Consultoria de inovação: como escolher

consultoria de inovação

Inovar é palavra de ordem nos dias atuais para empresas que desejam se manter firme no seu segmento de mercado e prosperarem. Mas inovar exige tempo, o que nem sempre tem disponível, além de profissionais experientes. É nesse momento que se faz necessária uma consultoria de inovação.  

Você sabia que esse tipo de consultoria existe e pode ser extremamente útil para o seu negócio? Mesmo assim, pode ficar a dúvida: como escolher? Para ajudar nessa hora continue com a leitura deste artigo. 


O que faz uma consultoria de inovação? 

Assim como outros tipos de empresas que oferecem a consultoria de profissionais especializados, a consultoria em inovação é um serviço oferecido a negócios de todos os portes e segmentos de mercado. 

Nesse caso, os consultores normalmente são das áreas de marketing, tecnologia e negócios. Também é usual que sejam experientes no seu campo de atuação, o que é um diferencial importante para disponibilizarem o melhor atendimento. 

Porém, esse tipo de consultoria se diferencia por criar soluções inovadoras na medida certa para os seus clientes. Elas podem servir para o crescimento da empresa, resolução de falhas ou mesmo para sugerir mudanças organizacionais. 

De todo o modo, a inovação acontece por meio de novas ideias e tecnologias. Esse é o jeito certo para quem busca um diferencial competitivo de mercado, mas não sabe como ou não possui os recursos necessários. 


Benefícios de fazer uma consultoria de inovação 


Gera valor aos clientes, usuários e negócios 

A partir do momento que se conta com os serviços de uma consultoria em inovação uma mudança relevante será implantada na empresa. Isso vai impactar de forma positiva tanto os seus colaboradores quanto clientes, fornecedores e outros. 

Esse impacto gera valor, já que inovações surgem para beneficiar um grupo de pessoas. Empresas que apostam naquilo que é novo e oferece vantagens ganham o reconhecimento do seu público. 


Implementa novas ideias 

Negócios que não evoluem e permanecem realizando as suas atividades sem mudar nada dificilmente conseguem sobreviver as crises econômicas. 

Afinal, inovar é necessário para atender o público sempre do melhor jeito, reduzir custos e ter um melhor aproveitamento dos recursos humanos e financeiros. 

Por isso, implementar novas ideias é também uma questão de sobrevivência. Isso não apenas traz lucro como também garante o emprego dos seus funcionários e a oferta de produtos e serviços de qualidade. 


Aprimora processos 

Aprimorar processos é mais um benefício de ter uma consultoria de inovação. Processos otimizados permitem diminuir despesas, evitar desperdício de matéria-prima e até mesmo aproveitar de maneira mais adequada os seus recursos humanos e intelectuais. 

Buscar a melhoria dos processos é sempre uma decisão inteligente, que pode contribuir até com o meio ambiente. 

Leia tambémInovação Incremental: Tudo que você precisa saber 


Cria soluções disruptivas e relevantes 

Romper padrões, modelos e tecnologias já estabelecidos é necessário à medida que eles se tornam obsoletas. Quando isso acontece, todo o processo é prejudicado. 

É preciso manter a inovação na sua empresa, para criar soluções novas, mas também relevantes, que agreguem valor e contribuam de alguma forma com a sociedade. 


Como escolher a consultoria de inovação? 


Pesquise os clientes de sucesso da consultoria de inovação 

A primeira dica para escolher uma consultoria de inovação é pesquisar outros clientes que já foram atendidos pelos mesmos profissionais e avaliar as mudanças ocorridas. Inclusive se forem cases de sucesso. 

Com essa pesquisa você pode ainda ter uma noção de como a equipe atua, o que também contribui com a tomada de decisão. 


Verifique as credenciais da empresa 

Pesquise quais são as credenciais da empresa, não só o seu portfólio, mas também o perfil de cada profissional. Veja se a formação e especializações que possuem relacionam-se com a área de atuação da sua empresa. 

Mesmo que seja uma consultoria nova, o que é até comum já que se trata de um segmento novo no mercado, é importante que a equipe tenha pessoas que já participaram de projetos inovadores. 

Da mesma forma, devem ter uma visão ampla do mercado, o que é essencial para propor mudanças. 


Entenda quem vai executar o projeto 

Ao conversar com uma consultoria de inovação, antes mesmo da contratação dos seus serviços, verifique quem é o profissional ou equipe que vai atendê-lo. 

A empresa pode contar com diversos colaboradores, porém, é indicado que o destinado ao seu negócio consiga atendê-lo conforme o esperado. 

E por se tratar de um segmento novo, pode haver empresas que se dizem consultorias de inovação quando na verdade são bastante tradicionais em seus métodos. Então, fique de olho em todos os requisitos necessários. 


Saiba quais ferramentas os consultores utilizarão no projeto 

Mais um cuidado importante para nortear a sua escolha é descobrir quais são as ferramentas que os consultores usam. Afinal, de nada adianta o desejo de inovar se a própria consultoria de inovação não faz uso do que há de mais moderno. 

Um exemplo de ferramenta inovadora é a AEVO Innovate, que tem foco na gestão de inovação, seja para desenvolver projetos de forma colaborativa, seja pela inovação aberta, que permite às startups se conectarem a outras em todo o país. 


Procure por especialistas na sua área 

Mais uma dica é dar preferência por profissionais que sejam experientes na área de atuação da sua empresa. Afinal, uma consultoria de inovação pode estar mais capacitada a atender negócios de um ramo do que outro. 

Então, priorize aquelas com mais expertise no seu segmento de mercado. Assim, são maiores as chances dos consultores oferecerem mudanças realmente relevantes e que atinjam os objetivos que motivaram a contratação. 


Conclusão 

Implantar a inovação na sua empresa por meio de uma consultoria pode ser o jeito certo de promover aquelas mudanças tão necessárias, mas para as quais você ainda não teve tempo de se dedicar. 

Afinal, gerenciar um negócio exige atenção a uma série de aspectos e a inovação você pode deixar para quem possui a expertise necessária. 

Mesmo assim, você pode inovar na sua empresa com o uso de ferramentas que geram mudanças, como uma que permite a sua equipe contribuir com ideias. Conheça o AEVO Innovate

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *