Gestão do capital humano: saiba o que é e quais as vantagens

A gestão vai muito além do controle burocrático sobre as informações e contratos dessas pessoas. Ela se preocupa com questões como missão, motivação, capacitação, relacionamentos e liderança, permitindo que cada indivíduo possa atingir níveis de performance cada vez mais altos.

Podemos definir o capital humano como o potencial de todos os profissionais envolvidos em um empreendimento.

A gestão do capital humano, portanto, atua para transformar esse potencial em resultados concretos, favorecendo o desenvolvimento e a atuação dos colaboradores para atingir os objetivos traçados pela empresa.

O que é a gestão do capital humano?

A princípio, é importante entender que o capital humano não diz respeito somente ao número de profissionais. Nesse sentido, a gestão vai muito além do controle burocrático sobre as informações e contratos dessas pessoas.

Ela se preocupa com questões como missão, motivação, capacitação, relacionamentos e liderança, permitindo que cada indivíduo possa atingir níveis de performance cada vez mais altos, fazendo a organização avançar como um todo.

A partir dessa definição, fica claro o papel do RH na gestão do capital humano. Implementar um RH estratégico, que constrói pontes entre a liderança e os colaboradores, é uma atitude básica para ter sucesso na área.

Como fazer uma gestão do capital humano eficiente

Antes de pensar nas tarefas que os profissionais responsáveis por essa área devem cumprir, é interessante destacar algumas frentes nas quais a gestão do capital humano atua para atingir seus objetivos:

Conhecimento da equipe: tudo começa pelo entendimento dos recursos que estão à disposição. Quais as habilidades e interesses dos profissionais? Quais capacidades eles desejam aprender? Qual é sua relação com os outros membros da equipe? A resposta a estas perguntas vão te ajudar a traçar um mapa do capital existente na empresa, identificando os seus pontos fortes e as lacunas que devem ser preenchidas.

Seleção e capacitação: estas são as formas básicas de fortalecer o capital humano em qualquer organização, mas vale destacar que elas tem dinâmicas e processos específicos. Cada negócio precisa tomar decisões estratégicas sobre quais serão os modelos de capacitação empregados, e quando é hora de expandir suas forças por meio da contratação.

Retenção: tão importante quanto fortalecer a equipe é garantir que os talentos internos sejam mantidos. Para isso é preciso entender as motivações de cada um para atuar na empresa, e considerar a melhor maneira ou estratégia de gestão, de forma que possa atender aos interesses individuais.

Engajamento: todo o potencial construído deve ser direcionado para a excelência nos resultados, e isso só é possível quando os profissionais estão comprometidos em dar o seu melhor no dia a dia. O engajamento também está ligado às motivações dos colaboradores, visto que cada pessoa terá as próprias razões para se desenvolver e aplicar os novos conhecimentos na prática.

Alinhamento estratégico: a gestão do capital humano não existe para simplesmente criar uma equipe de ouro. Ela precisa estar alinhada às necessidades da organização, e direcionar os profissionais de acordo com essa demanda. É um trabalho contínuo, pois o negócio estará em constante adaptação às novas realidades do mercado.

Para equilibrar todas essas frentes, existem algumas ferramentas e ações que profissionais e equipes responsáveis pela gestão do capital humano podem adotar no seu cotidiano.

Incentive a mobilidade interna

Muitas vezes a resposta para um desafio está dentro da organização, e algumas mudanças de posição podem ajustar as engrenagens.

A mobilidade não deve ser usada sem motivo, afinal é preciso dar tempo para que os colaboradores se adaptem às suas funções, mas é uma tática útil em momentos pontuais.

Amplifique o capital

Da mesma forma que é importante saber trabalhar com o que temos à disposição, também é válido ampliar a equipe trazendo novas forças. Algumas empresas têm receio de contratar profissionais para cargos mais altos, e optam pela promoção, mas é interessante avaliar os prós e os contras.

Ao tirar alguém das funções atuais para colocar em uma posição mais alta, estamos criando mudanças em todos os níveis hierárquicos (um gestor é promovido a diretor, e deixa um cargo de gestor em aberto, por exemplo), e trazer uma pessoa de fora pode ser uma opção mais viável.

Construa parcerias

Organizar um ecossistema com parceiros que compartilhem capital humano pode ser uma forma econômica de fortalecer a equipe, além de aprofundar a relação com outras organizações.

Você pode trazer alguém com determinada expertise para compor um projeto temporário, por exemplo, ao invés de investir na seleção e adaptação de um profissional permanente.

Também é possível seguir o caminho oposto, direcionando colaboradores para ganhar experiência e criar novas habilidades ao atuar nos negócios parceiros. Outra opção viável encontra-se em modelos como a terceirização e a contratação de freelancers, que expande o acesso da empresa a capital humano enquanto mantém uma organização interna enxuta.

Invista em tecnologia

Organizações de grande porte contam com diversos programas para facilitar a gestão do capital humano, mas até mesmo negócios menores podem se beneficiar dessa prática.

A tecnologia pode ser empregada em diversos momentos, seja avaliando perfis para uma seleção ou construindo uma equipe com as capacidades ideais para certo projeto, por exemplo.

3 vantagens da gestão do capital humano

Agora que já foram expostas à definição e as principais características da gestão do capital humano, conheça os principais benefícios dessa prática.

1 – Promove uma cultura estável e um ambiente agradável

Além de beneficiar a empresa, a gestão do capital humano também é vantajosa para quem está do outro lado, criando um clima organizacional positivo ao pensar nas questões únicas de cada membro na equipe.

2 – Melhora a performance

Conforme cada indivíduo atinge seu máximo potencial, em conformidade com os objetivos do negócio, o ganho de performance é notável em todas as áreas. A empresa se torna mais competitiva e capaz de atender às expectativas (e desafios) que o mercado trouxer até ela.

3 – Diminui o turnover

A gestão do capital humano faz com que os colaboradores sejam desafiados e estimulados a crescer, além de encontrar espaço para discutir suas necessidades com a organização.

Isso mantém os talentos da casa, evitando a queda na produtividade gerada por uma demissão e os custos adicionais para trazer um novo profissional, ocasionando em uma queda expressiva do turnover.

Conclusão

A gestão do capital humano intensifica o desempenho de uma equipe, ao mesmo tempo em que estimula o bem-estar dos seus participantes – quando bem implementada, é uma estratégia onde todas as partes saem ganhando.

Além disso, para ter uma gestão empresarial completa, você precisa estimular a inovação dentro da sua organização e existem soluções que irão te ajudar nessa missão.

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Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

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Livia Nonato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atua na área de marketing, content e SEO há quatro anos, tendo como principal foco a otimização para mecanismos de busca, gestão e crescimento dos canais de aquisição orgânico, performance e growth. Experiência e conhecimento em SEO para empresas B2B e produtos complexos. Atualmente, é analista de SEO na AEVO e aborda temáticas de inovação e tecnologia como redatora do blog AEVO.

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