Qual papel da criatividade e inovação? Conceito e diferenças

Criatividade e inovação são características humanas que trazem transformações para diversos cenários. A criatividade é um processo mental interno, um input. Já a inovação, é a ideia implementada na prática, que atende a uma necessidade real, gerando valor para os negócios e para as pessoas.

A criatividade e inovação são características intrinsecamente humanas, elas potencializam as pessoas, suas ações e a atuação profissional.

As organizações costumam estimular a criatividade e inovação nas pessoas para alavancar os resultados através da entrega de soluções inovadoras e aprimoramentos em produtos, serviços e processos.

Antes, o foco em aprimorar essas características eram um diferencial para os negócios, mas hoje elas são a exigência de um mercado que se movimenta e realiza mudanças a todo tempo.

Embora existam dúvidas comuns ao associar os conceitos de criatividade e inovação, reforçamos que ambos são elementos distintos, mas que podem, e devem, estar conectados.

Explicando de maneira bem simples, imagine o cenário de uma corrida: podemos dizer que a criatividade é o diferencial da largada, e a inovação é a forma de se manter na liderança.

Uma leva à outra, basta que haja um esforço orientado estrategicamente para encontrar o melhor caminho, ou os estímulos corretos, para chegar até o final e colher os resultados da vitória.

Entenda melhor as diferenças entre criatividade e inovação, a importância delas para as empresas e como estimular no contexto corporativo. Siga a leitura.

O que é criatividade e inovação?

Criatividade e inovação são características humanas que trazem transformações para diversos cenários. A criatividade é um processo mental interno, um input. Já a inovação, é a ideia implementada na prática, que atende a uma necessidade real gerando valor para os negócios e para as pessoas.

Em resumo, a criatividade e as ideias são a entrada para um caminho de inovação, desde que seja aplicável e estratégico.

Todas as evoluções que acontecem ao longo dos anos, seja na sociedade, seja nas empresas, são fruto da criatividade e inovação.

Leia mais:
Gestão da inovação: o que é, qual a importância e os pilares

Plataforma de inovação: o que é e quais as funcionalidades

Diferença entre criatividade e inovação

Primeiro, vem a criatividade, trazendo ideias que podem criar algo novo e atender às necessidades existentes. Nesse momento, ela é algo abstrato e subjetivo, pois ainda não se sabe como a ideia imaginada funcionará na prática.

A inovação acontece quando essa ideia “sai do papel”, entrando na realidade do negócio, sendo testada e validada a partir do funil de inovação, tornando-se algo efetivo e gerando valor à companhia.

Sem a inovação, a criatividade ficará apenas no campo das ideias e sem a criatividade uma inovação não pode acontecer.

Criatividade e inovação surgem a partir da necessidade de soluções e da observação do ambiente, e servem para criar valor.

No ambiente corporativo, as pessoas que utilizam de suas ideias para criarem inovações para o negócio proporcionam um motor de desenvolvimento e crescimento para as empresas e para a sua realidade profissional.

Ambos também se apresentar no aprimoramento de processos, produtos e serviços que passam a ser incrementados.

Se formos pensar que tudo pode ser aprimorado e algo novo sempre pode surgir para melhorar o mundo, significa que criatividade e inovação sempre serão uma dupla necessária para conseguirmos avanços, mesmo que eles aconteçam pouco a pouco.

Veja um exemplo que facilita a visualizar a diferença entre criatividade e inovação. Pense em um avião.

Essa é, sem dúvidas, uma das invenções mais disruptivas da humanidade, e sua concepção só foi possível devido a ideias criativas – o insumo – que, com ações implementadas, desenvolveram o novo meio de transporte até que se tornasse uma inovação concreta e viável.

Ainda hoje, as aeronaves continuam sendo aperfeiçoadas sem parar – turbinas, sistemas de pressurização, combustível aprimorado – afinal, praticamente tudo pode expandir o seu potencial, de forma ilimitada.

Da mesma forma, as melhorias contínuas acontecem nas organizações.

Qual o papel da criatividade e inovação nas empresas?

Nas organizações, a criatividade e a inovação trabalham juntas para que se possa alcançar patamares maiores em questão de agilidade, qualidade, produtividade ou novidade.

Ambas podem levar você a conseguir soluções pertinentes ao seu negócio.

Criatividade e inovação são responsáveis por trazer novas experiências para a sociedade.

Aplicativos de transporte ou de mensagens, por exemplo, mudaram a forma como as pessoas se locomovem e se comunicam, contribuindo para inovar as interações humanas e o consumo de serviços.

Estimular a criatividade e inovação se tornou ainda mais necessário no mercado atual, dadas as mudanças rápidas e constantes que estão ocorrendo.

A competição entre as empresas se baseia muito em quem oferece o melhor, e em quem é capaz de aprimorar o que oferece. Dessa forma, inovar significa se fortalecer e manter a relevância nesse cenário.

Como estimular a criatividade e inovação no trabalho

Embora seja algo inerente às pessoas, a criatividade nem sempre transborda naturalmente. Em muitos casos, ela precisa de estímulos e um ambiente que acolha o pensamento criativo. 

Para estimular a criatividade e inovação nas organizações, várias estratégias podem ser adotadas e implementadas de forma conjunta.

