atualmente possui mais de 70 empresas no portfólio – sendo indispensável em qualquer lista de livros sobre startup.
5 – Elon Musk – Ashlee Vance
O nome por trás de marcas como Tesla e SpaceX é, argumentavelmente, o empreendedor mais bem sucedido de sua geração, mas enquanto a personalidade excêntrica e as empresas inovadoras são famosas no mundo inteiro, poucos conhecem a sua história.
Neste livro você encontra uma biografia completa sobre Elon Musk, com um olho no passado e outro no futuro, discutindo questões como a viagem para Marte e um mundo sem combustíveis fósseis.
6 – Inovação Em Modelos de Negócios: Business Model Generation – Alexander Osterwalder e Yves Pigneur
Em nosso artigo “O que é Startup” nós falamos sobre como a Inovação em Modelos de Negócios é uma característica fundamental para definir esse tipo de empreendimento. O livro é um guia de referências em inovação nas grandes startups pelo mundo, apresentando ferramentas e dicas práticas que você pode utilizar para construir o seu próprio Modelo de Negócios.
7 – Os Inovadores – Walter Isaacson
Enquanto a maioria dos livros sobre startup nos mostra como usar computadores e a internet para criar novos empreendimentos, O s Inovadores é uma história sobre essas mesmas ferramentas, que podem ser consideradas as maiores inovações dos últimos 500 anos.
Walter Isaacson, biógrafo de nomes como Steve Jobs e Albert Einstein, como uma ideia nos anos 1830 se transformou em máquinas esquisitas no século seguinte, e evoluiu até os equipamentos super potentes que você usa para construir o seu negócio hoje.
8 – 10 Mil Startups – Felipe Matos
Num dos principais livros sobre startup nacionais, Felipe Matos nos mostra as lições de sucesso e fracasso aprendidas com as mais de 10 Mil Startups que ele influenciou de alguma forma ao longo de sua carreira.
Presidente da Associação Brasileira de Startups, Matos conhece como poucos o cenário do empreendedorismo brasileiro, e sua visão nos ajuda a entender como aplicar as lições dos outros livros ao cenário nacional.
9 – Scrum Kanban – A arte de fazer o dobro do trabalho pela metade do tempo – Jeff Sutherland
Você já sabe que uma startup deve ser ágil e crescer mais rápido que uma empresa tradicional, mas como fazer isso na prática? É preciso aliar a inovação a uma metodologia de gestão, com equipes e processos eficientes.
Esse é o propósito de SCRUM, livro que apresenta o método de mesmo nome, através do qual um empreendedor pode estruturar times enxutos e guiá-los para obter respostas rápidas, capazes de fazer uma startup saltar degraus e multiplicar seus recursos.
10 – Antifrágil: Coisas que se beneficiam com o caos – Nassim Taleb
Caos é uma das palavras que melhor define o ambiente enfrentado pelas startups. As coisas mudam o tempo inteiro, e o cenário de amanhã é sempre incerto. Para enfrentá-lo é preciso ser Antifrágil, encontrando um caminho favorável em meio às circunstâncias, ao invés de lutar com elas.
Esse não é exatamente um livro sobre startups, mas apresenta modelos de pensamento e comportamento que se adequam perfeitamente ao mindset necessário para ter sucesso à frente de uma.
11 – A Estratégia do Oceano Azul – W. Chan Kim
Startups de extremo sucesso não competem, elas criam o próprio mercado destruindo o que havia antes. O consumidor não pensava em filmes por streaming antes da Netflix ou aplicativos de transporte antes da Uber, e esse foi um dos motivos para essas empresas se tornarem gigantes.
A estratégia do oceano azul discute essa forma de atuação, mostrando por que, ao invés de lutar contra os grandes tubarões, é melhor encontrar o seu próprio espaço e dominá-lo sem concorrência, com uma abordagem sistemática para seguir esse caminho.
Leia mais sobre startups em nosso Guia Completo sobre Startups
Conclusão
Informação é só o primeiro passo na construção de uma startup bem sucedida. Você também precisará de um time forte e ferramentas adequadas à missão de inovar. Uma dessas ferramentas é o AEVO Innovate, maior software de gestão na América Latina.
Com ele você pode transformar a sua ideia em um projeto, conduzindo-o até a execução perfeita. Um exemplo dos recursos disponíveis é o Ecossistema de Inovação Aberta, através do qual empresas de variados portes podem selecionar startups para executar uma tarefa com agilidade, e encaixá-la no seu fluxo de trabalho sem perder o seu ritmo tradicional.