4 software de gestão de projetos que você precisa conhecer

Hoje, a tecnologia é a grande aliada de gestores, líderes e stakeholders. Para otimizar processos e ações, existem diversas ferramentas e software de gestão de projetos que auxiliarão em estratégias corporativas.

Hoje, a tecnologia é a grande aliada de gestores, líderes e stakeholders. Para otimizar processos e ações, existem diversas ferramentas e software de gestão de projetos que auxiliarão em estratégias corporativas. Nesse sentido, é importante conhecer as soluções disponíveis no mercado para investir de forma assertiva.

Em resumo, a gestão de projetos consiste na implementação de processos, técnicas, habilidades e conhecimentos para que uma iniciativa caminhe em direção aos objetivos traçados.

A gestão pode ser considerada a chave para projetos bem-sucedidos, já que permite otimização do tempo e dos recursos necessários para fazer o resultado acontecer.

Esse é um trabalho que exige organização, comunicação e sintonia entre a equipe. Nesse sentido, software de gestão de projetos são uma ferramenta indispensável para garantir o bom andamento do processo.

Benefícios no uso de softwares de gestão de projetos

Facilita a colaboração da equipe

Usando um software de gestão de projetos, fica muito mais fácil para você e a sua equipe colaborarem em grandes projetos.

Essas ferramentas permitem que todos compartilhem documentos, cronogramas e atualizações de status, para que você saiba onde está cada membro da equipe, quanto já foi feito, quanto falta produzir e etc.

Distribui tarefas facilmente

Ao usar um software de gestão de projetos, as tarefas são facilmente delegadas a todos os membros da equipe. Isso também ajuda seus funcionários a obterem respostas para suas dúvidas com mais clareza e facilidade.

Assim, cada pessoa terá uma função dentro do sistema e cada uma terá acesso às informações de que precisa sobre quem contatar com dúvidas, preocupações, sugestões, informações, etc.

Dados de projeto organizados e centralizados

Independente do tipo de projeto que esteja em andamento, a tecnologia centraliza os dados mais importantes para ele de forma segura e organizada.

Além de facilitar o acesso de toda a equipe às informações, isso torna o fluxo mais limpo, mesmo que haja muitas pessoas trabalhando simultaneamente no projeto, já que todas as atualizações ficam estruturadas no dashboard.

Trabalho Remoto Aprimorado

A partir do momento em que a maioria dos dados está presente na ferramenta de gerenciamento, basta que sua equipe tenha uma conexão com a internet para acompanhar o progresso do projeto, consultar datas de entrega e trabalhar de qualquer lugar.

Outro aspecto que torna o gerenciamento das equipes mais fácil e transparente é o fato de que a maioria dessas ferramentas vêm com recursos de comunicação e também ferramentas para o controle de tempo.

Melhora a avaliação dos resultados

Um software de gestão de projetos irá preparar os dados de forma que os resultados possam ser mensurados com mais eficiência – em muitos casos, basta olhar para a tela e você saberá em que medida o trabalho avançou, ou onde surgiram obstáculos.

Com a avaliação desses resultados, a ferramenta permite saber se a performance da equipe alcançou um nível satisfatório e se os objetivos do projeto foram alcançados, adotando as medidas necessárias para ajustar o caminho.

Melhores software de gestão de projetos

1 – Asana

Asana é uma das soluções para gestão de projetos mais referenciadas do mercado. Com ela os objetivos, as tarefas rotineiras e tudo mais que envolve o projeto pode ser organizado em um só lugar, proporcionando à equipe mais clareza sobre as prioridades e responsabilidades de cada um.

O usuário pode organizar seu trabalho usando vários recursos, como linha do tempo, listas de tarefas, calendários e gráficos de Gantt.

Com uma interface simples, a ferramenta é relativamente fácil de usar, permitindo que o usuário se mova rapidamente pelas tarefas.

Além disso, o sistema suporta integrações com ferramentas como Slack, Dropbox e Google Calendar. Mais vantagens oferecidas são o gerenciamento de orçamento, o Portal do Cliente, Quadro Kanban, Gerenciamento de Portfólio, entre outros.

2 – Bitrix24

Bitrix24 é uma solução “tudo em um” quando se trata de gestão de projetos, trazendo 35 ferramentas para as empresas em seu ecossistema.

O acesso à Bitrix24 pode ser feito pelo app ou pelo desktop, e a interface da plataforma é semelhante a de uma rede social com diversas funcionalidades para o gerenciamento de projetos online, como  chat em grupo, videoconferência, suporte a gráficos Gantt, gerenciamento de documentos e automação de tarefas.

Outra possibilidade que o Bitrix24 oferece é a atribuição de carga horária de trabalho prevista para cada profissional participante do projeto, através da qual o que foi previsto pode ser comparado ao que foi realizado, tornando simples o controle das entregas e do que está pendente.

3 – Trello

Trello é uma das ferramentas de gestão de projetos mais simples de usar, portanto, logo de cara, garante a vantagem de ser intuitiva. Dessa forma, os usuários não perdem muito tempo aprendendo como ela funciona e já podem partir direto para o que interessa.

Atribuir tarefas, gerenciar prazos e anexar arquivos são alguns dos recursos possíveis em seu sistema. Para oferecer o melhor suporte, o Trello também permite integrar outras ferramentas como Google Drive, Slack e Jira.

O programa é bastante conhecido pelos cartões que os usuários utilizam para organizar o trabalho e gerenciar os projetos do início ao fim, permitindo que cada pessoa arraste e solte tarefas à medida em que o progresso muda, como se trocasse post-its de lugar num quadro branco.

4 – Pipefy

O gerenciamento dos projetos pode ficar muito mais ágil e intuitivo com o Pipefy, já que ele automatiza muitos processos e utiliza as metodologias Kanban e Scrum.

Com este software você pode conectar facilmente os processos com outras equipes promovendo maior transparência, pode planejar sprints, e, com várias formas de visualização, pode acompanhar tudo que acontece no projeto em tempo real.

Aevo Innovate para a gestão dos seus projetos de inovação

Gestão e comunicação devem andar lado a lado, por isso o AEVO Innovate reúne tecnologias que combinam esses dois aspectos em uma única plataforma virtual para que organizações possam implementar seus projetos inovadores.

O software otimiza a gestão colaborativa nos projetos, abrindo espaço para reuniões de brainstorming, planejamento estratégico através de ferramentas que facilitam a visualização e o gerenciamento combinado com metodologias avançadas, além de estimular o feedback constante e a interação em equipes.

Assim, todos os envolvidos na iniciativa podem participar de forma ativa de onde estiverem, e todo o processo, do planejamento até a finalização, ocorre de forma prática e eficiente.

Além disso, a empresa conta com uma área dedicada a acompanhamento dos indicadores (KPIs) das tarefas, o que facilita o dia a dia dos gestores de projetos e a garante o acesso e edição “descomplicada” aos portfólios pelos próprios agentes das ações, os colaboradores.

Conclusão

Adotar um bom software para a gestão de projetos é uma forma simples de ganhar eficiência ao conduzir uma iniciativa por todos os passos que levam à sua conclusão. Essas ferramentas atuam como mapas virtuais do projeto, atualizados a cada novo passo.

Fale com um de nossos especialistas para saber como você pode otimizar a sua gestão de projetos usando uma plataforma completa como o AEVO Innovate!

Deixar uma resposta

Assine nossa newsletter

Fique sempre atualizado com nossos conteúdos sobre o universo da Inovação.


    Eu li e concordo com a Política de Privacidade.