Se o seu objetivo é estimular a criatividade e inovação no seu negócio, veja como fazer isso nas dicas a seguir:

Tenha um ambiente favorável à cultura de inovação

Estimular a criatividade e inovação é um esforço mais efetivo quando o negócio segue um modelo propício para o colaborador pensar fora da caixa, além de mostrar e discutir suas ideias com os colegas.

Uma cultura de inovação irá construir um espaço favorável e permanente para as iniciativas inovadoras, pois se torna parte do DNA de uma empresa, em que os colaboradores já estão engajados com o processo e os futuros colaboradores a reconhecem como valor organizacional.

Em uma empresa com cultura de inovação, as relações se baseiam na pluralidade e colaboração, características que refletem os valores e comportamentos dos membros e contribuem para que inovações virem realidade.

Promova o intraempreendedorismo

Incentivar o perfil empreendedor entre os colaboradores significa dar espaço para a criatividade e inovação imergirem na empresa.

O intraempreendedorismo é a chave para grandes ideias surgirem e fazerem a diferença, pois é uma iniciativa que oferece liberdade e autonomia para que soluções sejam desenvolvidas para o negócio, e, de quebra, ainda fortalece o engajamento dos seus funcionários no processo.

Implemente uma gestão da inovação

Estimular a criatividade e inovação nas organizações, de forma contínua, irá garantir que todo o potencial de uma cultura inovadora seja bem aproveitado.

A gestão da inovação irá permitir que o processo, desde a criação de ideias até a sua implementação, seja acompanhado de forma efetiva e alinhada à estratégia do negócio.

Dessa forma, podemos assegurar que soluções efetivas sejam aplicadas no negócio com continuidade.

Se você quer entender como desenvolver a gestão da inovação em quatro pilares, assista ao vídeo abaixo:

YouTube video

Invista em Metodologias Ágeis

As metodologias ágeis são práticas que otimizam o desenvolvimento de produtos, proporcionando um melhor andamento do processo de inovação.

Com essas abordagens, os profissionais passam a agir com mais versatilidade e em múltiplas funções.

Elas são ideais para gerenciar projetos inovadores, se adaptando facilmente às mudanças que se fazem necessárias no percurso.

Dito isso, colocá-las em prática também colabora para estimular a criatividade e inovação.

3 dicas para ter uma empresa inovadora

Conheça três dicas que favorecem as empresas que buscam um ambiente mais propício à inovação e criatividade, que podem inspirar a sua companhia.

1. Conexão com o ecossistema de inovação

Startups, por exemplo, geralmente nascem dentro de universidades ou em comunidades com um ecossistema forte de empreendedores.

A proximidade com essas fontes de ideias e o contato com outros inovadores beneficia seus colaboradores, que também se sentem inspirados e motivados a inovar.

Mesmo que uma empresa tradicional não esteja próxima a estes locais, ainda pode aplicar o mesmo princípio.

Basta fazer um esforço para a criação de uma rede de parcerias, por exemplo, organizando eventos com a participação de outras empresas e de membros da comunidade acadêmica.

Nesse sentido, vale a pena lembrar da tríplice hélice da inovação: governo, empresas e universidade.

2. Incentivo à colaboração entre equipes

Considerando que a inovação nas empresas é um trabalho de toda a equipe, as organizações que procuram oferecer um ambiente que incentiva a formação de vínculos e a colaboração a todo momento, criam um espaço propício ao surgimento de ideias inovadoras.

Para estimular ideias inovadoras na sua equipe, é possível seguir boas práticas, como as que ensinamos no vídeo a seguir:

YouTube video

3. Reconhecimento pela inovação

Uma empresa comprometida com a criatividade e inovação tem que criar os meios necessários para reconhecer os colaboradores que impulsionam a inovação no negócio.

Sistemas de gamificação e o auxílio de plataformas de inovação podem ser um importante respaldo para organizar como se dará o reconhecimento dos profissionais engajados com o processo de inovação.

Quando os colaboradores estão na posição de protagonistas do processo, a vontade de criar e inovar é disseminada pela companhia e se torna um modelo de conduta a ser seguido.

Sendo assim, é importante que os gestores estejam atentos ao estímulo, tanto quanto ao reconhecimento e engajamento geral.

Conclusão

No mercado altamente competitivo, estimular a criatividade e inovação é mais que uma forma de incrementar os produtos, serviços e processos de uma organização: é garantir sua sobrevivência e aumentar suas chances de sucesso no nicho em que está situada.

Essas duas características enchem a sua empresa de vantagens, criando mais valor para ela por meio de soluções que atendem necessidades reais.

Ao estimulá-las, você não precisa ter medo de perder a relevância para a concorrência, pois estará sempre entregando a melhor versão do seu próprio negócio.

Para inovar, as empresas podem contar com soluções como a AEVO.

A AEVO é uma One-Stop Shop de Gestão da Inovação e Estratégia, que oferece uma solução de ponta a ponta, de consultoria à tecnologia de gestão por meio de sua plataforma de inovação.

Tudo isso, em um ambiente centralizado para aprimorar a gestão e a governança dos projetos de inovação da sua empresa.

Fale com um dos nossos especialistas e tenha uma demonstração gratuita.

Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

Livia Nonato

Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

Compartilhe o post

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sidebar versão 2 para o copy AEVO One-Stop Shop de Inovação

Assine nossa newsletter

Fique sempre atualizado com nossos conteúdos sobre o universo da Inovação.